Questões de Concursos GS Assessoria e Concursos

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183Q838814 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

A avaliação em educação física deve ser utilizada sobretudo como instrumento de melhoria na aprendizagem. Considerando esse aspecto, qual das alternativas a seguir seria a melhor opção para um professor de educação física avaliar seus alunos utilizando um jogo de voleibol:
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186Q832706 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Irati SC Agente Administrativo, GS Assessoria e Concursos, 2021

Analise os textos seguintes:
I."Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, / Da vossa piedade me despido, / Porque quanto mais tenho delinquido, / Vós tenho a perdoar mais empenhado". (Poesia Lírico-religiosa - autoria de Tomás Antônio Gonzaga). II."Triste Bahia! ó quão dessemelhante / Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado, / Rica te vi eu já, tu a mim abundante". (Poesia Satírica - autoria de Gregório de Matos). III."Convulso, o vento entoava um pseudo salmo. / Contrastando, entretanto, com o ar convulso /A noite funcionava como um pulso / Fisiologicamente muito calmo". (Estes versos são da autoria de Augusto dos Anjos; estão construídos com onomatopeia, anáfora e comparação). IV."O coração da infância - eu lhe dizia, / É manso. E ele me disse: Essas estradas, /Quando, novo Eliseu, as percorria, / As crianças lançavam-me pedradas..." / Falei-lhe então na glória e na alegria; / E ele-alvas barbas longas derramadas / No burel negro-o olhar somente erguia / Às cérulas regiões ilimitadas..." (Estes versos são da autoria de Raimundo Correia, poeta parnasiano; há verso escrito com pronome em posição de ênclise e versos com exemplos de próclise).
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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188Q835865 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Um professor de educação física decidiu trabalhar com categorias de esportes, ampliando o cardápio esportivo e cativando mais os estudantes. Desta forma iniciou por esportes de precisão, que são:
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189Q833429 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Prefeitura de Irati SC Agente Administrativo, GS Assessoria e Concursos, 2021

Redação oficial pode ser considerada como a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A sua finalidade básica é a comunicação objetiva e com máxima clareza. É muito importante que o servidor público redija seus textos seguindo os conformes da redação oficial para conseguir atingir seu objetivo com eficácia.
Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA.
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190Q832576 | Inglês, Interpretação de Texto, Prefeitura de Irati SC Professor de Inglês, GS Assessoria e Concursos, 2021

Read the text below and answer the question:

Circles - By Carl Sandburg

    The White man drew a small circle in the sand and told the Red man “This is what the Indian knows” and drawing a big circle around the small one, “This is what the White man knows.” The Indian took the stick and drew an immense ring around both circles: “This is where the White man and the Red man know nothing”

Available at: https://quotationstreasury.wordpress.com Accessed on February, 20th 2021.
... around the small one.” The world in bold refers to:
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191Q837707 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Irati SC Professor de Ensino Fundamental, GS Assessoria e Concursos, 2021

Responda a questão de acordo com o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Leia atentamente cada item abaixo.

I. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão.

II. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.

III. Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes.

Os itens acima se referem à Tendência:

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192Q855271 | Português, Sintaxe, Técnico de Enfermagem, GS Assessoria e Concursos, 2020

Os termos sublinhados nas sentenças abaixo são classificados como apostos, exceto um. Marque-o:
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194Q832494 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Agente de Combate a Endemias, GS Assessoria e Concursos, 2021

Em um sorteio Felipe escolherá 3 de seus 5 irmãos para ir com ele assistir a uma partida de futebol. De quantas maneiras diferentes este trio poderá ser formado?
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195Q834601 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios orçamentários, Prefeitura de Irati SC Contador, GS Assessoria e Concursos, 2021

Constituem Princípios norteadores do Orçamento Público, todos os indicados abaixo, EXCETO:
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196Q833715 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Prefeitura de Irati SC Agente Administrativo, GS Assessoria e Concursos, 2021

De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestaopessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/
Relacionamento interpessoal é de suma importância para um bom desenvolvimento do ambiente de trabalho, influenciando até mesmo em uma melhor eficiência e produção dos trabalhadores daquele local. Um exemplo de ação para ajudar neste sentido é:
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197Q831638 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Irati SC Contador, GS Assessoria e Concursos, 2021

Analise os textos seguintes:
I."Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, / Da vossa piedade me despido, / Porque quanto mais tenho delinquido, / Vós tenho a perdoar mais empenhado". (Poesia Lírico-religiosa - autoria de Tomás Antônio Gonzaga). II."Triste Bahia! ó quão dessemelhante / Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado, / Rica te vi eu já, tu a mim abundante". (Poesia Satírica - autoria de Gregório de Matos). III."Convulso, o vento entoava um pseudo salmo. / Contrastando, entretanto, com o ar convulso /A noite funcionava como um pulso / Fisiologicamente muito calmo". (Estes versos são da autoria de Augusto dos Anjos; estão construídos com onomatopeia, anáfora e comparação). IV."O coração da infância - eu lhe dizia, / É manso. E ele me disse: Essas estradas, /Quando, novo Eliseu, as percorria, / As crianças lançavam-me pedradas..." / Falei-lhe então na glória e na alegria; / E ele-alvas barbas longas derramadas / No burel negro-o olhar somente erguia / Às cérulas regiões ilimitadas..." (Estes versos são da autoria de Raimundo Correia, poeta parnasiano; há verso escrito com pronome em posição de ênclise e versos com exemplos de próclise).
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
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198Q836881 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Irati SC Professor de Educação Infantil, GS Assessoria e Concursos, 2021

Leia cada item abaixo sobre os PCN’s.

I. São diretrizes elaboradas pelo Governo Federal com o objetivo principal de orientar os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais concernentes a cada disciplina.


II. Abrangem tanto a rede pública, como a rede privada de ensino, conforme o nível de escolaridade dos alunos.


III. Sua meta é garantir aos educandos o direito de usufruir dos conhecimentos necessários para o exercício da cidadania.

IV. Servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.

Assinale a alternativa correta.

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199Q834183 | Português, Morfologia, Agente de Combate a Endemias, GS Assessoria e Concursos, 2021

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A IDEALIZAÇÃO DO AMOR

(1º§) Eu estava a pensar na forma como se poderá entender o amor, à luz da minha formação. A minha perspectiva depende daquilo que o outro representa, se o outro é um prolongamento nosso, é uma parte nossa, como acontece muitas vezes, ou é uma idealização do eu de que falaria o Freud. No sentido psicanalítico, poder-se-ia dizer que o amor corresponde ao EU IDEAL e, portanto, à procura de qualquer coisa de ideal que nós colocamos através de um mecanismo de identificação projetiva no outro.

(2º§) Portanto, à luz de uma perspectiva científica, como é apesar de tudo a psicanalítica, o problema começa a pôr-se de uma forma um bocado diferente. Nesse sentido e na medida em que o objeto amado é sempre idealizado e nunca é um objetivo real, a gente, de fato, nunca se está a relacionar com pessoas reais, estamos sempre a relacionarmo-nos com pessoas ideias e com fantasmas.

(3º§) A gente vive, de fato, num mundo de fantasmas: os amigos são fantasmas que têm para nós determinada configuração, ou os pais, ou os filhos, etc. Portanto, devemos refletir sobre este fantasmagórico mundo em que vimos. (...)

(4º§) O amor é uma coisa que tem que ver de tal forma com todo um mundo de fantasmas, com todo um mundo irreal, com todo um mundo inventado que nós carregamos conosco desde a infância, que até poderá haver, eventualmente, amor sem objeto. Reflitamos, entendamos, procuremos conviver com os fantasmas que nos cercam na vastidão do mundo.

(5º§) O amor não será, assim, necessariamente, uma luta corpo a corpo, ou uma luta corporal, mas pode ter que ver realmente com outras coisas, uma idealização, um desejo de encontrar qualquer coisa de perdido, nosso, que é normalmente isso que se passa, no amor neurótico, ou mesmo não neurótico. Quer dizer, é a procura de encontrarmos qualquer coisa que a nós nos falta e que tentamos encontrar no outro e nesse caso tem muito mais que ver conosco do que com a outra pessoa. Normalmente, isso passa-se assim e também não vejo que seja mau que, de fato, se passe assim.

(António Lobo Antunes, in Diário Popular - 2019)

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.

( )No trecho: "os amigos são fantasmas que têm para nós determinada configuração, ou os pais, ou os filhos". - temos: exemplo de predicativo usado no sentido figurado; verbo concordando com o núcleo do sujeito na terceira pessoa do plural; conjunção coordenativa alternativa.

( )Sobre os verbos seguintes, pode-se afirmar: "Reflitamos" é de terceira conjugação; "entendamos" é de segunda conjugação; "procuremos" é de primeira conjugação, mas todos exemplificam mensagem na primeira pessoa do plural do modo imperativo afirmativo.

( )No período: "Normalmente, isso passa-se assim e também não vejo que seja mau que, de fato, se passe assim". - constatamos: uma vírgula separando adjunto adverbial, e a sequência crescente de: pronome demonstrativo, conjunção subordinativa integrante e o antônimo de "bom".

Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

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200Q832675 | Português, Fonética e Fonologia, Agente de Combate a Endemias, GS Assessoria e Concursos, 2021

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

A IDEALIZAÇÃO DO AMOR

(1º§) Eu estava a pensar na forma como se poderá entender o amor, à luz da minha formação. A minha perspectiva depende daquilo que o outro representa, se o outro é um prolongamento nosso, é uma parte nossa, como acontece muitas vezes, ou é uma idealização do eu de que falaria o Freud. No sentido psicanalítico, poder-se-ia dizer que o amor corresponde ao EU IDEAL e, portanto, à procura de qualquer coisa de ideal que nós colocamos através de um mecanismo de identificação projetiva no outro.

(2º§) Portanto, à luz de uma perspectiva científica, como é apesar de tudo a psicanalítica, o problema começa a pôr-se de uma forma um bocado diferente. Nesse sentido e na medida em que o objeto amado é sempre idealizado e nunca é um objetivo real, a gente, de fato, nunca se está a relacionar com pessoas reais, estamos sempre a relacionarmo-nos com pessoas ideias e com fantasmas.

(3º§) A gente vive, de fato, num mundo de fantasmas: os amigos são fantasmas que têm para nós determinada configuração, ou os pais, ou os filhos, etc. Portanto, devemos refletir sobre este fantasmagórico mundo em que vimos. (...)

(4º§) O amor é uma coisa que tem que ver de tal forma com todo um mundo de fantasmas, com todo um mundo irreal, com todo um mundo inventado que nós carregamos conosco desde a infância, que até poderá haver, eventualmente, amor sem objeto. Reflitamos, entendamos, procuremos conviver com os fantasmas que nos cercam na vastidão do mundo.

(5º§) O amor não será, assim, necessariamente, uma luta corpo a corpo, ou uma luta corporal, mas pode ter que ver realmente com outras coisas, uma idealização, um desejo de encontrar qualquer coisa de perdido, nosso, que é normalmente isso que se passa, no amor neurótico, ou mesmo não neurótico. Quer dizer, é a procura de encontrarmos qualquer coisa que a nós nos falta e que tentamos encontrar no outro e nesse caso tem muito mais que ver conosco do que com a outra pessoa. Normalmente, isso passa-se assim e também não vejo que seja mau que, de fato, se passe assim.

(António Lobo Antunes, in Diário Popular - 2019)

Analise as assertivas seguintes:

I. Os fonemas são sons produzidos durante todo o tempo em que se fala, suas unidades sonoras se juntam para formar palavras, até enunciados completos, possibilitando sintonia, interação entre os interlocutores.

II. As letras são desenhos, são unidades gráficas que representam a escrita das palavras articuladas, pronunciadas.

III. Nos versos de Álvares de Azevedo: "Amo-te como o vinho e como o sono, / Tu és meu copo e amoroso leito... / Mas teu néctar de amor jamais se esgota, / Travesseiro não há como teu peito". - temos exemplo de confissão amorosa, interlocutor do eu lírico tratado na segunda pessoa do singular, verso escrito com duas ocorrências de elemento coesivo conjuntivo comparativo, substantivo escrito com encontro consonantal e dígrafo, dentre outros.

IV. Nos versos de Machado de Assis: "Querida, ao pé do leito derradeiro. / Em que descansas dessa longa vida, / Aqui venho e virei, pobre querida, / Trazer-te o coração do companheiro". - temos a visão da voz do texto, expondo seu amor pela esposa Carolina, junto a seu túmulo, prometendo ir visitá-lo sempre.

Estão CORRETAS:

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