Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q17768 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Uma professora pretende formar 2 grupos com seus 7 alunos, sendo que o primeiro grupo terá 4 alunos e o outro 3 alunos. O total desses 2 grupos que a professora poderia formar com seus alunos, todos eles diferentes, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q6228 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Os sinais vitais são os indicadores das condições de saúde de um indivíduo. Em relação à temperatura corporal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q41838 | Raciocínio Lógico, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Numa pesquisa com 120 pessoas, foi perguntado sobre a preferência entre dois produtos e o resultado foi o seguinte: 38 pessoas escolheram os dois produtos e 45 pessoas escolheram o produto B. Se 23 pessoas não opinaram, então o total de pessoas que escolheram o produto A foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q51653 | Raciocínio Lógico, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Dentre as alternativas abaixo e considerando o valor lógico das proposições compostas, a única falsa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q321870 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

Tratar com distinção as pessoas é o que se espera de um servidor público […] (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). Sobre o Networking (palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q61186 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Leia o poema para responder a questão.

Soneto de Fidelidade - Vinicius de Moraes

“De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento [...]”

Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a sequência de classificação morfológica dos termos destacados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q34484 | Raciocínio Lógico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

A negação da frase “Carlos foi à escola e foi bem na prova” de acordo com o raciocínio lógico proposicional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q46713 | Raciocínio Lógico, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Considerando a frase “João comprou um notebook e não comprou um celular”, a negação da mesma, de acordo com o raciocínio lógico proposicional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q4288 | Conhecimentos Específicos, Noções Básicas do Direito, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Lei o texto abaixo e responda o que se pede.
“Suponha-se que exista um número grande de indivíduos
em uma sociedade que necessitem alugar prédios para
suas moradas. Os edifícios são poucos e, havendo muita
demanda, é certo que pela lei da oferta e da procura os
preços dos imóveis a serem locados tendem a se elevar.
O legislador, percebendo-se desse fato social, atribui
valor preponderante à necessidade dos inquilinos,
protegendo-os com uma Lei do Inquilinato, que lhes dá
maior proteção em detrimento do proprietário.”
Dentro da chamada Teoria Tridimensional do Direito, descrita por Miguel Reale, a trilogia da qual não se afasta
qualquer expressão da vida jurídica é sintetizada pelo enunciado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q61181 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

“- Tu crês deveras nessas cousas? Perguntou-lhe.” De acordo com as normas de Sintaxe, o termo destacado tem a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q384904 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, SES PR, IBFC

A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cuja sintomatologia clínica depende de seu estágio de evolução no homem. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A Identificação e tratamentos dos portadores de S. mansoni, por meio de inquéritos coproscópios a cada dois anos deve fazer parte da programação de trabalho das secretarias municipais de saúde das áreas endêmicas.

II. Os hospedeiros intermediários devem ser identificados através de pesquisa de coleções hídricas para determinação do seu potencial de transmissão e medidas de saneamento ambiental.

III. O saneamento ambiental cria condições que reduzem a proliferação e a contaminação dos hospedeiros intermediários, os nematódeos infectados.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q49335 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Em seu texto, Guiomar de Grammon expoe sua opiniao acerca da leitura. Destaca-se, dentre as estrategias utilizadas, o uso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q51650 | Raciocínio Lógico, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Numa eleição para o cargo de presidente de uma agremiação entre dois candidatos chegou-se ao seguinte resultado: 32% votaram no candidato A e 73% votaram no candidato B e 18% em nenhum. Desse modo, a porcentagem de pessoas que votaram nos dois candidatos foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q7843 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

A Agência Mundial Antidoping - AMA (World Anti-Doping Agency - WADA) libera, a cada dia 1º de janeiro, uma lista atualizada de substâncias e métodos proibidos no esporte. Esta lista relaciona substâncias proibidas durante todo o tempo (dentro e fora das competições), substâncias proibidas durante as competições e substâncias proibidas em determinados esportes. Em relação ao doping no esporte, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.

I. Os esteroides androgênicos anabolizantes, usados para aumento da massa muscular, são substâncias proibidas todo o tempo, ou seja, dentro e fora das competições.

II. As anfetaminas são proibidas apenas em determinadas modalidades de esportes.

III. “Dopagem é o uso de um expediente – substância ou método – que pode ser potencialmente prejudicial à saúde dos atletas, capaz de aumentar seu desempenho e que resulta na presença de uma substância proibida ou na evidência do uso de um método proibido no organismo do atleta.”

IV. Os diuréticos e outros agentes mascarantes, como a furosemida, expansores de plasma (administração intravenosa de albumina e manitol, por exemplo) são proibidos apenas durante as competições.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q44212 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Em relação aos hemocomponentes e hemoderivados, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q2811 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Percorrendo 100km, Ana observou que seu veículo estava consumindo 1 litro a cada 15km. Com a mesma quantidade de combustível, o veículo de Roberta estava consumindo 1 litro a cada 12km, ou seja, o veículo de Roberta percorreu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q51658 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

Numa sala há 30 homens, o que corresponde a 60% do total de pessoas da sala, entre homens e mulheres. O número que representa 30% das mulheres dessa sala é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q479448 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Na toxicocinética, um dos fatores importantes para determinações matemáticas é a capacidade das substâncias atravessarem as membranas plasmáticas. Dentre os mecanismos de transporte de xenobióticos através de membranas estão: Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Osmose.

II. Difusão simples (passiva).

III. Difusão facilitada.

IV. Pinocitose.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q480556 | Farmácia, Farmacognosia, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

A respeito da localização dos alcaloides nos vegetais, analise as afirmativas apresentadas abaixo.

I. A nicotina é um alcaloide sintetizado nas folhas das plantas de tabaco.

II. Com relação à sua localização intracelular, os alcalóides são sintetizados no retículo endoplasmático, concentrando-se em seguida nas mitocôndrias.

III. O acúmulo principal dessas substâncias, ocorre principalmente em quatro tipos de tecidos ou células: tecidos com crescimento ativo, células epidérmicas e hipodérmicas, bainhas vasculares e vasos lactíferos.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q745316 | Economia, MACROECONOMIA, Economista, Hemominas MG, IBFC

Do ponto de vista macroeconômico consideramos investimento o seguinte fato:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.