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Questões de Concursos IBAM

Resolva questões de IBAM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q978271 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A estrutura física dos almoxarifados de medicamentos precisa garantir condições que preservem a qualidade dos produtos, evitem contaminações e otimizem o fluxo de trabalho. Para isso, requisitos como controle ambiental, organização espacial e acabamentos adequados devem ser rigorosamente observados.
Sobre os critérios técnicos para infraestrutura e organização dos almoxarifados de medicamentos, assinale a alternativa correta.
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682Q1002593 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Procurador Municipal, Prefeitura de Ilha Solteira SP, IBAM, 2025

O deslocamento do servidor, com o respectivo cargo, para quadro de pessoal de outro órgão ou entidade cujos planos e vencimentos sejam idênticos, observados sempre o interesse da administração é denominado de:
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683Q1004138 | Pedagogia, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Maura Penna é uma educadora musical brasileira reconhecida por suas contribuições inovadoras para o ensino de música. Uma de suas propostas mais relevantes é o re-arranjo, apresentado em sua obra "Música(s) e seu ensino". Em linhas gerais, o re-arranjo consiste em uma estratégia pedagógica que incentiva os alunos a recriar uma música já existente, adaptando-a a um novo contexto musical.
Sobre a proposta pedagógica re-arranjo considere as afirmativas a seguir.

I. O re-arranjo possui dois objetivos pedagógicos centrais (e concomitantes): desenvolver a atividade criadora, ou seja, levar o aluno a expressar-se através de elementos sonoros e, promover uma reapropriação ativa e significativa da vivência cultural.
II. Quando utilizada com alunos não familiarizados com a linguagem da música erudita e/ou que não tiveram estudos (formais) de música anteriormente, a estratégia criativa de re-arranjo revela-se bastante produtiva ao tomar como base músicas que remetem a temas: músicas que se relacionem com vivências pessoais ou com temáticas culturais, isto é, com temas que se ligam ao imaginário social.
III. Penna considera a estruturação uma experiência criativa mais livre e espontânea, embora possa também ser orientada ou realizada a partir de propostas, enquanto a improvisação já tem um caráter composicional, em que se planeja a utilização do material com vistas a um resultado controlado.
IV. A segunda etapa do roteiro do re-arranjo é a "tempestade de ideias" trata-se de uma pergunta previamente colocada, levantam-se e listam-se, sem qualquer censura, todas as possíveis respostas. Sob a orientação do professor, o grupo vai examiná-las, combiná-las, elaborá-las, avaliá-las e selecioná-las. Dessa forma, quanto mais ideias forem apresentadas, maiores as chances de se conseguir boas ideias, que por sua vez indicam possibilidades para o trabalho criativo.
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684Q957038 | Redação Oficial, Outros Assuntos, Assistente Técnico Administrativo, Prodesan SP, IBAM, 2025

A correspondência oficial é um instrumento formal de comunicação entre órgãos públicos ou entre estes e particulares, devendo seguir normas de formalidade e padronização que garantam a clareza e a eficiência. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A formalidade na correspondência oficial pode ser adaptada dependendo do destinatário, incluindo expressões informais para facilitar o entendimento.
II. A padronização na correspondência oficial permite uniformidade e garante que documentos emitidos por diferentes setores sigam critérios estéticos e normativos semelhantes.
III. A clareza e a objetividade são essenciais na correspondência oficial, assegurando que o conteúdo seja compreendido pelo destinatário sem ambiguidade.
Está correto o que se afirma em:
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685Q1004145 | Música, Termos especiais, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Considere as afirmativas a seguir em relação à linguagem musical.

I. Modulação é um fragmento melódico ou rítmico que pode ser insistentemente repetido.
II. A cadência perfeita é constituída pelos acordes de tônica e dominante, essa cadência dá à música sentido de fim, efeito igual a de um ponto final.
III. Ostinato é a palavra que descreve a característica ou qualidade sonora de um instrumento ou voz.
IV. Unidade de compasso é o valor que preenche, se possível sozinho, um compasso inteiro. Para encontrar a unidade de compasso soma-se o número de figuras indicadas pelo denominador reduzindo-as a uma só ou ao menor número possível de figuras.
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686Q1004146 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Vasco Mariz em seu livro "História da Música no Brasil" faz uma análise sobre os elementos formadores da música brasileira, desta forma, considere as afirmativas segundo o autor.

I. Três raças concorreram pela eclosão do tipo brasileiro: a branca, a negra e a vermelha. Não exageramos ao afirmar que o elemento amerindio teve, relativamente, muita interferência na concretização da música nacional brasileira.
II. Na música, a maior contribuição dos africanos foi rítmica: imprimiram acentuada lascívia à nossa dança e nela introduziram um caráter dramático ou fetichista.
III. Desde o século XVI, os missionários vêm explorando o pendor do índio pela música, chegando mesmo a desprezar o cantochão e a sobrepor textos cristãos às melodias indígenas, com o propósito de melhor ministrar-lhes a fé.
IV. A influência branca, ou seja, portuguesa, espanhola, francesa e italiana, foi a mais relevante, Disse Mário de Andrade: "Os portugueses fixaram o nosso tonalismo harmônico, nos deram a quadratura estrófica: provavelmente a síncopa, que nos encarregamos de desenvolver ao contato da pererequinha rítmica do africano."
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687Q957047 | Português, Artigos, Técnico de Segurança no Trabalho, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.



Comer muitos ovos por dia é saudável?


Segundo alguns nutricionistas consultados, o consumo excessivo e repetido de qualquer alimento é contraindicado.


"Nenhum alimento tem um consumo livre. Nem os vegetais, legumes ou frutas", diz Antonio Herbert Lancha Jr., professor da Universidade de São Paulo (USP). Todos os alimentos devem respeitar uma quantidade alinhada com nossa necessidade diária."


O ovo é bastante popular entre atletas e fisiculturistas porque, além de ser um alimento de baixo custo e fácil preparo, possui proteínas de alta qualidade, colaborando para a construção e a reparação muscular e, portanto, para a hipertrofia.


Mas segundo a nutricionista Desire Coelho, doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), muitos dos hábitos praticados por fisiculturistas e influenciadores com rotinas extremas não são embasados pela ciência.


Antonio Lancha Jr. diz que pesquisas demonstram que o consumo excessivo de ovos provoca uma alteração nas bactérias do intestino e leva à produção de uma substância chamada TMAO. Ela, por sua vez, está ligada ao estímulo da produção de colesterol.


O alto teor de colesterol está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas. Ao mesmo tempo, a substância desempenha um papel fundamental para a execução de funções vitais no organismo.


A quantidade de lipídios ingerida com o ovo varia conforme o hábito de preparação. O ovo cozido, por exemplo, é considerado muito mais saudável do que o ovo frito.


A gema é a parte mais gordurosa do ovo. Uma gema de ovo contém cerca de 185 miligramas de colesterol, que é mais da metade da quantidade diária de 300 mg recomendada por órgãos de saúde.


Segundo Lancha Jr., comer apenas a clara em quantidade excessiva também leva ao aumento da produção de timol e, consequentemente, à alteração da capacidade de síntese do colesterol.


Além disso, diz a nutricionista, o excesso de proteína na alimentação leva à produção de sulfeto de hidrogênio (H2S), ligado à proliferação de células tumorais no intestino.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0k58288gd7o.adaptado.

A quantidade de lipídios ingerida com o ovo varia conforme o hábito de preparação. O ovo cozido, por exemplo, é considerado muito mais saudável do que o ovo frito.
O número de artigos simples presentes na frase é de:
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688Q956816 | Matemática, Progressão Aritmética, Auxiliar de Compras, Licitações e Contratos Administrativos, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

O auditor de uma confecção de calças está analisando suas vendas ao longo dos 12 meses de 2024 e percebeu que as quantidades mensais de peças vendidas formam uma progressão, sendo que, no primeiro mês foram vendidas 5 mil unidades e, a cada mês, as vendas aumentaram em 250 unidades. Qual foi o total de peças vendidas em todo o ano de 2024?
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689Q1004195 | Administração Pública, Planejamento e avaliação nas políticas públicas, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desempenha um papel fundamental na avaliação da educação brasileira, fornecendo informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas. Acerca do INEP, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) O INEP é responsável pela elaboração e aplicação de todas as avaliações internacionais existentes, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que comparam o desempenho dos estudantes brasileiros com o de estudantes de outros países.
(__) O INEP é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por formular e implementar políticas para a educação básica e superior.
(__) O INEP realiza o Censo Escolar, uma pesquisa estatística que coleta dados sobre as escolas, os alunos e os professores da educação básica, fornecendo um panorama completo da educação no país.
(__) O INEP desenvolve e gerencia sistemas de informação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que disponibilizam dados e indicadores sobre a qualidade da educação.

A sequência está correta em:
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690Q1001917 | Direito Administrativo, Atos administrativos em espécie, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Santos SP, IBAM, 2020

Quanto aos atos vinculados e discricionários, não é correto afirmar que ambos:
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691Q957122 | Redes de Computadores, Conceitos Básicos em Redes de Computadores, Técnico de Informática, Prodesan SP, IBAM, 2025

A instalação física de uma rede de computadores requer atenção à infraestrutura, ao cabeamento estruturado e à disposição dos equipamentos para garantir eficiência e estabilidade. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa correta.
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692Q1002697 | Mecânica de Autos, Sistema Eletrico, Aplicação Elétrica de Autos, Prodesan SP, IBAM, 2025

No mundo da eletricidade automotiva, a precisão na medição é fundamental para o diagnóstico e a solução de problemas. O multímetro, um instrumento versátil e essencial na caixa de ferramentas de qualquer eletricista, permite medir diversas grandezas elétricas, como tensão, corrente e resistência. Dominar o uso do multímetro e interpretar corretamente suas leituras é crucial para o sucesso na manutenção elétrica de veículos.
Durante a inspeção de um circuito elétrico automotivo, o técnico utiliza um multímetro para medir a tensão da bateria. Com o motor desligado, o multímetro indica 12,6V. Ao ligar o motor e acelerar levemente, o técnico observa que a tensão medida aumenta para 14,2V. Essa variação na tensão é um indicativo de:
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693Q1004496 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Enfermagem, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

No que se refere à forma de apresentação, a Nutrição Parenteral pode ser do tipo Individualizada ou Industrializada. Nos casos da apresentação individualizada é correto afirmar que:
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694Q1004245 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Liberdade, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Artigo 16 delineia o direito à liberdade para crianças e adolescentes, especificando várias dimensões em que esse direito deve ser respeitado e promovido. Cada inciso descreve uma área particular da vida social e pessoal onde a liberdade deve ser garantida. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) O Artigo garante expressamente que crianças e adolescentes tenham acesso a informações que sejam apropriadas para sua faixa etária, contribuindo para sua educação e desenvolvimento sem expô-los a conteúdo impróprio ou prejudicial.
(__) O Artigo assegura que crianças e adolescentes possam expressar suas opiniões e se comunicar livremente, respeitando o direito de expressão como um pilar fundamental da liberdade individual.
(__) O inciso IX do artigo estabelece a privacidade e proteção de dados pessoais, propondo a garantia de que as informações pessoais de crianças e adolescentes sejam protegidas contra uso indevido. Este inciso reforçaria a importância da privacidade e da segurança dos dados no contexto digital e físico, especialmente relevante na era da informação e da tecnologia.
(__) O Artigo assegura o direito à liberdade religiosa, permitindo que crianças e adolescentes pratiquem e celebrem suas crenças religiosas sem impedimentos, respeitando a pluralidade de religiões e a liberdade de culto.

A sequência está correta em:
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695Q920557 | Matemática, Áreas e Perímetros, Encanador, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Uma empresa de jardinagem precisa cercar um jardim retangular com 10 metros de comprimento e 6 metros de largura e usará uma mureta de concreto que custa R$ 28,00 por metro. Quanto a empresa gastará com esta cerca?

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696Q1001965 | Português, Uso dos conectivos, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

Texto associado.
A FATIA ESTRANGEIRA DO IDIOMA

Está o português ameaçado? Está nosso idioma em decadência? Está corrompendo-se, desagregando-se? Essas inquietações não são novas, elas ocorreram em muitas épocas da nossa história. Quais são as ameaças à língua, segundo esse discurso? São duas: de um lado, os falares populares e, de outro, os empréstimos de palavras estrangeiras, os chamados estrangeirismos.
Segundo os que temem a decadência do idioma, os falares populares ameaçam, porque neles, dentre outros aspectos, não se observam as normas-padrão gramaticais que regem o chamado falar culto. Por exemplo, diz-se “eu amo ela” em lugar de “eu a amo”; “haviam muitas senhoras na sala” em lugar de “havia muitas senhoras na sala”: “a menina que os olhos dela são azuis esteve aqui” em lugar de “a meninacujosolhos são azuis esteve aqui"; “eu lhe adoro” em lugar de “eu a adoro”; “entre eu e ela não há mais nada” em lugar de “entremime ela não há mais nada”; “por favor, pegue esse livro pra mim ler” em lugar de “por favor, pegue esse livro paraeuler”.
Já os empréstimos estrangeiros ameaçariam a língua porque poderiam descaracterizá-la, imaginam os que temem a desagregação do idioma. Segundo eles, os estrangeirismos, principalmente provenientes da língua inglesa atualmente, são desnecessários porque existem correspondentes perfeitos em português. Não é verdade. Quando um estrangeirismo vem para a língua, ele entra no sistema lexical (o conjunto de palavras de um idioma) e inscreve-se numa rede de correlações de sentido que dá a ele um valor específico. Assim,deliverynão é igual a “entrega em domicílio”, pois aquela palavra é a entrega em domicílio daqueles produtos que, tradicionalmente, não eram entregues em casa, como, por exemplo, comida pronta. Brother não é “irmão”, mas “amigo”;booknão traduz “livro”, mas um álbum de fotografias que modelos divulgam nas agências. Destaque-se, também, que certos estrangeirismos podem acabar conferindostatusa quem os utiliza.
Apesar do que dizem os que têm medo da decadência do idioma, é preciso dizer que o português vai muito bem, não está decaindo, não está ameaçado de desagregação nem está corrompendo-se. Por quê? Uma língua viva não é estática. Ao contrário, ela varia de região para região, de uma faixa etária para outra, de um grupo social para outro, de uma situação de comunicação para outra. Dificilmente, um texto do século XIII será compreendido por um falante comum.
A língua do século XI será diferente da do século XXI, e isso ocorre porque a comunidade linguística vai tendo novas necessidades de comunicação. E, como se vê com a questão dos estrangeirismos, uma língua pode sofrer influência de outras línguas. A língua é edificada por seus usuários, que procuram expressar sua maneira particular de ver O mundo, e é construída entre forças de manutenção e transgressão. A primeira tenta assegurar acompreensão mútua; a segunda busca exprimir novas realidades e criar novas identidades. Isso é o que torna a língua viva. Isso não quer dizer que tudo valha em termos de linguagem. A questão do erro é um pouco mais complicada do que querem fazer crer os catastrofistas que acham que o português está em vias de descaracterizar-se ou mesmo de desaparecer.

JOSÉ LUÍS FIORIN
Adaptado deRevista da Língua Portuguesa, nº 27, 2007.
Isso não quer dizer que tudo valha em termos de linguagem. (5º parágrafo)
Preservando as ideias articuladas no 5º parágrafo, um conectivo que poderia introduzir a frase acima é:
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697Q956655 | Direito Tributário, Princípio da Irretroatividade, Assistente Parlamentar, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

O município de Bebedouro decidiu instituir um novo imposto sobre a circulação de mercadorias, com efeito retroativo para o início do ano fiscal. Esse ato administrativo viola qual princípio constitucional tributário?
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698Q1003771 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Analista Contábil Financeiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.



A checagem de fake news no Facebook e Instagram


A Meta anunciou que está abandonando o uso de checagem independente de fatos no Facebook e no Instagram, substituindo-os por "notas da comunidade", em um modelo semelhante ao do X, em que comentários sobre a precisão do conteúdo das postagens são deixados a cargo dos próprios usuários.

O anúncio despertou críticas de ativistas contra o discurso de ódio na internet, que dizem que o ambiente online ficará menos seguro com a mudança. Já outros elogiaram o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, por colocar fim à "censura" no Facebook e Instagram.
A decisão da Meta vale apenas nos Estados Unidos. A empresa ainda não anunciou mudança na checagem de fake news em outros países, como o Brasil, mas avisou que isso acontecerá no futuro.
"A Meta está profundamente comprometida com a liberdade de expressão", afirmou a empresa. "Reconhecemos que formas abusivas do exercício deste direito causam danos. Nos últimos anos, desenvolvemos sistemas cada vez mais complexos para gerenciar conteúdo em nossas plataformas. Embora esses esforços tenham sido bem intencionados, eles se ampliaram a ponto de termos, às vezes, exagerado na aplicação de nossas regras, limitando debate político legítimo", diz a Meta. "As mudanças anunciadas recentemente pretendem enfrentar essa questão."
A checagem de fake news em postagens não é feita por uma equipe da Meta. Ela é feita por agências credenciadas junto à Rede Internacional de Verificação de Fatos (em inglês, IFCN), uma entidade não-partidária dedicada à checagem de fake news.
"Não achamos que uma empresa privada como a Meta deva decidir o que é verdadeiro ou falso, e é exatamente por isso que temos uma rede global de parceiros de verificação de fatos que revisam e classificam, de forma independente, potenciais desinformações no Facebook, Instagram e WhatsApp", diz um post de junho de 2021 do blog da Meta que explica como funciona o sistema.
"O trabalho deles nos permite agir e reduzir a disseminação de conteúdo problemático em nossos aplicativos", prossegue o texto.
A Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) foi criada pelo Instituto Poynter, uma organização sem fins lucrativos que diz ser dedicada à promoção do jornalismo imparcial e ético. A rede foi lançada em 2015, reunindo a comunidade de verificadores de fatos ao redor do mundo.
Segundo a Meta, "todos os parceiros de verificação de fatos da Meta passam por um rigoroso processo de certificação com o IFCN".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/czenenp7ze1o.adaptado.

Embora esses esforços "foram" bem intencionados, eles se "ampliaram" a ponto de exagerarmos na aplicação de nossas regras.
Conjugando os verbos destacados no pretérito imperfeito do subjuntivo e no futuro do pretérito do indicativo, respectivamente, tem-se: (leve em consideração as devidas alterações)
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699Q1001981 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo a eles assegurado o seguinte direito:
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700Q1001982 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor II, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu RJ, IBAM, 2022

A Lei nº 14.191, de 2021, incluiu o Capítulo V-A na LDB 9394/96. Esse capítulo, que apresenta uma modalidade de ensino, tem o seguinte título:
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