Início

Questões de Concursos IADES

Resolva questões de IADES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2701Q353178 | Contabilidade Geral, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES

Um negócio pode surgir de uma grande ideia, mas saber calcular e controlar os custos dos produtos e dos serviços oferecidos é fundamental para que ele alcance o sucesso. Na gestão de custos, o resultado da soma dos gastos com matéria-prima aplicada e com mão de obra direta é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2702Q480418 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

A coleta e a utilização de informações quanto a custos e benefícios das intervenções em saúde podem auxiliar no estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos em saúde. Nesse sentido, os estudos de farmacoeconomia em ambiente hospitalar são cada vez mais necessários.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Nos estudos de farmacoeconomia, as formas de mensuração dos desfechos diferem-se, definindo quatro tipos de análise: custo-minimização, custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício.
  1. ✂️
  2. ✂️

2703Q336804 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico de Laboratório, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

Em um laboratório, existem 5 ampolas com sangue coletado para exames, de pacientes diferentes, cujos nomes estão listados no sistema. As identificações estão coladas nas ampolas, entretanto, 3 delas estão ilegíveis. A chance de acertar todos os nomes ilegíveis ao acaso é 1 em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2704Q726442 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Serviços Operacionais, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Há determinada transação bancária na qual o valor da transferência de um banco para o outro é creditado na conta do favorecido no mesmo dia, se a transferência for realizada dentro do horário do atendimento bancário.

A esse respeito, é correto afirmar que a referida transação bancária denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2705Q447939 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, CRF DF, IADES

Quanto ao Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2706Q170449 | Patologia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

O exame de Papanicolau é considerado um dos mais importantes para prevenção da saúde da mulher. Nesse exame, são coletadas células da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2707Q840147 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.

Em relação ao debate acerca da dimensão técnicooperativa do Serviço Social, o instrumental define-se por constituir-se dos instrumentos e das técnicas, ao passo que esses, por sua vez, são entendidos como elementos que contribuem para a efetivação profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

2708Q842968 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A pesquisa para o Serviço Social assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. 

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que tange à dimensão investigativa e à produção de conhecimento no Serviço Social, julgue o item a seguir.

O domínio teórico-metodológico somente se atualiza e adquire eficácia quando aliado à pesquisa da realidade, isto é, dos fenômenos históricos particulares que são objetos do conhecimento e da ação do(a) assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

2709Q844255 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde SUS, Gestor de Políticas Públicas para Saúde, SES DF, IADES, 2020

A Lei no 8.080/1990 estabelece, no artigo 12 do respectivo capítulo III, “Da Organização, da Direção e da Gestão”, a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), integradas pelos ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Com objetivo de ampliar a participação social, o CNS conta com 18 comissões intersetoriais, que acompanham e fiscalizam as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 
As comissões intersetoriais têm como objetivo assessorar o plenário do CNS na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas públicas de saúde, reiterando os princípios do SUS e do controle social.
  1. ✂️
  2. ✂️

2710Q147947 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

Assinale, dentre as alternativas abaixo, a operação permitida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2711Q411121 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Técnico Administrativo, SUDAM AM, IADES

Quanto aos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2712Q698384 | Gestão de Pessoas, Policial Legislativo, AL GO, IADES, 2019

Acerca da eficácia no comportamento interpessoal, é correto afirmar que o trabalho em equipe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2713Q199711 | Administração Geral, Comportamento, Analista, IADES

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de características do desenvolvimento organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2714Q445758 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico de Administração, Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará PA, IADES, 2018

A integração entre planejamento e orçamento na administração pública, conforme disposto no artigo 165 da Constituição Federal de 1988, realiza-se por meio da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2715Q421187 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, HUPES UFBA BA, IADES

No que concerne às fontes de extinção das obrigações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2716Q412746 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Farmácia TO, IADES, 2019

Assinale a alternativa que apresenta um dos requisitos do ato administrativo, necessário para o respectivo aperfeiçoamento e para a produção de efeitos jurídicos válidos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2717Q820823 | Legislação Federal, Lei 3924 1961, Administrador, IPHAN, IADES

De acordo com a Lei nº 3.924/1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2718Q158818 | Raciocínio Lógico, Assistente Social, EBSERH, IADES

Em certa escola, foram identificados três subconjuntos de alunos: A = alunos que não prestaram atenção às aulas no ano anterior e, por isso, foram reprovados; B = alunos que não prestaram atenção às aulas no ano anterior; C = alunos que foram reprovados no ano anterior. Acerca dessas informações, é correto afirmar, com toda certeza, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2719Q706149 | Direito Administrativo, Princípios explícitos Legalidade, Assistente Administrativo, CRF TO, IADES, 2019

Nosso ordenamento jurídico, no que diz respeito à Administração Pública, estabelece princípios que regem a conduta dos agentes públicos. Marque a alternativa que contém, apenas, estes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2720Q99695 | Informática, Windows, Analista Administrativo, CFA, IADES

Texto associado.

Imagem 001.jpg

No Windows, desde as versões do Windows 3.x, é utilizada uma base de dados que armazena informações sobre todos os programas instalados, estrutura de diretórios, informações dos usuários, drivers e outras informações para que o sistema operacional possa executar suas funções. Qual o nome dado a essa base de dados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.