Início

Questões de Concursos FUVEST

Resolva questões de FUVEST comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q265543 | Inglês, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 38 a 40
 In 1993, the dawn of the Internet age, the liberating anonymity of the online world was captured in a wellknown New Yorker cartoon. One dog, sitting at a computer, tells another: "On the Internet, nobody knows you?re a dog." Fifteen years later, that anonymity is gone.
Technology companies have long used "cookies," little bits of tracking software slipped onto your computer, and other means, to record the Web sites you visit, the ads you click on, even the words you enter in search engines – information that some hold onto forever. They?re not telling you they?re doing it, and they?re not asking permission. Internet service providers (I.S.P.?s) are now getting into the act. Because they control your connection, they can keep track of everything you do online, and there have been reports that I.S.P.?s may have started to sell the information they collect.
The driving force behind this prying is commerce. The big growth area in online advertising right now is "behavioral targeting." Web sites can charge a premium if they are able to tell the maker of an expensive sports car that its ads will appear on Web pages clicked on by upperincome, middle-aged men.
The New York Times, April 5th 2008.
ISP = Provedores de serviço de internet.

As personagens dos quadrinhos, mencionadas no texto, se vangloriam de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q265923 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue.
A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q931526 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
CAPÍTULO LIII
.......

                    Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda
        ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha
        vida, no meu pensamento; — era o que dizia, e era verdade.
                    Há umas plantas que nascem e crescem depressa;
5      outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas;
        brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco,
        era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.
        Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse
        crescimento. Lembrame, sim, que, em certa noite, abotoou
10   se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo
       que ela me deu, trêmula, — coitadinha, — trêmula de medo,
       porque era ao portão da chácara. Uniunos esse beijo único,
       — breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de
       uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres
15  que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em
       alegria, — uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio
       de uma paixão sem freio, — vida de agitações, de cóleras, de
       desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de
       sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo
20   mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do
       resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele
       prólogo.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
 Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a             
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q266076 | História, Vestibular, USP, FUVEST

O rico patrimônio histórico-arquitetônico da cidade de São Luiz do Paraitinga, parcialmente destruído pelas chuvas no início de 2010, associa-se a um fausto vivido pelo Vale do Paraíba, no passado, entre final do século XIX e início do século XX, proporcionado pela cultura do café.

Considere as seguintes afirmações sobre o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
I. A pecuária leiteira, que se desenvolveu no Vale, a partir da crise do café, é, ainda hoje, uma atividade econômica praticada na região.
II. Essa região abriga as maiores hidrelétricas do Estado, responsáveis pelo fornecimento de energia para a Região Metropolitana de São Paulo.
III. O relevo de Mares de Morros marca a paisagem dessa região, estendendo-se, também, para outros estados brasileiros.
IV. A industrialização dessa região foi favorecida por sua localização, entre as duas maiores cidades brasileiras, bem como por sua acessibilidade Rodoviária.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q932908 | Física, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, 2018

Texto associado.
Em uma garrafa térmica, são colocados 200 g de água à temperatura de 30° C e uma pedra de gelo de 50 g, à temperatura de –10 °C. Após o equilíbrio térmico, 
Note e adote: 
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
calor específico do gelo = 0,5 cal/g °C;
calor específico da água = 1,0 cal/g °C.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q265584 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

Serviços como o fotolog e o Orkut, tal qual outras (MSN e ICQ), não devem ser lidos como sintomas de um mundo que a velocidade da comunicação e as tecnologias digitais teriam tornado "pequeno". Ligar-se em rede e "estreitar" o mundo é uma escolha, algo como uma camada adicional de sociabilidade disponível somente para alguns, e que também, somente para alguns, faz sentido acionar. Maria Isabel Mendes de Almeida e Fernanda Eugênio (Orgs).
Culturas Jovens: novos mapas do afeto, 2006. Adaptado.

Considere o texto acima e as três afirmações:
I. As redes de comunicação propiciadas pela Internet têm a propriedade da conectividade e, ao mesmo tempo, são suscetíveis de funcionar como instrumentos de integração e exclusão.
II.A revolução tecnológica pode consolidar as desigualdades sociais e também aprofundá-las, produzindo um distanciamento cognitivo entre os que já convivem com ela e os que estão sem acesso a ela.
III. Nesse ambiente comunicacional, as fronteiras se relativizam e tem-se a possibilidade de adicionar, às noções de espaço e tempo tradicionais, uma nova noção de espaço: o ciberespaço.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q266314 | Física, Vestibular, USP, FUVEST

Uma geladeira é vendida em parcelas iguais, sem juros. Caso se queira adquirir o produto, pagando-se 3 ou 5 parcelas a menos, ainda sem juros, o valor de cada parcela deve ser acrescido de R$ 60,00 ou de R$ 125,00, respectivamente. Com base nessas informações, conclui-se que o valor de é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q931426 | Química, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
No preparo de certas massas culinárias, como pães, é comum adicionar se um fermento que, dependendo da receita, pode ser o químico, composto principalmente por hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3), ou o fermento biológico, formado por leveduras. Os fermentos adicionados, sob certas condições, são responsáveis pela produção de dióxido de carbono, o que auxilia a massa a crescer. 
Para explicar a produção de dióxido de carbono, as seguintes afirmações foram feitas. 
I. Tanto o fermento químico quanto o biológico reagem com os carboidratos presentes na massa culinária, sendo o dióxido de carbono um dos produtos dessa reação. 
II. O hidrogenocarbonato de sódio, presente no fermento químico, pode se decompor com o aquecimento, ocorrendo a formação de carbonato de sódio (Na2CO3), água e dióxido de carbono. 
III. As leveduras, que formam o fermento biológico, metabolizam os carboidratos presentes na massa culinária, produzindo, entre outras substâncias, o dióxido de carbono. 
IV. Para que ambos os fermentos produzam dióxido de carbono, é necessário que a massa culinária seja aquecida a temperaturas altas (cerca de 200  °C), alcançadas nos fornos domésticos e industriais.
Dessas afirmações, as que explicam corretamente a produção de dióxido de carbono pela adição de fermento à massa culinária são, apenas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q932989 | História, USP FUVEST Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, 2018

Texto associado.
É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas. 

Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol I, 1959, p.267.
Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q266429 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q266210 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

As afirmações abaixo referem-se a características do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos, samambaias, pinheiros e plantas com flores.
I. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide.
II. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha verdadeiros.
III. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual duração apresentam, também, rizoides, filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule não verdadeiros).
Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q931599 | Biologia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

0 Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestre.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q932842 | Biologia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e). O alelo dominante B é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo b, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante E determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo e impede a deposição de pigmento no pelo. 
Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q265840 | Português, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 37 e 38

Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:

Entrevistador: - O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso? 

Entrevistado: - Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. 

Veja, 15/06/2011.

Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusação referida na entrevista é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q932058 | Biologia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q932403 | Física, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
O ano de 2017 marca o trigésimo aniversário de um grave acidente de contaminação radioativa, ocorrido em Goiânia em 1987. Na ocasião, uma fonte radioativa, utilizada em um equipamento de radioterapia, foi retirada do prédio abandonado de um hospital e, posteriormente, aberta no ferro-velho para onde fora levada. O brilho azulado do pó de césio-137 fascinou o dono do ferrovelho, que compartilhou porções do material altamente radioativo com sua família e amigos, o que teve consequências trágicas. O tempo necessário para que metade da quantidade de césio-137 existente em uma fonte se transforme no elemento não radioativo bário-137 é trinta anos.
Em relação a 1987, a fração de césio-137, em %, que existirá na fonte radioativa 120 anos após o acidente, será, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q265960 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A escravidão na Roma antiga

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q931502 | Física, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Um objeto metálico, X, eletricamente isolado, tem carga negativa 5,0 x  10-12 C. Um segundo objeto metálico, Y, neutro, mantido em contato com a Terra, é aproximado do primeiro e ocorre uma faísca entre ambos, sem que eles se toquem. A duração da faísca é 0,5 s e sua intensidade é 10-11 A. No final desse processo, as cargas elétricas totais dos objetos X e Y são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q931496 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

Texto associado.
Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi 
a transição para a agricultura como o modo primordial de 
subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente 
o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos 
disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve 
um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a 
industrialização recente do sistema alimentar mundial 
resultou em uma outra transição nutricional, na qual as 
nações em desenvolvimento estão experimentando, 
simultaneamente, subnutrição e obesidade. 
George J. Armelagos, “Brain Evolution, the Determinates of Food Choice, 
                            and the Omnivore’s Dilemma”, Critical Reviews in Food 
                                                        Science and Nutrition, 2014. Adaptado.
A respeito dos resultados das transformações nos sistemas alimentares descritas pelo autor, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.