Questões de Concursos Gestão de Concursos

Resolva questões de Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q849098 | Psicologia, Saúde Mental, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Sobre as principais características, o processo de surgimento e o legado da reforma sanitária brasileira, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q841218 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

Durante a avaliação postural, um fisioterapeuta observou que certo trabalhador apresentava coxa valga.

Assinale a alternativa que apresenta um possível movimento ou postura correlacionada a essa disfunção musculoesquelética.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q845633 | Odontologia, Odontopediatria, Prefeitura de Barão de Cocais MG Dentista ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Uma criança de dois meses de idade foi encaminhada pelo pediatra do centro de saúde com os seguintes sinais e sintomas:

• Lesão esbranquiçada em toda a mucosa oral com aspecto de leite coalhado.

• Quadro de imunodepressão branda, revelado em exame.

• Hálito fétido.

• Boca ressecada, com aspecto seco.

• Relato de estado febril.

• Desnutrição.

• Relato de utilização de antibióticos em todo o primeiro mês de vida.

O quadro apresentado sugere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q848731 | Psicologia, Legislação Psicologia Conselho Federal Psicologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

Sobre o Código de Ética Profissional do psicólogo, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q845973 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O voleibol é jogado por duas equipes de seis jogadores cada, orientadas por técnicos e composta por 12 jogadores em cada equipe. A quadra mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, é dividida por uma rede de 9,50 metros de comprimento com largura de 1 metro e é suspensa a 2,43 metros para os jogos masculinos e 2,24 metros para os jogos femininos juvenis e adultos.

No voleibol, o tie break é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q658158 | Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança e Saúde em Espaços Confinados, Gestão de Concursos, 2020

Com relação à NR 33, que trata de ambientes de espaços confinados, cabe ao trabalhador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q841259 | Farmácia, Farmacologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Farmacêutico, Gestão de Concursos, 2020

Analise as seguintes características de um antimicrobiano:
I. Inibe a atividade da DNA girasse e da Topoisomerase IV das bactérias.
II. Apresentam atividade contra bactérias gram-negativas.
III. O uso é contraindicado em menores de 18 anos de idade, em decorrência de sua toxicidade para cartilagens em crescimento.
Assinale o antimicrobiano que apresenta essas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q856582 | Legislação de Trânsito CTB, Penalidades, DMAE MG Motorista, Gestão de Concursos, 2020

Dois motoristas foram abordados por um agente de trânsito ao realizar corrida com os seus respectivos veículos em uma via pública em 25 de outubro de 2019. O primeiro condutor, Raul, não havia cometido essa infração anteriormente, porém, o segundo condutor, Carlos, havia recebido uma multa de mesma infração em 17 de dezembro de 2018.

Além do recolhimento do documento de habilitação e da remoção do veículo, o valor da multa a ser pago pelos condutores, considerando os valores vigentes para o ano de 2019, será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q657172 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Desastres Naturais e Humanos, Gestão de Concursos, 2020

Analise a afirmativa a seguir.

“Para você ter queimada natural, você precisa da existência de raios.”

Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/

noticia/2019/08/19/queimadas-aumentam-82percent-em

relacao-ao-mesmo-periodo-de-2018.ghtml>.

Acesso em: 26 out. 2019.


A declaração do pesquisador do Programa Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, corrobora com a tese de que parte das queimadas que atingiram o Brasil em meados de 2019


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q705307 | Português, Interpretação de Textos, Advogado, Prefeitura de Ervália MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
TEXTO I
 Condenado a ser livre
[...]
Em linhas gerais, a concepção sartreana da liberdade se assentava no pressuposto de que o ser humano é a única criatura para quem a existência (existir) é anterior à essência (ser). Quer dizer: o nosso destino não é predeterminado pela natureza – muito menos, ele assinala, pela “inteligência divina”. “O que significa dizer que a existência precede a essência?”, pergunta. “Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. […]
O homem é não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência.” (Não, a psicanálise não orna muito bem com esse tipo de pensamento).
O ser humano, frisa Sartre, define-se pelo que faz, pelo que ele projetar ser, por suas escolhas. Daí em diante, é preciso falar em consequências – tanto dessa ideia basilar quanto da própria liberdade avassaladora que ela anuncia. Em primeiro lugar, ela incorre no fato de que cada um de nós é total e integralmente responsável não apenas por nossos atos, mas também por aquilo que somos. O que se desdobra em outras e mais profundas consequências.
Tudo é permitido
Em um mundo sem Deus e sem natureza humana, o homem é plenamente responsável não apenas por si, mas também por todos os homens. “Não há dos nossos atos”, diz Sartre, “um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser.”
[...]
FREITAS, Almir. Revista Bravo. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2018 [Fragmento adaptado]

Releia o trecho a seguir. “O que significa dizer que a existência precede a essência?” Ao fazer essa pergunta, o filósofo pretende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q701729 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Defensor Público, DPE MG, Gestão de Concursos, 2019

Com relação ao Estatuto da Criança e Adolescente, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nos processos sujeitos ao ECA, prevalece de forma absoluta o princípio da perpetuação da jurisdição, já que, nos termos do art. 43 do CPC/2015, a competência é determinada no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, não havendo qualquer relevância nas modificações supervenientes do estado de fato ou de direito, salvo quando houver supressão de órgão judiciário ou alteração da competência absoluta. 
II. A Defensoria Pública não possui atribuição para fiscalizar as unidades de internação, ficando tal incumbência, de forma exclusiva, ao Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, por se tratar de regra numerus clausus. 
III. O ato infracional análogo ao tráfico de drogas, por si só, conduz obrigatoriamente à imposição de medida socioeducativa de internação do adolescente, por envolver infração presumidamente permanente e de natureza grave. 
IV. Não há óbice à adoção feita por casal homoafetivo desde que a medida represente reais vantagens ao adotando e haja o consentimento deste, conforme art. 28, §2º, do ECA. Assinale a alternativa em que não se tem a correta interpretação legal e jurisprudencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q851889 | Psicologia, Políticas Públicas Pessoas com Deficiência, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

O Estatuto da Pessoa com Deficiência considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quando for necessária a avaliação da deficiência, ela deverá ser biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e não deverá considerar o(s) seguinte(s) aspecto(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q673740 | Meio Ambiente, Engenheiro Químico, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

A respeito de indicadores de qualidade da água, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O chamado índice de qualidade da água (IQA) permite comparar a qualidade de distintos corpos hídricos e inferir o impacto de ações que visem à preservação dos ecossistemas aquáticos, mas tem a desvantagem de introduzir a perda da informação das variáveis e dos parâmetros individuais.
( ) O percentual de concentração de oxigênio dissolvido na água expressa a qualidade de um ambiente aquático, enquanto a salinidade indica a presença de sais minerais dissolvidos, sendo usualmente empregada a concentração de cloretos.
( ) A demanda química de oxigênio (DQO) contempla a matéria orgânica presente na água que é passível de ser estabilizada biologicamente, enquanto o carbono orgânico total (COT) relaciona os compostos e contaminantes orgânicos, refletindo as consequências das atividades antrópicas.
( ) A presença de agrotóxicos e / ou outras substâncias tóxicas em concentrações elevadas no corpo hídrico, conforme regulamentação, torna nulo o valor do índice de qualidade da água (IQA), independentemente de os demais parâmetros estarem satisfatórios.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q702083 | Português, Interpretação de Textos, Advogado, CAU MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
                                                 Notre-Dame de Paris, eu não vou dizer adeus

                 Carga cultural e moral da catedral transcendeu em muito sua história factual
A Catedral de Notre-Dame em chamas é uma tragédia terrível, como a definiu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. A Notre-Dame é um
patrimônio da Humanidade, uma herança gótica inestimável, cuja carga cultural e moral transcendeu em muito sua história factual. Virou o
ícone épico de uma era, nas penas de Victor Hugo, em “Notre-Dame de Paris”. É quase uma visão no desenho de Marc Chagal, “Notre-Dame
en gris”. Vista da calçada por Rafaelli ou estilizada por Utrilo, a catedral inspirou, enlevou, acolheu escritores, pintores, poetas, pessoas.
Nenhum deixou jamais de se emocionar.
[...]
Mas será o fim? Em 1829, a Notre-Dame, transformada em fábrica de pólvora durante a Revolução Francesa, sofreu grande destruição. Pois
não foi para conclamar a nova França a salvar a velha, expressa naquela catedral imorredoura, que Victor Hugo pôs-se a escrever? Seu
romance, “Notre Dame de Paris”, renomeado posteriormente para “O Corcunda de Notre-Dame”, acolhido pelo povo, animou a mobilização
dos esforços para a restauração da Notre-Dame.
Ela é o foco central do romance que teve seu nome como título original, e esta é a marca da maestria narrativa de Hugo. O enredo se
constrói a partir da arquitetura da catedral e a força moral da Notre-Dame sobressai-se majestosa, mesmo diante de personagens
inesquecíveis como Quasimodo, a jovem Esmeralda e o sinistro arcebispo de Paris, Claude Frollo. Daí haver mais que um laço íntimo entre
Quasimodo e a igreja, “uma espécie de misteriosa e preexistente harmonia entre essa criatura e esse edifício”. Precisaremos de outro autor
para mobilizar Paris e o mundo para salvar a Notre-Dame dos escombros?
Ou nos basta Victor Hugo com seu tamanho e sua imortalidade? Ainda hoje o Corcunda de Notre-Dame leva multidões ao teatro, quase
esquecidas de que a Notre-Dame é um monumento plantado no coração de Paris e sua obra um romance-símbolo da História da França e
sua Revolução.
[...]
A vitalidade da Notre-Dame, entretanto, não está na sua arquitetura esplêndida, ou na arte deslumbrante e abundante no seu interior, nos
afrescos, nas pinturas, na escultura, nos vitrais. São destrutíveis e restauráveis. Está nos sentimentos poderosos que esta arte em nós
provoca. Como escreveu Victor Hugo, “o que conta não é a reprodução dos acontecimentos reais, históricos, mas a das paixões humanas
elementares, o medo, a coragem, a vontade de poder, a abnegação, o instinto de morte, o amor”.
Notre-Dame é o coração de Paris e é de todos nós, os que fomos a Paris e a amamos, e os que não foram, mas podem amá-la assim
mesmo. Victor Hugo resumiu “o homem, o artista e o indivíduo se apagam nessas grandes construções sem nome de autor; a inteligência
humana nelas se resume e se totaliza. O tempo é o arquiteto, o povo é o pedreiro.”
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/artigo-notre-dame-de-paris-eu-nao-vou-dizer-adeus-23603712>. Acesso em: 18 abr. 2019
(Adaptação).
Sobre a opinião expressa pelo autor por meio do texto em questão, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q858256 | Português, Morfologia, Prefeitura de Catas Altas MG Motorista de Ambulância, Gestão de Concursos, 2020

            Por que todo mundo usava peruca na Europa dos séculos 17 e 18?

      Não era todo mundo, apenas os aristocratas. A moda começou com Luís 14 (1638-1715), rei da França. Durante seu governo, o monarca adotou a peruca pelo mesmo motivo que muita gente usa o acessório ainda hoje: esconder a calvície. O resto da nobreza gostou da ideia e o costume pegou. A peruca passou a indicar, então, as diferenças sociais entre as classes, tornando-se sinal de status e prestígio.

      Também era comum espalhar talco ou farinha de trigo sobre as cabeleiras falsas para imitar o cabelo branco dos idosos. Mas, por mais elegante que parecesse ao pessoal da época, a moda das perucas também era nojenta. “Proliferava todo tipo de bicho, de baratas a camundongos, nesses cabelos postiços”, afirma o estilista João Braga, professor de História da Moda das Faculdades Senac, em São Paulo.

      Em 1789, com a Revolução Francesa, veio a guilhotina, que extirpou a maioria das cabeças com perucas. Símbolo de uma nobreza que se desejava exterminar, elas logo caíram em desuso. Sua origem, porém, era muito mais velha do que a monarquia francesa. No Egito antigo, homens e mulheres de todas as classes sociais já exibiam adornos de fibra de papiro - na verdade, disfarce para as cabeças raspadas por causa de uma epidemia de piolhos. Hoje, as perucas de cachos brancos, típicas da nobreza europeia, sobrevivem apenas nos tribunais ingleses, onde compõem a indumentária oficial dos juízes.

Disponível em:<www.super.abril.com.br/mundo-estranho> . Acesso em: 30 nov. 2019.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada não é uma preposição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q672515 | Português, Tipologia Textual, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Barão de Cocais MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão .


TEXTO I


Amazônia Centro do Mundo


Encontro histórico reúne, neste momento, líderes da

floresta, ativistas climáticos internacionais, cientistas do

clima e da Terra e alguns dos melhores pensadores do

Brasil


Neste momento, na Terra do Meio, coração da maior floresta tropical do planeta, uma formação humana inédita está reunida para criar uma aliança pela Amazônia. É um encontro de diferentes em torno de uma ideia comum: barrar a destruição da floresta e dos povos da floresta, hoje devorada por predadores de toda ordem. Entre eles, as grandes corporações de mineração e o agronegócio insustentável. É também um encontro para salvar a nós mesmos e as outras espécies, estas que condenamos ao nos tornarmos uma força de destruição. Nesta luta, devemos ser liderados pelos povos da floresta – os indígenas, beiradeiros e quilombolas que mantêm a Amazônia ainda viva e em pé. Este é um encontro de descolonização. Por isso, não um encontro na Europa nem um encontro nas capitais do Sudeste do Brasil. Deslocar o que é centro e o que é periferia é imperativo para criar futuro. Na época em que nossa espécie vive a emergência climática, o maior desafio de nossa trajetória, a Amazônia é o centro do mundo. É em torno dela que nós, os que queremos viver e fazer viver, precisamos atravessar muros e superar barreiras para criar um comum global.


[...]


Todas estas pessoas deixaram suas casas e seus países convidadas por mim, pelo Instituto Ibirapitanga, pelo Instituto Socioambiental e pela Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri. Algumas viajaram semanas num barco à vela, para conhecer de forma profunda, com seu corpo no corpo do território, a floresta e os povos da floresta. É instinto de sobrevivência o que as move, mas é também amor. É movimento de vida numa geopolítica que impõe a morte da maioria para o benefício e os lucros da minoria que controla o planeta. É uma pequena grande COP da Floresta criada a partir das bases. Aqui, não há cúpula.


[...]


No encontro Amazônia Centro do Mundo haverá população da cidade e da floresta. E também os produtores rurais que colocam alimento na mesa da população, aqueles que respeitam os povos tradicionais e atuam preservando a Amazônia, porque sabem que dela depende o seu sustento. Sabemos que há fazendeiros que destroem a floresta, mas também sabemos que há agricultores que a respeitam e têm mudado suas práticas para responder aos desafios do colapso climático que atingirá a todos, produtores que respeitam a lei e a democracia e que também querem viver em paz. Pessoas que perceberam que precisam não apenas parar de desmatar, mas reflorestar a floresta.


O fim do mundo não é um fim. É um meio. É o que os povos indígenas nos mostram em sua resistência de mais de 500 anos à força de destruição promovida pelos não indígenas. À tentativa de extermínio completo, seja pela bala, seja pela assimilação. Hoje, meio milênio depois da barbárie produzida pelos europeus, as populações indígenas não apenas não se deixaram engolir como aumentam. E erguem, mais uma vez, suas vozes para denunciar que os brancos quebraram todos os limites e constroem rapidamente um apocalipse que, desta vez, atinge também os colonizadores: a maior floresta tropical do mundo está perto de alcançar o ponto de não retorno. Dizem isso muito antes do que qualquer cientista do clima. Alguns de seus ancestrais plantaram essa floresta. Eles sabem.


Como Raoni tem repetido há décadas:


“Se continuar com as queimadas, o vento vai aumentar, o sol vai ficar muito quente, a Terra também. Todos nós, não só os indígenas, vamos ficar sem respirar. Se destruir a floresta, todos nós vamos silenciar”. Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam. Alteraram o clima do planeta. Ameaçaram a sobrevivência da própria espécie na única casa que dispõem. Mas não todos os humanos. Uma minoria dos humanos, abrigada nos países desenvolvidos demais, consumiu o planeta. As consequências, porém, já são sentidas pelas maiorias pobres e pelos povos que não cabem nas categorias de rico e de pobre impostas pelo capitalismo.


[...] 


BRUM, Eliane. El País. Disponível em: <encurtador.com.br/

BHTV1>. Acesso em: 16 nov. 2019.

Esse tipo de texto é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q706568 | Administração Geral, Administrador Administração de Empresas, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Com relação à organização, gestão e seus conceitos fundamentais, analise as afirmativas seguintes. 
I. O organograma é um instrumento que permite a demonstração da verticalidade decorrente da hierarquia institucional.
II. A amplitude de controle tem relação com o número de subordinados por gerente. Quanto menor a amplitude de controle, maior o número de subordinados por gerente. 
III. Quanto mais horizontal a estrutura organizacional se apresenta, mais viável é a ampliação do controle sem a necessidade de se aumentar os níveis hierárquicos, ou seja, de se criar novas chefias. 
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q855694 | Legislação de Trânsito CTB, Direção Defensiva, DMAE MG Motorista, Gestão de Concursos, 2020

Considere as seguintes afirmações sobre o uso de luzes nos veículos de transporte terrestre.

I. Em caso de ocorrência de cerração, o condutor deve manter acesso o pisca-alerta.

II. Os veículos de transporte coletivo devem circular com o farol de luz alta durante a noite.

III. Um motorista circulando em uma rodovia estadual durante o dia deve manter os faróis do veículo acesos em luz baixa.

IV. A luz de placa deve ser mantida acesa durante a noite.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, é correto afirmar que está(ão) correta(s) a(s) conduta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q842129 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Método de ensino é a ação do professor ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações e condições externas procedimentais, visando o melhor entendimento do discente. Com relação às metodologias de ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva escolar, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O método analítico-sintético é caracterizado pelas diversas experiências de jogo, para uma melhor aprendizagem da técnica.
( ) O método global está centralizado no desenvolvimento das habilidades técnicas, por meio da análise de jogadas e técnicas já existentes, trabalhando de forma gradual para se obter o nível mais elevado da técnica em si.
( ) O método misto é a junção dos métodos analítico sintético e global funcional. Esse método possibilita a prática de exercícios isolados, bem como a iniciação ao jogo por meio das formas jogadas dos esportes coletivos.
( ) O método misto permite que o professor utilize dentro da mesma aula exercícios e jogos, independentemente da ordem ou da quantidade de atividades estabelecidas, mais jogos ou mais exercícios.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q856230 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Incompleto, Gestão de Concursos, 2020

Uma escola de Ensino Fundamental localizada em Barão de Cocais promoveu uma campanha de reciclagem. As latinhas de alumínio trazidas pelos alunos eram amassadas e ensacadas e, em seguida, vendidas a uma cooperativa do bairro. Com o dinheiro obtido, a escola adquiriu livros para a biblioteca. A tabela a seguir mostra a quantidade de latinhas arrecadadas nessa campanha.
CAMPANHA RECICLAR TURNO QUANTIDADE ARRECADADA MANHÃ 18 500 LATAS TARDE 14 800 LATAS
Sabendo-se que 1 quilograma de latinhas de alumínio equivale a 74 latinhas e ele é vendido por R$ 3,00, o valor arrecadado pela escola ao final da campanha foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.