Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1011Q17790 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Assinale a alternativa correta. Não será considerado hediondo o seguinte crime:_______________________ . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1012Q673405 | Redes de Computadores, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TRE PA, IBFC, 2020

Relacione às camadas do Modelo OSI da coluna da esquerda com o respectivo protocolo da coluna da direita:
(1) Transporte
(2) Enlace
(3) Aplicação
(4) Rede
(A) IPsec
(B) POP3
(C) UDP
(D) Ethernet
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1013Q562435 | Informática, PowerPoint, Engenheiro Civil Pleno I, IDECI CE, IBFC

Por padrão, ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2007 ele abre, onde se cria e se trabalha em slides, no modo de exibição chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1014Q45394 | Português, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Assinale a alternativa em que a palavra não está escrita da forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1015Q40610 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

A questão deve ser respondida de acordo com os bons costumes e normas para instalações elétricas. 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto que segue. Quando os dispositivos de interrupção ou de comando não puderem ser manobrados, por questão de segurança, principalmente em casos de manutenção,____________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1016Q32118 | Português, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Texto associado.
Texto I

      Quindins Quando sentiu que ia morrer, o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher, dona Quiléia (Quequé).
      - Senta aí, Quequé.
      Ela sentou na beira da cama. Protestou, chorosa, quando o marido disse que sabia que estava no fim. Mas o Dr. Ariosto a acalmou. Os dois sabiam que ele tinha pouco tempo de vida e era melhor que enfrentassem a situação sem drama. Precisava contar uma coisa à mulher. Para morrerem paz. Contou, então, que tinha outra família.
      - O quê, Ariosto?!
      Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos. A dona Quiléia iria saber de qualquer maneira, pois ele incluíra a outra família no seu testamento. Mas tinha decidido contar ele mesmo. De viva, por assim dizer, voz. Para que não ficasse aquela mentira entre eles. E para que dona Quiléia fosse tolerante com a sua memória e com a outra. Promete, Quequé? Dona Quiléia chorava muito. Só pôde fazer “sim” com a cabeça. Aliviado, o Dr. Ariosto deixou a cabeça cair no travesseiro. Podia morrer em paz.
      Mas aconteceu o seguinte: não morreu. Teve uma melhora surpreendente, que os médicos não souberam explicar e que Dona Quiléia atribui à promessa que fizera a seu santo. Em poucas semanas, estava fora de cama. Ainda precisa de cuidados, é claro. Dona Quiléia tem que regular sua alimentação, dar remédio na hora certa... Ficam os dois sentados na sala, olhando a televisão, em silêncio. Um silêncio constrangido. O Dr. Ariosto arrependido de ter feito a confissão. A Dona Quiléia achando que não fica bem se aproveitar de uma revelação que o homem fez, afinal, no seu leito de morte. Simplesmente não tocam no assunto. No outro dia o Dr. Ariosto teve permissão do médico para sair, pela primeira vez, de casa. Arrumou-se. Pediu para chamarem um táxi.
      - Quer que eu vá com você? - perguntou a mulher.
      - Não precisa.
      - Você demora? - Não, não. Vou só...
      Não completou a frase. Ficaram mais alguns instantes na porta, em silêncio. Depois ele disse:
      - Bom. Tchau.
      - Tchau.
      Agora, tem uma coisa: Dona Quiléia não pagou a promessa ao santo. Ainda compra quindins escondido e os come sozinha. Aliás, deu para comer quindões. Grandes, enormes, translúcidos quindões.

(Luis Fernando Veríssimo)
Considerando o contexto em que se encontra a oração “Protestou, chorosa.” (3°§), pode-se afirmar que o termo em destaque exerce a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1017Q671289 | Direitos Humanos, Soldado, Polícia Militar BA, IBFC, 2020

A Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as mulheres, reconheceu as aspirações de todas as mulheres do mundo inteiro e levaram em consideração a diversidade das mulheres, suas funções e circunstâncias. Sobre sua apresentação, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q593855 | Química, Termoquímica, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Analise as afirmativas que seguem tendo como base o tema ?Modos de transmissão de calor?.

I. Irradiação é a transmissão do calor pelo fluido em movimentos.

II. Convecção natural é o deslocamento não espontâneo do fluido por diferença de temperatura.

III. Convecção forçada é o movimento do fluido provocado mecanicamente por um meio externo.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q382641 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Os gases tóxicos podem ser classificados em gases irritantes, gases asfixiantes e gases anestésicos. Referente aos gases tóxicos, analise as afirmações.

I. São exemplos de gases irritantes: o ácido sulfúrico, o ácido clorídrico e a amônia.

II. São exemplos de gases asfixiantes: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o acetileno e o nitrogênio.

III. São exemplos de gases anestésicos: o álcool etílico, o tetracloreto de carbono e o ozônio.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1020Q378354 | Administração Pública, Novas práticas de gestão governamental no Brasil, Analista Administrativo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Política é um conjunto de declarações escritas a respeito das intenções das instituições em relação a determinado assunto. As políticas indicam os meios e a forma para atingir os objetivos. Aquela política que envolve o controle da oferta de moeda, da taxa de juros e do crédito em geral, para efeito de estabilização da economia e influência na decisão de produtores e consumidores denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1021Q160081 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Analisando os números escritos numa seqüência lógica: 3, 6, 10, 15, 21..... podemos dizer que a soma entre o décimo e décimo segundo termos é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q59015 | Serviço Social, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

No Brasil, o atendimento às crianças e adolescentes encontra respaldo na Resolução conjunta n° 01/2009 (CNAS/CONANDA), e traz referências metodológicas em relação ao acolhimento da criança e do adolescente. Sobre a retirada da criança e do adolescente do convívio familiar, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1023Q42005 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

O médico solicitou um eletrocardiograma para o trabalhador no Ambulatório de Saúde do Trabalhador. O Enfermeiro preparou o equipamento para realização do procedimento. Para o posicionamento correto dos eletrodos, é correto afirmar que.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1024Q838623 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Planejamento é um dos elementos essenciais da administração. Sobre planejamento, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q385758 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

As imunoglobulinas podem ser classificadas em isótipos, alótipos e idiótipos. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.

I. Os isótipos referem-se à existência das mesmas classes de imunoglobulinas em indivíduos da mesma espécie.

II. Os alótipos indicam que há múltiplos alelos gênicos em uma população que determinam pequenas diferenças na sequência dos aminoácidos das imunoglobulinas.

III. Os idiótipos são as imunoglobulinas individuais, próprias de cada indivíduo.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q49291 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

A partir de 1990, o período pós-constituinte foi marcado por avanços na efetivação do Ensino Religioso como disciplina regular do sistema escolar, dentre os quais destacaram-se a definição de metas prioritárias para o Ensino Religioso no Estado de Minas Gerais, até o ano 2000, tais como:

• A concretização de um plano de carreira para o professor de Ensino Religioso.
• A superação dos desafios ainda presentes nesse ensino, considerando as diretrizes da nova Lei de   Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Lei nº 9.475/97 e leis menores   complementares, os     princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
• A compreensão da natureza e papel do Ensino Religioso na escola, de modo a efetivá-lo como    disciplina normal do currículo escolar. • A divulgação de subsídios pedagógicos que   auxiliem na  implantação dessa Proposta. • A instalação de Cursos de Graduação de Ensino Religioso nas  diferentes regiões do Estado de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 1997).  

Como decorrência de definição das diretrizes para a viabilização do Ensino Religioso nas escolas estaduais, as instâncias representativas e deliberativas que a Secretaria de Estado da Educação (SEE) criou foram:

I. CONER/MG: Conselho de Ensino Religioso do Estado de Minas Gerais, formado por   representantes de entidades religiosas identificadas com o modelo de Ensino Religioso não    confessional e credenciadas junto à SEE.
II. COMCER: Comissão Central de Educação Religiosa - órgão da própria Secretaria de Estado     da Educação, responsável pela disciplina de Ensino Religioso.
III.CRER: Comissão Regional de Educação Religiosa - composta por representantes da     Superintendência Regional de Ensino, das denominações religiosas participantes do CONER (seção MG) e da sociedade civil.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q45407 | Direito Sanitário, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Sobre o Sistema Único de Saúde – SUS assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1028Q44208 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

De acordo com a portaria n.º 2.048/MS, de 5/11/2002, os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1029Q677092 | Português, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Texto associado.
Adaptado
A terceira edição da pesquisa Nossa Escola em
(Re)Construção ouviu estudantes dos ensinos
fundamental e médio e mostrou que 64% deles
3cRQVLdeUaP LPSRUWaQWe ? ter psicólogo na escola para
atendê-los.
Os jovens querem profissionais de psicologia
na escola 3WaQWR no apoio para lidar com sentimentos,
quanto para orientar sobre o que venham a fazer no
IXWXUR ?.
3Hi uma preocupação entre os alunos de que
as escolas apoiem no desenho do futuro deOeV ?,
destaca Tatiana Klix, diretora da Porvir, uma plataforma
que produz conteúdos de apoio a educadores, que
também esteve à frente da pesquisa.
A atuação permanente de psicólogos nas
escolas está prevista em projeto de lei (PL) aprovado
pelo Congresso Nacional.
A pesquisa ouviu 258.680 estudantes, de 11 a
21 anos, de todo o Brasil. A maior participação na
pesquisa foi de estudantes da Região Sudeste (63,5%).
A maioria passou a maior parte da vida escolar em
escolas públicas (93,4%), tinha de 15 a 17 anos (58%),
é formada de meninas (52%) e se define de cor parda
(42%).
Fonte: https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/11/30/maioriaestudantes-psicologo-escolas.html
A partir da interpretação do texto acima, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q480571 | Farmácia, Técnico em Farmácia, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A trituração é um processo usado universalmente nos laboratórios e na farmácia para reduzir pequenas quantidades de droga sólida a pó; é uma operação farmacêutica. Assinale a alternativa que apresenta a vidraria específica para utilização na trituração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.