Início

Questões de Concursos Gestão de Concursos

Resolva questões de Gestão de Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q840476 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Prefeitura de Barão de Cocais MG Coordenador CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

A Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tipificou os serviços socioassistenciais em níveis de complexidade.
Com relação aos serviços tipificados, analise as seguintes afirmativas.
I. O serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) está inserido na proteção social de média e alta complexidade.
II. Os serviços de média e alta complexidade devem ser executados pelos centros de referência de assistência social (CRAS).
III. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos está inserido na proteção social básica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q848420 | Direito Tributário, Execução Fiscal e Processo Tributário, Advogado, Gestão de Concursos, 2020

Com base na Lei nº 6.830/80, que “dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências”, também conhecida como Lei de Execuções Fiscais, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q699137 | Legislação Específica, Advogado, Prefeitura de Ervália MG, Gestão de Concursos, 2019

Analise o caso hipotético a seguir. Servidor público ocupante de um determinado cargo em comissão da administração pública do Poder Executivo do município de Ervália, Antônio é nomeado para ter exercício interinamente em outro cargo em comissão na mesma esfera administrativa. A partir da análise da hipótese, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q694301 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Soldado, Bombeiro Militar MG, Gestão de Concursos, 2019

Considere que o partido político X foi fundado e registrado em 2006, possui mais de 5 000 filiados e mais de 500 diretórios municipais, além de ter 12 deputados federais e um senador.
Segundo a Constituição da República, o referido partido tem legitimidade para propor mandado de segurança coletivo porque tem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q29996 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Administrativo, Consurge MG, Gestão de Concursos

Texto associado.
Tomate é fruta?

Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes. Se você acha que sua vida foi uma mentira até agora, saiba que também existem alimentos que nós chamamos de fruta, mas não são. Trata-se dos pseudofrutos – estruturas suculentas que têm cara e jeito de fruto, mas não se desenvolvem a partir do ovário da planta, como as frutas reais. É o caso do morango, do caju, da maçã, da pera e do abacaxi, entre outros.

HAICK, Sabrina. Tomate é fruta? Mundo Estranho. Ed. 177. Disponível em::  . Acesso em: 8 mar. 2016 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.

"Trata-se dos pseudofrutos – estruturas suculentas que têm cara e jeito de fruto [...].”

Sobre esse trecho, analise as afirmativas a seguir:

I. O travessão utilizado nesse trecho pode ser substituído por vírgula sem prejuízo de seu sentido original.
II. As informações colocadas após o travessão têm caráter explicativo.
III. O travessão foi utilizado para separar uma oração deslocada de sua posição normal.

De acordo com a norma padrão, estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q676890 | Português, Acentuação Gráfica Oxítonas, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Barão de Cocais MG, Gestão de Concursos, 2020

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão .


TEXTO I


Amazônia Centro do Mundo


Encontro histórico reúne, neste momento, líderes da

floresta, ativistas climáticos internacionais, cientistas do

clima e da Terra e alguns dos melhores pensadores do

Brasil


Neste momento, na Terra do Meio, coração da maior floresta tropical do planeta, uma formação humana inédita está reunida para criar uma aliança pela Amazônia. É um encontro de diferentes em torno de uma ideia comum: barrar a destruição da floresta e dos povos da floresta, hoje devorada por predadores de toda ordem. Entre eles, as grandes corporações de mineração e o agronegócio insustentável. É também um encontro para salvar a nós mesmos e as outras espécies, estas que condenamos ao nos tornarmos uma força de destruição. Nesta luta, devemos ser liderados pelos povos da floresta – os indígenas, beiradeiros e quilombolas que mantêm a Amazônia ainda viva e em pé. Este é um encontro de descolonização. Por isso, não um encontro na Europa nem um encontro nas capitais do Sudeste do Brasil. Deslocar o que é centro e o que é periferia é imperativo para criar futuro. Na época em que nossa espécie vive a emergência climática, o maior desafio de nossa trajetória, a Amazônia é o centro do mundo. É em torno dela que nós, os que queremos viver e fazer viver, precisamos atravessar muros e superar barreiras para criar um comum global.


[...]


Todas estas pessoas deixaram suas casas e seus países convidadas por mim, pelo Instituto Ibirapitanga, pelo Instituto Socioambiental e pela Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri. Algumas viajaram semanas num barco à vela, para conhecer de forma profunda, com seu corpo no corpo do território, a floresta e os povos da floresta. É instinto de sobrevivência o que as move, mas é também amor. É movimento de vida numa geopolítica que impõe a morte da maioria para o benefício e os lucros da minoria que controla o planeta. É uma pequena grande COP da Floresta criada a partir das bases. Aqui, não há cúpula.


[...]


No encontro Amazônia Centro do Mundo haverá população da cidade e da floresta. E também os produtores rurais que colocam alimento na mesa da população, aqueles que respeitam os povos tradicionais e atuam preservando a Amazônia, porque sabem que dela depende o seu sustento. Sabemos que há fazendeiros que destroem a floresta, mas também sabemos que há agricultores que a respeitam e têm mudado suas práticas para responder aos desafios do colapso climático que atingirá a todos, produtores que respeitam a lei e a democracia e que também querem viver em paz. Pessoas que perceberam que precisam não apenas parar de desmatar, mas reflorestar a floresta.


O fim do mundo não é um fim. É um meio. É o que os povos indígenas nos mostram em sua resistência de mais de 500 anos à força de destruição promovida pelos não indígenas. À tentativa de extermínio completo, seja pela bala, seja pela assimilação. Hoje, meio milênio depois da barbárie produzida pelos europeus, as populações indígenas não apenas não se deixaram engolir como aumentam. E erguem, mais uma vez, suas vozes para denunciar que os brancos quebraram todos os limites e constroem rapidamente um apocalipse que, desta vez, atinge também os colonizadores: a maior floresta tropical do mundo está perto de alcançar o ponto de não retorno. Dizem isso muito antes do que qualquer cientista do clima. Alguns de seus ancestrais plantaram essa floresta. Eles sabem.


Como Raoni tem repetido há décadas:


“Se continuar com as queimadas, o vento vai aumentar, o sol vai ficar muito quente, a Terra também. Todos nós, não só os indígenas, vamos ficar sem respirar. Se destruir a floresta, todos nós vamos silenciar”. Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam. Alteraram o clima do planeta. Ameaçaram a sobrevivência da própria espécie na única casa que dispõem. Mas não todos os humanos. Uma minoria dos humanos, abrigada nos países desenvolvidos demais, consumiu o planeta. As consequências, porém, já são sentidas pelas maiorias pobres e pelos povos que não cabem nas categorias de rico e de pobre impostas pelo capitalismo.


[...] 


BRUM, Eliane. El País. Disponível em: <encurtador.com.br/

BHTV1>. Acesso em: 16 nov. 2019.

Releia este trecho.


“Os humanos, estes que sempre temeram a catástrofe na larga noite do mundo, tornaram-se a catástrofe que temiam.”


Assinale a alternativa cuja palavra negritada não é acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra destacada nesse trecho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q850873 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus correspondentes.

COLUNA I

1. Hiperprosexia

2. Distraibilidade

3. Aprosexia

4. Hipoprexia

COLUNA II

( ) Ocorre a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e da variedade dos estímulos utilizados.

( ) Ocorre a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade que produz a dificuldade de percepção dos estímulos do meio.

( ) Ocorre a dificuldade em fixar-se em um objeto e a atenção do indivíduo pode facilmente passar de um objeto a outro.

( ) Ocorre um estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação, em relação a certos objetos.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q28926 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A perspectiva sociointeracionista da linguagem coloca a noção de gênero textual na centralidade da produção linguística. Nesse sentido, a comunicação verbal só é possível por meio de textos que se realizam em algum gênero.

Sobre a noção de gênero textual nessa perspectiva, só é INCORRETO afirmar que os gêneros textuais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q29965 | Psicologia, Psicólogo, Consurge MG, Gestão de Concursos

As síndromes e reações depressivas surgem com muita frequência após perdas significativas de pessoas queridas, emprego, moradia ou outros fatores importantes, levando até à incapacidade, como a depressão maior unipolar.

São sinais e sintomas da síndrome depressiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q840491 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Igualdade, Prefeitura de Barão de Cocais MG Coordenador CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

No tocante a Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais às pessoas com deficiência, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q840216 | Odontologia, Cirurgia Maxilofacial Acidentes e Complicações, Prefeitura de Barão de Cocais MG Dentista ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Saber indicar e contraindicar técnicas é fundamental para a correta propedêutica e execução da técnica, tendo em vista que uma das técnicas mais realizadas na odontologia ainda hoje é a exodontia.

São, respectivamente, uma indicação e uma contraindicação a esse procedimento, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q857974 | Matemática, Álgebra, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Completo, Gestão de Concursos, 2020

Agenor irá construir uma horta em um terreno retangular. Sabe-se que uma das dimensões desse terreno é o triplo da outra, sendo que a maior delas mede 39 metros. Ele irá cercar toda a horta com uma cerca que terá 4 fios de arame.

Quantos metros de arame Agenor gastará para cercar essa horta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q28925 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, Gestão de Concursos

A alternativa que NÃO apresenta desvio gramatical é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q847254 | Engenharia Mecânica, Materiais de Construção Mecânica, DMAE MG Engenheiro Mecânico, Gestão de Concursos, 2020

Um dos objetivos dos ensaios não-destrutivos (END) é inspecionar as soldas.
Nesse contexto, relacione a COLUNAII com a COLUNAI, associando os ensaios às suas características específicas.
COLUNA I
1. Líquido penetrante
2. Radiografia por raios X
3. Teste de estanqueidade
4. Partículas Magnéticas
COLUNA II
( ) Sua principal vantagem é a possibilidade de detecção de descontinuidades internas.
( ) Aplica-se em reservatórios, podendo ser por ensaiado pelo método da capilaridade.
( ) Pode ser utilizado para verificar descontinuidades em chapas mais espessas.
( ) Permite detectar descontinuidades como trincas,falta de fusão e porosidade que estão abertas na superfície.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q844242 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Prefeitura de Barão de Cocais MG Enfermeiro ESF, Gestão de Concursos, 2020

De acordo com o Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional, ao enfermeiro, incumbe privativamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q847333 | Direito Processual Civil, Provas em Espécie, Câmara de Patrocínio MG Ouvidor Legislativo, Gestão de Concursos, 2020

Em relação à prova pericial, consoante dispositivos contidos no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105, de 16/03/2015), assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q29953 | Informática, Psicólogo, Consurge MG, Gestão de Concursos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o elemento do Windows 7 com a função de proteger o computador de ataque e intrusão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q856539 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fundamental Incompleto, Gestão de Concursos, 2020

Adilson e Ricardo trabalham em uma obra da prefeitura de Belo Horizonte. No final do mês, Adilson recebeu R$ 270,00 de vale-transporte. Ricardo, por ter um gasto maior com condução para chegar ao serviço, recebeu o triplo da quantia de Adilson.

Quanto Ricardo recebeu a mais que Adilson, em vale-transporte?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q446200 | Direito Constitucional, Poder Constituinte Originário, Gestão de Concursos, 2020

No estudo do processo legislativo, os conceitos de repristinação, recepção e desconstitucionalização são importantes para entender os efeitos da elaboração de novas espécies normativas.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os referidos conceitos à sua definição.


COLUNA I

1. Desconstitucionalização

2. Repristinação

3. Recepção


COLUNA II

( ) Consiste no acolhimento que uma nova Constituição posta em vigor dá às leis e aos atos normativos editados sob a égide da Carta anterior, desde que compatíveis consigo.

( ) Fenômeno que ocorre quando uma norma revogadora de outra anterior, que, por sua vez, tivesse revogado uma mais antiga, recoloca esta última novamente em estado de produção de efeitos.

( ) É o nome técnico que se dá à manutenção em vigor, perante uma nova ordem jurídica, da Constituição anterior, que perde, porém, sua hierarquia constitucional para operar como legislação comum.


Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.