Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q1014236 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Os classificadores envolvem uma categoria _______________ específica em Língua de sinais. Esse tipo de produção abrange uma combinação de morfemas altamente complexos simultaneamente articulados.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1382Q1019614 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Professor de Espanhol, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

Relacione las metolodologías de enseñanza lingüística listadas en la primera columna, con sus características en la segunda:

Primera columna: metodología lingüística

1. Análisis pragmático

2. Método inductivo

3. Método deductivo

4. Gramática cognitiva

5. Estudio comparativo

Segunda columna: características

(__) Esta metodología consiste en el/la docente presentar reglas explícitas antes de realizar prácticas con ejemplos.

(__) Enseña cómo usar el lenguaje según el contexto sociocultural (registros, cortesía, etc.).

(__) Explica el uso gramatical vinculando conceptos con el significado y el contexto.

(__) Ayuda a las y los estudiantes a identificar reglas gramaticales y patrones lingüísticos a partir de ejemplos contextualizados.

(__) Se basa en comparar estructuras gramaticales y vocabulario entre la lengua materna del/de la estudiante y la segunda lengua.

Seleccione la opción que representa la asociación correcta entre las columnas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1383Q916202 | Português, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata?


Peraí, barata tem cheiro? Pois é, um dos insetos que mais causa medo e nojo nas pessoas possui um cheiro bem peculiar. O lance, na verdade, é que nem todo mundo consegue senti-lo. Essa "habilidade" que somente algumas pessoas possuem está gravada no DNA e se deve a uma combinação de fatores.


Uma das formas de comunicação das baratas é o cheiro. Os feromônios produzidos por elas (chamados também de hidrocarbonetos cuticulares) possuem uma substância química chamada trimetilamina (TMA). Essa molécula libera um odor que só pode ser sentido por quem tem um gene específico que codifica o quimioreceptor da trimetilamina.


Não é todo mundo, porém, que apresenta esse gene ativo. Algumas pessoas têm uma mutação nessa região do genoma, fazendo com que elas não sintam o cheiro da TMA (e, consequentemente, o das baratas).


Como é o cheiro da barata?


Segundo relatos (inclusive, o do próprio autor deste texto), o cheiro parece algo mofado ou oleoso, mas não necessariamente (é meio difícil descrever, rs). Esse "perfume" pode variar dependendo de alguns fatores do ambiente: o quão limpo ele é, os alimentos com que a barata entra em contato por ali etc. Além disso, baratas de espécies diferentes têm cheiros diferentes também.


E elas não são as únicas. As formigas também têm cheiros diferentes que nem todo mundo consegue sentir. Algumas espécies (como a Lasius interjectus) têm cheiro de citronela, enquanto outras, como as do gênero Odontomachus , cheiram a chocolate.


Nem todas possuem o cheiro forte o suficiente para que a gente consiga sentir. Às vezes, só conseguimos percebê-lo quando há uma grande colônia de formigas ou quando o pobre animal é esmagado (liberando seu odor).


Essa diferença na percepção de cheiros não se restringe somente às baratas ou formigas. Uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em 2019 revelou que pessoas não sentem os cheiros da mesma forma. Nós temos mais de 400 receptores olfativos diferentes − porém, devido às variações genéticas de cada indivíduo, uns são mais sensíveis para determinados odores do que outros.


Retirado e adaptado de: PEREIRA, Caio César. Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-algumaspessoas-sentem-cheiro-de-barata/ Acesso em: 22 fev., 2024.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona palavras retiradas do texto (em destaque) à sua respectiva classe gramatical.

Primeira coluna: classe gramatical
(1) Advérbio.
(2) Substantivo.
(3) Conjunção.
(4) Pronome.
(5) Verbo.
Segunda coluna: palavras do texto (analisar a palavra em negrito)
(__) Barata tem cheiro?
(__) E elas não são as únicas.
(__) Pessoas não sentem os cheiros da mesma forma.
(__) Uma das formas de comunicação das baratas é o cheiro.
(__) Não é todo mundo, porém , que apresenta esse gene ativo.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1384Q916203 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata?


Peraí, barata tem cheiro? Pois é, um dos insetos que mais causa medo e nojo nas pessoas possui um cheiro bem peculiar. O lance, na verdade, é que nem todo mundo consegue senti-lo. Essa "habilidade" que somente algumas pessoas possuem está gravada no DNA e se deve a uma combinação de fatores.


Uma das formas de comunicação das baratas é o cheiro. Os feromônios produzidos por elas (chamados também de hidrocarbonetos cuticulares) possuem uma substância química chamada trimetilamina (TMA). Essa molécula libera um odor que só pode ser sentido por quem tem um gene específico que codifica o quimioreceptor da trimetilamina.


Não é todo mundo, porém, que apresenta esse gene ativo. Algumas pessoas têm uma mutação nessa região do genoma, fazendo com que elas não sintam o cheiro da TMA (e, consequentemente, o das baratas).


Como é o cheiro da barata?


Segundo relatos (inclusive, o do próprio autor deste texto), o cheiro parece algo mofado ou oleoso, mas não necessariamente (é meio difícil descrever, rs). Esse "perfume" pode variar dependendo de alguns fatores do ambiente: o quão limpo ele é, os alimentos com que a barata entra em contato por ali etc. Além disso, baratas de espécies diferentes têm cheiros diferentes também.


E elas não são as únicas. As formigas também têm cheiros diferentes que nem todo mundo consegue sentir. Algumas espécies (como a Lasius interjectus) têm cheiro de citronela, enquanto outras, como as do gênero Odontomachus , cheiram a chocolate.


Nem todas possuem o cheiro forte o suficiente para que a gente consiga sentir. Às vezes, só conseguimos percebê-lo quando há uma grande colônia de formigas ou quando o pobre animal é esmagado (liberando seu odor).


Essa diferença na percepção de cheiros não se restringe somente às baratas ou formigas. Uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em 2019 revelou que pessoas não sentem os cheiros da mesma forma. Nós temos mais de 400 receptores olfativos diferentes − porém, devido às variações genéticas de cada indivíduo, uns são mais sensíveis para determinados odores do que outros.


Retirado e adaptado de: PEREIRA, Caio César. Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-algumaspessoas-sentem-cheiro-de-barata/ Acesso em: 22 fev., 2024.

Analise o seguinte trecho, retirado do texto:
Uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em 2019 revelou que pessoas não sentem os cheiros da mesma forma.
Assinale a alternativa que poderia substituir a palavra em destaque no trecho sem prejuízo de valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1385Q1014771 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Assinale a alternativa que melhor descreve a complexidade dos níveis linguísticos (fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos) na Língua Brasileira de Sinais (Libras), evidenciando sua riqueza e profundidade estrutural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q1058549 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
Leia o excerto a seguir e analise as assertivas:
"Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou 'nenhum preconceito impedir de acessar a literatura'".

I.O pronome relativo "que" tem como referente "comunidade", podendo ser substituído por "a qual" sem prejuízo na coesão e no sentido do texto.

II.O pronome relativo "que" pode ter dois referentes, sendo eles "coordenadora" e "comunidade". Cabe à pessoa que lê o texto decidir qual referente deixa o texto mais claro.

III.O pronome relativo "que" introduz uma explicação, qualificando a comunidade.

IV.O pronome relativo "que" introduz uma oração restritiva, ou seja, tem-se apenas uma comunidade e essa não deixou o preconceito impedir o acesso àliteratura.


É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q1067002 | Administração Pública, Estrutura Organizacional Na Administração Pública, Cozinheiro, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Conforme a lei complementar n.º 1234/2019, a Diretoria de Pessoal, que é uma das unidades administrativas diretamente subordinadas à Secretaria Municipal de Administração, possui as seguintes unidades subordinadas:

I.Gerência de Capacitação. II.Gerência de Administração de Pessoal. III.Gerência de Assistência ao Servidor.

É correto o que se afirma e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1388Q901658 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A fiscalização de um empreendimento, submetido ao processo de licenciamento ambiental, visa garantir um controle permanente, assegurando a supervisão adequada de todas as etapas. Seu objetivo é monitorar de forma contínua o cumprimento das normas ambientais estabelecidas, visando minimizar os impactos ambientais adversos. Isso posto, avalie as afirmativas a seguir, que contemplam as atividades de fiscalização, acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais gerados pelo empreendimento:

I.O empreendedor é responsável por propor e executar o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos decorrentes da implantação do empreendimento, incluindo a coleta de dados e a elaboração de relatórios técnicos. II.O órgão ambiental licenciador deve acompanhar e fiscalizar o programa proposto pelo empreendedor, avaliando sua eficácia na mitigação dos impactos ambientais e garantindo o cumprimento das condicionantes estabelecidas na licença ambiental. III.Além de monitorar as atividades periodicamente, o órgão ambiental competente tem o papel de legislar para proteger o meio ambiente e reduzir as consequências negativas das atividades humanas sobre os ecossistemas. IV.O programa de acompanhamento e monitoramento deve ser elaborado de forma abrangente, englobando todas as partes interessadas e os diversos setores envolvidos. Essa abordagem visa garantir a representatividade de diferentes perspectivas e a eficácia das medidas de fiscalização ambiental. V.Em casos de descumprimento das condicionantes ambientais estabelecidas na licença, o órgão ambiental competente deve aplicar medidas corretivas e punitivas, visando à regularização das atividades e à minimização dos impactos ambientais.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q1078310 | Noções de Informática, Software, Informação e Comunicação, SED SC, FURB, 2024

Os processos educacionais exigem ambiências computacionais diversas para a produção e a edição de conteúdos digitais. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o aplicativo com a sua respectiva função:

Primeira Coluna:

1.Scratch
2.Pixton
3.Padlet
4.Powtoon
5.Thunkable

Segunda Coluna:

( )Criar aplicativos.
( )Criar histórias em quadrinhos.
( )Criar vídeos de animações.
( )Criar jogos e simulações.
( )Criar painéis de post-its.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1390Q912937 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Jaraguá do Sul SC, FURB, 2023

Texto associado.
Lixo hospitalar do século 16 é encontrado em poço na Itália

De potinhos de coleta de urina a itens pessoais de pacientes, a descoberta revela detalhes sobre os hábitos de higiene da época. Confira.

Em abril, arqueólogos anunciaram a descoberta de uma série de equipamentos médicos do Ospedale dei Fornari, um hospital fundado em 1564, em Roma.

O achado se deu no que um dia funcionou o Fórum de César, feito por Júlio César em 50 a.C. O Ospedale dei Fornari , construído nas redondezas do antigo fórum, teria usado o local como depósito de lixo potencialmente infeccioso - uma tentativa de reduzir a propagação de doenças.

As escavações aconteceram em 2021. Os arqueólogos encontraram uma câmara de 2,8 metros de profundidade, revestida de tijolos e com uma camada de argila compacta cobrindo tudo. Os pesquisadores acreditam que o buraco tenha sido usado apenas uma única vez - o lixo foi jogado e depois o poço foi selado.

O que os arqueólogos encontraram?

O interior do poço guardava pequenos vasos intactos, cacos de cerâmicas, potes de vidro e itens pessoais, como estatuetas e medalhas. Mais da metade dos vasos de vidro (inteiros ou em pedaços) recuperados do lixão são provavelmente o que os médicos antigos chamavam de matula - um potinho de coleta de urina.

Durante a Idade Média e o Renascimento, a prática da uroscopia era uma ferramenta diagnóstica central para os médicos. Era um exame 100% visual: o médico analisava alterações na cor, a presença de sedimentos, o cheiro e até o gosto do xixi. Com isso, era possível saber se o paciente tinha condições como icterícia, doença renal e diabetes.

Havia também vários grampos de chumbo comumente usados em ferragens de móveis, além de madeira queimada. Isso pode ser evidência de uma medida higiênica historicamente conhecida: a queima (e descarte) de móveis e outros itens que entraram em contato com pacientes com doenças infecciosas, como a peste bubônica.

O estudo também identificou itens de cerâmica usados para cozinhar e comer. Ao entrar no hospital, cada paciente recebia seus próprios pertences (jarra, copo, tigela e prato), como medida de higiene.

Antes da pesquisa, o descarte moderno de resíduos hospitalares e médicos para prevenir a propagação de doenças não recebia a devida atenção arqueológica. "[Essas descobertas] aumentam significativamente nossa compreensão das práticas de descarte de resíduos no Renascimento, ao mesmo tempo em que destacam a necessidade de uma visão mais completados regimes de higiene e controle de doenças do início da Europa moderna", escrevem os autores do artigo, publicado pela Cambridge University Press.

Retirado e adaptado de: CAPARROZ, Leo. Lixo hospitalar do século 16
é encontrado em poço na Itália. Superinteressante. Disponível em: add
o-emmmpocoo-na-itaaa
.br/historia/lixo-hospitalar-do-seculo-16-e-encontrado-em-poco-na-italia/
Acesso em: 16 maio, 2023.
Considerando as informações apresentadas em "Lixo hospitalar do século 16 é encontrado em poço na Itália", a palavra "uroscopia" tem, no texto, o significado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q1081390 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Edital n 2, FURB SC, FURB, 2025

No Hospital Municipal, uma pessoa com deficiência física é atendida no pronto-socorro acompanhada de sua filha. Durante o atendimento, a equipe médica precisa seguir os protocolos específicos de emergência para definir a ordem de atendimento entre os pacientes presentes. De acordo com o Art. 9º da Lei Brasileira de Inclusão, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que o atendimento prioritário nos serviços de emergência hospitalares deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1392Q1078580 | Noções de Informática, Hardware, Técnico em Informática, SAMAE de Blumenau SC, FURB, 2024

Analise os itens a seguir:

I. ________ é um tipo de interface de armazenamento conhecido por seu tamanho compacto e alto desempenho.
II. ________ é um tipo de memória que pode detectar e corrigir tipos comuns de corrupção de dados internos.
III. ________ é uma interface de exibição digital que pode transmitir sinais de áudio e vídeo por um único cabo.

Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas nos excertos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q910132 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A ética é uma disciplina teórica que se caracteriza pela generalidade de seus conceitos e que investiga os fenômenos morais (objetos singulares e reais).

PORTANTO,

II.A ética estuda a moral praticada pelas coletividades, os modos de agir que afetam as pessoas para o bem ou para o mal.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1394Q910133 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A prevenção quaternária é apresentada como um quarto e último tipo de prevenção, devendo ser desenvolvida continuamente e em paralelo com a atividade clínica. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A importância da prevenção quaternária para o cuidado à saúde está intimamente ligada à missão ética e política de conter ou minimizar a medicalização social.

PORQUE

II.A atividade clínica mais criteriosa proporciona a racionalidade do tratamento, com a utilização mais criteriosa dos recursos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q1076286 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Motorista, SAMAE de Blumenau SC, FURB, 2024

A Resolução n.º 819/2021, do CONTRAN, dispõe sobre o transporte, no dispositivo de retenção adequado, de crianças que tenham idade inferior a _____ anos e que não tenham atingido _____ m de altura.

Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q912705 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

Na Política de Assistência Social, é definido como ______________ o conjunto de pessoas que se encontram unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1397Q1078605 | Noções de Informática, Software, Monitor de Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

As ferramentas do Google for Education trabalham juntas para transformar o ensino e o aprendizado. O Google Workspace for Education possui os seguintes aplicativos no seu portfólio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1398Q1069651 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

Segundo Aristóteles:

"O silogismo é uma locução em que uma vez certas suposições sejam feitas, alguma coisa distinta delas se segue necessariamente devido à mera presença de suposições como tais. Por ‘devido à mera presença de suposições como tais’ entendo que é por causa delas que resulta a conclusão, e por isso quero dizer que não há necessidade de qualquer termo adicional para tornar a conclusão necessária.”

Em outras palavras, os silogismos são formas lógicas compostas por duas premissas e uma conclusão que se segue das premissas. Um exemplo de silogismo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1399Q1023577 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

Read three statements about English as a língua franca (ELF). Write T, for true statements, and F, for false ones:

(__)ELF does not adhere to any specific native English dialect or accent but encompasses a wide range of English varieties, making it a flexible and adaptable form of communication.

(__)ELF is a phenomenon where English is used as a common means of communication between speakers of different native languages, often in international or multicultural settings.

(__)ELF is predominantly restricted to academic and formal contexts, such as international conferences, and is rarely used in informal, everyday interactions between non-native English speakers.

Select the alternative with the correct sequence:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q1013374 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Pagura (2003) destaca que, para traduzir ou interpretar, não basta apenas a competência linguística, importa também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.