Questões de Concursos GUALIMP

Resolva questões de GUALIMP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q853882 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Em conformidade com a Constituição Federal de 1988, a polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, EXCETO, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q853706 | Legislação de Trânsito CTB, Sistema Nacional de Trânsito, Fiscal de Transporte Coletivo, GUALIMP, 2020

A Política Nacional de Trânsito, na abrangência da legislação em vigor, pelos seus instrumentos legais, deverá constituir-se como o marco referencial do País para o planejamento, organização, normalização, execução e controle das ações de trânsito em todo o território nacional. Constituem instrumentos da Política Nacional de Trânsito, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q848082 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Segurança Pública, Contador, GUALIMP, 2020

Leia e responda:


Após a solicitação do Governo do Ceará, o Governo Federal acatou o pedido e decretou no estado a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Com isso, as Forças Armadas também atuarão no reforço de segurança do Ceará.

(Fonte: https://www.ceara.gov.br/2020/02/20/garantia-da-lei-e-da-ordem-passa-a-vigorar-no-ceara/)

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem. São exemplos recentes da atuação dos militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q846700 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Saúde Bucal, GUALIMP, 2020

Paciente P.L.W., 27 anos, chegou à clínica odontológica queixando-se de dor no elemento 27. Após uma tomada radiográfica, pode-se observar que havia uma lesão de cárie acometendo além da oclusal, as faces proximais do dente. 
Qual a classificação de BLACK para a lesão citada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q840539 | Arquitetura, Expressão e representação, Prefeitura de Areal RJ Desenhista Projetista Cadista, GUALIMP, 2020

Na representação de projetos de arquitetura, marque a alternativa incorreta sobre o que deve conter na fachada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q849554 | Direito Civil, Parte Geral, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Procurador, GUALIMP, 2020

Sobre os atos ilícitos, assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q854789 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Prefeitura de Areal RJ Procurador Municipal, GUALIMP, 2020

Considerando as regras especificadas para a Ação Direta de Inconstitucionalidade na Lei 9.868/99, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q847698 | Direito Financeiro, Fiscalização, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Contabilidade, GUALIMP, 2020

Em conformidade com a Lei complementar nº 101 de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, analise as proposições e responda.

I. Receitas, por categoria econômica e fonte, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada no bimestre, a realizada no exercício e a previsão a realizar.
II. Despesas, por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando dotação inicial, dotação para o exercício, despesas empenhada e liquidada, no bimestre e no exercício.
III. Despesas, por função e subfunção.

O relatório resumido da execução orçamentária, previsto pela Constituição Federal, abrangerá todos os Poderes e o Ministério Público, será publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre e composto de demonstrativos da execução das proposições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q656938 | Medicina, Doenças do Colágeno, GUALIMP, 2020

A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.


Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.

II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.


Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q845363 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.


“A gestante e a parturiente têm direito a ____ acompanhante (s) de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q856635 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Será concedido pela Polícia Federal o porte de arma de fogo, na categoria caçador de subsistência, de uma arma portátil, de uso permitido, de tiro simples, com um ou dois canos, de alma lisa e de calibre igual ou inferior a dezesseis, desde que o interessado comprove a efetiva necessidade em requerimento ao qual deverão ser anexados os seguintes documentos:
I. Documento comprobatório de residência em área rural ou certidão equivalente expedida por órgão municipal. II. Original e cópia, ou cópia autenticada, do documento de identificação pessoal. III. Atestado de bons antecedentes.
Sobre os itens acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q853829 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Procurador, GUALIMP, 2020

De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa que traz o crime que prevê a conduta típica de “Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q849735 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Desastres Naturais e Humanos na Atualidade, Câmara de Divino MG Recepcionista, GUALIMP, 2020

Leia o trecho da reportagem:

“Explosão em Beirute abriu cratera de 43 metros de profundidade Informação é de uma fonte de segurança libanesa, que cita uma análise de especialistas franceses. Incidente deixou mais de 150 mortos e 6 mil feridos. Causada pela explosão de um armazém contendo 2.750 toneladas de nitrato de amônio por seis anos, segundo o primeiro-ministro libanês Hassan Diab "sem medidas preventivas".” Texto adaptado. Fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/09/explosao-em-beirute-abriu-cratera-de-43-metros-de-profundidade.ghtml
O Nitrato de Amônio é utilizado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q657199 | Medicina, Urologia, GUALIMP, 2020

A Infecção do Trato Urinário (ITU), definida como a multiplicação microbiana com invasão tecidual de qualquer segmento do aparelho urinário, desde a uretra até os rins, constitui uma das principais causas de consulta médica e de prescrição de antimicrobianos, o que acarreta grandes impactos socioeconômicos individuais e sociais.


Sobre a ITU, analise as afirmativas abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F):


? A cistite de repetição ocorre quando a paciente apresenta pelo menos dois episódios de cistite por ano ou um a cada seis meses. Geralmente acomete mulheres jovens, sexualmente ativas e com anatomia do trato urinário normal.

? O diabético também merece um olhar diferenciado, pois nesse grupo de indivíduos a ITU pode evoluir mais rapidamente para complicações que podem prejudicar a função renal significativamente (sobretudo em mulheres).

? O tratamento deve ser iniciado apenas após o resultado da urocultura.


A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q856441 | Informática, Banco de Dados e Programas Específicos, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

“________________ se localiza na parte inferior da janela do MS-Access 2010. Essa barra é utilizada como meio de comunicação entre o MS-Access e o usuário.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q851086 | Técnicas de Vendas e Negociação, Comunicação no Atendimento ao Público, Câmara de Divino MG Recepcionista, GUALIMP, 2020

Falar bem não é sinônimo de comunicar bem. Além de falar bem e se expressar bem, deve-se buscar entender que comunicação é compreensão mútua, e quem vai fundamentar se na verdade a comunicação foi efetiva, é o outro. Quando conseguimos transformar a informação em comunicação, seja por gestos, palavras ou atos num todo harmonioso, há interação. Qual das alternativas abaixo não condiz com comunicação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q855491 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Procurador, GUALIMP, 2020

Leia o trecho a seguir, extraído do Código de Processo Penal e assinale ao que segue:
“Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, (_______________) comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.