Início

Questões de Concursos IADES

Resolva questões de IADES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q413256 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Procurador de 2a Classe, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

João, viúvo, pai de Pedro, casou-se com Maria, viúva, mãe de Mariana. João e Maria adotaram os respectivos enteados. Passados 12 anos, Pedro formou-se em curso superior e, por deter qualificação técnica, além de comprovada experiência no exercício de atividade nas áreas exigidas pelo órgão regulador e fiscalizador das entidades fechadas de previdência complementar, foi indicado pelo patrocinador para integrar a Diretoria Executiva de uma fundação de previdência complementar do Estado. Ficou alegre com a notícia da indicação e por poder ver Mariana cotidianamente, pois ela também trabalha no mesmo local.

Com base na situação exposta, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1962Q633181 | Informática, OSI, Analista Técnico de Tecnologia da Informação, FUNPRESP, IADES

Nas camadas do modelo OSI, existe uma camada cujo protocolo define: os tipos de mensagens trocadas, a sintaxe dos vários tipos de mensagem e a semântica dos campos, isto é, o significado das informações nos campos. Com base nesses dados, assinale a alternativa que apresenta a camada que possui o protocolo com as características citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1963Q43650 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, Fundação Hemocentro de Brasília DF, IADES

Assinale a alternativa que indica o princípio explícito geral do direito administrativo no qual se encontram as acepções de que a administração pública não deve distinguir interesses sem previsão legal, de que é vedada a persecução de interesses públicos secundários, ainda que dela próprios, e, ainda, de que é proibido à Administração a precedência de quaisquer interesses outros que não os da própria sociedade de cujos interesses é curadora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1964Q789134 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Engenheiro, SUDAM AM, IADES

Em relação aos sistemas digitais, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1965Q13710 | Direito Administrativo, Advogado, UFBA, IADES

Acerca das licitações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1966Q731804 | Direito Processual do Trabalho, Atos, Advogado, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Diz o brocardo jurídico dormientibus non succurrit jus, ou seja, “o direito não socorre a quem dorme”.

Quanto à referida máxima, ao tema correlato e aos prazos no processo de trabalho, é correto afirmar que os prazos estabelecidos serão contados em dias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1967Q542876 | Probabilidade e Estatística, Números Índices, Estatístico, SUDAM AM, IADES

Os números-índice (I0,t) são medidas estatísticas que permitem acompanhar as variações de uma variável ao longo do tempo ou do espaço. A respeito das sobre as propriedades desejadas por um número-índice, julgue os itens a seguir.

I - Identidade: It ,t =1 

II - Inversão: I0,t It,0 × = 1

III - Circular: I 0,t ,x It,z xIz,0 = 1

IV - Cíclica: I0,t x It,z = I0,z

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1968Q645789 | Informática, Linux ou Unix, Analista de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, CAU BR, IADES

Qual é a finalidade do arquivo /etc/resolv.conf no sistema operacional Linux?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1969Q530853 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

Para analisar o andamento de uma obra ao longo do tempo, torna-se necessário estabelecer uma unidade padrão para diferentes serviços. É possível proceder tal análise por meio de medidas de custo (dinheiro) e por meio do trabalho executado (homem-hora), por exemplo. Em geral, obras apresentam um ritmo semelhante para ambas as medidas. A curva que representa tal comportamento se assemelha à curva de Gauss. Considerando a curva acumulada da curva de Gauss, obtém-se uma curva S. Acerca da curva S, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1970Q703682 | Inglês, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Texto associado.
1 Since 1914 the structure of the world has changed.
Compared to the present struggle between West and East,
the rivalries of the eighteenth and nineteenth centuries sink
4 into insignificance. Today we are faced, not with a clash of
interests, but with a fight between the desire on the one hand
to defend individual liberties and the resolve on the other
7 hand to impose a mass religion. In the process the old
standards, conventions and methods of international
negotiation have been discredited. Had it not been for the
10 invention of the atomic bomb, we should already have been
subjected to a third world war.
Members of the Communist bloc today are
13 convinced that sooner or later they will acquire world
dominion and will succeed in imposing their faith and their
authority over the whole earth. They strain towards this
16 objective with religious intensity and are prepared to devote
to its achievement their lives, their comfort and their
prospects of happiness. Anything that furthers their purpose
19 is “right”; anything that obstructs it is “wrong”;
conventional morality, even the creation of confidence, has
no part in this scheme of things. Truth itself has lost its
22 significance. Compared to the shining truth of their gospel,
all minor forms of veracity are merely bourgeois inhibitions.
The old diplomacy was based upon the creation of
25 confidence, the acquisition of credit. The modern diplomat
must realize that he can no longer rely on the old system of
trust; he must accept the fact that his antagonists will not
28 hesitate to falsify facts and that they feel no shame if their
duplicity be exposed. The old currency has been withdrawn
from circulation; we are dealing in a new coinage.
31 This transformation of values has been aided by a new
or “democratic” conception of international relations. In the
old days the conduct of foreign affairs was entrusted to a
34 small international élite who shared the same sort of
background and who desired to preserve the same sort of
world. Today the masses are expected to take an interest in
37 foreign affairs, to know the details of current controversies,
to come to their own conclusions, and to render these
conclusions effective through press and parliament. At the
40 same time, however, current issues have been rendered
complex and interconnected; it is not possible to state issues,
such as the Common Market, in short and simple terms.
43 Thus, whereas the man in the street is expected to have an
opinion on international problems, the very complexity of
these problems has rendered it difficult to provide him with
46 the information on which to base his judgment.
Nicolson, H. (1963) (3rd edition) Diplomacy.
Oxford: OUP, with adaptations.
Based on the text, mark the following item as right (C) or wrong (E). The author urges Western diplomats to resort to the same unprincipled conduct their Eastern colleagues engage in. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1971Q840686 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  
Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.
O terapeuta ocupacional pode ter a respectiva intervenção, com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, mediada por animais, pois estes são comprovadamente uma fonte de apoio social, além de facilitarem e promoverem o contato interpessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1972Q479734 | Farmácia, Fitoterápicos e Homeopáticos, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Da mesma forma que os medicamentos alopáticos, os medicamentos homeopáticos também são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A respeito dos medicamentos homeopáticos, julgue os itens a seguir. Podem-se utilizar os métodos Hahnemanniano, Korsakoviano e de fluxo contínuo para a obtenção de medicamentos homeopáticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1973Q626702 | Informática, UML, Analista Técnico, SUDAM AM, IADES

Acerca dos conceitos de UML 2.2, os quatro tipos de diagramas de interação são representados pelos seguintes diagramas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1974Q796961 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

A marcha é uma tarefa motora que envolve um padrão complexo de contrações musculares em diversos segmentos do corpo. Pensando em termos biomecânicos, a marcha pode ser vista como o deslocamento do centro de gravidade do corpo através do espaço com o menor consumo de energia possível. Quanto aos aspectos morfológicos e biomecânico da marcha, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1975Q411690 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Advogado, CAU BR, IADES

Sobre os bens públicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q171312 | Matemática, Sistemas de numeração, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

Mateus pretendia comprar um televisor e pesquisou o preço do aparelho em duas lojas. Na primeira loja, o preço era R$ 1.050,00, do qual lhe dariam um abatimento de R$ 250,00. Na segunda, o preço era R$ 940,00, do qual conseguiria um abatimento de R$ 235,00. Nessa situação hipotética, considerando que Mateus comprou a televisão pelo menor preço final, o valor economizado com a pesquisa foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1977Q711731 | Legislação Federal, Contador, CRF RO, IADES, 2019

Quanto à Resolução no 577/2013, a qual dispõe a respeito da direção técnica ou responsabilidade técnica de empresas ou estabelecimentos que dispensam, comercializam, fornecem e distribuem produtos farmacêuticos, cosméticos e produtos para a saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1978Q464190 | Direito Penal Militar, Crimes militares, Soldado Policial Militar, Policia Militar DF, IADES, 2018

Quanto à deserção e insubmissão, de acordo com as previsões expressas pelo Código de Processo Penal Militar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1979Q439876 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Analista de Relações Legislativas, CAU BR, IADES

A respeito do processo de formação política no Brasil, especialmente no que tange ao direito a votar e a ser votado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1980Q842058 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios hipopressivos estão indicados para melhorar o controle voluntário dos músculos da MAP.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.