Início

Questões de Concursos IBAM

Resolva questões de IBAM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q1002346 | Auditoria, Planejamento da Auditoria, Controlador Interno, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Como é cediço, a expressão "Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos" compreende, em geral, etapas de elaboração de planos de auditoria, sempre com base em riscos. Considerando esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de planejamento da Unidade de Auditoria Interna Governamental com base em riscos concentra os trabalhos em áreas de maior relevância, onde os objetivos podem ser mais fortemente impactados por eventos internos ou externos.
II. A etapa de entendimento do contexto busca estabelecer uma visão abrangente sobre o ambiente interno e externo da unidade ou área a ser auditada, incluindo objetivos, estratégias, normativos, recursos e partes interessadas.
III. Ferramentas como entrevistas, pesquisas on-line, e brainstorming são utilizadas pela equipe para obter as informações necessárias e formar um entendimento adequado do contexto da unidade auditada.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

822Q1004146 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Vasco Mariz em seu livro "História da Música no Brasil" faz uma análise sobre os elementos formadores da música brasileira, desta forma, considere as afirmativas segundo o autor.

I. Três raças concorreram pela eclosão do tipo brasileiro: a branca, a negra e a vermelha. Não exageramos ao afirmar que o elemento amerindio teve, relativamente, muita interferência na concretização da música nacional brasileira.
II. Na música, a maior contribuição dos africanos foi rítmica: imprimiram acentuada lascívia à nossa dança e nela introduziram um caráter dramático ou fetichista.
III. Desde o século XVI, os missionários vêm explorando o pendor do índio pela música, chegando mesmo a desprezar o cantochão e a sobrepor textos cristãos às melodias indígenas, com o propósito de melhor ministrar-lhes a fé.
IV. A influência branca, ou seja, portuguesa, espanhola, francesa e italiana, foi a mais relevante, Disse Mário de Andrade: "Os portugueses fixaram o nosso tonalismo harmônico, nos deram a quadratura estrófica: provavelmente a síncopa, que nos encarregamos de desenvolver ao contato da pererequinha rítmica do africano."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q956805 | Português, Análise sintática, Auxiliar de Compras, Licitações e Contratos Administrativos, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Texto associado.
Mochilas mais leves

Envelhecer tem suas vantagens, uma delas é desiludir-se, como dizem os orientais. Desiludir-se, apesar da conotação negativa, é libertador. Embora a palavra tenha tomado um sentido negativo, desiludir-se não é ruim; na verdade, faz um bem danado. Sentamos calmamente e descartamos ilusões: conceitos ultrapassados, preconceitos, lembranças e mágoas inúteis. Livrar-se dessas pedras do caminho nos torna mais leves e tolerantes.

Muitos sexagenários compartilham dessa visão, enquanto outros mantem suas mochilas cheias de pedras, construindo fortalezas sombrias e rancorosas. A TV e a publicidade, que hoje direcionam as nossas decisões, contribuem para essa carga, promovendo uma falsa felicidade baseada em juventude eterna. A busca obsessiva por uma vida saudável em todas as idades é exaustiva. Claro que sexo é vida, mas também é vida acordar preguiçosamente na segunda-feira, pegar um ônibus ou cortar as unhas.

Ser feliz não exige saltar de paraquedas ou possuir um off-road 4x4. Continuamos vivendo minuto a minuto, desde o nascimento até o fim. Para mim, viver é tudo isso, não apenas o que a moda, novelas ou publicidade ditam. As maiores ilusões são as pedras em nossos sapatos, até que tomamos coragem e pisamos na vida real, livres delas.


Fernando Fabbrini - Texto Adaptado

https://www.otempo.com.br/opiniao/fernando-fabbrini/mochilas-mais-lev es-1.3293334
No trecho "Livrar-se dessas pedras do caminho nos torna mais leves e tolerantes. Muitos sexagenários compartilham dessa visão, enquanto outros mantêm suas mochilas cheias de pedras, construindo fortalezas sombrias e rancorosas". Analise a transitividade dos verbos sublinhados e escolha a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

824Q1004171 | Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Você está desenvolvendo um programa de formação continuada para professores, com foco na utilização de dados educacionais para melhorar a prática pedagógica. Nesse contexto, analise as proposições abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Inep realiza o Enade, que avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação.
II. O Enade é aplicado anualmente para todos os cursos de graduação no Brasil.
III. O Inep publica indicadores educacionais que auxiliam na formulação de políticas públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

825Q1003660 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Moreno (In: PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.44), ao tratar do ensino do número e do sistema de numeração na educação infantil e na primeira série, apresenta uma comparação entre o ensino clássico e a "matemática moderna".
Na perspectiva da "matemática moderna":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

826Q1002384 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física do Departamento de Esportes, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

A Pedagogia da Cultura Corporal, proposta por Neira e Nunes (2008), critica a visão tradicional da Educação Física, que prioriza o tecnicismo e o esportivismo. Em contraposição, essa abordagem pedagógica valoriza as diversas manifestações da cultura corporal, buscando compreender seus significados sociais, históricos e culturais, e promovendo a reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias experiências com o movimento. Considere as afirmativas relacionadas a esse tema. Registre (V), para verdadeiras, e (F), para falsas.
(__) As práticas corporais como expressões universais e manifestações intrínsecas à natureza humana, embora influenciadas superficialmente por aspectos culturais, obedecem a um desenvolvimento motor e técnico universal, determinado somente por fatores biológicos.
(__) A análise epistemológica das práticas corporais, buscando a identificação de leis universais do movimento, requer a abstração das contingências socioculturais, concentrando-se nos aspectos estruturais e funcionais inerentes à corporeidade humana.
(__) As práticas corporais, construídas socialmente, manifestam a diversidade de dinâmicas culturais, identidades e valores que caracterizam cada grupo, configurando-se, assim, como expressões contextualmente específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

828Q956849 | Português, Uso dos doispontos, Laboratorista Usina de Asfalto, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.
Troque o celular por uma galinha gorda


O inventor do telefone, Alexander Graham Bell, talvez se arrependa de sua criação, assim como Santos Dumont ao ver aviões na guerra. Hoje em dia, o celular está sempre presente, colado aos ouvidos de todos. Dona Maria do Socorro, sertaneja e mãe do autor, reflete sobre sua vida sem telefone: conheceu o marido, casou, teve filhos e cuidou de tudo sem um único telefonema.

Ela, que só usou telefone após os 50 anos, está indignada com parentes e amigos que vivem presos ao celular, comparando-os a frei Damião com cabeças inclinadas. Propõe que voltem a conversar nas calçadas, sem esses aparelhos.

Antes, a maior ansiedade de dona Socorro era esperar pelo carteiro. Sem o telefone, o dia seguinte era mais tranquilo. Antigamente, tudo dependia do encontro pessoal. A onipresença do celular em relações amorosas e comerciais não existia. Uma carta ou um recado pelo rádio bastava para casos de sumiços.

No passado, o amor e os negócios não dependiam da onipresença digital. Casanova amou centenas de mulheres sem telefonemas e muitos prosperaram nos negócios sem telefone. Para boas conversas, a recomendação de Jeca Tatu: mate uma galinha gorda e convide para comer.

Xico Sá - Texto Adaptado


https://www.casadacultura.org/Literatura/Temas_Debates/modernid/Tro que_celular_poruma_galinha_gorda.html
Na frase "Para boas conversas, a recomendação de Jeca Tatu: mate uma galinha gorda e convide para comer.", os dois pontos exercem uma função importante na organização e na clareza do texto. Assinale a alternativa correta quanto ao uso desse sinal de pontuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

829Q1003714 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Politicas públicas, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A Instrução Normativa nº 04, de 04 de março de 2002 do Ministério do Meio Ambiente foi criada para a obtenção de registro de jardins zoológicos públicos ou privados. Toda espécie animal apresenta um comportamento característico, e o cativeiro é um fator limitante que leva os animais a um comportamento anormal devido às condições diferentes de seu habitat natural. A grande preocupação é o comportamento alterado dos animais, fazendo com que cada vez mais se estude o comportamento das espécies, visando o bem-estar animal.

Sobre a Instrução Normativa IBAMA nº 04 de 04 de março de 2002, analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que estiver correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q1002695 | Mecânica de Autos, Manutenção, Aplicação Elétrica de Autos, Prodesan SP, IBAM, 2025

Na manutenção elétrica de veículos, a escolha correta dos materiais é crucial para garantir a qualidade do serviço e a segurança do veículo e do usuário. Cada componente do sistema elétrico possui requisitos específicos, demandando materiais com propriedades adequadas para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do sistema.

Um Oficial de Manutenção precisa substituir um fusível queimado no circuito de iluminação de um veículo. Ao analisar a caixa de fusíveis, ele se depara com diversos fusíveis de diferentes amperagens. Com base em seus conhecimentos sobre os materiais e componentes do sistema elétrico, qual o principal critério que o Oficial de Manutenção deve utilizar para escolher o fusível correto para a substituição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

831Q957132 | Português, Regência, Aplicação Manutenção e Apoio Técnico, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

Inimigos P'ra Cachorro

Há alguns dias, senti indignação ao ver uma entrevista na TV onde um veterinário admitiu inutilizar as cordas vocais dos cachorros, atendendo pedidos de proprietários. Ele justificou esse procedimento como "normal" e "rotineiro", algo difícil de aceitar. A dona do cãozinho do caso parecia não se importar, afirmando que o comportamento do animal não mudou.

A motivação para tal ato era que os vizinhos reclamavam dos latidos do cachorro, especialmente à noite. Porém, essa justificativa não é aceitável. É uma atitude egoísta mutilar o animal para resolver um problema assim.

Adoro animais e dou-lhes profundo respeito. Proibir cães por convenção do condomínio é aceitável, mas mutilar um animal não é. No dicionário, a palavra "animal" pode se referir também a pessoas cruéis e insensíveis, o que parece se aplicar a humanos que cometem essas barbaridades.

Segundo meus amigos Ivan e Fátima de São Vicente, uma campanha para silenciar cães está em curso. Protestaram à TV Globo e à Sociedade Protetora de Animais, alinhando-se na luta contra essa crueldade. Tristemente, essa ignorância e essa maldade equivalente estão enraizadas em parte da nossa sociedade.

Francisco Simões - Texto Adaptado

https://www.casadacultura.org/Literatura/Cronicas/gr01/Inimigos_pra_c achorro_francisco_simoes.htm
No trecho: "Adoro animais e dou-lhes profundo respeito", a análise da regência do verbo "dou" revela que ele é um verbo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q1003725 | Veterinária, Taxidermia, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A necropsia constitui a abertura e a inspeção sistemática e detalhada das cavidades e dos órgãos do animal morto, com o objetivo de determinar a causa da morte. Analise as afirmativas abaixo sobre a realização do exame necroscópico em pequenos animais e, em seguida, assinale a alternativa correta.

(I) Deve-se realizar o teste da pressão positiva do tórax por meio de uma incisão no músculo diafragmático. Neste momento deve-se ouvir um sibilo que indica a entrada de ar na cavidade torácica.
(II) Realizar a inspeção sistemática da cavidade torácica com atenção à presença de líquidos, alteração de posição, tamanho, consistência e relação dos órgãos torácicos. Por exemplo, o coração dos caninos deve ocupar cerca de três espaços intercostais. Além disso observar: líquido livre; alteração na topografia ou tamanho dos órgãos; neoplasias; pleura; pulmão e coração.
(III) Com a tesoura romba e com o auxílio da pinça dente de rato, seccionar o estômago pela curvatura maior no sentido do piloro para a cárdia, continuando a incisão realizada para a manobra de Virchow. Avaliar o conteúdo (quantidade, cor, consistência, corpo estranho, parasita) e mucosa.
(IV) Na vesícula urinária deve-se avaliar a serosa e com a pinça dente de rato e tesoura romba, pinçar o ápice da vesícula urinária e abrir longitudinalmente. Observar conteúdo e mucosa. É importante atentar-se que, fisiologicamente, a espessura da bexiga não varia de acordo com seu estado de distensão.

Estão corretas somente as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q1001940 | Pedagogia, Vygotsky, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

Vygotsky em seus estudos percebeu que existe uma distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência. O que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante, ela certamente conseguirá fazer sozinha.
Com essa percepção, Vygotsky formulou o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

834Q1001944 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

Planejar uma ação faz com que vislumbremos o sucesso. O professor possui um instrumento de trabalho onde especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. Nesse instrumento o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar com seus alunos, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas.
Esse instrumento se chama:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q1002456 | Segurança e Transporte, Técnicas Operacionais de Segurança, Balanceiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

Em um mundo cada vez mais conectado e dependente de fluxos eficientes de transporte, o controle de entrada e saída de veículos assume papel fundamental na organização e segurança de diferentes espaços, como empresas, condomínios, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. Imagine um grande centro de distribuição de mercadorias sem um sistema eficiente de controle de acesso. Essa situação poderia resultar em congestionamentos, dificuldades na localização de veículos, atrasos nas entregas e até mesmo em riscos de segurança.
Considerando a importância do controle de entrada e saída de veículos, analise as seguintes assertivas e identifique a incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

836Q956635 | Banco de Dados, PostgreSQL, Técnico em Tecnologia da Informação TI, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Uma startup está desenvolvendo um aplicativo para gerenciar as informações de seus clientes. Para armazenar os dados, a equipe de desenvolvimento decidiu utilizar um banco de dados relacional, e agora precisa escolher o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) mais adequado. Entre as opções estão MySQL, PostgreSQL e Oracle.
Considerando as necessidades da startup, que precisa de um SGBD robusto, escalável e com bom custo-benefício, qual seria a melhor escolha e porquê?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

837Q1001962 | Português, Interpretação de Textos, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

Texto associado.
A FATIA ESTRANGEIRA DO IDIOMA

Está o português ameaçado? Está nosso idioma em decadência? Está corrompendo-se, desagregando-se? Essas inquietações não são novas, elas ocorreram em muitas épocas da nossa história. Quais são as ameaças à língua, segundo esse discurso? São duas: de um lado, os falares populares e, de outro, os empréstimos de palavras estrangeiras, os chamados estrangeirismos.
Segundo os que temem a decadência do idioma, os falares populares ameaçam, porque neles, dentre outros aspectos, não se observam as normas-padrão gramaticais que regem o chamado falar culto. Por exemplo, diz-se “eu amo ela” em lugar de “eu a amo”; “haviam muitas senhoras na sala” em lugar de “havia muitas senhoras na sala”: “a menina que os olhos dela são azuis esteve aqui” em lugar de “a meninacujosolhos são azuis esteve aqui"; “eu lhe adoro” em lugar de “eu a adoro”; “entre eu e ela não há mais nada” em lugar de “entremime ela não há mais nada”; “por favor, pegue esse livro pra mim ler” em lugar de “por favor, pegue esse livro paraeuler”.
Já os empréstimos estrangeiros ameaçariam a língua porque poderiam descaracterizá-la, imaginam os que temem a desagregação do idioma. Segundo eles, os estrangeirismos, principalmente provenientes da língua inglesa atualmente, são desnecessários porque existem correspondentes perfeitos em português. Não é verdade. Quando um estrangeirismo vem para a língua, ele entra no sistema lexical (o conjunto de palavras de um idioma) e inscreve-se numa rede de correlações de sentido que dá a ele um valor específico. Assim,deliverynão é igual a “entrega em domicílio”, pois aquela palavra é a entrega em domicílio daqueles produtos que, tradicionalmente, não eram entregues em casa, como, por exemplo, comida pronta. Brother não é “irmão”, mas “amigo”;booknão traduz “livro”, mas um álbum de fotografias que modelos divulgam nas agências. Destaque-se, também, que certos estrangeirismos podem acabar conferindostatusa quem os utiliza.
Apesar do que dizem os que têm medo da decadência do idioma, é preciso dizer que o português vai muito bem, não está decaindo, não está ameaçado de desagregação nem está corrompendo-se. Por quê? Uma língua viva não é estática. Ao contrário, ela varia de região para região, de uma faixa etária para outra, de um grupo social para outro, de uma situação de comunicação para outra. Dificilmente, um texto do século XIII será compreendido por um falante comum.
A língua do século XI será diferente da do século XXI, e isso ocorre porque a comunidade linguística vai tendo novas necessidades de comunicação. E, como se vê com a questão dos estrangeirismos, uma língua pode sofrer influência de outras línguas. A língua é edificada por seus usuários, que procuram expressar sua maneira particular de ver O mundo, e é construída entre forças de manutenção e transgressão. A primeira tenta assegurar acompreensão mútua; a segunda busca exprimir novas realidades e criar novas identidades. Isso é o que torna a língua viva. Isso não quer dizer que tudo valha em termos de linguagem. A questão do erro é um pouco mais complicada do que querem fazer crer os catastrofistas que acham que o português está em vias de descaracterizar-se ou mesmo de desaparecer.

JOSÉ LUÍS FIORIN
Adaptado deRevista da Língua Portuguesa, nº 27, 2007.
Com base no trecho abaixo, responda à questão.
Quando um estrangeirismo vem para a língua, ele entra no sistema lexical (o conjunto de palavras de um idioma) e inscreve-se numa rede de correlações de sentido que dá a ele um valor específico. (3º parágrafo)
Em relação à frase que o antecede, o trecho citado tem a função de apresentar uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

838Q920557 | Matemática, Áreas e Perímetros, Encanador, Prefeitura de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Uma empresa de jardinagem precisa cercar um jardim retangular com 10 metros de comprimento e 6 metros de largura e usará uma mureta de concreto que custa R$ 28,00 por metro. Quanto a empresa gastará com esta cerca?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

839Q1001966 | Português, Figuras de Linguagem, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

Texto associado.
A FATIA ESTRANGEIRA DO IDIOMA

Está o português ameaçado? Está nosso idioma em decadência? Está corrompendo-se, desagregando-se? Essas inquietações não são novas, elas ocorreram em muitas épocas da nossa história. Quais são as ameaças à língua, segundo esse discurso? São duas: de um lado, os falares populares e, de outro, os empréstimos de palavras estrangeiras, os chamados estrangeirismos.
Segundo os que temem a decadência do idioma, os falares populares ameaçam, porque neles, dentre outros aspectos, não se observam as normas-padrão gramaticais que regem o chamado falar culto. Por exemplo, diz-se “eu amo ela” em lugar de “eu a amo”; “haviam muitas senhoras na sala” em lugar de “havia muitas senhoras na sala”: “a menina que os olhos dela são azuis esteve aqui” em lugar de “a meninacujosolhos são azuis esteve aqui"; “eu lhe adoro” em lugar de “eu a adoro”; “entre eu e ela não há mais nada” em lugar de “entremime ela não há mais nada”; “por favor, pegue esse livro pra mim ler” em lugar de “por favor, pegue esse livro paraeuler”.
Já os empréstimos estrangeiros ameaçariam a língua porque poderiam descaracterizá-la, imaginam os que temem a desagregação do idioma. Segundo eles, os estrangeirismos, principalmente provenientes da língua inglesa atualmente, são desnecessários porque existem correspondentes perfeitos em português. Não é verdade. Quando um estrangeirismo vem para a língua, ele entra no sistema lexical (o conjunto de palavras de um idioma) e inscreve-se numa rede de correlações de sentido que dá a ele um valor específico. Assim,deliverynão é igual a “entrega em domicílio”, pois aquela palavra é a entrega em domicílio daqueles produtos que, tradicionalmente, não eram entregues em casa, como, por exemplo, comida pronta. Brother não é “irmão”, mas “amigo”;booknão traduz “livro”, mas um álbum de fotografias que modelos divulgam nas agências. Destaque-se, também, que certos estrangeirismos podem acabar conferindostatusa quem os utiliza.
Apesar do que dizem os que têm medo da decadência do idioma, é preciso dizer que o português vai muito bem, não está decaindo, não está ameaçado de desagregação nem está corrompendo-se. Por quê? Uma língua viva não é estática. Ao contrário, ela varia de região para região, de uma faixa etária para outra, de um grupo social para outro, de uma situação de comunicação para outra. Dificilmente, um texto do século XIII será compreendido por um falante comum.
A língua do século XI será diferente da do século XXI, e isso ocorre porque a comunidade linguística vai tendo novas necessidades de comunicação. E, como se vê com a questão dos estrangeirismos, uma língua pode sofrer influência de outras línguas. A língua é edificada por seus usuários, que procuram expressar sua maneira particular de ver O mundo, e é construída entre forças de manutenção e transgressão. A primeira tenta assegurar acompreensão mútua; a segunda busca exprimir novas realidades e criar novas identidades. Isso é o que torna a língua viva. Isso não quer dizer que tudo valha em termos de linguagem. A questão do erro é um pouco mais complicada do que querem fazer crer os catastrofistas que acham que o português está em vias de descaracterizar-se ou mesmo de desaparecer.

JOSÉ LUÍS FIORIN
Adaptado deRevista da Língua Portuguesa, nº 27, 2007.
Uma palavra do texto empregada em sentido metafórico no texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

840Q1003775 | Português, Advérbios, Analista Contábil Financeiro, Prodesan SP, IBAM, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.



A checagem de fake news no Facebook e Instagram


A Meta anunciou que está abandonando o uso de checagem independente de fatos no Facebook e no Instagram, substituindo-os por "notas da comunidade", em um modelo semelhante ao do X, em que comentários sobre a precisão do conteúdo das postagens são deixados a cargo dos próprios usuários.

O anúncio despertou críticas de ativistas contra o discurso de ódio na internet, que dizem que o ambiente online ficará menos seguro com a mudança. Já outros elogiaram o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, por colocar fim à "censura" no Facebook e Instagram.
A decisão da Meta vale apenas nos Estados Unidos. A empresa ainda não anunciou mudança na checagem de fake news em outros países, como o Brasil, mas avisou que isso acontecerá no futuro.
"A Meta está profundamente comprometida com a liberdade de expressão", afirmou a empresa. "Reconhecemos que formas abusivas do exercício deste direito causam danos. Nos últimos anos, desenvolvemos sistemas cada vez mais complexos para gerenciar conteúdo em nossas plataformas. Embora esses esforços tenham sido bem intencionados, eles se ampliaram a ponto de termos, às vezes, exagerado na aplicação de nossas regras, limitando debate político legítimo", diz a Meta. "As mudanças anunciadas recentemente pretendem enfrentar essa questão."
A checagem de fake news em postagens não é feita por uma equipe da Meta. Ela é feita por agências credenciadas junto à Rede Internacional de Verificação de Fatos (em inglês, IFCN), uma entidade não-partidária dedicada à checagem de fake news.
"Não achamos que uma empresa privada como a Meta deva decidir o que é verdadeiro ou falso, e é exatamente por isso que temos uma rede global de parceiros de verificação de fatos que revisam e classificam, de forma independente, potenciais desinformações no Facebook, Instagram e WhatsApp", diz um post de junho de 2021 do blog da Meta que explica como funciona o sistema.
"O trabalho deles nos permite agir e reduzir a disseminação de conteúdo problemático em nossos aplicativos", prossegue o texto.
A Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) foi criada pelo Instituto Poynter, uma organização sem fins lucrativos que diz ser dedicada à promoção do jornalismo imparcial e ético. A rede foi lançada em 2015, reunindo a comunidade de verificadores de fatos ao redor do mundo.
Segundo a Meta, "todos os parceiros de verificação de fatos da Meta passam por um rigoroso processo de certificação com o IFCN".


https://www.bbc.com/portuguese/articles/czenenp7ze1o.adaptado.

A empresa ainda não anunciou mudança na checagem de fake news em outros países, como o Brasil, mas avisou que isso acontecerá no futuro.
Assinale a alternativa correta quanto às classes gramaticais dos vocábulos mencionados nesta frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.