Questões de Concursos FUVEST

Resolva questões de FUVEST comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q265658 | Matemática, Vestibular, USP, FUVEST

Maria deve criar uma senha de 4 dígitos para sua conta bancária. Nessa senha, somente os algarismos 1,2,3,4,5,podem ser usados e um mesmo algarismo pode aparecer mais de uma vez. Contudo, supersticiosa, Maria não quer que sua senha contenha o número 13, isto é, o algarismo 1 seguido imediatamente pelo algarismo 3. De quantas maneiras distintas Maria pode escolher sua senha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q265664 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas. Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada. Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q265925 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A palavra "feudalismo" carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q266261 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 26 e 27

Leia esta notícia científica:
Há 1,5 milhão de anos, ancestrais do homem moderno deixaram pegadas quando atravessaram um campo lamacento nas proximidades do Ileret, no norte do Quênia. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu essas marcas recentemente e mostrou que elas são muito parecidas com as do "Homo sapiens": o arco do pé é alongado, os dedos são curtos, arqueados e alinhados. Também, o tamanho, a profundidade das pegadas e o espaçamento entre elas refletem a altura, o peso e o modo de caminhar atual. Anteriormente, houve outras descobertas arqueológicas, como, por exemplo, as feitas na Tanzânia, em 1978, que revelaram pegadas de 3,7 milhões de anos, mas com uma anatomia semelhante à de macacos. Os pesquisadores acreditam que as marcas recém-descobertas pertenceram ao "Homo erectus".
Revista FAPESP, nº 157, março de 2009. Adaptado.

No trecho "semelhante à de macacos", fica subentendida uma palavra já empregada na mesma frase.
Um recurso linguístico desse tipo também está presente no trecho assinalado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q266043 | Inglês, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 39 e 40

As everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don?t realize, however, is that your brain also stays in better shape when you exercise.
Surprised? Although the idea of exercising cognitive machinery by performing mentally demanding activities – popularly termed the "use it or lose it" hypothesis – is better known, a review of dozens of studies shows that maintaining a mental edge requires more than that. Other things you do – including participating in activities that make you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude – have a meaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age.
www.scientificamerican.com/article. Acessado em 06/07/2009. Adaptado.

Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q265997 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 80 a 82

Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa: — Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo? — Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.

R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.

Ao reproduzir um diálogo, o texto incorpora marcas de oralidade, tanto de ordem léxica, caso da palavra •garra?, quanto de ordem gramatical, como, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q266384 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 17 a 20

Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora
o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim. João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.

Em trecho anterior do mesmo conto, o narrador chama Sete-de-Ouros de "sábio". No excerto, a sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q266140 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

A lei 7678 de 1988 define que "vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura". Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode?se afirmar, corretamente, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q266490 | Literatura, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões de 12 a 14

Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.

João do Rio. A alma encantadora das ruas.

Em "nas cidades, nas aldeias, nos povoados" (linha 6), "hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia" (linhas 12 e 13) e "levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis" (linhas 13 e 14), ocorrem, respectivamente, os seguintes recursos expressivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q266373 | Química, Vestibular, USP, FUVEST

Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando?se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl, disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q266247 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Foi precisamente a divisão da economia mundial em múltiplas jurisdições políticas, competindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunidades de continuar a expandir o valor de seu capital, nos períodos de estagnação material generalizada da economia mundial.
Giovanni Arrighi, O longo século XX. Dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Edunesp, p.237, 1996.

Conforme o texto, uma das características mais marcantes da história da formação e desenvolvimento do sistema capitalista é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q265781 | Biologia, Vestibular, USP, FUVEST

Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.
www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/201Adaptado.

No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q266410 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Em três momentos importantes da história européia – Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 – nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos.

Trata-se do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q266015 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 "é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo".

E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.

A "ordem social" e as "ideias e credos" a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q932897 | Português, Morfologia, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, 2017

Texto associado.
Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição “para” nos seguintes trechos do poema:
I. “ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais”. 
II. “Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras”. 
III. “para o fim de tudo que foi grande”. 
IV. “para melhor servirnos”.
A preposição “para” introduz uma oração com ideia de finalidade apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q266455 | Português, Vestibular, USP, FUVEST

Texto associado.

Texto para as questões 51 e 52

RECEITA DE MULHER
As muito feias que me perdoem Mas beleza é fundamental. É preciso Que haja qualquer coisa de flor em tudo isso Qualquer coisa de dança, qualquer coisa de [haute couture*
Em tudo isso (ou então Que a mulher se socialize elegantemente em azul, [como na República Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível. É preciso Que tudo isso seja belo. É preciso que súbito Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas [pousada e que um rosto
Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no [terceiro minuto da aurora.
Vinicius de Moraes.
* "haute couture": alta costura.

Tendo em vista o contexto, o modo verbal predominante no excerto e a razão desse uso são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q266295 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q266478 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A população indígena brasileira aumentou 150% na década de 1990, passando de 294 mil pessoas para 734 mil, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento médio anual foi de 10,8%, quase seis vezes maior do que o da população brasileira em geral.
http://webradiobrasilindigena.wordpress.com, 21/11/2007.

A notícia acima apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q266073 | Física, Vestibular, USP, FUVEST

Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com aceleração constante vertical de módulo a > g, em relação ao solo, durante um intervalo de tempo ?t. Pode-se afirmar que, durante esse período, uma bola de futebol que se encontrava solta sobre uma poltrona desocupada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q265671 | Geografia, Vestibular, USP, FUVEST

A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial.
Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf. Acessado em junho/2011. Adaptado.
O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.