Início

Questões de Concursos FUVEST

Resolva questões de FUVEST comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q25136 | História, Vestibular USP, USP, FUVEST

A exploração da mão de obra escrava, o tráfico negreiro e o imperialismo criaram conflitivas e duradouras relações de aproximação entre os continentes africano e europeu. Muitos países da África, mesmo depois de terem se tornado independentes, continuaram usando a língua dos colonizadores. O português, por exemplo, é língua oficial de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q932271 | Matemática, Polinômios, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, 2018

Considere a função polinomial ƒ: ? ? ? definida por 
ƒ(x) : ax2 + bx + c 
em que a , b, c ? ? e ?a ? 0. No plano cartesiano xy ,a única intersecção da reta y = 2 com o gráfico de ƒ é o ponto (2; 2) e a intersecção da reta x = 0 com o gráfico de ƒ é o ponto (0; -6). O valor de a + b + c é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q25134 | História, Vestibular USP, USP, FUVEST

O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.

Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego.
Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.

De acordo com o texto, na Antiguidade, uma das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q266054 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No "Manifesto Antropófago", lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: "Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem."

Essas passagens expressam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q265952 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Quando os Holandeses passaram à ofensiva na sua Guerra dos Oitenta Anos pela independência contra a Espanha, no fim do século XVI, foi contra as possessões coloniais portuguesas, mais do que contra as espanholas, que os seus ataques mais fortes e mais persistentes se dirigiram. Uma vez que as possessões ibéricas estavam espalhadas por todo o mundo, a luta subsequente foi travada em quatro continentes e em sete mares e esta luta seiscentista merece muito mais ser chamada a Primeira Guerra Mundial do que o holocausto de 1914-1918, a que geralmente se atribui essa honra duvidosa. Como é evidente, as baixas provocadas pelo conflito ibero-holandês foram em muito menor escala, mas a população mundial era muito menor nessa altura e a luta indubitavelmente mundial.

Charles Boxer, O império marítimo português, 1415-1825. Lisboa: Edições 70, s.d., p.115.
Podem-se citar, como episódios centrais dessa •luta seiscentista?, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q266225 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

No início do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das Brigadas Mata-Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e a remodelação da região portuária e do centro da cidade geraram insatisfações entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:
"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte." Considerando esse contexto histórico e as formas de transmissão e prevenção dessas doenças, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q265782 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 77 a 79

A questão racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo. Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais, mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente. Esse é o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.

Octavio Ianni. Dialética das relações sociais. Estudos avançados, n. 50, 2004.

Conforme o texto, na questão racial, o funcionamento da sociedade dá-se a ver de modo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q933038 | Matemática, Probabilidade, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Em uma urna, há bolas amarelas, brancas e vermelhas. Sabe-se que:
I. A probabilidade de retirar uma bola vermelha dessa urna é o dobro da probabilidade de retirar uma bola amarela.
 II. Se forem retiradas 4 bolas amarelas dessa urna, a probabilidade de retirar uma bola vermelha passa a ser 1/2. 
III. Se forem retiradas 12 bolas vermelhas dessa urna, a probabilidade de retirar uma bola branca passa a ser 1/2.
A quantidade de bolas brancas na urna é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q266467 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

I. A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II.A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q265899 | Matemática, Vestibular, USP, FUVEST

Cada uma das cinco listas dadas é a relação de notas obtidas por seis alunos de uma turma em uma certa prova. Assinale a única lista na qual a média das notas é maior do que a mediana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q25123 | Biologia, Vestibular USP, USP, FUVEST

A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q265630 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q265920 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

(...) É uma bela moça, mas uma bruta... Não há ali mais poesia, nem mais sensibilidade, nem mesmo mais beleza do que numa linda vaca turina. Merece o seu nome de Ana Vaqueira. Trabalha bem, digere bem, concebe bem. Para isso a fez a Natureza, assim sã e rija; e ela cumpre. O marido todavia não parece contente, porque a desanca. Também é um belo bruto... Não, meu filho, a serra é maravilhosa e muito grato lhe estou... Mas temos aqui a fêmea em toda a sua animalidade e o macho em todo o seu egoísmo...

Eça de Queirós, A cidade e as serras.

Neste excerto, o julgamento expresso por Jacinto, ao falar de um casal que o serve em sua quinta de Tormes, manifesta um ponto de vista semelhante ao do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q265526 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Na história evolutiva dos metazoários, o processo digestivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q266357 | Química, Vestibular, USP, FUVEST

Um sólido branco apresenta as seguintes propriedades:

I. É solúvel em água.
II.Sua solução aquosa é condutora de corrente elétrica.
III. Quando puro, o sólido não conduz corrente elétrica.
IV. Quando fundido, o líquido puro resultante não conduz corrente elétrica.

Considerando essas informações, o sólido em questão pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q932472 | Raciocínio Lógico, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Dentre os candidatos que fizeram provas de matemática, português e inglês num concurso, 20 obtiveram nota mínima para aprovação nas três disciplinas. Além disso, sabe-se que:
I. 14 não obtiveram nota mínima em matemática; 
II. 16 não obtiveram nota mínima em português;
III. 12 não obtiveram nota mínima em inglês; 
IV. 5 não obtiveram nota mínima em matemática e em português; 
V. 3 não obtiveram nota mínima em matemática e em inglês; 
VI. 7 não obtiveram nota mínima em português e em inglês e 
VII. 2 não obtiveram nota mínima em português, matemática e inglês.
A quantidade de candidatos que participaram do concurso foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q266489 | Inglês, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 36 e 37

Two in every three people on the planet–some 4 billion in total–are "excluded from the rule of law." In many cases, this begins with the lack of official recognition of their birth: around 40% of the developing world?s five-yearold children are not registered as even existing.
Later, people will find that the home they live in, the land they farm, or the business that they start, is not protected by legally enforceable property rights. Even in the rare cases when they can afford to go to court, the service is poor. India, for example, has only 11 judges for every 1million people.
These alarming statistics are contained in a report from a commission on the legal empowerment of the poor, released on June 3rd at the United Nations. It argues that not only are such statistics evidence of grave injustice, they also reflect one of the main reasons why so much of humanity remains mired in poverty. Because they are outside the rule of law, the vast majority of poor people are obliged to work (if they work at all) in the informal economy, which is less productive than the formal, legal part of the economy.

The Economist, June 7th 2008.

O relatório citado no texto observa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q265700 | Inglês, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 38 a 40

In 1993, the dawn of the Internet age, the liberating anonymity of the online world was captured in a wellknown New Yorker cartoon. One dog, sitting at a computer, tells another: "On the Internet, nobody knows you?re a dog." Fifteen years later, that anonymity is gone. 

Technology companies have long used "cookies," little bits of tracking software slipped onto your computer, and other means, to record the Web sites you visit, the ads you click on, even the words you enter in search engines – information that some hold onto forever. They?re not telling you they?re doing it, and they?re not asking permission. Internet service providers (I.S.P.?s) are now getting into the act. Because they control your connection, they can keep track of everything you do online, and there have been reports that I.S.P.?s may have started to sell the information they collect.
The driving force behind this prying is commerce. The big growth area in online advertising right now is "behavioral targeting." Web sites can charge a premium if they are able to tell the maker of an expensive sports car that its ads will appear on Web pages clicked on by upperincome, middle-aged men.
The New York Times, April 5th 2008.
ISP = Provedores de serviço de internet.

De acordo com o texto, a evolução da internet nos últimos quinze anos permite concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q932770 | Geografia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia; e tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis; sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. (...) E, mal vagava uma das casinhas, ou um quarto, um canto onde coubesse um colchão, surgia uma nuvem de pretendentes a disputá-los. E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar.                                                                                                                       Aluísio Azevedo, O cortiço.
Nas cidades brasileiras, particularmente no último quartel do século XIX, novas formas urbanas são constituídas, como os cortiços e as favelas. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q932698 | Português, Interpretação de Textos, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, 2018

Texto associado.
I. Surge então a pergunta: se a fantasia funciona como realidade; se não conseguimos agir senão mutilando o nosso eu; se o que há de mais profundo em nós é no fim de contas a opinião dos outros; se estamos condenados a não atingir o que nos parece realmente valioso –, qual a diferença entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado? O autor passou a vida a ilustrar esta pergunta, que é modulada de maneira exemplar no primeiro e mais conhecido dos seus grandes romances de maturidade.
 II. É preciso todavia lembrar que essa ligação com o problema geográfico e social só adquire significado pleno, isto é, só atua sobre o leitor, graças à elevada qualidade artística do livro. O seu autor soube transpor o ritmo mesológico para a própria estrutura da narrativa, mobilizando recursos que a fazem parecer movida pela mesma fatalidade sem saída. (...) Da consciência mortiça da personagem podem emergir ostranses periódicos em que se estorce o homem esmagado pela paisagem e pelos outros homens. 
Nos fragmentos I e II, aqui adaptados, o crítico Antonio Candido avalia duas obras literárias, que são, respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.