Questões de Concursos Gestão de Concursos

Resolva questões de Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q705610 | Direito Constitucional, Conceito e Classificação das Constituições, Procurador Municipal, Prefeitura de Contagem MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
Sobre as classificações das Constituições, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Quanto à ideologia, as Constituições podem ser ecléticas ou ortodoxas. 
( ) As Constituições costumeiras são aglutinadas em um texto solene. 
( ) Sob o aspecto da extensão, as Constituições podem ser ortodoxas e sintéticas. 
( ) As Constituições cesaristas são aquelas oriundas de plebiscito popular.
 Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q674683 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.
A onça doente

                                                    Monteiro Lobato

A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de
cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar,
padecia fome das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara – disse ela – corra o mundo e diga à
bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um,
principiaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco
do mato.
Veio também o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve
a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos
entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
— Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai.
O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente,
é ir rezar por ela…
E foi o único que se salvou.

Disponível em:
Acesso em: 25 out. 2019.


De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q700571 | Direito Ambiental, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

O artigo 225, §3º da Constituição Federal, determina que as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. Sobre a responsabilidade pelos danos causados ao meio ambiente, assinale a afirmativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q848727 | Direito Financeiro, O Orçamento Aspectos Gerais, Advogado, Gestão de Concursos, 2020

De acordo com o Art. 165 da Constituição da República Federativa do Brasil, leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
Segundo esse texto constitucional, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q701454 | Direito Tributário, Impostos dos Municípios, Procurador Municipal, Prefeitura de Contagem MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre o Imposto Sobre a Transmissão Inter Vivos e Onerosa de Bens Imóveis (ITBI), assinale a alternativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q698901 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Advogado, Prefeitura de Ervália MG, Gestão de Concursos, 2019

Analise os trechos a seguir. 
“No Brasil, de acordo com os dados do Centro de Inteligência em Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a área plantada com orgânicos chega a 750 mil hectares. O país ocupa a 12ª posição entre os principais produtores e o quinto lugar entre os países emergentes, atrás do Uruguai e da Argentina [...]” 
CARTA CAPITAL. Os frutos da Reforma Agrária. 20 de junho de 2018. p. 31. 
“[...] Projeto de Lei nº. 6.299, de 2002, chamado ‘Pacote do Veneno’, [está] em discussão na comissão especial da Câmara dos Deputados [...] O colegiado que vai decidir se o texto segue para a votação em plenário é composto de 26 deputados, dos quais 20 fazem parte da bancada ruralista, ligados ao lobby da indústria de agrotóxicos. Além de pequenas firulas, como mudar a expressão ‘agrotóxico’ por ‘defensivos fitossanitários’, o projeto regulamenta o uso de novos venenos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente [...]” 
CARTA CAPITAL. Os frutos da Reforma Agrária. 20 de junho de 2018. p. 31. 
Com relação à produção agrícola no Brasil, a leitura dos dois trechos permite prever que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q842543 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Barão de Cocais MG Enfermeiro ESF, Gestão de Concursos, 2020

O surto ativo de sarampo em Minas Gerais vem deixando cada vez mais pessoas doentes (SES-MG, 2019). Trata-se de uma doença viral aguda, transmissível, que ocorre com maior frequência na infância.
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q700998 | Informática, Administrador Administração de Empresas, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Analise as seguintes afirmativas sobre o Microsoft Word para office 365.
I. Ao se inserir um cabeçalho em um documento do Microsoft Word para office 365, as informações serão repetidas em todos os cabeçalhos das páginas do documento.
II. É possível inserir números de páginas em um documento do Microsoft Word para office 365, tanto em seu cabeçalho quanto em seu rodapé, e, caso o número de páginas deva aparecer apenas após a segunda página, basta escolher a opção “Mostrar somente na segunda página em diante” ao inserir a numeração.
III. É possível inserir um comentário em uma parte do documento, em que se pode escrever alguma observação sobre o parágrafo, linha ou até palavra do documento.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q658254 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 11 Norma Regulamentadora n 11 Transporte, Gestão de Concursos, 2020

Analise, a seguir, as normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas.


I. Denomina-se, para fins de aplicação dessa regulamentação, “Transporte manual de sacos” toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.


II. Fica estabelecida a distância máxima de 60 m para o transporte manual de um saco.


III. O transporte de descarga deverá ser realizado mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados ou qualquer tipo de tração mecanizada.


IV. O transporte manual de sacos, por meio de pranchas, sobre vãos superiores a 1 m ou mais de extensão é permitido.


Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q854634 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Barão de Cocais MG Auxiliar Administrativo, Gestão de Concursos, 2020

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

TEXTO I


Amazônia Centro do Mundo


Encontro histórico reúne, neste momento, líderes da floresta, ativistas climáticos internacionais, cientistas do clima e da Terra e alguns dos melhores pensadores do Brasil


Neste momento, na Terra do Meio, coração da maior floresta tropical do planeta, uma formação humana inédita está reunida para criar uma aliança pela Amazônia. É um encontro de diferentes em torno de uma ideia comum: barrar a destruição da floresta e dos povos da floresta, hoje devorada por predadores de toda ordem. Entre eles, as grandes corporações de mineração e o agronegócio insustentável. É também um encontro para salvar a nós mesmos e as outras espécies, estas que condenamos ao nos tornarmos uma força de destruição. Nesta luta, devemos ser liderados pelos povos da floresta - os indígenas, beiradeiros e quilombolas que mantêm a Amazônia ainda viva e em pé. Este é um encontro de descolonização. Por isso, não um encontro na Europa nem um encontro nas capitais do Sudeste do Brasil. Deslocar o que é centro e o que é periferia é imperativo para criar futuro. Na época em que nossa espécie vive a emergência climática, o maior desafio de nossa trajetória, a Amazônia é o centro do mundo. É em torno dela que nós, os que queremos viver e fazer viver, precisamos atravessar muros e superar barreiras para criar um comum global.

[...]

Todas estas pessoas deixaram suas casas e seus países convidadas por mim, pelo Instituto Ibirapitanga, pelo Instituto Socioambiental e pela Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri. Algumas viajaram semanas num barco à vela, para conhecer de forma profunda, com seu corpo no corpo do território, a floresta e os povos da floresta. É instinto de sobrevivência o que as move, mas é também amor. É movimento de vida numa geopolítica que impõe a morte da maioria para o benefício e os lucros da minoria que controla o planeta. É uma pequena grande COP da Floresta criada a partir das bases. Aqui, não há cúpula.

[...]

No encontro Amazônia Centro do Mundo haverá população da cidade e da floresta. E também os produtores rurais que colocam alimento na mesa da população, aqueles que respeitam os povos tradicionais e atuam preservando a Amazônia, porque sabem que dela depende o seu sustento. Sabemos que há fazendeiros que destroem a floresta, mas também sabemos que há agricultores que a respeitam e têm mudado suas práticas para responder aos desafios do colapso climático que atingirá a todos, produtores que respeitam a lei e a democracia e que também querem viver em paz. Pessoas que perceberam que precisam não apenas parar de desmatar, mas reflorestar a floresta.

O fim do mundo não é um fim. É um meio. É o que os povos indígenas nos mostram em sua resistência de mais de 500 anos à força de destruição promovida pelos não indígenas. À tentativa de extermínio completo, seja pela bala, seja pela assimilação. Hoje, meio milênio depois da barbárie produzida pelos europeus, as populações indígenas não apenas não se deixaram engolir como aumentam. E erguem, mais uma vez, suas vozes para denunciar que os brancos quebraram todos os limites e constroem rapidamente um apocalipse que, desta vez, atinge também os colonizadores: a maior floresta tropical do mundo está perto de alcançar o ponto de não retorno. Dizem isso muito antes do que qualquer cientista do clima. Alguns de seus ancestrais plantaram essa floresta. Eles sabem.

Como Raoni tem repetido há décadas:

"Se continuar com as queimadas, o vento vai aumentar, o sol vai ficar muito quente, a Terra também. Todos nós, não só os indígenas, vamos ficar sem respirar. Se destruir a floresta, todos nós vamos silenciar".

Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam. Alteraram o clima do planeta. Ameaçaram a sobrevivência da própria espécie na única casa que dispõem. Mas não todos os humanos. Uma minoria dos humanos, abrigada nos países desenvolvidos demais, consumiu o planeta. As consequências, porém, já são sentidas pelas maiorias pobres e pelos povos que não cabem nas categorias de rico e de pobre impostas pelo capitalismo.

[...]

BRUM, Eliane. El País. Disponível em: <encurtador.com.br/BHTV1>. Acesso em: 16 nov. 2019. 

São características presentes no texto, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q704049 | Informática, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Qual é o software malicioso criado para gravar informações digitadas por um determinado usuário no teclado de
um computador, a fim de obter dados sigilosos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q845632 | Enfermagem, Saúde Mental, Prefeitura de Barão de Cocais MG Enfermeiro ESF, Gestão de Concursos, 2020

Considerando as características e as condutas do trabalho realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde em relação aos portadores de sofrimento mental, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q658271 | Segurança e Saúde no Trabalho, Norma Regulamentadora Atividades Insalubres, Gestão de Concursos, 2020

Na Norma Regulamentadora 15, a eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância e com a adoção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q675168 | Português, Técnico em Segurança do Trabalho, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.
A onça doente

                                                    Monteiro Lobato

A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de
cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar,
padecia fome das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara – disse ela – corra o mundo e diga à
bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um,
principiaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco
do mato.
Veio também o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve
a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos
entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
— Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai.
O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente,
é ir rezar por ela…
E foi o único que se salvou.

Disponível em: 
Acesso em: 25 out. 2019.

Todas as palavras ou locuções destacadas a seguir se referem a adjetivos, exceto: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q841655 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica caracterizada por dor generalizada e dolorimento global à palpação do corpo.

Em relação ao tratamento da fibromialgia, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a prescrição de exercícios às fases de uma sessão de tratamento fisioterapêutico.


COLUNA I

1. Aquecimento

2. Atividade aeróbica

3. Resistência muscular localizada

4. Relaxamento

COLUNA II

( ) Podem ser realizados exercícios contínuos de baixa intensidade durante 30 minutos.

( ) Essa fase dura aproximadamente 5 minutos e inclui exercícios respiratórios, concentração e automassagem que podem ser associados a alongamentos leves.

( ) Esse período dura aproximadamente 5 minutos e se inicia com movimentos simples e repetitivos de segmentos isolados do corpo.

( ) Essa fase dura aproximadamente 20 minutos e inclui exercícios resistidos que têm por objetivo aumentar a força muscular.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q699362 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Fiscal de Patrimônio, Prefeitura de Uberlândia MG, Gestão de Concursos, 2019

Bruna disse o seguinte: “Se gosto de filmes, então gosto de cinema”.

Uma proposição que é logicamente equivalente à dita por Bruna é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q699785 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Defensor Público, DPE MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre os Direitos Humanos e a sua proteção, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q29954 | Informática, Psicólogo, Consurge MG, Gestão de Concursos

São alinhamentos de texto no Word, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q853061 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Completo, Gestão de Concursos, 2020

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Bruxas não existem

Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua.

Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".

Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.

Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!".

Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.

— Vamos logo - gritava o João Pedro -, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.

E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.

Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.

— Está quebrada - disse por fim. — Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.

Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. “Chame uma ambulância”, disse a mulher à minha mãe. Sorriu.

Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.

SCLIAR, M. Disponível em: <www.novaescola.org.br/conteudo/7562/bruxas-nao-existem>. Acesso em: 21 nov. 2019. 

A história relata que uma turma de amigos tinha como hábito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q858475 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Catas Altas MG Motorista de Ambulância, Gestão de Concursos, 2020

Um motorista de ambulância da Prefeitura Municipal de Catas Altas - MG leva pacientes para fazerem consultas em hospitais de Belo Horizonte - MG. Na primeira semana de dezembro de 2019, ele fez esse trajeto (ida e volta) cinco vezes. Sabendo-se que esse motorista gasta 1h50min de Catas Altas a Belo Horizonte e 2h05min de Belo Horizonte a Catas Altas, aproximadamente, o tempo total que esse motorista gastou nesse trajeto, no mês de dezembro de 2019, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.