Questões de Concursos GANZAROLI

Resolva questões de GANZAROLI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q880911 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Assim, de acordo com o disposto na Lei de Educação Ambiental (Lei nº. 9.795/99), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q865027 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Considerando as atividades de cada etapa de controle realizadas pelo protocolo, associe as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. recebimento

2. registro

3. autuação

4. classificação

5. expedição/distribuição

6. controle/movimentação

( ) consiste basicamente em receber toda documentação que irá circular no órgão.

( ) o documento será analisado e, na maioria das vezes, no que se refere à esfera pública, transformado em processo.

( ) ler, identificar os dados básicos do documento e cadastrar em um sistema.

( ) separar os documentos de acordo com o destinatário.

( ) uma vez entregues nos setores destinatários, os documentos terão sua tramitação até serem resolvidos.

( ) entrega aos destinatários externos/internos à instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q899343 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Torres e Fernandez (2001), a palavra disgrafia deriva, etimologicamente, dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), constituindo uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre os sintomas da disgrafia.

I. Traçados muitos grossos ou finos.
II. Ritmo da escrita excessivamente rápida ou lenta.
III. Caligrafia inclinada.
IV. Letras juntas, sobrepostas ou ilegíveis.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q880913 | Informática, Microsoft Excel, Fiscal de Meio Ambiente I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

I)_________ é o nome usado para o arquivo do Excel. Para criar uma nova ____________, acesse o menu “Arquivo”, “Novo”, “_________ em branco”. II) __________ é cada aba dentro da Pasta de Trabalho. Muitas vezes também são chamadas de Aba ou de Guia. III) _________ é um grupo de dados contínuos e organizados em linhas e colunas, dentro de uma ________. Vai ter a quantidade de linhas e colunas que os dados estiverem ocupando. Dessa forma, dentro de uma _________, podemos ter várias __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q899346 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Freitas (2014, p. 131) define o TDAH como “uma síndrome ligada ao desenvolvimento neurobiológico que interfere diretamente no comportamento”, que desequilibra os mecanismos de atenção e memória, muito utilizados na aprendizagem. Diferentemente do TDA, a pessoa com TDAH apresenta, além da desatenção, sintomas de hiperatividade e/ou impulsividade. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre estratégias para o ensino aprendizagem.

I. Como o estudante com TDAH é facilmente distraído, uma das estratégias é colocá-lo nas fileiras da frente da classe, longe de janelas e conversas paralelas.
II. A pessoa com TDAH perde o foco facilmente com aquilo que não lhe interessa. Porém, há assuntos específicos que ele pode facilmente ficar imerso e a esse interesse damos o nome de hiperfoco. Descobrir o hiperfoco do estudante com TDAH e incorporá-lo, na medida do possível, ás aulas ministradas, é uma poderosa ferramenta de ensino aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q880908 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente I, Prefeitura de Cocalzinho de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

Com relação aos padrões de emissão e qualidade ambiental estabelecidos na Lei Complementar nº. 034/2014, que institui o Código Municipal do Meio Ambiente de Cocalzinho de Goiás, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q883485 | Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Agente Administrativo, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O correio eletrônico é um serviço digital que permite aos usuários de computadores o envio e a recepção de mensagens com conteúdo de texto, assim como outras funções adicionais como anexar arquivos junto às mensagens. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para utilizar os aplicativos de e-mail, é necessário configurar pelo menos uma conta de algum provedor. Ainda que seja um aplicativo da Microsoft, por exemplo, você pode configurar uma conta do Gmail nele. Não sendo possível configurar várias contas em um mesmo provedor.


II. Os provedores das contas podem ser públicos, como o Gmail, o Yahoo e o Outlook.com, mas também podem ser privados, como os de um órgão público, que provavelmente usará um servidor de e-mail, como o MS Exchange, por exemplo.


III. Para começar, você precisa ter uma conta de e-mail e uma senha. Essa conta será sua caixa postal no servidor, a qual ele procurará para entregar suas mensagens. Essa mesma conta será usada como endereço de e-mail, seguindo a seguinte estrutura: [email protected]ís.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q875979 | Direito Constitucional, Espécies Normativas Lei Complementar e Lei Ordinária, Auxiliar Legislativo, Câmara de Petrolina de Goiás GO, GANZAROLI, 2024

O processo legislativo compreende a elaboração, análise e votação de vários tipos de propostas: leis ordinárias, medidas provisórias, emendas à Constituição, decretos legislativos e resoluções, entre outras. Assim, considerando o Projeto de Lei Ordinária, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A lei ordinária é o ato normativo que tem por finalidade regulamentar, de modo pormenorizado, os dispositivos constitucionais e ordinários que demandam a edição de lei, mas com conteúdo residual ao da lei complementar.

II. Embora as leis sejam definidas, normalmente, pela generalidade (impessoalidade e abstração), muitas vezes a lei ordinária é destinada à disciplina de normas singulares, pelo que se denominam “leis formais” ou “atos normativos de efeitos concretos”.

III. Exemplos de leis formais: lei orçamentária anual; leis que autorizam a criação de empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q870643 | Direito Penal, Desacato, Agente de Recursos Humanos, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com o Código Penal Brasileiro, instituído pelo Decreto-Lei nº. 2.848, de 1940, os crimes contra a Administração Pública podem ser divididos em dois grandes grupos: os crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral; e os crimes praticados por particular contra a administração em geral. São crimes praticados por funcionário público, com exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q870644 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Agente de Recursos Humanos, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Regime jurídico dos contratos administrativos é a forma como estes são tratados pelas normas jurídicas. É identificado por meio da verificação dos princípios que lhe dizem respeito, os quais devem ser extraídos do próprio ordenamento jurídico. Assim, a modalidade de concessão de serviço público, como forma de parceria público-privada, distingue-se, fundamentalmente, pela tarifa paga pelos usuários e a contraprestação pecuniária do concedente (parceiro público) ao concessionário (parceiro privado). Trata-se corretamente do (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q909635 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Os jogos de lutas são uma oportunidade para que os estudantes vivenciem algumas características gerais das lutas corporais como: enfrentamento físico direto, regras, oposição entre indivíduos, objetivo centrado no corpo da outra pessoa, ações simultâneas e imprevisibilidade. A dinâmica dos Jogos de lutas, sobretudo a ludicidade, podem favorecer a sua inclusão das lutas na Educação Física escolar.

inclusão das lutas na Educação Física escolar. Numa proposta prática numa aula de Educação Física, é possível trabalhar com alguns tipos de jogos de lutas: jogos de luta para desequilibrar; jogos de luta de rapidez e atenção; jogos de luta de conquista de território; jogos de luta de conquista de objetos.

Nesse sentido, relacione a primeira coluna (jogo de luta) com a segunda (seu objetivo).

a- Jogos de luta para desequilibrar;

b- Jogos de luta de rapidez e atenção;

c- Jogos de luta de conquista de território;

d- Jogos de luta de conquista de objetos.

( ) Jogos em que o objetivo está centrado na oposição através de ações que superem o oponente através da velocidade de reação.

( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate interposto por um determinado material.

( ) Nestes jogos o objetivo é impor-se fisicamente ao oponente, deslocando para fora de um determinado espaço ou permanecendo dentro de um espaço por meio da oposição física.

( ) Jogos que objetivam proporcionar a experiência do combate por meio de ações que visam o desequilíbrio do oponente e simultaneamente a manutenção do próprio equilíbrio.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q872904 | Direito Constitucional, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

A Constituição de 1988, representou a consolidação do processo de transição democrática, iniciado em 1974, e foi um dos principais resultados das intensas lutas sociais que marcaram a sociedade brasileira nos anos de 1980. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a aspectos presentes no texto constitucional aprovado em 1988?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q909630 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos avaliativos de ensino aprendizagem da Educação Física na Educação Básica.

I - A avaliação nesta fase, pode manifestar efeitos positivos e/ou negativos no decorrer da vida dos alunos no que diz respeito tanto no desenvolvimento motor quanto no cognitivo. Por essa via, as práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem devem considerar aspectos do próprio desenvolvimento dos alunos. Nesse período a avaliação se mostra extremamente complexa, por essa parte da Educação Básica ter suas peculiaridades, ou seja, no desenvolver da avaliação formativa, deve-se evitar nesta fase, avaliação que proporcione características competitivas ou de comparações entre os alunos.

II - Nesta fase, são privilegiados o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo dos alunos. A Educação Física se insere pautando seu ensino para o aprimoramento desses aspectos, o processo de avaliação do ensino aprendizagem neste nível de ensino, também envolve a avaliação formativa. No entanto, todas as etapas são fundamentais para o desenvolvimento, ou seja, diagnóstico, processo e somativa. Nesta fase, os alunos estão cada vez mais maturando os seus desenvolvimentos em vários aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Diante disso, cabe uma avaliação mais robusta no processo de ensino e aprendizagem em relação a conhecimento de jogos, brincadeiras, atividades corporais e suas respectivas regras, verificando a capacidade de organizar brincadeiras e a forma de se relacionar com os colegas da sala de aula, entre outras.

III - Nesse nível de ensino, o professor deve levar em consideração que os alunos já tenham atingido os níveis de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor correspondente a idade, pois, suas proposições estão sujeitas a capacidade de abstração, da criticidade nas atitudes relacionais e do estilo de vida ativo, nesse nível de ensino há direcionamentos para potencializar o aprimoramento técnico- -científico, a formação crítica e atitudes socioeducacionais positivas dos alunos. Dessa forma, os jogos, esportes e os demais conteúdos dessa disciplina devem ser vistos de forma, podendo, o professor, utilizar metodologias e recursos diversificados tais como vídeos, textos impressos e discussões/grupos de estudos sobre os possíveis temas transversais atuais e que despertam a curiosidade dos alunos. Diversificar os métodos de ensino pode ajudar a aumentar os índices de participação nas aulas.

De acordo com os níveis de avaliação nos ensinos: Infantil, Fundamental e Médio, citados acima, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q872899 | Matemática, Auxiliar de Cuidador Social, Prefeitura de Quirinópolis GO, GANZAROLI, 2024

Um arquiteto projeta uma nova biblioteca com forma de um cilindro. Se o diâmetro da base do cilindro é de 10 metros e a altura é de 15 metros, qual é o volume aproximado da biblioteca em metros cúbicos, usando π≈3,14?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q883342 | Educação Física, Ginástica, Monitor de Esporte e Lazer, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Dessa forma, assinale a alternativa que possui apenas equipamentos utilizados nas provas femininas da ginástica olímpica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q883344 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Monitor de Esporte e Lazer, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Handebol é uma modalidade esportiva jogada em equipe que faz parte dos esportes de invasão. A palavra handebol surgiu a partir do termo em inglês handball (hand, que significa "mão"; e ball, que quer dizer "bola"). Atualmente, existem duas principais categorias do esporte: o handebol masculino e handebol feminino, que podem ser praticados tanto em quadras de salão ou na areia (handebol de areia).

Quanto as regras e fundamentos do Handebol, está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q899276 | Medicina, Resoluções do CFM, Médico Dermatologista Plantonista, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Segundo o Código de Ética Médica (Resolução CFM n°. 2.217, de 27 de setembro de 2018), o qual afirma o compromisso ético da categoria com o bem-estar e a saúde dos pacientes, coibindo interações com fim de lucro, incompatíveis com os princípios da boa medicina, sobre os princípios fundamentais, está incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q870637 | Direito Constitucional, Agente de Recursos Humanos, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Conforme o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com relação à associação profissional ou sindical, está incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q909632 | Educação Física, Dança, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Nos aspectos que compõem a diversidade cultural do Brasil e suas regiões, a dança é um elemento essencial para ser trabalhada nas aulas de educação física e, consequentemente, sensibilizar os estudantes para a pluralidade cultural do Brasil. Nesse sentido, relacione a primeira coluna (dança) com a segunda (sua respectiva região).

a- Carimbó

b- Chula

c- Catira

d- Frevo

e- Caxambu

( ) Região Sul

( ) Região Sudeste

( ) Região Nordeste

( ) Região Norte

( ) Região Centro Oeste

A sequência correta que liga a dança à sua região é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q883341 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Monitor de Esporte e Lazer, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Debater sobre o jogo, enquanto manifestação da cultura corporal significa traçar uma linha do tempo desde sua constituição os dias mais atuais, para examinar sobre as possibilidades de reinventar por meio de uma intervenção consciente. Quando falamos a palavra jogo, cada um pode interpreta-la de maneira diferente. Além de que, existe uma associação muito forte do seu conceito com o termo brincadeira, pelo fato de a palavra jogo se originar do vocábulo latino “iocus”, que significa diversão, brincadeira. Dessa forma, julgue as alternativas abaixo como verdadeiro ou falso em relação a definição de jogos e brincadeiras.

I. Jogo: É uma atividade embasada em regras próprias, que devem ser seguidas para sua realização, visando sempre um vencedor. Jogar sempre fez parte da essência humana, e para a criança é uma das formas de conhecimento do mundo e exploração dos seus potenciais.
II. Jogo: É uma atividade embasada em regras variadas, que devem ser seguidas de acordo com a necessidade dos participantes, visando sempre um vencedor. O jogo estimula um sentimento de competitividade e individualidade.
III. Brincadeira: É a forma como uma criança estrutura a execução de uma atividade relacionada a um brinquedo. Um mesmo brinquedo pode trazer diversos tipos de brincadeira. Uma bola, por exemplo, pode ser usada de diversas maneiras, assim como uma boneca. A brincadeira é a execução da imaginação, do lúdico.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.