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Questões de Concursos FURB

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1361Q1071660 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

No teatro contemporâneo, é essencial que se discuta a pedagogia do espectador compreendendo-se que esta reflete na formação de espectadores, reflete na ampliação de repertório e possibilita discussões dialógicas que ampliam o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à posição de um espectador autônomo, é correto afirmar:

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1362Q1071662 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Estudar dos diversos elementos da composição teatral é de grande importância para a formação artística e estética do estudante, uma vez que o Teatro é uma atividade complexa que trabalha com a construção de signos que se dão por meio das imagens, das palavras, dos sons, dos gestos e dos silêncios. Nesse sentido, o estudo de cenografia, sonoplastia, figurino e adereços é importante para o ensino aprendizado do teatro. No que diz respeito ao estudo da cenografia na escola, é correto afirmar:

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1363Q912946 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, FURB, 2023

Quando se pensa em segurança do trabalho em geral, associa-se ao uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Sobre a utilização deste, julgue os itens a seguir:
I.Uso exagerado do EPI.
II.Não uso do EPI.
III.Uso esporádico do EPI.
IV.Uso adequado do EPI.
É correto o que se afirma em:
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1364Q910139 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Medir a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas é um dos objetivos da epidemiologia. Para fazer essas mensurações, utilizam-se as medidas de incidência e prevalência. Em uma situação hipotética, na mesma semana, todas as 400 crianças atendidas em uma Estratégia Saúde da Família fizeram exames laboratoriais e foram encontrados 40 resultados positivos para Ascaris lumbricoides . Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A prevalência é de 10 casos existentes de verminose por Ascaris a cada 100 crianças.

PORQUE

II.A prevalência é dinâmica e diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença em um intervalo de tempo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

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1365Q1019458 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Professor de Espanhol, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Al abordar el tema de los "falsos amigos" en clases de español para brasileños, ¿cuál de las siguientes técnicas didácticas sería más adecuada para profundizar en el tema?

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1366Q1019460 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Professor de Espanhol, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Considerando las dificultades específicas de los heterogenéricos y heterotónicos para los hablantes de portugués, ¿qué estrategia didáctica avanzaría más eficazmente su comprensión y uso correcto en español?

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1367Q1074510 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Dança Dança Folclórica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Durante um seminário internacional de danças folclóricas, um debate surge sobre a preservação e a transmissão das danças tradicionais. Um dos palestrantes argumenta que, enquanto a dança folclórica é frequentemente transmitida através de gerações dentro de uma comunidade, a sua incorporação em ambientes acadêmicos e performances profissionais pode, às vezes, diluir a autenticidade da expressão cultural. Baseando-se nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a estratégia mais eficaz para preservar a técnica e a essência das danças folclóricas enquanto se adaptam às exigências de palcos profissionais:
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1368Q1023574 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

Within the provided text, identify the conjunction that simultaneously introduces an opposing viewpoint while emphasizing causality between two ideas:

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1369Q1023578 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

Match the second column according to the first:

First column: topic

1.Translanguaging

2.Língua Franca

3.CLIL

Second column: summarized definition

(__) is a common, global, language used as a means of communication.

(__)is an educational approach where subjects are taught in a language that is not the students' native language to improve language proficiency while learning the content.

(__)is a pedagogical approach that encourages using multiple languages and language varieties to enhance learning and communication, allowing students to draw from their full linguistic repertoire.

Select the option that presents the correct association between the columns:

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1370Q1065822 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Analista Administrativo, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

Sobre os princípios do controle da Administração Pública, assinale a alternativa que contém o item correspondente ao ato de promover acesso da população aos atos e informações gerados pela gestão pública:
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1371Q1023583 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

In the field of TESOL, understanding language conceptions is crucial for effective language teaching. Which of the following statements accurately represents a commonly held language conception in TESOL?

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1372Q880758 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A gestante deverá procurar a unidade de atenção básica mais próxima de sua residência para avaliação de inclusão nas consultas de pré-natal. O objetivo desse acompanhamento de pré-natal é assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê. Aspectos psicossociais são também avaliados e as atividades educativas e preventivas devem ser realizadas pelos profissionais do serviço (Ministério da Saúde, 2024). Acerca do acompanhamento de pré-natal, analise as afirmações a seguir:

I.A mulher grávida deve iniciar o pré-natal na atenção primária à saúde tão logo descubra ou desconfie que esteja grávida, preferencialmente até a 12ª semana de gestação (captação precoce).

II.O acompanhamento periódico e contínuo de todas as gestantes é para assegurar seu seguimento durante toda a gestação, em intervalos pré-estabelecidos (mensalmente, até a 32ª semana; quinzenalmente, da 32ª até a 40ª semana; semanalmente, no termo), acompanhando-as tanto nas unidades de saúde, quanto em seus domicílios.

III.O acompanhamento de pré-natal deve ocorrer tanto nas unidades de saúde quanto nos domicílios, bem como em reuniões comunitárias, até o momento do pré-parto/parto, objetivando o encaminhamento oportuno da gestante ao centro obstétrico, assim como para a consulta na unidade de saúde após o parto.

IV.O pré-natal também é para o parceiro, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída pela Portaria GM/MS n.º 1.944, de 27 de agosto de 2009, tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina, na faixa etária de 20 a 59 anos, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da Rede SUS, mediante a atuação nos aspectos socioculturais, sob a perspectiva relacional de gênero e na lógica da concepção de linhas de cuidado que respeitem a integralidade da atenção, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbimortalidade e melhores condições de saúde desta população.

É correto o que se afirma em:

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1373Q1066631 | Administração Pública, Governabilidade, Controlador Interno, CISNORDESTE SC, FURB, 2024

No contexto da gestão de riscos e compliance na Administração Pública, qual das seguintes afirmativas é a correta?
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1374Q1066632 | Administração Pública, Governabilidade, Controlador Interno, CISNORDESTE SC, FURB, 2024

A _________ ou das _________ refere-se ao método de gestão e controle que as sociedades empresariais, civis e públicas utilizam para gerar valor às partes envolvidas, além de garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo.

"Compreende a garantia dos direitos das partes proprietárias e interessadas, a estrutura de poder e de relações entre seus órgãos e o sistema normativo que rege as relações internas e externas" das Organizações.

Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:

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1375Q880781 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à integralidade das práticas em saúde na atenção primária apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Consiste em práticas que olhem para a integralidade dos sujeitos e prezem pela fragmentação das ofertas em saúde, de forma a ordenar suas operações, sem restrição de acesso.

(__)A integralidade está intimamente ligada aos princípios de universalidade e protagonismo dos sujeitos, expressos na Lei n.º 8.080/92, que versa sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

(__)A integralidade se refere à abordagem holística da saúde, considerando o indivíduo como um todo, além de suas necessidades físicas, mentais, sociais e espirituais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

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1376Q1080977 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Anos Iniciais Ensino Fundamental, SED SC, FURB, 2024

Arthur tem 6 anos, possui surdez congénita e esta matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental. Ele frequentou a Educação Infantil desde os 4 anos quando começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os registros produzidos na Educação Infantil apontam que ele apresenta nível socioemocional e cognitivo dentro do esperado para sua idade.

Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o aparato legal que versa sobre os direitos das pessoas surdas ou que apresentem perda auditiva, avalie as afirmações:

I. É direto acessar atendimento educacional especializado no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
II. O atendimento educacional especializado é direito durante toda a educação básica, não se estendendo para a educação superior.
III. Cabe aos sistemas de ensino disponibilizarem as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras.
IV. Os alunos deficientes auditivos, que não apresentarem comprometimento intelectual, prescindem atendimento educacional especializado.

É correto o que se afirma em:
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1377Q913610 | Informática, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

Sobre o programa excel do pacote de serviços Office 365, analise as afirmações a seguir:
I.A função CONT.VALORES no excel permite contar o número de células em um determinado intervalo que atendem a uma condição específica.
II.No programa excel, é possível importar e analisar dados de várias fontes, incluindo bancos de dados SQL, sem necessidade de instalar pacotes ou extensões de terceiros.
III.A função PROCH permite localizar um valor específico em uma matriz bidimensional.
É correto o que se afirma em:
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1378Q1076684 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Caminhões, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

A velocidade máxima permitida para a via deve ser indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trafegabilidade. Onde não existir sinalização regulamentadora, qual é a velocidade máxima permitida aos caminhões em uma rodovia de pista simples:
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1379Q1076685 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Operador de Máquinas e Equipamentos Pesados, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

O artigo 148-A do Código de Trânsito Brasileiro, em seu parágrafo 2º, traz informações sobre o exame toxicológico para obtenção e a renovação da carteira nacional de habilitação. Os condutores das categorias C, D e E, com idade inferior a ___________, serão submetidos a novo exame a cada período de _______________________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto anterior:
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1380Q1019600 | Alemão, Declinação no Alemão Deutsche Deklination, Alemão, FURB SC, FURB, 2024

Ein Kollege verlässt die Firma. Ergänzen Sie die Abschiedsmail durch passende Adjektive. Wählen Sie die richtige Alternative aus:

Liebe Kolleginnen , _____________ Kollegen,
nach zehn _____________________ Jahren verlasse ich zum ersten August die Firma. Ich werde eine ___________________ und sehr ______________________ Aufgabe bei der Firma Wunderland in Erfurt übernehmen. Wie ihr wisst, ist Wunderland ein ___________________ und in der ganzen Welt ___________________Hersteller von Werkzeugmaschinen. Ich danke euch allen für die ___________________ Zeit hier in der Firma und ich denke, wir alle können mit unserer Arbeit _____________________ sein.
Am Freitagnachmittag lade ich ab 16 Uhr zu einer Abschiedsfeier in der Kantine ein.
Es grüßt Euch,
Klaus
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