Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q912707 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

Na Política Nacional de Assistência Social, a unidade de atendimento que é a porta de entrada, localizada prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, oferta serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1282Q1066566 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Nova Trento SC, FURB, 2023

A administração pública, cujos princípios e características não devem ser confundidos com os da administração das empresas privadas, evoluiu através de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
Fonte: Chiavenato, Idalberto Administração geral e pública - 2.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Assinale a opção que corresponde corretamente à administração pública gerencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1283Q1066568 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Nova Trento SC, FURB, 2023

Baseado nas teorias da agência e neoinstitucional, usadas para compreender a governança no setor público, associe os termos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na Coluna 2:

Coluna 1
1. Instituições.
2. Restrições informais.
3. Teoria da Agência.

Coluna 2
A. Estudam o relacionamento entre o principal e o agente, e os problemas de conflito gerados neste relacionamento.
B. São restrições humanamente concebidas que estruturam as interações políticas, econômicas e sociais.
C. Consistem em sanções, tabus, costumes, tradições, e códigos de conduta.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1284Q1067084 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Servente, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A elaboração de cronogramas para serviços de limpeza em edificações públicas deve considerar fatores técnicose operacionais que assegurem eficiência e qualidade. Entre os principais fatores determinantes estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q1022797 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Língua Estrangeira Inglês, SED SC, FURB, 2024

In the sentence "The school canceled the classes today and the kids are now on their umpteenth videogame play", what is correct about the word "umpteenth" in this context?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1286Q1023576 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

According to BNCC, the English Language curricular component must guarantee students the development of specific competences.

I.Get to know different cultural heritages, material and immaterial, disseminated in the English language, with a view to exercising enjoyment and expanding perspectives in contact with different artistic-cultural manifestations.

II.Use new technologies, with new languages and modes of interaction, to research, select, share, position yourself and produce meaning in literacy practices in the English language, in an ethical, critical and responsible way.

III.Develop linguistic-discursive repertoires of the English language, used in different countries and by different social groups within the same country, in order to recognize linguistic diversity as a right and value the heterogeneous, hybrid and multimodal uses emerging in contemporary societies.

IV.Identify one's place and that of others in a plurilingual and multicultural world, critically reflecting on how learning the English language contributes to the insertion of subjects in the globalized world, including with regard to the world of work.

Which sentences correspond to Specific English Language Competences for Ensino Fundamental, according to BNCC:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1287Q1023584 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

Discourse genres refer to specific types or forms of communication that follow particular conventions, structures, and styles, and are used within specific contexts or communities to convey information, ideas, or meaning effectively. These genres can include various forms such as essays, reports, letters, conversations, speeches, and more, each tailored to suit the purpose and audience of the communication. Said that, consider the following statements about discourse genres in TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages):

I.Discourse genres primarily focus on the structural aspects of language, such as grammar and vocabulary.

II.Discourse genres are a valuable pedagogical tool in TESOL as they provide students with the practical ability to use language in context, enabling effective communication and language acquisition.

III.In TESOL, discourse genres often revolve around written communication and are less relevant in spoken language instruction.

It is correct what is state in:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1288Q1070703 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019

Conforme as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau – volume II, analise as afirmativas abaixo e identifique as que competem e se relacionam com os objetivos de aprendizagem para todos os anos do ensino fundamental da linguagem corporal:


I- Conhecer o corpo e suas potencialidades expressivas; tomar conhecimento da história do teatro e da dança.

II- Criar e produzir movimentos artísticos corporais, explorando liberdade de criação, espontaneidade.

III- Conhecer a linguagem corporal no seu cotidiano, sua cidade, região, estado e país; propiciar reflexões sobre as funções sociais do teatro e da dança.

IV- Ampliar o repertório gestual, corporal e cultural; vivenciar a arte teatral.


Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1289Q1013103 | Libras, Educação dos Surdos, Matutino, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2019

A regulamentação da profissão do Tradutor e Intérprete de Libras ocorreu em 2010 pela Lei 12.319. O Art 6º apresenta as seguintes atribuições da profissão:
I- Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. II- Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. III- Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.
As atribuições corretas estão em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1290Q880752 | Informática, Windows, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas aos conceitos de gerenciamento e armazenamento de informações, arquivos, pastas e programas em ambientes compartilhados e em nuvem. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação entre outras atividades de gerenciamento de arquivos.

(__)OneDrive, Google Drive e Dropbox são exemplos de serviços de armazenamento de arquivos e informações em nuvem.

(__)A tabela de temporalidade é um instrumento essencial à gestão de documentos, pois define os prazos de guarda e a destinação dos documentos produzidos e recebidos.

(__)No Windows 10, para compartilhar uma pasta, é necessário definir as permissões de compartilhamento, que são constituídas pelos nomes de grupo ou de usuário que terão acesso e quais permissões de acesso serão atribuídas. As permissões de acesso disponíveis para configuração são respectivamente: Controle Total, Alteração, Leitura, Gravar e Permissões especiais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1291Q887928 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Agente Administrativo, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Leia o texto:

É uma prática organizacional que envolve a subdivisão de uma empresa em unidades mais gerenciáveis que visa aprimorar a eficiência e a eficácia organizacional, permitindo uma melhor coordenação das atividades e uma maior especialização nas diferentes áreas de atuação. A escolha do método de divisão depende das características específicas da empresa e de seus objetivos. Há a divisão por produto ou serviço, que organiza a empresa em torno das linhas específicas de produtos ou serviços oferecidos. Além disso, há subdivisão por cliente, geografia, processo ou projeto que oferece alternativas adaptáveis às necessidades e complexidades organizacionais.


Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito explicado no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1292Q1071995 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

No Brasil, a prática dos jogos teatrais na escola, no que tange à pesquisa da professora Olga Reverbel, tem como fundamento atividades globais de expressão cujo objetivo é ampliar e orientar as possibilidades de expressão do aluno. A partir dessa concepção, a professora organiza um conjunto de atividades de expressão para aplicação em sala de aula. Sobre este conjunto de atividades, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas nas afirmações a seguir:
(__)Os jogos de relacionamento são importantes para a adaptação da criança ao grupo com o qual conviverá, favorecendo o autoconhecimento e o conhecimento do outro.
(__)O conjunto de atividades de percepção está relacionado aos nossos sentidos, tendo por objetivo desenvolver a comunicação e o desenvolvimento da percepção do aluno.
(__)Os jogos de envolvimento estão relacionados à capacidade de comunicação do aluno, tendo como objetivo se envolver nos jogos para o amplo aprendizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1293Q912768 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

Marque a alternativa que está de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1294Q1019785 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Língua Estrangeira Espanhol, SEDSC, FURB, 2024

Los pronombres posesivos reflexivos se utilizan para indicar que la acción recae sobre la misma persona o cosa que realiza la acción del verbo.

De las oraciones abajo, seleccione la que utiliza correctamente los pronombres posesivos reflexivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1295Q1066634 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Controlador Interno, CISNORDESTE SC, FURB, 2024

A Constituição Federal de 1988 − CF/88, a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (LC 101/2000), a Lei da Transparência − LT (LC 131/2009) e a Lei de Acesso a Informação - LAI (Lei Federal n. 12.527/2011) configuram-se como os marcos de legislação para transparência das ações públicas aos cidadãos brasileiros. A respeito do arcabouço regulatório da transparência das informações públicas e controle social na Administração, considere as alternativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A CF/88 estabelece garantias para assegurar a realização do direito social ao cidadão, a garantia de receber informações de seu interesse particular prestadas pelos órgãos públicos, bem como das ações judiciais específicas do habeas data e do mandado de segurança (individual e coletivo), que permitem ao cidadão receber as informações públicas que solicitar e/ou ter protegido seus direitos em face da Administração Pública.

(__) A Lei de Acesso à Informação direciona suas aplicações aos órgãos públicos da Administração Direta e exclui os órgãos da Administração Indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios) de sua aplicação.

(__) A Lei da Transparência acrescenta dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal e assegura maior transparência e controle social para a população, mediante, também, o incentivo à participação popular nos processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade em tempo real das informações sobe a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1296Q915340 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendimento de Qualidade, Auxiliar Operacional, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Quais dos seguintes itens são essenciais para realizar um bom atendimento ao público?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1297Q1026702 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Amanda deseja formar uma senha de 6 letras, formando anagramas com seu nome. Assim, as senhas serão formadas pela reorganização das letras do seu nome, usando todas as letras do seu nome exatamente uma vez, em formato minúsculo. Pode-se afirmar que o número de senhas diferentes que ela pode criar, excluindo a formação do seu nome (amanda), é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1298Q1065872 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Agente Administrativo II, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC, FURB, 2023

Analise as afirmações relacionadas à administração pública direta e indireta apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)A administração direta é composta pelos órgãos diretamente ligados aos entes da federação: União, estados, Distrito Federal e municípios.
(__)As entidades da administração indireta são: autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista.
(__)Os órgãos da administração direta são pessoas jurídicas de direito público e têm autonomia.
Acesso em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1299Q1018770 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Em situações nas quais os valores éticos entram em conflito durante a tradução e interpretação de Libras, assinale a alternativa que melhor ilustra a abordagem que um profissional deve adotar para resolver dilemas éticos, considerando a complexidade inerente à sua prática e as expectativas éticas de sua profissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1300Q1019796 | Espanhol, Verbos Verbos, Língua Estrangeira Espanhol, SEDSC, FURB, 2024

Complete los espacios con los verbos correspondientes, de manera que haya un uso adecuados de los tiempos verbales y la información en su conjunto tenga coherencia:

Fito Páez: qué es realidad y qué es ficción en la serie "El amor después del amor" sobre la vida del artista argentino
"De todas maneras, lo más importante entre los hombres no _______ sus obras sino sus vínculos". Esta frase, _________ por Fito Páez en una entrevista con la agencia de noticias Télam en 2016, tal vez _________ _________ cabalmente al músico argentino, cuya vida se _________ ___________ en el foco de la serie "El amor después del amor", que se _____________ hace unos días en Netflix.

Disponible en: https://www.bbc.com/mundo/noticias-65600575, BBC News Mundo, 16 mayo 2016. Acceso: 19 jul. 2024

Seleccione la secuencia correcta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.