Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q912069 | Ética na Administração Pública, Operador de Máquina I, Prefeitura de Schroeder SC, FURB, 2023

A conduta ética no serviço público não é apenas uma questão de saber se comportar de acordo com o permitido. O fundamental da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: motivação, esmero, gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou fazer mais do que a função lhe prescreve.
(Disponível em: Brasil. Governo Federal. Enap.enap.gov.br/https://repositorio.enap.gov.br. Adaptado.)

Assinale a opção correta sobre a conduta ética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q916167 | Odontologia, Assistente de Consultório Dentário, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Assinale a alternativa que apresenta um fator diretamente relacionado à doença periodontal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q916169 | Odontologia, Assistente de Consultório Dentário, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A cárie dentária é, de fato, uma doença multifatorial, no entanto, é correto afirmar que ela é diretamente dependente de determinado fator biológico, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q916173 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Assistente de Consultório Dentário, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A comunicação está presente em nossas atividades cotidianas e nas relações pessoais que desenvolvemos, entre elas as relações de trabalho (Gama, Bahia e Godinho, 2019). Ao encontro disso, analise as afirmativas a seguir:

I. A falta de compreensão no processo de comunicação ocasiona discordâncias nas relações interpessoais, interferindo no processo de trabalho.
II. É essencial conhecer os elementos de ordem humana que podem interferir no processo da comunicação, denominados de barreiras da comunicação.
III. A comunicação é a base das relações interpessoais e o sucesso ou não dessa interação com as pessoas dependerá do grau de comunicação que conseguimos estabelecer.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q1014232 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Para garantir a inclusão do aluno com deficiência nas escolas, os sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, devem disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e ______________, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1186Q1019097 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Língua Espanhola, Prefeitura de Porto Belo SC, FURB, 2019

Texto associado.
Responda la pregunta a partir de la información del siguiente texto:

Medioambiente, reciclaje: actitudes, políticas y empresas correctas
Todos estamos de acuerdo en cambiar unos hábitos y unas costumbres adquiridas con el desarrollo despreocupado por el medioambiente. No hay políticos que digan estar en contra del medioambiente aunque después las actuaciones de algunos así lo demuestren.
No hay empresas que hagan publicidad de sus destrozos en la naturaleza, pero hay muchas que no aplican medidas correctoras por no hacer inversiones, a menudo ínfimas, en relación con la mejora ambiental que supondrían.
Hay leyes de mercado derivadas de políticas de mercado que no se entienden.
¿Por qué el papel reciclado es más caro que el que proviene de pasta de papel nueva proveniente de talas a menudo ilegales?
¿Por qué el plástico reciclado tiene el mismo precio que el plástico nuevo proveniente del petróleo?
¿Por qué hay más trabas burocráticas por instalar placas solares que por instalar un depósito de gasoil?
¿Por qué productos contaminantes tienen el mismo tipo de IVA que otros que no lo son?
Podemos estar seguros de que los cambios llegan, lo que hace falta saber es si los gobernantes y los empresarios actuales tendrán el valor y la determinación de aplicar medidas para favorecer este cambio o tendrá que ser la siguiente generación la que lo tenga que hacer de forma traumática porque no habrá más remedio. No nos olvidemos que se están haciendo daños irreparables en el planeta, o al menos irreparables para la escala humana.

Empresas ambientalmente correctas
Aunque algunos empiezan ahora a darse cuenta, hace años que la sociedad quiere ir en otra dirección diferente a la actual. Las PYMES que no evolucionen hacia la mejora ambiental se verán obsoletas tal y como por ejemplo vemos ahora a las empresas que no disponen de página web. No se dan cuenta que las preferencias de los consumidores cada vez se decantan más por las empresas socialmente y ambientalmente responsables.
Hace falta observar el ejemplo de las grandes empresas energéticas que invierten en energías renovables para mejorar su imagen y seguir controlando su sector de negocio "la energía". Asimismo hace falta que todas las empresas apliquen medidas correctoras cada una en su sector, es decir, mejorar para sobrevivir.

Políticas ambientalmente correctas
Rebajando el impuesto de sociedades para las empresas que reúnan unos criterios ambientales previamente establecidos conseguimos que estas empresas inviertan más recursos en el desarrollo de nuevos y mejores productos. Un ejemplo claro lo tenemos en las energías renovables que cada vez tienen que ser más eficientes y económicas para estimular su uso masivo.
Reduciendo el IVA a los productos que tengan una clara utilidad social o medioambiental, también con unos criterios previamente establecidos, conseguimos que los usuarios de estos productos los tengan más a su alcance. Hay empresas, como compostadores.com, donde se han realizado peticiones para que los clientes no tengan que pagar un 16% de IVA por reciclar los restos vegetales en su casa, puesto que el beneficio económico y ambiental para la sociedad es más que evidente.
Aplicando medidas correctoras en los pliegos de condiciones de los contratos de la administración pública con las empresas, ya damos un paso de gigante por ejemplificar hacia dónde debemos ir. Un ejemplo reciente es la exigencia del certificado FSC para la madera que compran algunos ayuntamientos, la compra verde para los materiales de oficina o las ordenanzas solares
“La revolución tecnológica está ligada a la revolución ambiental, en la que nadie puede quedarse fuera. Todos dependemos.”
Texto adaptado de: http://waste.ideal.es
De acuerdo con el texto se puede concluir que el IVA es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q1014239 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Strobel (2018) assevera que as pessoas ouvintes podem ter suas construções interculturais e linguísticas em meio às produções de surdos e ouvintes. Diante dessa afirmação, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)As identidades são produzidas dentro das culturas, motivo este que justifica o porquê de estas serem culturais.

(__)No caso do intérprete de Libras, a transição entre duas culturas multifacetadas o faz flutuar entre esses meios, tornando-o uma produção cultural e fervilhando novas significações.

(__)O fato de os intérpretes de Libras transitarem entre duas línguas traz consequências além das habilidades visuais e auditivas, mas não apresenta hibridismo cultural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q1058550 | Português, Pontuação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
Considere o excerto que segue e analise as assertivas:

"Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás, clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso 'às literaturas' precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler".

I.A respeito do uso dos travessões, eles podem ser substituídos por vírgulas sem causar prejuízo na coesão e no sentido do texto.
II.As aspas duplas indicam que o excerto é uma citação direta feita aqui na questão. Logo, a expressão às literaturas que, no texto original, está entre aspas duplas, aparece corretamente, nesta citação, entre aspas simples.
III.A palavra atento concorda com acesso , uma vez que se refere a esta palavra.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1189Q887798 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A prevalência consiste em uma medida de frequência de doenças que representa o número de casos existentes de uma doença em um determinado momento. Sobre os fatores que aumentam a prevalência, analise o itens a seguir:

I.Redução no número de casos novos.
II.Redução no tempo de duração dos casos.
III.A maior frequência com que surgem novos casos (incidência).


É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q1025030 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, FURB SC, FURB, 2024

Examine the distinct characteristics and functional purposes of interactional and transactional conversations within interpersonal communication contexts. How do these conversation types differ in terms of structure, language use, and underlying goals, and what role do they play in fostering social relationships and achieving pragmatic outcomes? Choose the alternative that could better introduce a discussion about this topic:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q1058569 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


"Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família, com a comunidade, mas também com a literatura."

No excerto, as expressões em destaque foram utilizadas para construir um sentido. A relação que elas estabelecem é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q1058581 | Português, Interpretação de Textos, Médico Infectologista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
No excerto a seguir, a palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo no sentido, por:
"Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q1058589 | Português, Interpretação de Textos, Médico Infectologista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Leia o texto que segue:

DESAPEGO
Prefeitura do Recife pede à população doações de livros para rede de bibliotecas públicas

As entregas podem ser realizadas em qualquer das 10 bibliotecas ou no edifício sede do Executivo municipal
A Prefeitura do Recife iniciou, na última sexta-feira (15), uma ação de arrecadação de livros usados para sua rede de bibliotecas municipais. O objetivo é receber livros em bom estado para ampliar os acervos públicos e promover o hábito de leitura entre os recifenses. As entregas da campanha Um livro doado, um novo leitor podem ser feitas diretamente nas bibliotecas das seis unidades da rede Compaz ou nos quatro centros de leitura espalhados pela capital pernambucana.
A ação é da secretaria municipal de Cidadania e Cultura de Paz, responsável pelos centros comunitários da paz (Compaz) e pela rede de bibliotecas públicas. "A campanha é para convidar o cidadão a estimular a leitura e fortalecer as bibliotecas. Um livro esquecido na estante de uma pessoa pode ser, na vida de outra pessoa, a porta de entrada em um novo mundo", diz Túlio Arruda, titular da secretaria.

(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/17/prefeitura-do-recife-pede-apopulacao-doacoes-de-livros-para-rede-de-bibliotecas-publicas/. Acesso em 26 ago. 2025. Adaptado.)


A respeito do texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q910112 | Informática, Microsoft Excel, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A função PROCV do Microsoft Excel é uma função que permite encontrar itens em uma tabela ou um intervalo por linha. Por exemplo, procurar o preço de um medicamento pelo número identificador ou encontrar o nome de um paciente com base na sua ID. A sintaxe correta da função PROCV é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q1022759 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Texto associado.
NO KID-DING Why you should never let your kids take a bag on the plane − even if it's free


(§ 1) A TRAVEL expert has revealed you should never let your kids bring a bag on the plane if you want a stress-free journey.


(§ 2) Experienced flyer, Vanessa Grant recommends parents don't let their kids take a bag with them after sharing her recent experience of travelling with her kids - aged 8 and 11.


(§ 3) "Smart packing is what really saved us," she said.


(§ 4) Vanessa did two long-haul flights with her family from Canada to Indonesia which went smoothly because the kids didn't have bags, she claims.


(§ 5) It is important to "instil a sense of responsibility" in kids however, it is not worth the stress of tracking down a lost backpack __ a busy international airport, according to the travel expert.


(§ 6) Vanessa explained: "The stakes are just too high and even replacing a charging cord can be pricey at a duty-free shop, let alone a whole backpack's worth of stuff."


(§ 7) It is also important to bring the right type of carry-on when travelling with your family, to make your life a lot easier.


(§ 8) A small rolling suitcase is perfect for long-haul flights and "is like the clown car of carry-ons".


(§ 9) Vanessa added: "It fits a change of clothes for three of us, plus toiletries and some snacks."


(§ 10) Instead of storing your carry-on in the overhead bins you should put it __ the seat of your shortest child so they'll be able to rest their feet on it, Vanessa recommends.


(§ 11) This clever hack will stop your child from complaining as it is "uncomfortable to have your legs hanging for hours".


(§ 12) Packing a change of clothes for everyone will ensure you have a smoother journey, according to the experienced flyer.


(§ 13) "Spills and vomiting can happen to anyone," she said.


(§ 14) Vanessa added: "One of my kids lost multiple socks __ the plane and in the hotel.


(§ 15) "Luckily most airlines give passengers a little package including a toothbrush and toothpaste, ear plugs, an eye mask and socks so we had a few extra pairs."


(§ 16) Bringing snacks for your kids can end up saving a lot of money as they likely won't eat all the food offered by airlines, "unless your child is a unicorn".


(§ 17) Vanessa also recommends bringing an empty water bottle you can fill up before getting on the plane.


(§ 18) Most kids on flights are thrilled to get "hours of uninterrupted screen time, both on their tablets and thescreens on the back of seats in front of them".


(§ 19) However, screens even for kids can get old quickly.


(§ 20) Parents should bring alternative activities for their children.


(§ 21) Vanessa brought a book, notepad and pens which kept them entertained throughout the flight.


(§ 22) Forgetting either your charger or headphones can spoil the whole journey, the travel expert claims.


(§ 23) Parents will need the chargers to make sure their children can stay entertained on the screens.


(§ 24) "We brought headphones for everyone," Vanessa said.


(§ 25) She added: "No one—including you—wants to hear the sound effects from your kid's favourite video game for hours on end."



https://www.thesun.co.uk/travel/26306770/never-let-your-kidstake-a-bag-on-plane/ (adaptado)
What does the text mean by "A small rolling suitcase is perfect for long-haul flights and 'is like the clown car of carry-ons'" (§ 8)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q1022761 | Inglês, Verbos Verbs, Inglês, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Texto associado.
NO KID-DING Why you should never let your kids take a bag on the plane − even if it's free


(§ 1) A TRAVEL expert has revealed you should never let your kids bring a bag on the plane if you want a stress-free journey.


(§ 2) Experienced flyer, Vanessa Grant recommends parents don't let their kids take a bag with them after sharing her recent experience of travelling with her kids - aged 8 and 11.


(§ 3) "Smart packing is what really saved us," she said.


(§ 4) Vanessa did two long-haul flights with her family from Canada to Indonesia which went smoothly because the kids didn't have bags, she claims.


(§ 5) It is important to "instil a sense of responsibility" in kids however, it is not worth the stress of tracking down a lost backpack __ a busy international airport, according to the travel expert.


(§ 6) Vanessa explained: "The stakes are just too high and even replacing a charging cord can be pricey at a duty-free shop, let alone a whole backpack's worth of stuff."


(§ 7) It is also important to bring the right type of carry-on when travelling with your family, to make your life a lot easier.


(§ 8) A small rolling suitcase is perfect for long-haul flights and "is like the clown car of carry-ons".


(§ 9) Vanessa added: "It fits a change of clothes for three of us, plus toiletries and some snacks."


(§ 10) Instead of storing your carry-on in the overhead bins you should put it __ the seat of your shortest child so they'll be able to rest their feet on it, Vanessa recommends.


(§ 11) This clever hack will stop your child from complaining as it is "uncomfortable to have your legs hanging for hours".


(§ 12) Packing a change of clothes for everyone will ensure you have a smoother journey, according to the experienced flyer.


(§ 13) "Spills and vomiting can happen to anyone," she said.


(§ 14) Vanessa added: "One of my kids lost multiple socks __ the plane and in the hotel.


(§ 15) "Luckily most airlines give passengers a little package including a toothbrush and toothpaste, ear plugs, an eye mask and socks so we had a few extra pairs."


(§ 16) Bringing snacks for your kids can end up saving a lot of money as they likely won't eat all the food offered by airlines, "unless your child is a unicorn".


(§ 17) Vanessa also recommends bringing an empty water bottle you can fill up before getting on the plane.


(§ 18) Most kids on flights are thrilled to get "hours of uninterrupted screen time, both on their tablets and thescreens on the back of seats in front of them".


(§ 19) However, screens even for kids can get old quickly.


(§ 20) Parents should bring alternative activities for their children.


(§ 21) Vanessa brought a book, notepad and pens which kept them entertained throughout the flight.


(§ 22) Forgetting either your charger or headphones can spoil the whole journey, the travel expert claims.


(§ 23) Parents will need the chargers to make sure their children can stay entertained on the screens.


(§ 24) "We brought headphones for everyone," Vanessa said.


(§ 25) She added: "No one—including you—wants to hear the sound effects from your kid's favourite video game for hours on end."



https://www.thesun.co.uk/travel/26306770/never-let-your-kidstake-a-bag-on-plane/ (adaptado)
Choose the sentence that uses a modal verb:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q901674 | Geologia, Geologia do Brasil, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

O município de Florianópolis tem uma diversidade geológica e geomorfológica, que resulta em paisagens admiradas por turistas e pela população local. A ampla procura por turismo sazonal aumenta exponencialmente a população da região. A ocupação urbana se dá de forma bastante heterogênea, com áreas de maior concentração e áreas com ocupação mais esparsas e/ou não ocupadas. Ainda, o município apresenta uma distribuição pluviométrica anual média de 1.734 mm/ano, com períodos de maior incidência de chuvas concentradas em determinadas épocas do ano. Considerando esses dados e sua correlação com agentes predisponentes e deflagradores e cenários de risco geológico, hidrológico e erosões hídricas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q910124 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Essas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Essas condutas terapêuticas desempenham um papel abrangente no SUS e podem ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco especial na Atenção Primária, onde têm grande potencial de atuação. Uma das ideias centrais dessa abordagem é uma visão ampliada do processo saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado. As indicações às práticas se baseiam no indivíduo como um todo, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais. As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos, conforme as necessidades de cada caso. As PICS fazem parte das práticas denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Tais práticas são recursos terapêuticos que fortalecem o cuidado ofertado no SUS e ampliam a percepção da população para e no sentido da autonomia e do autocuidado. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, as PICS proporcionam uma perspectiva direcionada para um cuidado continuado, humanizado e abrangente em saúde, ampliando conhecimentos e qualificando profissionais de saúde para garantir a oferta segura e de qualidade aos usuários do SUS. Em relação às diferentes PICS ofertadas no SUS, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

Primeira coluna: PICS

1.Aromaterapia

2.Cromoterapia

3.Arteterapia

4.Homeopatia

5.Fitoterapia

6.Naturopatia

7.Reiki

8.Shantala

Segunda coluna: caracterização

(__)As plantas medicinais contemplam espécies vegetais, cultivadas ou não, administradas por qualquer via ou forma, que exercem ação terapêutica e devem ser utilizadas de forma racional, pela possibilidade de apresentar interações, efeitos adversos, contraindicações. É um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. É uma terapia integrativa que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo sido institucionalizada no SUS.

(__)Prática terapêutica secular que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e à higiene. Com amplo uso individual e/ou coletivo, pode ser associada a outras práticas. É considerada uma possibilidade de intervenção que potencializa os resultados do tratamento adotado. Prática multiprofissional, tem sido adotada por diversos profissionais de saúde como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, médicos, veterinários, terapeutas holísticos, naturistas, dentre outros, é empregada nos diferentes setores da área para auxiliar de modo complementar a estabelecer o reequilíbrio físico e/ou emocional do indivíduo.

(__)Prática terapêutica que utiliza as cores do espectro solar − vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta − para restaurar o equilíbrio físico e energético do corpo. Nessa terapia, as cores são classificadas em quentes (luminosas, com vibrações que causam sensações mais físicas e estimulantes − vermelho, laranja e amarelo) e frias (mais escuras, com vibrações mais sutis e calmantes − verde, azul, anil e violeta). A cor violeta é a de vibração mais alta no espectro de luz, com sua frequência atingindo as camadas mais sutis e elevadas do ser (campo astral).

(__)Prática terapêutica que consiste na manipulação (massagem) para bebês e crianças pelos pais, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo entre estes e proporcionam uma série de benefícios decorrentes do alongamento dos membros e da ativação da circulação. Além disso, promove a saúde integral; harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático; estimula as articulações e a musculatura; auxilia significativamente o desenvolvimento motor; facilita movimentos como rolar, sentar, engatinhar e andar; reforça vínculos afetivos, cooperação, confiança, criatividade, segurança, equilíbrio físico e emocional.

(__)Uma atividade milenar, é prática expressiva artística, visual, que atua como elemento terapêutico na análise do consciente e do inconsciente e busca interligar os universos interno e externo do indivíduo, por meio da sua simbologia, favorecendo a saúde física e mental. Conectada a um processo terapêutico, transformando-se em uma técnica especial, não meramente artística, que pode ser explorada com fim em si mesma (foco no processo criativo, no fazer) ou na análise/investigação de sua simbologia (arte como recurso terapêutico). Utiliza instrumentos como pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas ou criação de personagens, usando a arte como uma forma de comunicação entre profissional e paciente, em processo terapêutico individual ou de grupo, em uma produção artística a favor da saúde.

(__)Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios − "nós energéticos" − eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital − Qi.

(__)É uma abordagem terapêutica de caráter holístico e vitalista que vê a pessoa como um todo, não em partes e cujo método terapêutico envolve três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentação no homem sadio; e o uso da ultra diluição de medicamentos. Envolve tratamentos com base em sintomas específicos de cada indivíduo e utiliza substâncias altamente diluídas que buscam desencadear o sistema de cura natural do corpo.

(__)Prática terapêutica que adota visão ampliada e multidimensional do processo vida-saúde-doença e utiliza um conjunto de métodos e recursos naturais no cuidado e na atenção à saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1199Q1073710 | Noções de Informática, Segurança da Informação, Sem cargo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2025

O Blockchain, tecnologia de registro digital público, é utilizado para armazenar transações e dados como valores, remetentes, destinatários e outras informações relevantes. Sobre o uso dessa tecnologia pelas administrações tributárias, analise as assertivas a seguir e registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__) O uso da Blockchain para a troca de dados entre contribuintes e as autoridades fazendárias e para o cruzamento de informações fiscais contidas em diferentes obrigações tributária principais e acessórias caracteriza quebra de sigilo fiscal, vedada pela legislação.

(__) Com a Blockchain é possível o uso de contratos inteligentes no gerenciamento de tributos, incluindo a possibilidade de cálculo em tempo real dos tributos indiretos sobre as vendas de mercadorias e prestação de serviços, e permite a racionalização e simplificação do processo, reduzindo a sonegação.

(__) A Blockchain pode ser considerada como um recurso tecnológico facilitador e otimizador, com a possibilidade de aplicação em diversas áreas para diminuir a carga administrativa e promover a arrecadação de tributos a custos mais baixos para o fisco e para os contribuintes.

(__) Em razão da ausência de regulamentação do uso da Blockchain, as operações com criptoativos, conhecidos como moedas virtuais, não precisam ser declaradas ao fisco e não sofrem qualquer espécie de fiscalização pelas autoridades fazendárias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q910127 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Distúrbio autoimune, geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos. Várias infecções têm sido associadas a esta síndrome, sendo a infecção por Campylobacter , que causa diarreia, a mais comum. Outras infecções encontradas na literatura científica que podem desencadear essa doença incluem Zika, dengue, chikungunya, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, sarampo, vírus de influenza A, Mycoplasma pneumoniae , enterovirus D68, hepatite A, B, C, HIV, entre outros. O diagnóstico é dado por meio da análise do líquido cefalorraquidiano (líquor) e exame eletrofisiológico. As infecções por dengue, chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti , podem resultar em várias síndromes clínicas, desde doença febril branda até febres hemorrágicas e formas neuroinvasivas, que podem ser casos agudos de encefalite, mielite, encefalomielite ou de outras síndromes neurológicas centrais ou periféricas diagnosticadas por médico especialista. A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades, membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços); dor neuropática lombar (nervos, medula, coluna ou no cérebro) ou nas pernas pode ser vista em, pelo menos, 50% dos casos; fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A incidência anual é de 1-4 casos por 100.000 habitantes e pico entre 20 e 40 anos de idade. É considerada uma doença rara e não é de notificação compulsória. O Ministério da Saúde faz o monitoramento por meio do registro de internações e atendimentos hospitalares.

Assinale a alternativa correta que apresenta a doença descrita:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.