Questões de Concursos GANZAROLI

Resolva questões de GANZAROLI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q899332 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para Lev Vygostski (1988), na “brincadeira, a elaboração de contextos imaginários, a interação com os outros, objetos e humanos, a criação de regras faz com que o desenvolvimento da criança seja impulsionado”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q880909 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A Lei de Recursos Hídricos e Minerais do Estado de Goiás (Lei nº. 11.414/91) estabelece que as atribuições, a composição e o funcionamento dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Geologia e Recursos Minerais serão definidos por ato do Chefe do Poder Executivo, assegurada a participação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q883508 | Enfermagem, Medicação Endovenosa, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A infiltração é a administração de uma solução ou medicamento não vesicante no tecido circunvizinho. Ocorre quando a cânula endovenosa se desloca ou perfura a parede da veia. Nesse sentido, está incorreto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q909642 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O componente curricular “Educação Física”, visa desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o componente curricular “Educação Física”, por meio da articulação entre as unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, deverá garantir aos estudantes competências específicas durante todo o Ensino Fundamental, que por sua vez deverão estar alinhadas às competências da área de linguagens e às competências gerais. Nesse sentindo, analise as afirmativas abaixo sobre essas competências.

I - Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

II - Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de execução das práticas corporais, que atendam os próprios interesses, além de se envolver no processo de ampliação do acervo insipiente nesse campo.

III - Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

IV - Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

V - Usufruir das práticas corporais de forma isenta para despotencializar o envolvimento em contextos de lazer, reprimindo as redes de sociabilidade e promovendo a saúde.

VI - Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Em relação as competências acima, existem afirmativas corretas e afirmativas incorretas. Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q899300 | Nutrição, Gestão de Pessoas em Serviços de Alimentação, Nutricionista, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A relação interpessoal é descrita como um vínculo ou uma ligação entre dois ou mais indivíduos dentro de um contexto determinado. Sendo considerada a habilidade que um indivíduo tem de interagir com outros seres. Sobre os fatores que podem afetar as relações interpessoais é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q881950 | Informática, Extensão de Arquivo, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O Word trabalha com várias extensões de arquivos, dentre essas à extensão “pdf”. Assim, considerando as versões mais recentes do Word, sobre a extensão “pdf”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q881952 | Informática, Conceitos Básicos de Correio Eletrônico, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

As mensagens em um e-mail sempre chegam na caixa postal do destinatário, que fica no servidor. Mas também há outras pastas que armazenam as mensagens, cada uma com sua finalidade específica. Nesse sentido, a pasta Rascunho contém as mensagens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q909637 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O professor de Educação Física e/ou professor/treinador deverá obrigatoriamente, por questões de suas práticas, assimilar conhecimentos sobre o desenvolvimento das ações motoras, considerando que todo o trabalho pedagógico é dependente desses princípios, independentemente de qual modalidade a ser trabalhada na Educação Física na escola, como necessário e essencial para outras atividades que serão desenvolvidas nas aulas de Educação Física.

Para tal, de acordo com Meinel (1984), é importante considerar os seguintes aspectos em cada uma das idades escolares: primeira idade, segunda idade, puberdade e adolescência. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I - "fase da melhor capacidade de aprendizagem motora na infância". "A habilidade de concentração e a iniciativa na solução de tarefas de movimento esportivo é bem melhor que no começo da idade escolar". "[...] em geral, os movimentos infantis tornam-se mais convenientes, econômicos e objetivos. "(MEINEL, 1984).

II - "O brincar sem restrições está grandemente subordinado a restrições temporais." "[...) componentes do comportamento motor são a acessibilidade e as solicitações de rendimento esportivo e o desejo de rendimento." "(...] deve- se contar, em grau mais forte, com a flutuação da atenção e a capacidade de concentração para uma determinada tarefa, no início da escolaridade." (MEINEL, 1984).

III - "A fase da reestruturação de habilidades e destrezas motoras" "A primeira fase puberal não deve ser caracterizada como um "tempo de crise", com "manifestações de desmoronamento ou de dissolução" motora. Nas habilidades de coordenação, no entanto, deve- se levar em conta manifestações de estagnação ou diminuição das habilidades, que, mesmo assim, não atingem a todos os jovens; possuem um caráter passageiro e são individualmente expressadas de modo bem diferenciado". (MEINEL, 1984).

IV - "A fase da estabilização, da diferenciação específica do sexo e da crescente individualização". "As tendências de desenvolvimento motor principais desse período são a estabilização, a diferenciação expressa específica do sexo e a progressiva individualização." "É importante sobretudo, convidar os jovens para o exercício esportivo e o treinamento regular, além do esporte escolar obrigatório." (MEINEL, 1984).

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q899341 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A palavra “dislexia” vem do grego e significa “dificuldade com as palavras”. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as dificuldades encontradas nesse transtorno.

I. Dificuldade de leitura: leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço; a criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
II. Dificuldade de compreensão: pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
III. Dificuldade de ortografia: sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
IV. Dificuldade de escrita: podendo ser identificados raros erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização adequada de parágrafos; expressão escrita das ideias com clareza.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q909627 | História, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

No início do século XX, a região Sudeste de Goiás, incluindo a região da cidade de Cumari, experimentou um notável impulso econômico. Esse avanço pode ser atribuído principalmente pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q909629 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

No século XX, a Educação Física escolar sofreu, no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Assim, até o início da década de 70, a Educação Física sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica, de interesses militares e acompanhou as mudanças no próprio pensamento pedagógico. Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país, num segundo período, final da década de 70, início da década de 80, surgem novas abordagens e tendências na Educação Física Escolar. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas (PCN). Nesse sentido, marque a alternativa que consta somente as abordagens a partir do segundo período da Educação Física no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q883345 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Monitor de Esporte e Lazer, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O treinamento desportivo trata-se de um conjunto de exercícios físicos instruídos por um profissional. O treino é de longa duração e com complexidade mais intensa, com o objetivo de desafiar e melhorar o desenvolvimento do aluno. É preciso que essas atividades estejam interligadas e sejam executadas de maneira progressiva de acordo com os princípios da modalidade. Leia o conceito a seguir: “Entender que cada atleta possui uma carga genética individual e que as atividades precisam ser executadas de acordo com as características individuais também é um princípio importante no processo de treinamento desportivo”.

O texto faz referência a qual princípio do treinamento desportivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q899254 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

As drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular enquadram-se em cinco grandes grupos. Diante disso, relacione as colunas a seguir:

1 - Antiarrítmicos
2 - Vasodilatadores
3 - Cardiotônicos
4 - Anti-hipertensivos
5 - Vasoconstritores

( ) Atuam na insuficiência cardíaca, incapacidade ou dificuldade do coração de bombear sangue suficiente para todo o corpo, assim diminuição da PA Em casos de distúrbios do ritmo e frequência cardíaca, no qual a os átrios, são estimulados a contrair rapidamente e ou desorganizadamente;
( ) Indicados no tratamento ou prevenção das arritmias cardíacas, condução do impulso nervoso, atuam na anormalidade do ritmo cardíaco, corrigindo assim o ritmo cardíaco retorne a anormalidade.
( ) Regulam a pressão arterial, causando vasodilatação dos vasos sanguíneos e regulando o fluxo sanguíneo. Além de atuarem impedindo que angiotensina I, se transforme em angiotensina II, assim ocorrendo vasodilatação dos vasos sanguíneos.
( ) Causam dilatação das veias o artérias, aumentam seu calibre, aumentam o fluxo sanguíneo, quando vaso está comprometido a passagem de sangue. Atuam na musculatura cardíaca, promovendo relaxamento da musculatura, assim a vasodilatação e diminuição da resistência capilar.
( ) Atuam aumentando a Pressão Arterial, hipotensão e quando ocorre choque anafilático por meio da diminuição do lúmen do vaso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q899285 | Nutrição, Elaboração de Cardápios, Nutricionista, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O planejamento de cardápios deve obedecer a exigências nutritivas individuais, apresentar os alimentos de forma apetecível, mas sem prejudicar seu valor nutritivo. Deve também obedecer a critério econômico na escolha dos alimentos, observar regras tradicionais de preparo e a maneira de servir. Sobre o que precisa ser levado em consideração para atender a todos esses critérios nesse planejamento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q899290 | Nutrição, Lipídeos, Nutricionista, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Por sua boa capacidade de armazenamento e utilização como fonte de energia, esse nutriente auxilia na sobrevivência por semanas ou em alguns casos por meses. Alguns de seus depósitos podem ter função estrutural e auxiliar no isolamento térmico corporal. Essa descrição corresponde a que nutriente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q899329 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentindo, a definição abaixo refere-se a qual campo de experiência?
“É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q899334 | Pedagogia, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O problema de aprendizagem pode ser considerado como um sintoma, um sinal de descompensação. Assim, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem.

I. Fatores orgânicos: integridade anatômica e de funcionamento dos órgãos, funcionamento glandular, alimentação e condições de abrigo e conforto entre outros fatores.
II. Fatores específicos: refere-se a certos tipos de transtornos na área de adequação perceptivo-motora, em especial aqueles que aparecem no nível da aprendizagem da linguagem, sua articulação e sua leto-escrita, e se manifestam numa série de perturbações (exaltação da sequência percebida).
III. Fatores psicógenos: problema da aprendizagem pode surgir como uma reação neurótica à interdição da satisfação, seja pelo afastamento da realidade e pela excessiva satisfação na fantasia, seja pela fixação com a parada de crescimento na criança.
IV. Fatores ambientais: refere-se ao meio ambiente material do indivíduo, às possibilidades reais que o meio lhe fornece, à quantidade, à qualidade, frequência e abundância dos estímulos que constituem seu campo de aprendizagem habitual.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q883488 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A fim de visualizar e estudar a disposição estrutural dos vários órgãos, o corpo pode ser seccionado e diagramado de acordo com os três planos fundamentais de referência. Considerando os planos de referência, relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Plano sagital

2. Plano frontal (coronal)

3. Plano transversal


( ) também passa longitudinalmente e divide o corpo em partes anterior (frontal) e posterior (dorsal).

( ) se estende verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda. O mediano é o plano que passa longitudinalmente ao longo do plano mediano do corpo, dividindo-o igualmente em metades direita e esquerda.

( ) também chamados horizontais, dividem o corpo em partes superior e inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.