Questões de Concursos: FURB

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: FURB. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q853117 | Português, Interpretação de Textos, Contador, FURB, 2020

A questão se refere ao trecho da notícia abaixo: 

Doutor Pedrinho está ___ 120 quilômetros da agitada Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Demérito? Longe disso. A cidade de apenas 4 mil habitantes, fundada ___ três décadas, tem uma opção de lazer que vai além das euforias encaloradas do verão ____ beira do mar: a cachoeira Véu de Noiva. [...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cachoeira-em-doutor-pedrinho-e-opcao-para-os-dias-quentes-de-verao-no-vale-do-itajai. Acesso em: 02 jan. 2019. [modificado]

É um antônimo de “euforia”:

52 Q841728 | Secretariado, Princípios da Redação Oficial, Prefeitura de Massaranduba SC Secretário Executivo, FURB, 2020

Acerca da análise SWOT, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- A análise SWOT tem como sigla o acrônimo das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, que, correta e respectivamente, significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

II- A análise SWOT é uma ferramenta de verificação objetiva, extensa, complexa e profunda.

III- A análise SWOT é uma verificação definitiva, que permite aplicar as tarefas a serem executadas, para chegar aos objetivos requeridos.

É correto o que se afirma em:

53 Q844871 | Engenharia Química, Cinética Química, FURB SC SC Químico, FURB, 2020

Uma análise para quantificação de um determinado composto, via HPLC, possui um programa de análise com duração de 2 horas e 18 minutos e opera a um fluxo de fase móvel de 60 mL h-1 . Isso posto, o volume total da fase móvel utilizada em uma análise será:

54 Q846844 | Farmácia, Farmacologia, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Farmacêutico, FURB, 2020

Qual o significado de janela terapêutica estreita?

55 Q852296 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Massaranduba SC Contador, FURB, 2020

No setor público, há a ocorrência de ingressos extraorçamentários de recursos financeiros de caráter temporário, sendo que, nesses casos, o Estado é mero agente depositário. Ao encontro disso, são considerados exemplos de ingressos extraorçamentários:

56 Q851399 | Geografia, Geografia Física, Contador, FURB, 2020

Os colhedores de flores do Brasil tornaram-se Patrimônio Agrícola Mundial. O registro, criado em 2002, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), distingue lugares onde a produção tradicional trabalha em prol da segurança alimentar das comunidades, respeitando a biodiversidade e a vida selvagem. A FAO reconheceu, em 12/3/2020, o sistema de colheita de flores "sempre-vivas", como "um engenhoso sistema de patrimônio agrícola mundial". Esta foi a primeira vez que a agência das Nações Unidas distinguiu o Brasil. Já houve reconhecimento de registro de patrimônio agrícola mundial em 22 países. Isso posto, o reconhecido sistema de colheita de flores "sempre-vivas" está em:

57 Q841824 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Técnico de Enfermagem, FURB, 2020

As crianças são frequentemente acometidas por doenças respiratórias e gastrointestinais. Sendo assim, o profissional de saúde deve conseguir identificar sinais de maior gravidade dessas doenças, a fim de prevenir, entre outros, a desidratação (BRASIL, 2012). É importante que os profissionais de saúde saibam também reconhecer sinais de desidratação, tais como:

I- Olhos fundos e ausência de lágrimas quando chora.

II- Afundamento da moleira.

III- Boca e línguas secas, diminuição da quantidade de urina.

IV- Sibilos e afagia.

V- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento.

É correto o que se afirma em:

58 Q858780 | Português, Ortografia, Contador, FURB, 2020

A questão se refere ao trecho da notícia abaixo: 

Sai Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, entra Associação dos Municípios do Vale Europeu. A mudança de nome, que já vinha sendo especulada nos bastidores, foi aprovada em assembleia da entidade na última semana. Uma campanha explicando o novo posicionamento institucional deve ser lançada em breve.

A alteração ocorre por dois motivos principais: primeiro, o termo Vale Europeu está mais alinhado a estratégias conjuntas de promoção do turismo regional. Segundo porque a nomenclatura anterior citava Itajaí, município que pertence a outra associação, o que provocava alguma confusão.

A ainda Ammvi engloba 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. [...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pedro-machado/associacao-dos-municipios-do-medio-vale-vai-mudar-de-nome. Acesso em: 18 fev. 2020. [adaptado]

A exemplo de “pertence”, escrito corretamente com C, assinale a alternativa cuja lacuna também deve ser preenchida com C:

59 Q833648 | Administração Pública, Administração Pública em Sentido subjetivo e objetivo, FURB SC SC Auxiliar de Serviços Administrativos, FURB, 2021

Em relação às funções administrativas, avalie as seguintes afirmações:
I- O controle consiste na operacionalização do trabalho manual a ser realizado.
II- As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle.
III- As funções administrativas são a base de atuação do administrador nas organizações.
É correto o que se afirma em:

60 Q708767 | Direito Civil, Advogado, Prefeitura de Timbó SC, FURB

Texto associado.


Analise as afirmativas referentes ao direito de propriedade e identifique a(s) correta(s): 
I- A propriedade é considerada um direito fundamental pela Constituição da República e, ressalvada sua função social relacionada à proteção ao meio ambiente, não encontra limites na legislação atual. 
II- A usucapião é modo originário de aquisição da propriedade, mediante o exercício da posse pacífica e contínua, durante certo período de tempo previsto em lei. 
III- Sendo a propriedade um direito real, a renúncia não é considerada uma forma de perdê-la. 
IV- Toda construção ou plantação existente em um terreno presume-se feita pelo proprietário e à sua custa, até que se prove o contrário. 
Assinale a alternativa correta: 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.