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Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q1076284 | Legislação de Trânsito, Infrações, Motorista, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Para garantir a segurança nas vias e evitar penalidades, é essencial que todo motorista esteja familiarizado com o Código de Trânsito Brasileiro, incluindo a classificação das infrações. Com base em seu conhecimento e responsabilidades como motorista, assinale a alternativa que indica uma infração de trânsito considerada leve:
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1422Q1076285 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Motorista, SAMAE de Blumenau SC, FURB, 2024

O Anexo I do C.T.B traz uma série de conceitos e definições que estão intrínsecos na lei vigente. Sobre isso, analise as definições a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) RENACH: Registro Nacional de Condutores Habilitados.


(__) ACOSTAMENTO: parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.


(__) CAMINHONETE: veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total que exceda a três mil e quinhentos quilogramas.



Assinale a alternativa com a sequência correta:

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1423Q1078600 | Noções de Informática, Segurança da Informação, Monitor de Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas sobre Sistemas de Backup, Tipos de Backup e Meios de armazenamento para Backups. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Backup é o ato de copiar arquivos, pastas ou discos inteiros (físicos ou virtuais) de dispositivos eletrônicos para sistemas de armazenamento secundários, buscando a preservação das informações em caso de problema.
(__) O Bacula é um software de backup de código aberto que permite o gerenciamento de backup e recuperação de informações.
(__) O Backup do tipo Incremental copia somente os dados modificados deste o último backup realizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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1424Q1078601 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Monitor de Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

O Windows 11 possui diversos recursos de acessibilidade que permitem que alunos com deficiência tenham auxílio para interagir com o sistema operacional e aplicativos. Ao encontro disso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas, nas afirmações a seguir:
(__) O Windows 11 possui de forma nativa o aplicativo Narrador, que é um aplicativo para leitura de tela. O Narrador permite que alunos com algum tipo de deficiência visual tenham auxílio para leitura de textos na tela.
(__) As teclas de Aderência permitem usar as teclas SHIFT, CTRL, ALT ou do Windows pressionando uma tecla por vez, sem necessidade de pressionar todas de forma simultânea. O recurso é útil para pessoas que tenham algum tipo de deficiência para pressionar várias teclas de uma única vez.
(__) Os serviços de Fala da Microsoft são um importante recurso de acessibilidade que transforma a voz em texto. O recurso é útil para pessoas que tenham dificuldade de mobilidade e auxilia na criação textos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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1425Q1074508 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Dança Dança Folclórica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Analise as afirmativas a seguir relacionadas à Dança e Pluralidade Cultural:

I.Alvin Ailey, um renomado coreógrafo americano, enfatizou a experiência afro-americana em suas obras, utilizando a dança como uma forma de preservação cultural.
II.O flamenco, originário da Andaluzia, na Espanha, é um exemplo de uma forma de dança que emergiu exclusivamente da cultura gitana, sem influências de outras culturas.
III.A dança Kathak, tradicional da Índia, é influenciada por várias tradições religiosas e culturais, refletindo a pluralidade cultural da região.
IV.Pina Bausch é conhecida por suas coreografias que incorporam elementos de diferentes tradições culturais, demonstrando um estilo verdadeiramente global.
V.A UNESCO reconheceu a Rumba Cubana como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, validando sua importância cultural e social.

É correto o que se afirma em:
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1426Q1074509 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Dança Dança Folclórica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

Em um workshop de dança folclórica regional, você, como um educador de dança, está analisando a execução de uma dança específica que tem raízes profundas em uma comunidade indígena. A dança é caracterizada por movimentos rápidos, uso intensivo dos pés e um forte componente de interação grupal. Um dos seus alunos, talentoso em várias formas de dança, está tendo dificuldade em manter a postura correta durante os deslocamentos rápidos. Você reconhece que a postura e o movimento são essenciais para a autenticidade dessa dança em particular. Qual das seguintes abordagens é a mais apropriada para ajudar o aluno a melhorar nesse aspecto, mantendo a integridade do estilo folclórico?
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1427Q1023582 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

In the context of education, CLIL (Content and Language Integrated Learning) is an instructional approach that integrates language learning with content instruction. What is the primary goal of CLIL, and how does it differ from traditional language education?

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1428Q1014638 | Libras, Educação dos Surdos, Professor V, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A capacidade auditiva desempenha um papel crucial na aprendizagem da linguagem oral. A ausência dela impõe inúmeras barreiras e desafios para os surdos, afetando significativamente seu desenvolvimento e suas interações interpessoais.
No contexto educacional brasileiro, os alunos surdos ou com deficiência auditiva moderada são ensinados sob o princípio do Bilinguismo. Isso significa que esses alunos têm exposição simultânea a dois sistemas linguísticos. O objetivo do Bilinguismo é promover um desenvolvimento social mais completo para a criança surda, facilitando sua comunicação com a comunidade ouvinte por meio do ensino de ambas as línguas.
Quando se fala de bilinguismo, refere-se:
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1429Q880762 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Os acidentes de trabalho tiveram um crescimento bastante considerável nos últimos anos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2021, foram registradas 571,8 mil ocorrências de acidentes e 2487 óbitos relacionados ao trabalho. Esse crescimento acontece de modo geral, mas entre os profissionais do setor da saúde esse número é surpreendente, eles estão no topo do ranking de ocorrências de acidentes de trabalho. Ao encontro dessa temática, considere as afirmativas relacionadas às formas de prevenção de acidentes apresentadas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A correta higienização das mãos e a prática de exercícios físicos são consideradas medidas importantes para prevenir acidentes ocupacionais.

(__)Manter os equipamentos de trabalho em bom estado de conservação é uma medida eficaz na prevenção de acidentes ocupacionais.

(__)A falta de comunicação entre os profissionais de saúde e a realização de pausas pelo trabalhador durante a sua jornada de trabalho não são consideradas medidas de prevenção de acidentes ocupacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

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1430Q1015162 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Evans (1987) defende que a exposição da criança surda à linguagem de sinais ocorra o mais precocemente possível, pois favorece a aquisição de linguagem interna e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o autor descreve a filosofia (de):
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1431Q1015165 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

O sistema de escrita para escrever a língua de sinais é conhecido pelo nome SingWriting (SW). Isso foi um fato histórico à comunidade surda, pois a língua de sinais era considerada uma língua ágrafa. Nesse sentido, para Strobel, a escrita de sinais é um artefato cultural no âmbito (de/da/do(s)):
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1432Q1013376 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de língua de sinais na educação. Em relação a alguns elementos sobre o intérprete de língua de sinais em sala de aula, afirma-se:
I- Considerando as questões éticas, os intérpretes devem manter-se neutros e garantirem o direito dos alunos de manter suas informações confidenciais. II- As aulas devem prever intervalos que garantem ao intérprete descansar, pois isso garantirá uma melhor performance e evitará problemas de saúde ao intérprete. III- Deve-se considerar que o intérprete é o único elemento que garantirá a acessibilidade.
É correto o que se afirma em:
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1433Q1026697 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Dos 180 moradores de um condomínio, 60% tem um carro, 10% tem dois carros e os demais não têm carro. Percebe-se que, quando todos os carros estão estacionados, sobram 20 vagas. Se todos os moradores tivessem um carro cada um (apenas um) e estacionassem seus carros no prédio, faltaria uma quantidade de vagas para estacionamento igual a:

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1434Q1088685 | Direito Constitucional, Administração Pública Disposições Gerais e Servidores Públicos, Sem cargo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2025

Julgue as assertivas a seguir, a respeito do regime constitucional dos servidores públicos:
I.A estabilidade no serviço público é adquirida automaticamente após três anos de exercício no cargo efetivo.
II.A Constituição Federal admite a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, hipótese em que se dispensa a realização de concurso público.
III.Segundo o regramento aplicável ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional investido em mandato eletivo, o servidor investido no mandato de Prefeito poderá acumular as remunerações do cargo efetivo e do mandato eletivo, independentemente de compatibilidade de horários.
IV.O servidor público eleito para mandato federal deverá obrigatoriamente pedir exoneração do cargo efetivo.
É correto o que se afirma somente em:
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1435Q1024433 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Inglês, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Texto associado.
NO KID-DING Why you should never let your kids take a bag on the plane − even if it's free


(§ 1) A TRAVEL expert has revealed you should never let your kids bring a bag on the plane if you want a stress-free journey.


(§ 2) Experienced flyer, Vanessa Grant recommends parents don't let their kids take a bag with them after sharing her recent experience of travelling with her kids - aged 8 and 11.


(§ 3) "Smart packing is what really saved us," she said.


(§ 4) Vanessa did two long-haul flights with her family from Canada to Indonesia which went smoothly because the kids didn't have bags, she claims.


(§ 5) It is important to "instil a sense of responsibility" in kids however, it is not worth the stress of tracking down a lost backpack __ a busy international airport, according to the travel expert.


(§ 6) Vanessa explained: "The stakes are just too high and even replacing a charging cord can be pricey at a duty-free shop, let alone a whole backpack's worth of stuff."


(§ 7) It is also important to bring the right type of carry-on when travelling with your family, to make your life a lot easier.


(§ 8) A small rolling suitcase is perfect for long-haul flights and "is like the clown car of carry-ons".


(§ 9) Vanessa added: "It fits a change of clothes for three of us, plus toiletries and some snacks."


(§ 10) Instead of storing your carry-on in the overhead bins you should put it __ the seat of your shortest child so they'll be able to rest their feet on it, Vanessa recommends.


(§ 11) This clever hack will stop your child from complaining as it is "uncomfortable to have your legs hanging for hours".


(§ 12) Packing a change of clothes for everyone will ensure you have a smoother journey, according to the experienced flyer.


(§ 13) "Spills and vomiting can happen to anyone," she said.


(§ 14) Vanessa added: "One of my kids lost multiple socks __ the plane and in the hotel.


(§ 15) "Luckily most airlines give passengers a little package including a toothbrush and toothpaste, ear plugs, an eye mask and socks so we had a few extra pairs."


(§ 16) Bringing snacks for your kids can end up saving a lot of money as they likely won't eat all the food offered by airlines, "unless your child is a unicorn".


(§ 17) Vanessa also recommends bringing an empty water bottle you can fill up before getting on the plane.


(§ 18) Most kids on flights are thrilled to get "hours of uninterrupted screen time, both on their tablets and thescreens on the back of seats in front of them".


(§ 19) However, screens even for kids can get old quickly.


(§ 20) Parents should bring alternative activities for their children.


(§ 21) Vanessa brought a book, notepad and pens which kept them entertained throughout the flight.


(§ 22) Forgetting either your charger or headphones can spoil the whole journey, the travel expert claims.


(§ 23) Parents will need the chargers to make sure their children can stay entertained on the screens.


(§ 24) "We brought headphones for everyone," Vanessa said.


(§ 25) She added: "No one—including you—wants to hear the sound effects from your kid's favourite video game for hours on end."



https://www.thesun.co.uk/travel/26306770/never-let-your-kidstake-a-bag-on-plane/ (adaptado)
Mark the option that features an adverb in a passage from the text:
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1436Q1024435 | Inglês, Verbos Verbs, Inglês, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Fill in the blank in the sentence below with the most appropriate phrasal verb, making sure to adjust it for correct grammatical usage:
"Despite the team's best efforts, they could not _______ the new policy, leading to widespread dissatisfaction among the staff".
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1437Q1019595 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Alemão, FURB SC, FURB, 2024

Lesen Sie die Beiträge aus einem Forum und antworten Sie:

Hanna92 − Ich arbeite viel und mein Beruf ist sehr stressig. Ich muss fit bleiben. Ich gehe zwei- bis dreimal in der Woche ins Fitness-Studio und am Montag gehe ich immer ins Schwimmbad. Aber ich bin auch gern zu Hause. Am Wochenende lade ich Freunde ein. Wir kochen und essen gemeinsam, das macht Spaß. Und dann genieße ich auch Kuchen und andere Süßigkeiten. Lecker!
SuperTom − Fitness...Ich kann es nicht mehr hören! Fitness-Studios mag ich nicht. Ich mache nicht viel Sport, aber ich bin gerne draußen: im Park oder am See. Das ist doch auch gesund. Im Sommer schwimme ich auch gern. Ich fahre mit dem Fahrrad zur Arbeit, das ist genug Sport. Ich esse kein Fleisch und keine Wurst, aber viel Fisch, Obst und Gemüse. Das schmeckt lecker und mir geht es gut!

(__)Hanna hat viel Stress in der Arbeit.
(__)Tom geht nicht gern in Fitness-Studio.
(__)Tom isst gern mit Freunde.
(__)Hanna isst kein Fleisch.
(__)Tom fährt mit dem Rad zur Arbeit.

Was ist Richtig und Falsch?
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1438Q1076686 | Legislação de Trânsito, Medidas Administrativas, Operador de Máquinas e Equipamentos Pesados, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 167, normatiza que a não utilização de cinto de segurança pelo condutor ou passageiro é uma infração ___________ e tem como medida administrativa a ________________.
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1439Q1026767 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Em um setor de uma empresa, há 20 funcionários. Destes, 12 são da área comercial e 8 são da área administrativa. Sabe-se que, nesse setor, a razão entre a quantidade de mulheres e de homens é de dois terços e que, na área comercial, há apenas 4 mulheres. Pode-se afirmar que a quantidade de mulheres que trabalham no setor administrativo é igual a:
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1440Q1076688 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Operador de Patrola, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas.

Condutor habilitado na categoria C está apto para:

(__)Conduzir motocicleta ou motoneta.

(__)Conduzir caminhonete até 3.500 kg de peso bruto total.

(__)Transportar mais de 8 passageiros.

(__)Conduzir veículo de carga acima de 4.000 kg de peso bruto total.

(__)Conduzir van escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

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