Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q1088873 | Direito Constitucional, Administração Pública Disposições Gerais e Servidores Públicos, Técnico de Cadastro, Prefeitura de Biguaçu SC, FURB, 2025

Sobre os servidores públicos, julgue as alternativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Após admissão por meio de concurso público, o funcionário estatutário não é passível de sofrer a penalidade de demissão.
(__)Desde a edição da Emenda Constitucional n.º 62/2009, não é mais possível a contratação de servidores temporários pelos órgãos públicos.
(__)É vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1462Q1026424 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Bruna foi incumbida de digitalizar os documentos de um processo que contém 378 páginas. Sabe-se que ela colocou todos os papéis em um equipamento que executa a digitalização automaticamente. Esse equipamento efetua a digitalização de forma constante, com um tempo de 20 segundos por página. Pode-se afirmar que, depois de 2 horas de iniciada a digitalização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1463Q1013380 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Os possessivos na Língua Brasileira de Sinais apresentam-se nas três pessoas do discurso. Para a primeira pessoa, o possessivo pode ter três diferentes configurações de mão, as quais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1464Q1086373 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2019

Ana decidiu criar uma senha de 6 caracteres, usando o seguinte critério: os três primeiros caracteres correspondem a um anagrama do seu nome. Já para os três caracteres seguintes utilizou um número de três algarismos formado por 1, 2 e 3 (sem repeti-los). Por segurança, ela decidiu trocar a senha periodicamente. O número de senhas diferentes que ela poderá criar, utilizando esse critério, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q1080761 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Terapeuta Ocupacional, FURB SC, FURB, 2024

A Lei n.º 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências, em seu art. 21, esclarece que o Poder Público, por meio dos organismos de apoio à pesquisa e das agências de financiamento, fomentará programas destinados:

I.À promoção de pesquisas científicas voltadas ao tratamento e prevenção de deficiências.
II.Ao desenvolvimento tecnológico orientado à produção de ajudas técnicas para as pessoas com deficiência.
III.À especialização de recursos humanos em acessibilidade.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1466Q1081039 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Supervisor Escolar, SED SC, FURB, 2024

Conforme a Lei Brasileira de Inclusão e, em conformidade com os demais documentos normativos da educação brasileira e do estado de Santa Catarina, inclusive com o Plano Nacional de Educação vigente, são princípios norteadores da educação nacional a igualdade, a equidade e o acolhimento da diversidade na escola, o que inclui o respeito e a atenção à pessoa com deficiência.

Essa é uma questão que precisa ser foco de atenção do supervisor escolar. Nesse sentido, leia o excerto da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015) apresentado a seguir:

"Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem".

Assinale a alternativa correta a este respeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1468Q1078227 | Noções de Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Monitor de Informática, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Considere as seguintes afirmações:


I. O Gmail suporta a ativação de atalhos de teclado para ações como compor e arquivar e-mails.

II. Usar uma janela anônima no seu navegador permite ocultar os sites que você visita do seu Provedor de Serviço de Internet (ISP).

III. Os navegadores podem emular como um site será visualizado e funcionará em dispositivos móveis por meio de suas ferramentas de desenvolvedor.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1469Q1014240 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

As Escolas Bilíngues de Surdos são específicas e diferenciadas e têm como critério de seleção e enturmação dos estudantes, não a deficiência, mas a especificidade linguístico-cultural reconhecida e valorizada pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, em vista da promoção da ________________, bem como do favorecimento do seu desenvolvimento social.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q1014241 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

A iconicidade faz parte das línguas de sinais e permeia todos os níveis linguísticos de seu estudo. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I.Há duas principais formas de associação nos sinais icônicos: a similaridade percebida entre forma fonética e imagem mental e a associação entre imagem mental e conceito denotado.

II.Uma das formas de expressar iconicidade mais complexa é dos sinais icônicos metafóricos, uma forma de representar a imagem mental associada ao conceito.

III.A iconicidade parece motivar a formação de vários sinais.

IV.É uma forma normal de criar itens linguísticos em que estruturas icônicas convencionais emergem por meio da repetição de sobreposição de imagens mentais e referentes.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q1028088 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Zelador Escolar, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Todos os trabalhadores devem participar da limpeza do seu ambiente de trabalho. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Antes do final de um turno, os trabalhadores devem inspecionar e limpar seus locais de trabalho e remover os materiais não utilizados.

PORQUE

II. Independentemente da quantidade de detritos ou contaminantes gerados no setor/local de trabalho, este deve ser limpo e organizado pelo menos uma vez ao dia, no início do expediente.

Fonte: 10 Dicas de Organização e Limpeza. Disponívelem:https://prevenseg-treinamentos. com.br/portaldaprevencao/organizacao-e-limpeza-no-local-de-trabalho/.

A partir da análise dessas asserções, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1472Q1025023 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, FURB SC, FURB, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Technology in Language Education: Benefits and Barriers
A variety of e-learning technologies are available for use in educational programs. In many parts of the world, education ministries and universities have invested much effort into increasing the use of the web in all its forms (for example, e-books, simulations, text messaging, podcasting. wikis, and blogs) to meet the demands of competitive markets and to bring a variety of learning choices to their learners. It has been reported that the advent of new technology has a positive influence on both learners and teachers (Mansor 2001).
Researchers (Friggard 2002; Miner 2004; Timucin 2006) have demonstrated that technology boosts the development of teaching methods as well as students' knowledge. Lam and Lawrence (2002) claim that technology provides learners with regulation of their own learning process and easy access to information the teacher may not be able to provide. The potentially positive side of incorporating technology has encouraged foreign language educators to apply its advantages to enhance pedagogical practices. However, the integration of technology in the classroom cannot be devoid of problems. Several studies have documented the advantages of technology for language learning. While the advantages of technology use are often reported, it would be naive to expect technology use to transform language teaching or learning without first encountering and overcoming some barriers.
Findings from empirical research and the literature showed that technology integration in language teaching is advocated for a variety of reasons. Awareness of the barriers to and advantages of technology in enhancing teaching certainly has implications for teacher education. Further, teachers new to technology-based learning and teaching need to understand their changed roles and responsibilities in the new modality of learning and teaching. At the same time, teachers need to bear in mind that it is pedagogy, not technology that determines learning effectiveness. To make a successful transition from traditional pedagogy to technology-enriched instruction, teachers need to alter their teaching approaches to achieve effective teaching.

Based and adapted from 'RIASATI, Mohammad Javad; ALLAHYAR, Negah; TAN, Kok-Eng. Technology in language education: Benefits and barriers. Journal of education and practice, v. 3, n. 5, p. 25-30, 2012.
Read the following statements about technology in language teaching:
I.Engagement, improvement in academic ability, and collaborative learning enhancement are some benefits that are expected when technology is involved in the teaching process.
II.Lowering learning anxiety level and lack of time are examples of the possible barriers mentioned in the text.
III.Among others, lack of access and lack of effective training are possible disadvantages of technology use to teach anything.
It is correct what is stated in:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q1087498 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Matemática, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Uma comissão de formatura, formada por 5 moças e 3 rapazes, decidiu formar uma equipe para cuidar da contratação de uma banda e definir o repertório musical da festa de formatura. Essa equipe deve ser formada por 3 integrantes da comissão, de modo que haja, pelo menos, uma moça na equipe. Com base nessas condições, pode-se afirmar que a quantidade de equipes diferentes que podem ser formadas é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1474Q1024540 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Texto associado.
The Role of the Teacher in Promoting Intercultural Approaches


Today, it would be an exaggeration to say that cultural diversity is perceived as a problem within education systems, since the teachers, in general, accept it and have positive attitudes towards the contribution of diversity. However, even if it is not a problem within the school, one must nevertheless address its complexity. Cultural diversity is not only an auspicious resource for extra-curricular activities; it has a social dimension with an impact on the life of the pupils and their parents. From this point of view, it seems important to us that teachers are aware of the issues concerning such themes as integration, openness, social justice and equality. Otherwise, it should be said that a certain number of stereotypes persist and their effects should be thoroughly examined within the school.

One of the theoretical foundations which seems productive for us in promoting cultural diversity is culturally relevant teaching. Indeed, further to exploiting otherness as a resource, it subjects it to critical analysis and in this way addresses inequalities connected with cultural, social or ethnic affiliations. This form of teaching addresses inequalities, but also takes the form of an approach to combat them.

Finally, research has demonstrated the advantage of opening the teaching profession to people from diverse origins. Indeed, their knowledge and the resemblance between their own experiences and those of their pupils, particularly those with cultural minority origins, contribute an educational added-value. Furthermore, we believe that the experiences of these teachers may represent a resource for the educational enterprise, while accepting its limits: the need for each individual to choose their own affiliation and not to be assigned an identity that could be detrimental.


(Based and adapted from AKKARI, Abdeljalil; RADHOUANE, Myriam. Intercultural approaches to education: From theory to practice. Springer Nature, 2022.)
Consider the following statement about the use of modal verbs in the text:

I. The modal verb 'would', in the first sentence of the text, is used to express a hypothesis.
II. The use of the modal verb 'may', in the last paragraph, expresses something that is likely to happen.
III. Modal verbs do not have any impact in the meaning of this text.


It is correct what is stated in:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1475Q910122 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

O diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS) é realizado a partir de medidas de pressão arterial elevadas. Após definido e confirmado o diagnóstico de HAS e segundo o protocolo de enfermagem − volume 1 − da Secretaria de Saúde de Florianópolis, o (a) enfermeiro (a) poderá renovar as receitas de medicamentos por um período de até 6 (seis) meses, quer seja por meio de uma única receita com duração deste tempo ou por meio de múltiplas receitas com durações menores (contanto que a soma não ultrapasse os seis meses). Essa estratégia pode ser particularmente útil caso o(a) enfermeiro(a) queira que a pessoa volte para reavaliação (por ele ou qualquer outro profissional) antes de seis meses. O (A) enfermeiro(a) não deve remover da receita uma medicação de uso contínuo prescrita por profissional médico ou alterar a dose/posologia das medicações contínuas prescritas. Havendo questionamentos quando à necessidade de uso, reações adversas ou qualquer outro problema relacionado ao medicamento, o (a) enfermeiro (a) deverá discutir o caso com o médico da equipe (na ausência deste, outro médico da unidade/município deverá ser acionado).

Considerando as demais informações do protocolo, identifique quais afirmações apresentam as condições em que o (a) enfermeiro (a) poderá renovar a receita de medicamentos anti-hipertensivos:

I. A pessoa possua receita prévia emitida no último ano por médico da atenção primária do município devidamente credenciado no respectivo conselho (ou registros especiais, no caso de programas nacionais); os critérios específicos para cada conjunto de medicamentos sejam observados e cumpridos.

II. A pessoa não apresente sinais/sintomas ou demandas que exijam avaliação médica imediata (sinais/sintomas que indiquem algum problema de saúde grave); a pessoa portadora de qualquer das seguintes comorbidades ou complicações: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) prévio, doença arterial periférica, neuropatias, insuficiência renal crônica, tenha sido avaliada por médico pelo menos nos últimos 6 meses.

III. A pessoa não tenha recebido atendimento de urgência por quadro relacionado a HAS/DM, desde a última avaliação médica na APS. O (A) enfermeiro(a), conjuntamente à renovação da receita de medicamentos, realize avaliação da pessoa, de maneira pertinente ao quadro, por meio de consulta de enfermagem e, caso seja necessário, encaminhe para consulta médica;

IV. O (A) enfermeiro(a), no momento da consulta, solicite os exames complementares (de rastreio ou acompanhamento) indicados para a situação clínica da pessoa atendida (consultar a seção de exames de acompanhamento de hipertensão e rastreamento, neste mesmo documento); o (a) enfermeiro (a), no momento da consulta, cheque a adesão e os conhecimentos do usuário sobre o uso dos medicamentos prescritos e reforce as orientações de uso correto destes, incluindo orientações sobre dose, frequência de uso, interações medicamentosas e com alimentos, e possíveis efeitos colaterais.

V. A pessoa deve ter função renal preservada, comprovada por meio de registro no prontuário de resultado de exame laboratorial com Clearance de creatinina maior ou igual a 90 ml/min (calculada a partir da equação de Cockcroft & Gault), sendo que na inexistência de tal resultado no último ano é sugerido ao(à) enfermeiro(a) a solicitação do exame e renovação da receita por período compatível com a realização do exame laboratorial para avaliação posterior.

VI. O (A) enfermeiro (a), no momento da consulta ou outra atividade relacionada, deve orientar e incentivar o uso de medidas não medicamentosas, como alimentação, atividade física, cessação do tabagismo, para o controle da doença de base, quando pertinente; a pessoa deve obrigatoriamente estar presente na consulta; a pessoa seja maior de 21 anos; A pessoa que possuir problemas cognitivos (mesmo que em decorrência de idade avançada), que esteja acompanhado por responsável/cuidador.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1476Q1088307 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Advogado, CISAMVE SC, FURB, 2025

A Constituição Federal de 1988 elenca, a partir do seu artigo 127, as instituições cujas funções são essenciais à justiça. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1477Q1078591 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Professor de Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona atalhos utilizados no Windows à sua respectiva função:

Primeira coluna: nome da função 1. Copiar 2. Colar 3. Recortar
Segunda coluna: atalho
(__) Ctrl+X (__) Ctrl+V (__) Ctrl+C

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1478Q1078604 | Noções de Informática, Planilhas Eletrônicas, Monitor de Informática, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

O Microsoft Excel é um editor de planilhas com várias funcionalidades onde é possível criar registros, aplicar fórmulas, gerar relatórios entre outras funcionalidades. A respeito da aplicação de fórmulas, assinale a alternativa correta para cálculo de uma média com 03 valores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1479Q1013377 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Na tradução de línguas, Jakobson identificou três diferentes tipos de tradução. Segala (2010) propôs incluir um quarto tipo aplicado às traduções que envolvem uma língua de sinais. Uma tradução que capta as especificidades envolvidas nesse processo, pois estamos diante de línguas em diferentes modalidades. Isso posto, a tradução proposta por Segala é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1480Q1086368 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Técnico de Informática, Câmara de Timbó SC, FURB, 2019

João precisa criar uma senha de 4 caracteres. Para isso, ele usará anagramas com as letras do seu nome. Para não criar uma senha óbvia, ele descartou como possibilidade o uso das letras na ordem em que aparecem no seu nome e também na ordem inversa. Assim, a quantidade de senhas diferentes que ele pode criar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.