Questões de Concursos Gestão de Concursos

Resolva questões de Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q850943 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Analise as afirmativas a seguir, sobre a atenção à crise e os serviços de saúde mental, abordada por Amarante (2007).

I. No contexto da atenção psicossocial, a crise é entendida como uma situação de grave disfunção do indivíduo, que ocorre exclusivamente em decorrência da doença, sendo necessárias a contenção da pessoa e a administração de medicamentos intravenosos.

II. Os serviços de atenção psicossocial devem ter uma estrutura rígida e organizada administrativamente para lidar com as doenças no momento da crise.

III. Os CAPS III funcionam em municípios com população acima de 200 000 habitantes e oferecem leitos de atendimento à crise.

IV. Os serviços de atenção psicossocial procuram dispor de operadores de diversas categorias profissionais, inclusive os de fora da área da saúde, como artistas plásticos e artesãos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q853762 | Direito Administrativo, Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções, Câmara de Patrocínio MG Ouvidor Legislativo, Gestão de Concursos, 2020

Analise o teor dos seguintes atos de improbidade administrativa:

• Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.
• Frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos ou dispensá-los indevidamente.

Na ordem em que se encontram, é correto afirmar que esses itens integram os atos de improbidade administrativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q852767 | Auditoria, Processo de Auditoria, Câmara de Patrocínio MG Controlador Interno, Gestão de Concursos, 2020

Com relação à evidência de auditoria no setor público, tomando como base a NBC TA500, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q843600 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Barão de Cocais MG Enfermeiro ESF, Gestão de Concursos, 2020

Considerando o Guideline de 2015, da American Heart Association, sobre suporte básico de vida (SBV) em reanimação cardiopulmonar (RCP), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q375287 | Português, Gestão de Concursos, 2020

Texto II


               Produção científica no Brasil: um salto no número de publicações


Além da participação de produtos inovadores e de alta tecnologia na matriz de exportações, outros dados, como a produção científica e o número de mestres, doutores e instituições de ensino, permitem avaliar a situação de um país em relação ao potencial de inovação.As publicações científicas e o número de estudantes, mestres e doutores são meios de avaliar o sistema acadêmico. Em franca evolução, a situação do Brasil nesses quesitos permite imaginar que existe uma base no país para, caso haja parceria com a indústria, deslanchar um período de inovação tecnológica.

Em 2008, 30.415 artigos e outros tipos de publicações científicas foram divulgados por brasileiros trabalhando no Brasil em revistas de circulação internacional cadastradas pelo Institute for Scientific Information (ISI). Foi um salto importante em relação aos cerca de 20 mil publicados em 2007.

Segundo o professor Carlos Cruz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), esse salto, no entanto, deveu-se em grande parte ao cadastramento pelo ISI de novas publicações, editadas no Brasil, e não a um efetivo aumento da produção científica. Para analisar o desenvolvimento da publicação científica no Brasil ao longo dos anos, sem distorcer os dados, seria necessário, segundo Cruz, considerar apenas uma determinada coleção de revistas pelo período de tempo a ser analisado. Carlos Cruz afirma que, vista dessa maneira, a produção científica nacional vem crescendo sistematicamente desde 1994, exceto no período entre 2006 e 2009.

Outra observação feita pelo pesquisador da Fapesp é que a razão de crescimento do número de publicações vem caindo nos últimos anos. Enquanto o aumento na produção de trabalhos científicos entre 1994 e 1998 foi de 18% ao ano, entre 1998 e 2002 foi de 9,3%. Já no período entre 2003 e 2009, a produção científica no Brasil aumentou à razão de apenas 6% ao ano.

Outro dado revelador, segundo a análise de Carlos Cruz, é que 64% das publicações de cientistas brasileiros radicados no Brasil em periódicos científicos internacionais vêm de apenas oito universidades, quatro delas de São Paulo. A Universidade de São Paulo respondeu sozinha por 26% dessas publicações em 2008.

Se as estatísticas brasileiras cresceram, Espanha, Índia e Coreia do Sul mostram que seria possível um resultado ainda mais expressivo. Esses países produziram saltos espetaculares no mesmo período, consideradas as mesmas publicações. A produção científica da Coreia do Sul chama a atenção: até 1997, os acadêmicos daquele país publicavam menos do que os colegas do Brasil. No entanto, desde então, passaram à frente nos números e, a cada ano, aumentam a diferença.

Disponível em:<https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/inovacao/ investimento-inovacao-tecnologicafinep-pesquisadores-brasil/producao-cientifica-no-brasil-umsalto-no-numero-de-publicacoes.aspx>  . Acesso em: 10 out. 2019.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q706052 | Direito Tributário, Princípios Constitucionais Tributários, Procurador Municipal, Prefeitura de Contagem MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre os príncípios constitucionais tributários, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q846309 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Prefeitura de Barão de Cocais MG Farmacêutico, Gestão de Concursos, 2020

As ações de assistência farmacêutica são de responsabilidade das três esferas de governo.
A esfera municipal não é responsável pela seguinte ação de assistência farmacêutica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q29948 | Português, Psicólogo, Consurge MG, Gestão de Concursos

Texto associado.
O lugar mais frio da Terra

Bem-vindo à minúscula aldeia da República de Sakha, na Rússia, que ocupa um lugar inquestionável nos livros de recordes

Para a maioria, a cidadezinha de Oimiakon não estaria no alto da lista de destinos turísticos. É a região com povoamento permanente mais fria da Terra, localizada a algumas centenas de quilômetros do Círculo Polar Ártico, na tundra russa. Mas, para o fotógrafo neozelandês Amos Chapple, foi uma oportunidade que ele não podia recusar.
Chapple trabalhava como professor de inglês na Rússia para financiar suas fotografias de viagens, e a ida a Oimiakon seria a oportunidade de embarcar num projeto fotográfico inigualável. Para chegar à aldeia que, em 1933, bateu o recorde de lugar mais frio da Terra, com a temperatura de –67,7 ºC, Chapple teria primeiro de ir a Iakutsk, capital da região, a seis fusos horários de Moscou.
Em Iakutsk, a temperatura em janeiro cai a cerca de –40 ºC, mas a cidade é um lugar com economia vibrante, povoada principalmente graças à abundância de recursos naturais: há diamantes, petróleo e gás. Oimiakon fica a 927 quilômetros de Iakutsk. Para chegar lá, Chapple teve de viajar dois dias, com uma combinação de caronas e vans.
Em certo momento, ele se viu perdido num posto de gasolina. “Passei dois dias comendo carne de rena”, diz Chapple, recordando a pequena casa de chá, ironicamente chamada Café Cuba, que nesse período só servia essa única opção de prato. “Rena é a carne mais comum da tundra.”
Os habitantes da região mais fria da Terra não comem só rena, mas sua dieta inclui muita carne. Chapple também comeu um prato de macarrão e nacos congelados de sangue de cavalo, além de uma especialidade de Iakutsk: peixe congelado raspado em lascas finíssimas. “Lembra sashimi congelado e é divino”, diz ele. “A textura do peixe congelado com as pontinhas quentes é muito especial e deliciosa.”
Quando chegou a Oimiakon, cuja população oscila em torno de 500 habitantes permanentes, Chapple se espantou ao ver que a cidade estava vazia. “Simplesmente não havia ninguém nas ruas. Eu esperava que tivessem se acostumado com o frio e que houvesse uma vida cotidiana em andamento, mas em vez disso todo mundo tratava o frio com muita cautela”, diz ele. “Parecia extremamente desolado. Não era, mas tudo acontecia em ambiente fechado, e eu não era bemvindo nos ambientes fechados.”
Nas horas que Chapple passou perambulando pelas ruas da aldeia, seus principais companheiros foram os cachorros de rua ou os bêbados (o alcoolismo é excessivo em Oimiakon). Ainda assim, a vida na aldeia continua. As escolas só fecham quando a temperatura cai abaixo de –50 ºC. Os fazendeiros levam suas vacas ao bebedouro da aldeia – uma fonte “térmica” que fica pouco acima do ponto de congelamento – e depois voltam com elas para os estábulos protegidos.
A fonte térmica é o coração da aldeia, sua razão de existir: os criadores de renas visitavam a fonte para hidratar os animais, e retornaram várias vezes até que a aldeia se tornou um povoado permanente (o nome Oimiakon significa, literalmente, “água descongelada”).
Mas morar no lugar habitado mais frio da Terra tem algumas desvantagens específicas. Em geral, os banheiros ficam fora de casa, porque encanamentos são problemáticos em caso de congelamento. Os moradores têm carro, mas precisam deixá-los ligados ao ar livre, às vezes a noite inteira, para que as partes mecânicas não congelem. Mesmo assim, às vezes medidas mais extremas são necessárias.
“Um sujeito com o qual viajei deixou o caminhão ligado a noite toda, mas, mesmo assim, pela manhã o eixo de transmissão estava totalmente congelado. Sem nenhuma cerimônia, ele pegou um maçarico, entrou debaixo do veículo e começou a lamber tudo com o fogo”, diz Chapple. “O maçarico faz parte da caixa de ferramentas [de quem mora em Oimiakon]”.

GEILING, Natasha. O lugar mais frio da Terra. Seleções. 29 jan. 2016. Disponível em::  . Acesso em: 9 mar. 2016 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.

“[...] recordando a pequena casa de chá, ironicamente chamada Café Cuba [...].”
De acordo com o texto, é possível inferir que o autor usa a expressão destacada porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q29959 | Direito Sanitário, Psicólogo, Consurge MG, Gestão de Concursos

Assinale a alternativa que apresenta o problema-alvo da Política Nacional de Humanização da Atenção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q858915 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Completo, Gestão de Concursos, 2020

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Bruxas não existem

Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua.

Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".

Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.

Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!".

Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.

— Vamos logo - gritava o João Pedro -, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.

E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.

Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.

— Está quebrada - disse por fim. — Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.

Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. “Chame uma ambulância”, disse a mulher à minha mãe. Sorriu.

Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.

SCLIAR, M. Disponível em: <www.novaescola.org.br/conteudo/7562/bruxas-nao-existem>. Acesso em: 21 nov. 2019. 

Releia o seguinte trecho.

"[...] a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura."

A palavra destacada tem, no trecho, o mesmo sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q844443 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Os grupos musculares solicitados num determinado exercício necessitam de suprimento de nutrientes, por meio das modificações (adaptações agudas) de praticamente todos os aparelhos e sistemas, com ênfase para o cardiovascular e respiratório. No processo de transformação de energia química em mecânica, consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a via anaeróbia láctica e a via aeróbia.

A via anaeróbia láctica utiliza o sistema de produção de energia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q831753 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR5 Comissão Interna Prevenção Acidentes, Analista de Departamento Pessoal e Contábil, CRM MG, Gestão de Concursos, 2021

Para que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) seja constituída, o empregador deve convocar todos os seus empregados, por meio de edital, para se reunirem em dia, local e hora previamente determinados, a fim de que seja feita a escolha, mediante a eleição dos membros representantes dos empregados.
Diante disso, a empresa deverá observar as seguintes condições no processo eleitoral, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q850524 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Analista de Políticas Públicas, Gestão de Concursos, 2020

Na obra O neoliberalismo: história e implicações (2014), o geógrafo David Harvey analisa as diversas características desse “paradigma” econômico e como o Estado deve se comportar para a implantação desse paradigma.

Segundo esse autor, não é característica do neoliberalismo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q845203 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Em busca de um corpo bonito e saudável, milhares de pessoas lotam diariamente as academias. Um dos maiores objetivos desses praticantes de exercícios físicos é a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento dos músculos corporais. A musculação e uma dieta nutricionalmente adequada são essenciais para o desenvolvimento muscular.

Com relação à influência da alimentação na hipertrofia muscular, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q842801 | Farmácia, Farmacologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Farmacêutico, Gestão de Concursos, 2020

A hipertensão arterial sistêmica é prevalente no Brasil e a sua terapia farmacológica abrange diferentes classes terapêuticas com ação na fisiopatologia da doença.
A respeito das classes terapêuticas dos medicamentos empregados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q853332 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Câmara de Patrocínio MG Ouvidor Legislativo, Gestão de Concursos, 2020

Sobre a Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações), é correto afirmar que a inexigibilidade da licitação poderá ser aplicada na(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q844234 | Nutrição, Guia Alimentar da População Brasileira e Pirâmide Alimentar, Prefeitura de Catas Altas MG Nutricionista, Gestão de Concursos, 2020

O Guia Alimentar para a População Brasileira define quatro categorias de alimentos conforme o tipo de processamento empregado em sua produção. Com base em seus conhecimentos, relacione a COLUNA I à COLUNA II, associando cada categoria à sua respectiva definição.
COLUNA I
1. Alimentos minimamente processados 2. Alimentos ultraprocessados 3. Alimentos processados 4. Óleos, gorduras, sal e açúcar
COLUNA II
( ) Produtos extraídos de alimentos por processos como prensagem, moagem, trituração, pulverização e refino. ( ) Formulações industriais feitas de substâncias extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão. ( ) Produtos submetidos a processos que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. ( ) Produtos fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q701698 | Legislação Específica, Fiscal de Patrimônio, Prefeitura de Uberlândia MG, Gestão de Concursos, 2019

O Manual de Patrimônio TCU/2004 apresenta as diversas formas de classificação dos bens móveis, de acordo com a sua situação patrimonial, sua portabilidade e sua forma de utilização, sendo as seguintes classificações estabelecidas quanto a sua situação patrimonial, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q29998 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Administrativo, Consurge MG, Gestão de Concursos

Texto associado.
Tomate é fruta?

Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes. Se você acha que sua vida foi uma mentira até agora, saiba que também existem alimentos que nós chamamos de fruta, mas não são. Trata-se dos pseudofrutos – estruturas suculentas que têm cara e jeito de fruto, mas não se desenvolvem a partir do ovário da planta, como as frutas reais. É o caso do morango, do caju, da maçã, da pera e do abacaxi, entre outros.

HAICK, Sabrina. Tomate é fruta? Mundo Estranho. Ed. 177. Disponível em::  . Acesso em: 8 mar. 2016 (Adaptação).
Nos trechos a seguir, a ideia expressa pela palavra entre colchetes está presente, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q844696 | Direito Sanitário, Sistema Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fiscal Sanitário, Gestão de Concursos, 2020

As ações de Vigilância Sanitária possuem natureza eminentemente preventiva, perpassando todas as práticas, da promoção até a proteção, recuperação e reabilitação da saúde.

De acordo com o Manual Introdução à Vigilância Sanitária: Módulo 1 - A vigilância sanitária no SUS e o sistema nacional de vigilância sanitária, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o conceito à sua respectiva descrição.

COLUNA I

1. Promoção

2. Prevenção

3. Proteção

COLUNA II

( ) Fundamenta-se em ações específicas, de caráter defensivo com vistas à redução da vulnerabilidade e o aumento da resistência.

( ) Refere-se a medidas que “não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e o bem-estar gerais”. (LEAVELL; CLARCK, 1976)

( ) Define-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.