Início

Questões de Concursos Gestão de Concursos

Resolva questões de Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q698968 | Português, Pontuação, Advogado, SAAE de Itabira MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
                                                O jeitin mineiro de falar 
Já disse o cronista Felipe Peixoto Braga Netto, “Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda?”. É... Nós mineiros temos um jeitinho de falar que é só nosso, assim como os gaúchos, os cariocas, os baianos e os paulistas. Mas somente os mineiros, tem esse “jeitim bunitim” de falar que deixa todo mundo de boca aberta! Qué vê só?
Aqui em Minas sempre se termina uma frase com “sô” e é impressionante como se consegue colocar o “uai” em quase tudo. O emprego do “uai” é uma ciência. Não é todo mundo que sabe a hora de encaixar o “uai” numa frase. Num é assim não, uai! Cêbêsta sô! O mesmo acontece com o trem. Esta palavra significa tudo. [...] 
Disponível em: <http://www.soubh.com.br/materias/turismo/o-jeitin-mineiro-de-falar/>. Acesso em: 23 jan. 2019. 

A respeito dos elementos empregados na elaboração do texto lido, assinale a alternativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q844910 | Turismo, Interpretação de Textos, Prefeitura de Catas Altas MG Turismólogo, Gestão de Concursos, 2020

Para que a atividade turística ocorra, é necessário que haja o deslocamento de pessoas do núcleo emissor para o núcleo receptor. Segundo Braga (2007), a pesquisa da demanda e a distinção entre os tipos de demanda são imprescindíveis na estruturação dos planos de desenvolvimento de uma destinação ou de um empreendimento turístico.

No universo da demanda turística, o conjunto de pessoas motivadas a viajar, mas que, no momento do estudo, não o fazem por motivos passageiros, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q701623 | Direito Administrativo, Analista de Sistemas, Prefeitura de Lagoa santa MG, Gestão de Concursos, 2019

Sobre os princípios da administração pública, é incorreto afirmar que o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q855316 | Português, Morfologia, Auxiliar de Consultorio Dentario, Gestão de Concursos, 2020

                               Poluição do ar

Você já parou pra imaginar

o que polui o nosso ar?

Em nossa cidade Ao nosso redor

Em todo instante você pode encontrar

A fumaça e os gases liberados pelas fábricas

E os automóveis

A queima do lixo em incineradores

Dos hospitais

Os incêndios na floresta

Na mata e na selva

Também provoca

Tudo isso é combustão

E poluição do ar

A poeira que sai do chão

Nas ruas não asfaltadas

E sem calçadão

Os gases que saem dos esgotos

Das fossas mal cuidadas

De restos de animais

E de plantas em decomposição

Tudo isso é poluição

poluição do ar

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/charrete/965108/> . Acesso em: 4 dez. 2019 (Adaptação).

Releia este trecho.

“Os gases que saem dos esgotos / Das fossas mal cuidadas”

De acordo com o Vocabulário ortográfico da língua portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, o adjetivo “malcuidado” é escrito dessa forma.

Em relação à palavra registrada pelo VOLP, é possível afirmar que seu processo de formação ocorreu por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q702520 | Português, Administrador Administração de Empresas, ARISB MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
                                        Não publique aquela foto do seu filho nas redes sociais 
        Três em cada quatro crianças com menos de 2 anos têm fotos na Internet. Deveríamos frear esse costume? 
        Nossas redes sociais estão repletas de imagens de crianças fazendo fofices. Nas férias, sua superexposição aumenta mais ainda, se é que isso é possível. Cada foto é compartilhada – sem consentimento algum – pelo pai, a mãe ou algum familiar ou amigo, para orgulho de quem compartilha e para deleite de seus conhecidos. Recebe-se um monte de curtidas e até algum elogio, o que leva a reincidir. É assim há vários anos, sem que ninguém pense nas consequências. Até que, acompanhando os crescentes receios em torno das redes sociais, uma dúvida começou a se espalhar: será que estamos fazendo mal ao postar tantas fotos de crianças? 
Três de cada quatro crianças com menos de 2 anos têm fotos on-line, segundo um estudo da empresa de segurança digital AVG com dados de cidadãos de 10 países (Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Austrália, Nova Zelândia e Japão). A emoção de ser pai ou mãe é uma das causas por trás dessa compulsão, a versão atualizada dos retratinhos guardados na carteira. Em média, os pais de crianças menores de 6 anos publicam 2,1 informações por semana sobre elas, segundo um estudo com informação de 1.300 pais norte-americanos do aplicativo Local Babysitter. Dos 6 aos 13 há uma queda na corujice: 1,9 informação por semana. Quando o(a) adolescente completa 14 anos, o ímpeto se reduz a menos de uma menção por semana (0,8). Na Espanha, segundo a AVG, os pais são os mais preocupados com as futuras consequências para seus filhos da enorme quantidade de informação on-line que proporcionam a respeito deles (avaliam seu grau de preocupação em 3,9 sobre 5). Esta preocupação possivelmente tenha sido reforçada quando se soube que Mark Zuckerberg – o homem que mais fez para compartilharmos como compartilhamos – considera que o futuro, em vez de aberto, como sustentava até agora, será privado. 
Enquanto o setor da comunicação se vê obrigado a proteger a identidade dos menores que saem em suas páginas, a publicação maciça de imagens sem filtro de crianças nas redes sociais transformou a proteção em ironia. O fenômeno é tamanho que deu origem a um novo termo: sharenting, a soma de share (compartilhar) e parenting (criação). [...] a primeira pessoa a escrever um estudo detalhado sobre esse difundido fenômeno foi a advogada Stacey Steinberg, que em 2016 publicou o relatório intitulado Sharenting, com o subtítulo de “a privacidade das crianças na era das redes sociais”. Essa professora de Direito da Universidade da Flórida, e mãe, estudou em profundidade as implicações desse hábito planetário instalado há mais de uma década. Os pais são, por um lado, “os guardiões da informação pessoal de seus filhos e, por outro, os narradores da sua vida”, escreve Steinberg. Ao narrar, compartilhamos informação sobre os filhos ao mesmo tempo em que os privamos do direito a fazê-lo eles mesmos em seus próprios termos. E isso é uma fonte potencial de dano à qual prestamos pouca atenção. 
Os riscos aos quais os menores se veem submetidos são vários. Para começar, facilitamos que criminosos e pervertidos os localizem fisicamente. Mas há também outros riscos de origem digital. Se alguém capturar uma imagem ou um vídeo de um menor, pode simular que este sofre algum tipo de ameaça e exigir um resgate. Também pode suplantar sua identidade nas redes, como já aconteceu com várias influencers. Se, além disso, ao anunciar o nascimento de um bebê acrescentamos a data (coisa que muitos pais fazem), poderíamos estar propiciando o roubo de sua identidade. Para não falar do ciberbullying que poderemos causar ao postar uma foto ridícula do nosso filho (calcula-se que 59% dos menores tenham passado por isso em 2018, segundo o instituto Pew Research). 
Mas há outra consequência mais óbvia que tampouco costumamos levar em conta: a opinião do menor. Na opinião de 58% dos pais norteamericanos que compartilham fotos, não há nada de errado em postar sem o consentimento dos filhos, segundo a empresa de segurança McAfee. E 40% acreditam que a foto poderia acabar envergonhando a criança, mas que esta não se importará, ou acabará superando. Entretanto, o que se está comprovando é justamente o contrário: que muitos não gostam do uso que seus pais fazem de sua imagem. Assim se manifestou a filha da atriz Gwyneth Paltrow quando esta publicou uma imagem de ambas em que a menina usava óculos de esqui que cobriam seu rosto: “Mamãe, já falamos disso. Você não pode publicar minhas fotos sem meu consentimento”, queixava-se Apple. Ao que Paltrow respondeu: “Mas se nem dá para ver a sua cara!”. 
[...] 
“Há uma realidade”, opina Laura Baena, publicitária e criadora do site Malasmadres. “As fotos de crianças bombam. Postamos as imagens porque tocam nossa parte emocional, ou realmente estamos mercantilizando as crianças?” 
[...] 
Stacey fecha seu texto com várias recomendações aos pais interessados em proteger seus filhos: familiarizar-se às políticas de privacidade das redes em que postam fotos; criar alertas que avisem quando o nome de seu filho sair em algum resultado de busca no Google; cogitar não revelar a identidade da criança na hora de contar algo; pedir permissão a elas antes de compartilhar uma informação a seu respeito; nunca publicar fotos delas com pouca roupa; e, finalmente, considerar se essa informação que você está cogitando compartilhar pode ter algum efeito sobre o bem-estar e o desenvolvimento psicológico do pequeno. 
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/05/actualidad/1562335565_606827.html>. Acesso em: 8 jul. 2019 (Adaptação).
Analise as afirmativas a seguir a respeito da caracterização do texto em questão. 
I. O texto utiliza, como forma de estratégia de convencimento, verbos na primeira pessoa do plural, objetivando promover uma identificação do leitor com o autor, 
                                                        PORQUE 
II. os artigos de opinião, gênero no qual o texto se encaixa, intencionam expor o posicionamento do autor e persuadir o leitor sobre determinado tema. 
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q703617 | Português, Morfologia, Advogado, Prefeitura de Ervália MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
TEXTO II
[...]
Os pensadores que defendem que o ser humano é sempre livre sabem que existem determinações externas e internas, fatores sociais e subjetivos, mas a liberdade de decidir sobre suas escolhas é superior à força dessas determinações. Um exemplo que poderia ser dado para entendermos essa noção seria a de dois irmãos que têm a mesma origem social, mas um se torna um criminoso e o outro não. 
Vejamos o que o filósofo francês Jean-Paul Sartre disse sobre isso:
“[...] Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. […] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas.
É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer.”
[...]
SANTOS, Wigvan. Mundo Educação. Disponível em: < https://bit.ly/2OXrrZf>. Acesso em: 21 ago. 2018. [Fragmento adaptado]
As palavras destacadas a seguir qualificam outras no trecho, exceto em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q845497 | Direito Urbanístico, Parcelamento do solo urbano Lei 6766, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fiscal de Obras e Serviços, Gestão de Concursos, 2020

A Lei nº 6.766/1979, Parcelamento do Solo Urbano, trata do registro do loteamento e desmembramento e estabelece que, após aprovado, o loteador deverá submetê-lo ao registro imobiliário no prazo máximo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q29949 | Português, Psicólogo, Consurge MG, Gestão de Concursos

Texto associado.
O lugar mais frio da Terra

Bem-vindo à minúscula aldeia da República de Sakha, na Rússia, que ocupa um lugar inquestionável nos livros de recordes

Para a maioria, a cidadezinha de Oimiakon não estaria no alto da lista de destinos turísticos. É a região com povoamento permanente mais fria da Terra, localizada a algumas centenas de quilômetros do Círculo Polar Ártico, na tundra russa. Mas, para o fotógrafo neozelandês Amos Chapple, foi uma oportunidade que ele não podia recusar.
Chapple trabalhava como professor de inglês na Rússia para financiar suas fotografias de viagens, e a ida a Oimiakon seria a oportunidade de embarcar num projeto fotográfico inigualável. Para chegar à aldeia que, em 1933, bateu o recorde de lugar mais frio da Terra, com a temperatura de –67,7 ºC, Chapple teria primeiro de ir a Iakutsk, capital da região, a seis fusos horários de Moscou.
Em Iakutsk, a temperatura em janeiro cai a cerca de –40 ºC, mas a cidade é um lugar com economia vibrante, povoada principalmente graças à abundância de recursos naturais: há diamantes, petróleo e gás. Oimiakon fica a 927 quilômetros de Iakutsk. Para chegar lá, Chapple teve de viajar dois dias, com uma combinação de caronas e vans.
Em certo momento, ele se viu perdido num posto de gasolina. “Passei dois dias comendo carne de rena”, diz Chapple, recordando a pequena casa de chá, ironicamente chamada Café Cuba, que nesse período só servia essa única opção de prato. “Rena é a carne mais comum da tundra.”
Os habitantes da região mais fria da Terra não comem só rena, mas sua dieta inclui muita carne. Chapple também comeu um prato de macarrão e nacos congelados de sangue de cavalo, além de uma especialidade de Iakutsk: peixe congelado raspado em lascas finíssimas. “Lembra sashimi congelado e é divino”, diz ele. “A textura do peixe congelado com as pontinhas quentes é muito especial e deliciosa.”
Quando chegou a Oimiakon, cuja população oscila em torno de 500 habitantes permanentes, Chapple se espantou ao ver que a cidade estava vazia. “Simplesmente não havia ninguém nas ruas. Eu esperava que tivessem se acostumado com o frio e que houvesse uma vida cotidiana em andamento, mas em vez disso todo mundo tratava o frio com muita cautela”, diz ele. “Parecia extremamente desolado. Não era, mas tudo acontecia em ambiente fechado, e eu não era bemvindo nos ambientes fechados.”
Nas horas que Chapple passou perambulando pelas ruas da aldeia, seus principais companheiros foram os cachorros de rua ou os bêbados (o alcoolismo é excessivo em Oimiakon). Ainda assim, a vida na aldeia continua. As escolas só fecham quando a temperatura cai abaixo de –50 ºC. Os fazendeiros levam suas vacas ao bebedouro da aldeia – uma fonte “térmica” que fica pouco acima do ponto de congelamento – e depois voltam com elas para os estábulos protegidos.
A fonte térmica é o coração da aldeia, sua razão de existir: os criadores de renas visitavam a fonte para hidratar os animais, e retornaram várias vezes até que a aldeia se tornou um povoado permanente (o nome Oimiakon significa, literalmente, “água descongelada”).
Mas morar no lugar habitado mais frio da Terra tem algumas desvantagens específicas. Em geral, os banheiros ficam fora de casa, porque encanamentos são problemáticos em caso de congelamento. Os moradores têm carro, mas precisam deixá-los ligados ao ar livre, às vezes a noite inteira, para que as partes mecânicas não congelem. Mesmo assim, às vezes medidas mais extremas são necessárias.
“Um sujeito com o qual viajei deixou o caminhão ligado a noite toda, mas, mesmo assim, pela manhã o eixo de transmissão estava totalmente congelado. Sem nenhuma cerimônia, ele pegou um maçarico, entrou debaixo do veículo e começou a lamber tudo com o fogo”, diz Chapple. “O maçarico faz parte da caixa de ferramentas [de quem mora em Oimiakon]”.

GEILING, Natasha. O lugar mais frio da Terra. Seleções. 29 jan. 2016. Disponível em::  . Acesso em: 9 mar. 2016 (Adaptação).
Os trechos a seguir foram reescritos corretamente, de acordo com a norma padrão, e sem alteração de seu sentido, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q849456 | Psicologia, Políticas Públicas no ECA, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

As medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990, visam não só a responsabilização do jovem pela prática infracional, mas também a garantia dos seus direitos, que contempla o acesso à educação, à saúde, à profissionalização, à cultura, ao esporte e ao lazer.

Sobre as medidas de proteção, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q854098 | Português, Morfologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Auxiliar Administrativo, Gestão de Concursos, 2020

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

TEXTO II


Desmatamento


Roubando como um desesperado sem nenhum sentido.

Desmatando a mãe natureza que nos teve como filhos.

Todos os filhos de Jah.

Jah deu a natureza não foi pra um só, não foi pra um só.

Deus deu a natureza pra todos nós cuidarmos bem dela.

Não convém, está cometendo suicídio não faça isso rapaz.

Prejudicando nossas vidas, a vida dos nossos filhos.

E a dos animais.

Não mate o que é da mata ela só faz você viver e ser feliz.

Isso que não pode acontecer, não pode acontecer.

Desmatar a mata pra poder se enriquecer, uhum.

Pois a natureza não mata, ela só faz você viver e ser feliz.

Não convém, está cometendo suicídio não faça isso rapaz.

Prejudicando nossas vidas, a vida dos nossos filhos e a dos animais.

Eu cuido dela sim para que a mãe natureza cuide bem de mim.


RAIZ DA MATA. Desmatamento. Disponível em:<https://www.vagalume.com.br/raiz-da-mata/desmatamento.html>.

Acesso em: 15 nov. 2019.

Releia este trecho.
"Prejudicando nossas vidas, a vida dos nossos filhos."
A conjunção adequada para substituir a vírgula, sem alterar o sentido original do trecho, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q841600 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Barão de Cocais MG Coordenador CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

Com base na Resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012, que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB / SUAS), são diretrizes estruturantes da gestão do SUAS, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q842930 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Médico Psiquiatra, Gestão de Concursos, 2020

O termo catatimia foi cunhado por Eugen Bleuler, psiquiatra suíço mais conhecido por nomear a esquizofrenia. Considere as seguintes manifestações.

I. A atenção ser captada, dirigida ou desviada.

II. Uma memória ser mais ou menos detalhada.

III. As possíveis alterações da sensopercepção.

IV. As ideias prevalentes ou sobrevaloradas.

V. Os delírios secundários.

São exemplos de manifestações de catatimia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q843446 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais.

Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q704780 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Procurador da Fazenda, Prefeitura de Lagoa santa MG, Gestão de Concursos, 2019

“Posso dizer que 100% das minhas vendas são
concluídas pelo WhatsApp. Faço a divulgação no
Facebook e no Instagram, mas negocio com o cliente
via WhatsApp afirma a microempresária [...] (que) vende
bolos e doces há três anos na internet. [...]”
O TEMPO. “WhatsApp é a ferramenta de venda para
70% dos negócios”, 14 out. 2018. p. 12.
De acordo com a reportagem, as redes sociais têm potencializado muitos negócios. Considerando os fatores que explicam esse tipo de negócio, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q675910 | Meio Ambiente, Engenheiro Químico, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

A etapa X de tratamento de água, mediante uma conjunção de ações físicas e químicas, com agitação por período de curta duração, objetiva desestabilizar as partículas coloidais suspensas na água a ser tratada, enquanto a etapa Z no tratamento de água é especializada em separar e remover partículas não sedimentáveis ou de difícil sedimentação mediante arraste por ar. Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as etapas X e Z.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q668795 | Direito Tributário, Imposto Territorial Rural, Fiscal de Rendas e Tributos, Prefeitura de Barão de Cocais MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.

Analise as afirmativas a seguir,relativas às características gerais da tributação.


I. O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) poderá ser fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

II. O Crédito Tributário não se extingue por dação em pagamento em bens imóveis.

III. A Obrigação Tributária Acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em Obrigação Tributária Principal relativamente à penalidade pecuniária.

Estão corretas as afirmativas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q842450 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Prefeitura de Catas Altas MG Nutricionista, Gestão de Concursos, 2020

Alguns aspectos do planejamento físico das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) refletem-se diretamente em suas condições higiênicas. A iluminação adequada nessas unidades evita doenças visuais, aumenta a eficiência do trabalho e diminui o número de acidentes.
Nesse contexto, não se pode afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q858615 | Matemática, Álgebra, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Completo, Gestão de Concursos, 2020

José Carlos mora em Belo Horizonte e fez uma viagem para o interior de Minas Gerais dirigindo o seu carro. Saiu de sua casa às 7h 15min e chegou ao seu destino às 18h 25min. Durante a viagem ele fez duas paradas, uma de 15 e outra de 35 minutos. Quanto tempo ele dirigiu nessa viagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q832042 | Probabilidade e Estatística, Conhecimentos de estatística, Estatístico, CRM MG, Gestão de Concursos, 2021

Considere que um estudo foi realizado com o objetivo de avaliar se a variável dependente (Y) está relacionada linearmente com a variável independente (X).A partir dos dados de uma amostra de 10 pares de medidas (xi, yi) com i = 1, 2, ..., 10, foi obtido o coeficiente de correlação de Pearson r = 0,9.
Levando em consideração o texto anterior e sabendo que V = 3X + 5 e W = cY + d, onde c e d são números reais positivos, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo de regressão ajustado Y = a.bX explica aproximadamente 90% da variação total em Y. II. O coeficiente de correlação de Pearson entre X e V é 1. III. O coeficiente de correlação de Pearson entre X e W é 0,9c + d. IV. O coeficiente de correlação de Pearson entre V e W é 0,9.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q700766 | Português, Interpretação de Textos, Advogado, Prefeitura de Ervália MG, Gestão de Concursos, 2019

Texto associado.
TEXTO II
[...]
Os pensadores que defendem que o ser humano é sempre livre sabem que existem determinações externas e internas, fatores sociais e subjetivos, mas a liberdade de decidir sobre suas escolhas é superior à força dessas determinações. Um exemplo que poderia ser dado para entendermos essa noção seria a de dois irmãos que têm a mesma origem social, mas um se torna um criminoso e o outro não. 
Vejamos o que o filósofo francês Jean-Paul Sartre disse sobre isso:
“[...] Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. […] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas.
É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer.”
[...]
SANTOS, Wigvan. Mundo Educação. Disponível em: < https://bit.ly/2OXrrZf>. Acesso em: 21 ago. 2018. [Fragmento adaptado]
De acordo com o texto, assinale a alternativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.