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Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q1013375 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Os sinais manuais são acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Isso posto, tais expressões são chamadas de:
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1402Q1076678 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Veículos Leves e Utilitários, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

Dois veículos são flagrados transitando em uma via arterial sinalizada com velocidade máxima de 60 km/h: um automóvel a 70 km/h e um caminhão a 80 km/h. Sabendo da velocidade máxima permitida nessa via, assinale a alternativa correta:
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1403Q1076679 | Legislação de Trânsito, Veículos Classificação, Caminhões, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

Condutores habilitados na categoria E estão aptos a dirigir uma combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada, tenha ___________________ ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a __________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do excerto:
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1404Q916168 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Assistente de Consultório Dentário, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

De acordo com seus conhecimentos de anatomia bucal, analise as afirmativas a seguir:

I. Papilas filiformes.
II. Papilas fungiformes.
III. Papilas circunvaladas.
IV. Papilas folhadas.

São correspondentes às papilas linguais:
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1405Q1076687 | Legislação de Trânsito, Infrações, Operador de Patrola, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

A cada infração cometida, são computados os seguintes pontos no prontuário do condutor:

I.Infração gravíssima − 7 pontos.

II.Infração média − 5 pontos.

III.Infração leve − 4 pontos.

É correto o que se apresenta em:

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1406Q1019601 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Alemão, FURB SC, FURB, 2024

Lesen Sie den Ausschnitt:
Bodensee
Der Bodensee am Vierländereck (Deutschland, Österreich, Schweiz und Lichtenstein) bietet Ihnen unendlich viele Möglichkeiten für einen aktiven und erholsamen Urlaub. Ob Sie sich für die Städte Konstanz und Lindau interessieren, einen Besuch der Blumeninsel Mainau oder der Klosterinsel Reichenau planen oder beim Wandern, Radfahren, Tauchen oder Segeln aktiv werden wollen, die Bodenseeregion ist das perfekte Urlaubsziel. Für Familien mit Kindern stehen viele Ferienwohnungen und Campingplätze zur Verfügung und es wird garantiert nie langweilig. Aber es gibt auch traumhaft schöne Hotels direkt am Seeufer oder in der Altstadt.

Quelle: https://www.kurz-mal-weg.de/reisemagazin/reiseziele/reiseziele-deutsc hland

Was ist laut dem Text eine der Aktivitäten, die man in der Bodenseeregion unternehmen kann?
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1407Q1014231 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

A poesia em Libras envolve produções dotadas de sofisticação e refinamento de elementos que podem aproximá-la da arte performática. Ao longo da extensão dos poemas, é possível identificar padrões rítmicos. Klamt faz uma síntese dos elementos que constituem ritmo em poemas na Libras. Analise esses elementos nas assertivas a seguir:

I.Repetição de sinais.

II.Morfismo, um mecanismo capaz de mesclar sinais para que tenham ideia de continuidade e de forte relação entre eles.

III.Pausas e suspensões, como boias − que suspendem um sinal, enquanto outro está sendo produzido com a outra mão.

IV.Simetria, que pode constar de espelhamento bilateral, que consiste em que as duas mãos assumam a mesma forma e movimento de maneira espelhada.

V.Expressão facial, de acordo com a forma de realização, pode se tornar mais saliente.

É correto o que se afirma em:

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1408Q1014234 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Analise as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Há verbos que apresentam limitações lexicais e fonológicas para incorporar os pronomes, como, por exemplo, os verbos ancorados no corpo, como GOSTAR e PENSAR na Língua de Sinais Brasileira.

(__)As crianças surdas devem adquirir duas estratégias para marcar as relações gramaticais: a incorporação dos pronomes e a ordem das palavras.

(__)A incorporação dos referentes envolve a concordância verbal e esta depende diretamente da aquisição do sistema pronominal.

(__)A ordem das palavras é utilizada para o estabelecimento das relações gramaticais.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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1409Q1019615 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, Professor de Espanhol, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

En Argentina, el uso del verbo coger para referirse a acciones cotidianas, como "coger el bus ", es socialmente incorrecto, mientras que en otros países latinoamericanos, como Colombia, esta expresión es de uso común para describir el acceso al transporte colectivo. ¿Cuál es la principal razón para esta diferencia lingüística?
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1410Q1019619 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Professor de Espanhol, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

¿Cuál es la importancia de las secuencias didáticas en la enseñanza del español como lengua estranjera? Registre V, para las verdaderas, y F, para las falsas:

(__) Abordar todos los contenidos gramaticales en un corto periodo de tiempo.

(__) Facilitar la organización de los contenidos de forma progresiva y coherente.

(__) Garantizar que todas las y los estudiantes alcancenlos mismos objetivos al mismo tiempo.

(__) Eliminar la necesidad de adaptar las actividades a las necesidades individuales de las y los estudiantes.

(__) Facilitar la avaliación del desempeño de las y los estudiantes.

Señale la opción que presenta la secuencia correcta:

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1411Q887783 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Quais são as principais ações de prevenção e controle destacadas para evitar a propagação de infecções?
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1412Q1026801 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Oceanógrafo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Em um concurso, determinado cargo passou por três provas: teórica, prática e entrevista. Em cada etapa, era atribuída uma nota de 0 a 10 aos candidatos. As provas teórica, prática e de entrevista tinham peso de 5 pontos, 3 pontos e 2 pontos, respectivamente, para compor a nota final. Lucas tirou nota final igual a 7,5. Sabe-se que sua nota na prova teórica foi de 7 e que, na prova prática, a nota obtida foi o dobro da nota da entrevista. Pode-se afirmar que a nota que Lucas obteve na prova prática foi igual a:
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1413Q1058557 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal de Obras Tributos Saúde Posturas, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O mistério de Ney Matogrosso jamais se revela completamente

Decifrá-lo é impossível. Recriá-lo, não.

Jesuíta Barbosa, ator, intérprete de Ney Matogrosso em "Homem com H"


[...] Uma das cenas mais marcantes das filmagens aconteceu quando eu contracenei com Bruno Montaleone, que interpreta o Marco de Maria. Os dois estão na cama. Ney abre o exame com o resultado negativo para o HIV.Silêncio. O de seu parceiro, no entanto, tinha dado positivo. Ney fica sem chão porque pensou que contrairia ovíruscomo muitos dos seus amigos e amores naquele período. Lembro que no dia em que fizemos essa cena, o Ney Matogrosso real estava numa cadeira sentado junto à equipe de filmagem, na frente da cama, olhando para mim e para o Montaleone. Não tinha como não sentir ou abstrair de sua presença no set. As poucas pessoas da equipe que acompanhavam a gravação estavam muito concentradas. Foi um momento doloroso para os dois eimportantíssimopara ahistóriaqueestávamoscontando.

Apesar de estar inteiro na cena, meus olhos desviavam para observar as reações de Ney. Pensava no que ele estaria sentindo e trazia aquelatensãopara a minha interpretação. Entendi que aquilo que estávamos encenando não era uma lembrança distante do passado, mas algo que ainda estava muito vivo.

Em um determinado momento, Ney se levantou da cadeira. Parecia inquieto. Ele foi tomado pela cena, pela suposta ficção, e começou a chorar compulsivamente. "Eu não sou assim, eu não sou assim." Repetia a mesma frase várias vezes. Por um momento, pensei que ele estava se referindo à minha interpretação. Mas não era isso, ele não estava julgando a cena. Estava, na verdade, protestando contra aquele sentimento que o fazia chorar. Pude ver um Ney Matogrosso vulnerável, com medo e angustiado. Peguei aquela frase que não estava no roteiro e a inseri no filme: "Eu não sou assim." Então, quandovocê, leitor, assistir a esta cena, saiba que a frase foi dita pelo Ney Matogrosso real na coxia do set. Aquilo foi uma simbiose, uma troca de experiências e de sensações. Foi uma recriação da vida e certamente um dos momentos mais importantes que vivi fazendo cinema.

Assisti ao primeiro corte do filme ao lado do Ney. Estava muito nervoso e ele segurou na minha mão. Chorei muito e quis o colo dele. E ele me deu colo, me amparou. Eletambémestava emocionado. Este homem, que sabe acolher o outro em momentos de fraqueza, é também caloroso e diacrítico. Homem cujo peito transborda amor neste mundo hostil. Um homem-águia voando leve, muito leve.Águiaque, às vezes, faz uma bela manobra, vem e pousa.

(Disponível em:
https://piaui.folha.uol.com.br/o-misterio-de-ney-matogrosso-jamais-se-r
evela-completamente/. Acesso em 21 ago. 2025. Adaptado.)
Analise as assertivas que seguem e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Para o ator, a presença de Ney Matogrosso no set de filmagem não influenciou positivamente sua atuação. Ao contrário, atrapalhou, uma vez que concentrar-se na cena tornou-se mais difícil.
(__)Ao ser tomado pela cena interpretada por Jesuíta Barbosa e chorar muito, Ney Matogrosso demonstra sua humanidade e como aquela situação vivida por ele ainda o toca, ao ponto de não conseguir conter o choro.
(__)O subtítulo do texto possibilita ao leitor do texto inferir que Jesuíta Barbosa, mesmo não conseguindo compreender o enigma que é Ney Matogrosso, conseguiu recriá-lo em sua interpretação no filme.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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1414Q1025022 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, FURB SC, FURB, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Technology in Language Education: Benefits and Barriers
A variety of e-learning technologies are available for use in educational programs. In many parts of the world, education ministries and universities have invested much effort into increasing the use of the web in all its forms (for example, e-books, simulations, text messaging, podcasting. wikis, and blogs) to meet the demands of competitive markets and to bring a variety of learning choices to their learners. It has been reported that the advent of new technology has a positive influence on both learners and teachers (Mansor 2001).
Researchers (Friggard 2002; Miner 2004; Timucin 2006) have demonstrated that technology boosts the development of teaching methods as well as students' knowledge. Lam and Lawrence (2002) claim that technology provides learners with regulation of their own learning process and easy access to information the teacher may not be able to provide. The potentially positive side of incorporating technology has encouraged foreign language educators to apply its advantages to enhance pedagogical practices. However, the integration of technology in the classroom cannot be devoid of problems. Several studies have documented the advantages of technology for language learning. While the advantages of technology use are often reported, it would be naive to expect technology use to transform language teaching or learning without first encountering and overcoming some barriers.
Findings from empirical research and the literature showed that technology integration in language teaching is advocated for a variety of reasons. Awareness of the barriers to and advantages of technology in enhancing teaching certainly has implications for teacher education. Further, teachers new to technology-based learning and teaching need to understand their changed roles and responsibilities in the new modality of learning and teaching. At the same time, teachers need to bear in mind that it is pedagogy, not technology that determines learning effectiveness. To make a successful transition from traditional pedagogy to technology-enriched instruction, teachers need to alter their teaching approaches to achieve effective teaching.

Based and adapted from 'RIASATI, Mohammad Javad; ALLAHYAR, Negah; TAN, Kok-Eng. Technology in language education: Benefits and barriers. Journal of education and practice, v. 3, n. 5, p. 25-30, 2012.
According to the text, choose the correct alternative:
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1415Q1014546 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Instrutor de Libras, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

Com base na obra As imagens do outro sobre a cultura surda (STROBEL, 2008), analise as afirmativas sobre a Língua Brasileira de Sinais e seu papel no desenvolvimento linguístico das pessoas surdas:

I.A Libras é uma língua natural da comunidade surda brasileira, que se realiza através da modalidade espaço-visual e possui estrutura gramatical própria.
II.A Língua Brasileira de Sinais tem autonomia linguística em relação à língua portuguesa, com estrutura gramatical independente que não deriva da língua oral.
III.Como qualquer língua viva, a Libras passa por processos históricos de mudança linguística, com sinais podendo sofrer alterações ao longo do tempo, refletindo transformações culturais da comunidade surda.
IV.Crianças surdas filhas de pais surdos e crianças surdas filhas de pais ouvintes apresentam o mesmo padrão de desenvolvimento linguístico e aquisição de linguagem.
É correto o que se afirma em:
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1416Q1080601 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Em relação à convenção da Pessoa com deficiência − Decreto n.° 6.949/2009, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os artigos e as normas:

Primeira coluna: Artigo

1. Artigo 2

2. Artigo 4

3. Artigo 9

Segunda coluna: Normas

(__)Discriminação por motivo de deficiência significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.

(__)Realizar ou promover a pesquisa e o desenvolvimento, bem como a disponibilidade e o emprego de novas tecnologias, inclusive as tecnologias da informação e comunicação, ajudas técnicas para locomoção, dispositivos e tecnologias assistivas, adequados a pessoas com deficiência, dando prioridade a tecnologias de custo acessível.

(__)Oferecer formas de assistência humana ou animal e serviços de mediadores, incluindo guias, ledores e intérpretes profissionais da língua de sinais, para facilitar o acesso aos edifícios e outras instalações abertas ao público ou de uso público.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

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1417Q1024542 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Texto associado.
The Role of the Teacher in Promoting Intercultural Approaches


Today, it would be an exaggeration to say that cultural diversity is perceived as a problem within education systems, since the teachers, in general, accept it and have positive attitudes towards the contribution of diversity. However, even if it is not a problem within the school, one must nevertheless address its complexity. Cultural diversity is not only an auspicious resource for extra-curricular activities; it has a social dimension with an impact on the life of the pupils and their parents. From this point of view, it seems important to us that teachers are aware of the issues concerning such themes as integration, openness, social justice and equality. Otherwise, it should be said that a certain number of stereotypes persist and their effects should be thoroughly examined within the school.

One of the theoretical foundations which seems productive for us in promoting cultural diversity is culturally relevant teaching. Indeed, further to exploiting otherness as a resource, it subjects it to critical analysis and in this way addresses inequalities connected with cultural, social or ethnic affiliations. This form of teaching addresses inequalities, but also takes the form of an approach to combat them.

Finally, research has demonstrated the advantage of opening the teaching profession to people from diverse origins. Indeed, their knowledge and the resemblance between their own experiences and those of their pupils, particularly those with cultural minority origins, contribute an educational added-value. Furthermore, we believe that the experiences of these teachers may represent a resource for the educational enterprise, while accepting its limits: the need for each individual to choose their own affiliation and not to be assigned an identity that could be detrimental.


(Based and adapted from AKKARI, Abdeljalil; RADHOUANE, Myriam. Intercultural approaches to education: From theory to practice. Springer Nature, 2022.)
Understanding the sounds of phonemes in English is fundamental to teaching pronunciation and explore the theme of communication in the classroom and outside of it. About the text, choose the correct sentence about the sounds of the words:
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1418Q1024543 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Texto associado.
The Role of the Teacher in Promoting Intercultural Approaches


Today, it would be an exaggeration to say that cultural diversity is perceived as a problem within education systems, since the teachers, in general, accept it and have positive attitudes towards the contribution of diversity. However, even if it is not a problem within the school, one must nevertheless address its complexity. Cultural diversity is not only an auspicious resource for extra-curricular activities; it has a social dimension with an impact on the life of the pupils and their parents. From this point of view, it seems important to us that teachers are aware of the issues concerning such themes as integration, openness, social justice and equality. Otherwise, it should be said that a certain number of stereotypes persist and their effects should be thoroughly examined within the school.

One of the theoretical foundations which seems productive for us in promoting cultural diversity is culturally relevant teaching. Indeed, further to exploiting otherness as a resource, it subjects it to critical analysis and in this way addresses inequalities connected with cultural, social or ethnic affiliations. This form of teaching addresses inequalities, but also takes the form of an approach to combat them.

Finally, research has demonstrated the advantage of opening the teaching profession to people from diverse origins. Indeed, their knowledge and the resemblance between their own experiences and those of their pupils, particularly those with cultural minority origins, contribute an educational added-value. Furthermore, we believe that the experiences of these teachers may represent a resource for the educational enterprise, while accepting its limits: the need for each individual to choose their own affiliation and not to be assigned an identity that could be detrimental.


(Based and adapted from AKKARI, Abdeljalil; RADHOUANE, Myriam. Intercultural approaches to education: From theory to practice. Springer Nature, 2022.)
Complete the sentence with the appropriate phrasal verb: "Teachers, in general, ____________ cultural diversity within education systems, demonstrating positive attitudes towards its contribution":
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1419Q1088310 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Advogado, CISAMVE SC, FURB, 2025

A respeito do sistema tributário nacional e de acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a assertiva correta:
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1420Q1076283 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Jonas está conduzindo seu veículo por uma rodovia e deseja fazer uma ultrapassagem. Ciente das regras de trânsito, é certo que:
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