Início

Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q847737 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o faturamento das empresas do setor aumentou 1,4% em 2019, e somou R$ 15,1 bilhões. Apesar do crescimento, houve redução de 1,4% no número de viajantes: foram 6,5 milhões durante o ano. Ao encontro disso, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q858766 | Português, Sintaxe, Contador, FURB, 2020

A questão se refere ao trecho da notícia abaixo: 

Tudo bem que o nome é clichê, mas o espaço oferece um ambiente singular, seja para grupos de amigos, ou famílias, o local situado às margens da SC-477, ___________ 70 quilômetros do centro de Blumenau, é uma alternativa para curtir dias de calor no Médio Vale do Itajaí. O acesso é por uma trilha bem conservada e sinalizada. São 20 minutos de uma caminhada que _____ um visual compensador, com direito até a um pequeno mirante. [...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cachoeira-em-doutor-pedrinho-e-opcao-para-os-dias-quentes-de-verao-no-vale-do-itajai. Acesso em: 02 jan. 2019. [modificado]

Assinale a correta classificação do sujeito em “São 20 minutos de uma caminhada...”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q831702 | Informática, Segurança da Informação, Assistente Administrativo, FURB, 2021

Acerca da segurança da informação, afirma-se:
I- Ransomware é um software malicioso que infecta computadores, criptografando arquivos e exigindo o pagamento de uma taxa/resgate para descriptografar o sistema. II- A criptografia em dois fatores impede que as credenciais do usuário sejam descriptografadas por terceiros. III- Computadores Apple, que rodam o Sistema Operacional MacOS, são imunes a vírus.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q840302 | Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

Em relação às Articulações Compensatórias (AC), associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna: 1- Fricativa faríngea 2- Fricativa nasal posterior 3- Fricativa velar
Segunda coluna: ( ) É produzida pela fricção decorrente da aproximação do dorso da língua e do palato mole. São percebidas como /k/ e /g/ distorcidos, pois ocorre perda da qualidade da oclusão. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas e às africadas. Nessa produção, o dorso da língua se volta para a parede posterior da faringe gerando fricção, que ocorre abaixo da válvula velofaríngea, prejudicando a movimentação das estruturas envolvidas no mecanismo velofaríngeo. ( ) Ocorre em substituição às consoantes fricativas, quando o palato mole se aproxima da parede posterior da faringe. Em alguns casos, a fricção é gerada na região velofaríngea e, em outros, a língua se eleva e posterioriza, indicando a participação lingual para compensar a disfunção velofaríngea.
Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q850840 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Massaranduba SC Psicólogo, FURB, 2020

A teoria de Piaget apresenta um conjunto de estágios de desenvolvimento cognitivo, evoluindo do sensório-motor até o operatório formal. Ao encontro disso, sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q845215 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Prefeitura de Massaranduba SC Cirurgião Dentista, FURB, 2020

A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde. II- As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas pelo Conselho Nacional de Saúde. III- As duas formas de participação estabelecidas legalmente são: Conferências e Conselhos de Saúde.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q847553 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Prefeitura de Massaranduba SC Auxiliar Administrativo, FURB, 2020

A abordagem neoclássica da administração combina alguns conceitos mais antigos com uma perspectiva mais contemporânea, em que o foco na prática e no resultado complementa fatores postulados nas escolas anteriores. Dessa forma, o conceito de organização, para a abordagem neoclássica, tem quatro características principais. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A divisão do trabalho consiste na decomposição de um trabalho complexo em pequenas tarefas. II- A especialização consiste no treinamento extensivo do trabalhador em serviços gerais, de forma que ele possa assumir qualquer função na empresa. III- A hierarquia está diretamente ligada à autoridade, de forma que o administrador que sobe na hierarquia acaba por acumular mais autoridade. IV- A amplitude administrativa consiste na quantidade de trabalhadores que um administrador pode liderar. É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q834755 | Informática, Correio Eletrônico, Assistente Administrativo, FURB, 2021

Fazem parte do pacote Office 365:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q851530 | Geografia, Geografia Física, Contador, FURB, 2020

Um banco de dados com informações detalhadas sobre mais de 54 mil compostos oriundos da biodiversidade brasileira foi criado por meio de uma colaboração entre o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-Unesp) em Araraquara e o Chemical Abstracts Service (CAS) - divisão da Sociedade Americana de Química. O processo de sistematização das informações acaba de ser concluído. Ao encontro dessa temática, afirma-se:

I- O Brasil passa a ser detentor da segunda maior base de dados sobre produtos naturais do mundo, atrás apenas da China.

II- Disponível em plataforma on-line e gratuita, o banco de dados reúne informações sobre ocorrência, estrutura química, dados analíticos e química medicinal, além de contar com uma relação de artigos publicados sobre cada elemento.

III- Em razão de sua rica biodiversidade, o país conta com enorme potencial para a produção de conhecimento e de produtos com valor agregado.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q852410 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Prefeitura de Massaranduba SC Contador, FURB, 2020

É o instrumento criado para receber o produto de receitas especificadas que, por lei, vincula-se à realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação. Isso posto, a descrição se refere à/ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q842043 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Massaranduba SC Agente de Combate à Endemias, FURB, 2020

Com relação à Atenção Básica (AB), analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas: ( ) Na AB, o sujeito é considerado em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural. ( ) Na AB, práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas são desenvolvidas. ( ) A AB, a partir de 2019, começou a fornecer à população serviços ambulatoriais de saúde direcionados, exclusivamente, ao atendimento de condições crônicas. Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q841555 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, FURB SC SC Tradutor e Interprete de Libras, FURB, 2020

Na tradução de línguas, Jakobson identificou três diferentes tipos de tradução. Segala (2010) propôs incluir um quarto tipo aplicado às traduções que envolvem uma língua de sinais. Uma tradução que capta as especificidades envolvidas nesse processo, pois estamos diante de línguas em diferentes modalidades. Isso posto, a tradução proposta por Segala é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q858098 | Matemática, Geometria Espacial, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Matemática, FURB, 2020

Considere uma embalagem no formato de um prisma reto de base retangular, com altura de 10cm e outra embalagem com formato de pirâmide reta de base quadrada e altura de 10cm. Sabe-se que a base retangular do prisma tem o comprimento igual ao dobro da largura e que a medida do lado do quadrado da base da pirâmide tem medida igual a da largura da base do prisma. Pode-se afirmar que a razão entre o volume da pirâmide e o volume do prisma é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q850463 | Ética na Administração Pública, Introdução, Prefeitura de Massaranduba SC Médico Clínico Geral, FURB, 2020

Em relação à ética, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- A ética é um produto histórico-cultural.

II- A ética é a consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.

III- A ética turba a consciência humana.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q833901 | Técnicas de Vendas e Negociação, Qualidade no Atendimento ao Público, Assistente Administrativo, FURB, 2021

Considere as afirmativas relacionadas à qualidade no atendimento e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) É possível se falar em atendimento de qualidade, a partir do momento em que se sabe o que o outro quer com detalhes técnicos. ( ) A qualidade no atendimento está diretamente relacionada à forma como o profissional se comunica com o seu público. ( ) Na qualidade do atendimento, não há limite entre o que o cliente quer e o que se deve fazer.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q852382 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Prefeitura de Massaranduba SC Contador, FURB, 2020

O edifício sede da Fundação Municipal de Cultura, destinado a serviço e estabelecimento de parte da administração municipal indireta, é classificado como bem público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q840511 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

No que diz respeito à Perda Auditiva Unilateral (PAUn), analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A localização da fonte sonora é uma das principais queixas relatadas pelos indivíduos com PAUn. II- Longos períodos de privação sensorial, seja ela parcial ou completa, gerada pela não utilização da prótese auditiva na orelha com privação sensorial, podem ocasionar o fenômeno conhecido como privação auditiva. III- Indivíduos com PAUn podem descontinuar o uso da prótese auditiva, devido à falta de benefício ou desconforto gerado pela amplificação sonora.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q857832 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

O governo federal entregou nesta terça-feira (5) ao Congresso a Proposta de Emenda ___ Constituição (PEC) do Pacto Federativo. O projeto pretende extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior ___ 10% da receita total. A medida afetaria até 1.254 cidades brasileiras, que, segundo a iniciativa, seriam incorporadas pelo município vizinho com melhor índice de sustentabilidade financeira, ___ partir de 2025.

Dos 295 municípios catarinenses, 106 possuem menos de 5 mil habitantes. Na região do Vale do Itajaí, de acordo com estimativa deste ano do IBGE, atualmente há 11 cidades com população inferior ao limite estabelecido na PEC: Atalanta, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, José Boiteux, Mirim Doce, Presidente Nereu, São José do Itaperiú, Vitor Meireles e Witmarsum. [...]

Disponível em: https://ocp.news/politica/onze-municipios-do-vale-do-itajai-podem-deixar-de-existir-com-proposta-do-governo-federal. Acesso em: 08 fev. 2020. [adaptado]

A palavra destacada em “...segundo a iniciativa...”, pode ser substituída, corretamente e sem alteração de sentido, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q843051 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Massaranduba SC Assistente Social, FURB, 2020

A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista e, para Iamamoto (2001), “expressa, portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais”. Isso posto, tais desigualdades se constituem como expressões da questão social na medida em que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q845915 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Analise as alternativas abaixo e identifique a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.