Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1051Q29650 | Conhecimentos Específicos, Legislação Trabalhista Brasileira e Internacional, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Em conformidade com o Decreto 93.413, de 15 de outubro de 1986, que promulga a Convenção n° 148 sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao Ruído e às Vibrações no Local de Trabalho, em seu Artigo 2, todo Membro que, no momento da ratificação, não tenha aceito as obrigações previstas na Convenção, relativas a todas as categorias de riscos, deverá posteriormente notificar _______________________________ , quando julgue que as circunstâncias o permitem, que aceita tais obrigações com respeito a uma ou várias das categorias anteriormente excluídas.

Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1052Q658198 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Legislação das Pessoas com Deficiência, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

A Lei n° 10.048/2000 (e suas alterações posteriores) trata da prioridade de atendimento a determinados grupos de pessoas. Assinale a alternativa que apresente alguém que não tem a prioridade estabelecida pela citada lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1053Q386810 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

O citoesqueleto tem importante papel nas células eucarióticas. Assinale a alternativa que não está relacionado às funções do citoesqueleto nas células.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q261463 | Português, Verbos, Técnico em radiologia, EBSERH, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Se você __________ amanhã, __________ realizar o exame. Para responder às questões 9 e 10, leia a letra da música abaixo.
Linha Tênue
Maria Gadu
Todo lugar que chego, você não fica
Tudo o que eu te peço, você não dá
Se dou opinião, você implica
Toda vez que ligo você não está
Por que fazer questão deste jogo duro?
De me mostrar o muro a nos dividir?
Seu coração de fato está escuro
Ou por de trás do muro
Tem mais coisa aí?
Toda vez que passo você não nota
Eu conto uma lorota você nem ri
Me faço fina flor vem e desbota
Me boto numa fria não socorre
Eu cavo um elogio isso nem te ocorre
A indiferença escorre fria a me ferir
Será porque você não me suporta?
Ou dentro desta porta
Tem mais coisa aí
Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem
Entre o amor e o ódio a linha é tênue também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1055Q220485 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A valorização dos danos causados ao meio ambiente é motivada pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605) que dita em seu Art. 19: A perícia da constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e cálculo de multa. Ainda em seu parágrafo único: A pericia produzida em seu inquérito cível ou no juízo cível poderá ser aproveitada no processo penal, instaurando-se o contraditório. O Estado se utiliza de métodos simplificados no processo de avaliação, que devem seguir critérios. Assinale o item que não é critério dessa metodologia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q51667 | Português, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

Texto associado.
Cidadão
(Zé Ramalho)
Compositor: Lúcio Barbosa

Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar

Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?”
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio, moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar

Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
“Pai, vou me matricular”
Mas me diz um cidadão
“Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar”

Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte?
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja, moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também

Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse
“Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar”
As aspas, na segunda estrofe, foram utilizadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1057Q29657 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata a NR 4 deverão ser registrados no órgão regional do MTb. Dentre os dados que deverão constar no requerimento para o respectivo registro, estão: 

I. Horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
II. Número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do Mtb.
III. Nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
IV. Número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento.
V. Especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1058Q6210 | Conhecimentos Específicos, Legislação Aplicada à EBSERH, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Sobre a composição do Conselho de Administração da EBSERH, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1059Q4281 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Segundo noticiado no site www.g1.globo.com em 05.10.11 e 01.11.11 sobre um possível esquema de fraude no INSS na Paraíba: “A Polícia Federal pediu o sequestro de bens das 23 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes que teria causado um prejuízo de R$ 10 milhões na Previdência Social.” De acordo com o noticiado sobre o assunto neste período, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1060Q536331 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, Hemominas MG, IBFC

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir. “________________ é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças das construções.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1062Q59013 | Serviço Social, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Leia abaixo, a respeito da violência contra a pessoa idosa.

“Prática de ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes que prejudicam a integridade ______ e ______ da pessoa idosa, impedem seu desempenho ______ e quebram sua expectativa em relação às pessoas que a cercam, sobretudo filhos, cônjuges, parentes, cuidadores e comunidade.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1063Q682905 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Um supermercado realizou uma pesquisa sobre o consumo de arroz em sacos de 5kg na qual verificou que 40% dos clientes compravam o produto da marca A, 10% compravam da marca A e B, e 30% compravam da marca B. Assinale a alternativa que indica corretamente o espaço nas prateleiras que deve ser dedicado aos demais sacos de arroz de outras marcas caso se queira respeitar a proporção estatística do consumo verificada na pesquisa.
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1064Q217210 | Português, Interpretação de Textos, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.

                                        Notícia de Jornal
                                                                  (Fernando Sabino)
       Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.
       Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.
      Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.
      O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele,senão que morreu de fome.
       Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária,um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.
       Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.
      E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome,pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.
       E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.


                     (Disponível em http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847/: Acesso em 10/09/14)

No fragmento “Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, (...)“ (6º §), o termo em destaque poderia ser substituído, mantendo a equivalência de sentido, por todas as palavras abaixo, com EXCEÇÃO de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q61183 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Leia: “Campanha da Polícia Rodoviária Federal visa fazer com que o motorista reflita, porque o próximo carro a ser exibido pode ser o dele [...]”. Assinale a alternativa que tenha a reescrita incorreta do trecho em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1066Q51621 | Direito Constitucional, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

A incorporação entre Estados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1067Q40646 | Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Os valores lógicos das proposições, p:”3 + 2 = 5 e o dobro de 4 é 12”; q:”Se a metade de 10 é 6, então 3 + 5 = 7” são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1069Q7845 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

Os avanços tecnológicos e científicos são fundamentais para melhorar a capacidade de reunir evidências utilizadas na solução de processos criminais ou civis no âmbito das ciências forenses. Entretanto, estes avanços, por si só, não representam garantia que estas evidências serão aceitas como prova pericial em juízo, razão pela qual a cadeia de custódia deve ser implementada nas análises forenses. Sobre a cadeia de custódia é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1070Q2816 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere as afirmações que seguem.

I. De acordo com o autor, as escolas são desnecessárias, pois as crianças e jovens são capazes de aprender tudo sem a presença de professor.

II. De acordo com o autor, as novas gerações são mais inteligentes do que as anteriores.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.