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Questões de Concursos FURB

Resolva questões de FURB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q887984 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O cuidador, muitas vezes mais que o professor, tende a ter um contato de proximidade com o aluno que pode expressar seus sentimentos e necessidades de formas verbais e não verbais. Esse profissional pode identificar sinais passados pelo aluno para melhorar sua estada na escola. Esse estreitamento de relação gera aproximação e pode trazer conflitos semelhantes aos que cuidadores familiares atravessam, pois essa relação ultrapassa a realização de um serviço remunerado, uma vez que esse trabalho é permeado de humanização.
Fonte: Batista, J.F.; Penha, M.R. Cuidador de Aluno no Ambiente Escolar por uma Formação Ontológica. Porto Velho: Ed. das autoras, RO, 2021.

Assinale a alternativa que está de acordo com o excerto apresentado:
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722Q1022214 | Inglês, Preposições Prepositions, Professor de Inglês, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Texto associado.
Read the excerpt of the book entitled 'The Other Tongue: English across cultures' written by Joshua A. Fishman, published in 1992:


Sociology of English as an Additional Language


The ongoing nativization of non-native Englishes in various parts of the world proceeds within the penumbra of a rather stable and widespread image of English. This image is itself both influenced by and, in turn, contributory to an international sociolinguistic balance of power that characterizes the latter part of the twentieth century. This balance of power rests solidly on three realities: (1) not only is English increasingly associated with technological modernity and power, but this association is now being fostered by non-English mother-tongue interests; (2) English is both functionally fostered and regulated by local political authorities; and (3) indigenous "preferred languages" are complementary fostered and regulated by these same authorities.


Not only is English still spreading, but it is even being spread by non-English mother-tongue interests.


The world has previously witnessed the spread of languages of empire, the diffusion of lingua francas, and the growth of international languages. In most respects, therefore, the continued spread of English for international and intranational purposes is not novel in the annals of world history—or, if it is novel, it is so primarily in a quantitative sense, in terms of scale, rate, and degree, rather than in any qualitative sense or in terms of kind. If there is something qualitatively new under the sun in conjunction with the spread of English inthe non-English mother-tongue world, it is merely that the spread has reached such an order of magnitude that it is now significantly fostered by the non- English mother-tongue world, rather than being predominantly de- pendent on resources, efforts, or personnel of the English mother -

tongue world (Conrad and Fishman 1977). Whether we monitor the veritable army of English-speaking econo-technical specialists, advisors, and representatives, or whether we examine the diffusion of English publications, films, radio and television programs, literacy programs and educational opportunities, it is becoming increasingly clear that non-English mother-tongue countries are significantly active in each of these connections. Nor is their involvement merely that of Third World recipients of Western largesse. True, Third World nations are themselves fostering massive efforts via and on behalf of English. On the other hand, however, equally massive programs via English are being conducted by the Soviet Union, the Arab world, and mainland China-world powers that have their own well-developed standard languages and that normally oppose various political, philosophical, and economic goals of the English mother-tongue world.


Source: FISHMAN, Joshua A. Sociology of English as an additional language. The other tongue: English across cultures, v. 2, p. 19-26, 1992.
Which statement about the use of prepositions in relation to support or causation is accurate according to the text?
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723Q1058590 | Português, Crase, Médico Infectologista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

As assertivas a seguir apresentam usos de crase. Esses usos dependem do contexto e da regência das palavras. Analise, nas palavras destacadas, se o uso ou não do acento grave (crase) está correto:

I. Maria, não me refiro à você, mas Joaquim, que leu o livro e não gostou.
II. Àquela situação de racismo, daria devida importância e acionaria a justiça.
III. Ela tem alergia à alguma substância desse medicamento, por isso está toda vermelha.
IV. Chegamos Camboriú logo cedo para não perder nada do evento.

É correto o que se apresenta em:

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725Q874087 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

O tratamento de esgotos tem como finalidade alcançar a salubridade ambiental mediante alguns objetivos. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, assinale a alternativa correta:
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726Q874094 | Segurança e Saúde no Trabalho, NBR 9191, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Existe uma normativa da ABNT (NBR 9191/2002) que regulamenta o uso das sacolas plásticas para uso domiciliares. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir:

I. Podem apresentar qualquer cor, exceto branca.
II. Devem apresentar solda contínua, homogênea e uniforme, proporcionando uma perfeita vedação e não permitindo a perda de conteúdo durante o manuseio.
III. Os sacos plásticos não apresentam dimensões padronizadas por legislação.

É correto o que se afirma em:
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727Q1019782 | Alemão, Aspectos Linguísticos Sprachliche Aspekte, Língua Estrangeira Alemão, SEDSC, FURB, 2024

"Nimmt man eine Sprache nicht ais abgeschlossenes System, sondem ais historischen Gegenstand, d.h. ais eine Weise der Verstãndigung, die an die Koordinaten einer bestimmten Sprachgemeinschaft gebunden ist, so weist sie Variation entlang einer Menge von Dimensionen auf."
Lehmann, Christian. "Varietãten." Grundbegriffe der Linguistik. Verfügbar unter: https://www.christianlehmann.eu/ling/elements/?open=varietaeten.inc. Zugriff am 17. Juli 2024.
( ... ) l will wieder ham,
fühl mi do so allan.
l brauch ka grorβe Welt,
i will ham nach Fürstenfeld! (...)

Fürstenfeld Lyrics." JioSaavn. Verfügbar unter: https://www.jiosaavn.com/lyrics/f%C3%BCrstenfeld-lyrics/RUUZbit7Qnk . Zugriff am 17. Juli 2024.

Die Variation im Text des Liedes "Fürstenfeld" von der Musikgruppe S.T.S. ist:
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728Q912042 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista de Caminhão, Prefeitura de Schroeder SC, FURB, 2023

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a ultrapassagem de outro veículo em movimento deve ser feita pela/pelo:
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729Q887988 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Durante o uso do banheiro:
I. Ao utilizar o vaso sanitário, é importante reforçar a importância do silêncio nesse momento para que faça escuta ativa de seu próprio corpo, especialmente às crianças, pois algumas podem necessitar desse exercício para se concentrar e fazer as necessidades.
PORTANTO

II. Após o uso, é importante verificar as dependências do banheiro, observando se não foi esquecido algo como vaso sem dar descarga, torneira aberta, papel no chão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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730Q913612 | Informática, Microsoft PowerPoint 2016 e 365, Auxiliar em Assuntos de Informática, FURB SC, FURB, 2023

O Microsoft PowerPoint, no pacote Office 365, é uma ferramenta de criação de apresentações que oferece vários recursos e funcionalidades para ajudar a criar slides. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( )A funcionalidade "temas de design" é um conjunto de recursos para criar apresentações de slides personalizadas com base em um tema predefinido.
( )O SmartArt é usado para criar gráficos e diagramas dentro de slides sem a necessidade de ferramentas externas.
( )Macros de Design são recursos do VBA (Visual Basic for Applications ) usados para automatizar tarefas e interações específicas em uma apresentação, podendo ser utilizados com o gravador de macros para facilitar e abstrair a escrita de código.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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731Q882175 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Trabalho, Técnico de Meio Ambiente, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

"Alguns diziam que tinham recebido um adiantamento, mas nunca tiveram pagamento do que foi prometido. Em contrapartida, tinham essa indicação: 'vai lá e compra no mercadinho que te vende fiado', e esse mercadinho praticava preços elevados. Foi identificado um saco de feijão a R$ 22,00. O empregado ficava sempre devendo e não conseguia sair sem pagar a conta, não recebia o salário e ficava essa situação, de ficar preso no local por conta da dívida. Isso foi uma das coisas que caracterizou o trabalho escravo, além dessa história das agressões".

O trecho apresentado refere-se à operação realizada por Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério do Trabalho e Emprego MTE e Polícia Federal (PF), no início do ano de 2023, nas vinícolas do Rio Grande do Sul. Ao encontro dessa temática, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O flagrante na serra gaúcha é um caso isolado. (__)Em comum nesses grupos tornados "escravos modernos", está o desconhecimento dos seus direitos trabalhistas. (__)A redução orçamentária para o combate ao trabalho escravo é diretamente relacionada à piora do quadro de escravidão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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732Q1058563 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra que, Arquiteto, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

'Aperiferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maior metrópole da América do Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.


Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".


"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, a periferia nunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.


A pesquisa avaliou os hábitos de leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís , Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "quem e o que lê".


Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulheres têm um papel fundamental nas periferias, não só nas questões do dia a dia, no trato com a própria família , com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quanto também com a literatura clássica", contou.


Representatividade


Para a coordenadora, a diversidade de leitura da população periférica — que inclui mangás , clássicos, autores negros e indígenas — mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta a importância da representatividade e de uma curadoria coletiva.


"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muito além da sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)


Leia o excerto a seguir e analise as assertivas:


"Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou 'nenhum preconceito impedir de acessar a literatura'".

I.O pronome relativo "que" tem como referente "comunidade", podendo ser substituído por "a qual" sem prejuízo na coesão e no sentido do texto.

II.O pronome relativo "que" pode ter dois referentes, sendo eles "coordenadora" e "comunidade". Cabe à pessoa que lê o texto decidir qual referente deixa o texto mais claro.

III.O pronome relativo "que" introduz uma explicação, qualificando a comunidade.

IV.O pronome relativo "que" introduz uma oração restritiva, ou seja, tem-se apenas uma comunidade e essa não deixou o preconceito impedir o acesso àiteratura.

É correto o que se afirma em:

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733Q1074439 | Noções de Informática, Hardware, Digitador, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

O teclado numérico é um componente essencial para digitação eficiente de números. Sobre suas características e utilização, é correto afirmar que:
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734Q1022219 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Understanding the structure and order of elements in a sentence is crucial for clear communication, especially in complex sentences. Word order affects meaning, clarity, and emphasis, which is why it's important to recognize how sentences are put together. Which of the following sentences is correctly structured?
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735Q912912 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações Gravíssimas, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Ainda no que se refere ao exemplo de Carlos, que estava dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação, portanto, cometendo uma infração gravíssima de trânsito, segundo a Lei n° 9.503/97. Ele além penalidade, também estará sujeito a uma medida administrativa. Marque a alternativa CORRETA que se correlaciona à essa medida.
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736Q910109 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona conceitos a características do Microsoft Word 365:

Primeira coluna: conceito

1. Controlar alterações

2. Inspetor de documento

3. Estilos

4. Referência cruzada

Segunda coluna: descrição

(__) São conjuntos reutilizáveis de opções de formatação que você pode aplicar ao texto.

(__)Quando você estiver trabalhando em um documento com outras pessoas ou você mesmo estiver editando um documento, ative esta opção para ver cada mudança.

(__)É um recurso do Microsoft Word que permite checar características importantes, como se o texto está acessível para pessoas com deficiência.

(__)Permite criar vínculos com outras partes do mesmo documento.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

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737Q910113 | Informática, Internet, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas aos conceitos de armazenamento de arquivos em nuvem; formulários eletrônicos; sites de busca e pesquisa na Internet; e arquivos e pastas em ambientes compartilhados. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem. As permissões de compartilhamento de um arquivo são: Leitor, Comentador, Editor.

(__)Google Forms é um aplicativo de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google. Os usuários podem usar o Google Forms para pesquisar e coletar informações sobre outras pessoas e também podem ser usados para questionários e formulários de registro.

(__)São exemplos de sites de pesquisa voltados para pesquisa científica: Google Scholar, World Wide Science e SciELO.

(__)No Windows 10, para compartilhar uma pasta, é necessário definir as permissões de compartilhamento, que são constituídas pelos nomes de grupo ou de usuário que terão acesso e quais permissões de acesso serão atribuídas. As permissões de acesso disponíveis para configuração são respectivamente: Controle Total, Alteração, Leitura, Gravar e Permissões especiais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

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738Q901666 | Geologia, Hidrogeologia, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Com relação aos fatores de contaminação dos aquíferos, é correto afirmar que:
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739Q912930 | Arquivologia, Morfologia, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os sons das plantas feridas

Tomates cortados emitem sons em frequência mais alta que a dos submetidos à seca

Quando estressadas, por exemplo, pela falta de água, as plantas apresentam alterações na cor, no cheiro e na forma. Podem também liberar compostos orgânicos voláteis. Ou ainda emitir sons ultrassônicos, na frequência de 20 a 150 quilohertz (kHz).

Embora não sejam captados pelos seres humanos, esses sons poderiam alcançar outras plantas ou insetos, de acordo com experimentos com plantas de tomate e de tabaco feitos por equipes das universidades de Tel-Aviv, em Israel, e Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores criaram quatro grupos - plantas de tomate estressadas pela seca, de tomate com o caule cortado, de tabaco estressadas pela seca e de tabaco também com o caule cortado -, comparados a um grupo-controle (isto é, de plantas saudáveis), e colocaram microfones próximo a elas.

As frequências dos sons de cada grupo se mostraram proporcionais aos níveis de lesões e diferenciaram os grupos. As plantas secas de tomate e tabaco emitiram sons com frequência média máxima de 49,6 kHz e 54,8 kHz, respectivamente. Já nas plantas cortadas, a frequência média máxima foi de 57,3 kHz e 57,8 kHz. Os pesquisadores também gravaram sons de trigo, milho, videira e cactos (Cell, 30 de março).

Retirado e adaptado de: WEBER, Jean. Os sons das plantas feridas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-sons-das-plantas-feridas/ Acesso em: 12 maio, 2023.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classe gramatical, entre parênteses, das palavras destacadas na sentença:
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740Q864038 | Odontologia, Assistente de Consultório Dentário, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

Quando se fala em proteção do complexo dentino-pulpar, podemos refletir sobre o que devemos proteger. Assinale a alternativa que apresenta o agressor mais comum da polpa dentária: 
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