Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1071Q533768 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Para dar continuidade a uma obra que ficou parada por muito tempo antes do início da obra, deve-se verificar a integridade das armaduras. É preciso distinguir a diferença entre ferrugem e corrosão. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Ferrugem: Se sobre as armaduras formou-se uma camada de óxido de ferro na superfície resultante da umidade e oxigênio presentes no ar.

( ) Ferrugem apresenta coloração: marrom claro, castanho e até mesmo preto

( ) Pequenas deposições de ferrugem são removidas com um leve escovamento das barras com escova de aço podendo se utilizar a armadura.

( ) Corrosão significa um processo eletroquímico, devido a presença de umidade e oxigênio, diferença de potencial na barra corroída, motivada por encruamento localizado na barra de aço (região de dobras por exemplo), tensões muito diferenciadas ao longo da armadura, presença de fissuras na peça de concreto armado e outros fatores.

( ) Corrosão apresenta coloração mais escura quanto mais adiantado o estágio de corrosão: avermelhada, laranja.

( ) Se na escovação forem presenciados corrosões localizadas do tipo pites de corrosão e/ou redução da seção da barra maior ou igual a 10% da área resistente deverá ser consultado o projetista para execução de um reforço.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q158201 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

"Consideram-se ______________ para as finalidades da lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q51696 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

As epidemias e doenças infecciosas, que eram as principais causas de morte entre os jovens há cinco ou seis décadas atrás:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1074Q41855 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Leia as sentenças abaixo que discorrem sobre Aracaju e a Região Metropolitana de Aracaju, e assinale a alternativa correta: 

I. A Região Metropolitana de Aracaju é constituída pelo agrupamento dos Municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, tendo como sede o Município de Aracaju. A Região Metropolitana de Aracaju foi criada com vistas à realização, de forma integrada, das ações de organização, de planejamento e de execução de funções públicas de interesse comum.
II. Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1075Q41832 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Texto associado.
Eficiência militar
(Historieta Chinesa)

LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras. 

Como toda a gente sabe, o vice-rei da província de Cantão, na China, tem atribuições quase soberanas. Ele governa a província como reino seu que houvesse herdado de seus pais, tendo unicamente por lei a sua vontade. 

Convém não esquecer que isto se passou, durante o antigo regime chinês, na vigência do qual, esse vice-rei tinha todos os poderes de monarca absoluto, obrigando-se unicamente a contribuir com um avultado tributo anual, para o Erário do Filho do Céu, que vivia refestelado em Pequim, na misteriosa cidade imperial, invisível para o grosso do seu povo e cercado por dezenas de mulheres e centenas de concubinas. Bem.

Verificado esse estado miserável do seu exército, o vice- rei Li-Huang-Pô começou a meditar nos remédios que devia aplicar para levantar-lhe o moral e tirar de sua força armada maior rendimento militar. Mandou dobrar a ração de arroz e carne de cachorro, que os soldados venciam. Isto, entretanto, aumentou em muito a despesa feita com a força militar do vice-reinado; e, no intuito de fazer face a esse aumento, ele se lembrou, ou alguém lhe lembrou, o simples alvitre de duplicar os impostos que pagavam os pescadores, os fabricantes de porcelana e os carregadores de adubo humano - tipo dos mais característicos daquela babilônica cidade de Cantão. 

Ao fim de alguns meses, ele tratou de verificar os resultados do remédio que havia aplicado nos seus fiéis soldados, a fim de dar-lhes garbo, entusiasmo e vigor marcial. 

Determinou que se realizassem manobras gerais, na próxima primavera, por ocasião de florirem as cerejeiras, e elas tivessem lugar na planície de Chu-Wei-Hu - o que quer dizer na nossa língua: “planície dos dias felizes”. As suas ordens foram obedecidas e cerca de cinqüenta mil chineses, soldados das três armas, acamparam em Chu-Wei-Hu, debaixo de barracas de seda. Na China, seda é como metim aqui. 

Comandava em chefe esse portentoso exército, o general Fu-Shi-Tô que tinha começado a sua carreira militar como puxador de tílburi* em Hong-Kong. Fizera-se tão destro nesse mister que o governador inglês o tomara para o seu serviço exclusivo. 

Este fato deu-lhe um excepcional prestígio entre os seus patrícios, porque, embora os chineses detestem os estrangeiros, em geral, sobretudo os ingleses, não deixam, entretanto, de ter um respeito temeroso por eles, de sentir o prestígio sobre­ humano dos “diabos vermelhos”, como os chinas chamam os europeus e os de raça europeia.

Deixando a famulagem do governador britânico de Hong- Kong,Fu-Shi-Tô não podia ter outro cargo, na sua própria pátria, senão o de general no exército do vice-rei de Cantão. E assim foi ele feito, mostrando-se desde logo um inovador, introduzindo melhoramentos na tropa e no material bélico, merecendo por isso ser condecorado, com o dragão imperial de ouro maciço. Foi ele quem substituiu, na força armada cantonesa, os canhões de papelão, pelos do Krupp; e, com isto, ganhou de comissão alguns bilhões de taels* que repartiu com o vice-rei. Os franceses do Canet queriam lhe dar um pouco menos, por isso ele julgou mais perfeitos os canhões do Krupp, em comparação com os do Canet. Entendia, a fundo, de artilharia, o ex-fâmulo do governador de Hong-Kong. 

O exército de Li-Huang-Pô estava acampado havia um mês, nas “planícies dos dias felizes”, quando ele se resolveu a ir assistir-lhe as manobras, antes de passar-lhe a revista final. 

O vice-rei, acompanhado do seu séquito, do qual fazia parte o seu exímio cabeleireiro Pi-Nu, lá foi para a linda planície, esperando assistir a manobras de um verdadeiro exército germânico. Antegozava isso como uma vítima sua e, também, como constituindo o penhor de sua eternidade no lugar rendoso de quase rei da rica província de Cantão. Com um forte exército à mão, ninguém se atreveria a demiti-lo dele. Foi. 

Assistiu às evoluções com curiosidade e atenção. A seu lado, Fu-Shi-Pô explicava os temas e os detalhes do respectivo desenvolvimento, com a abundância e o saber de quem havia estudado Arte da Guerra entre os varais de um cabriolet*.

O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 

- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar. 
- Como? perguntou o vice-rei.
- É simples. O uniforme atual muito se parece com o alemão: mudemo-lo para uma imitação do francês e tudo estará sanado. 

Li-Huang-Pô pôs-se a pensar, recordando a sua estadia em Berlim, as festas que os grandes dignatários da corte de Potsdam lhe fizeram, o acolhimento do Kaiser e, sobretudo, os taels que recebeu de sociedade com o seu general Fu-ShiPô... Seria uma ingratidão; mas... Pensou ainda um pouco; e, por fim, num repente, disse peremptoriamente: 
- Mudemos o uniforme; e já!

(Lima Barreto)

*tael:unidade monetária e de peso da China; 
*cabriolet:tipo de carruagem; 
*tílburi: carro de duas rodas e dois assentos comandados por um animal. 
*famulagem:grupo de criados
O trecho abaixo transcrito revela a insatisfação de LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, com o seu exército. Utilize-o para responder às questões de 10 a 13.

“O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. 
Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 
- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar.”


A oração “que lhe respondeu” tem sua correta classificação sintática indicada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1076Q29662 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Com referência às Classes de Incêndio, os materiais combustíveis têm características diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Classificam-se em quatro classes de incêndio (A, B, C e D), conforme o tipo de material.

I. Classe A.
II. Classe B.
III. Classe C.
IV. Classe D.

Relacione as classes de incêndio (acima) com as características apresentadas a seguir.

( ) Incêndio em materiais que não deixam resíduos quando queimados, e queimam somente em superfície.
( ) Incêndio em materiais sólidos, como madeira, papel e tecido, etc.
( ) Incêndio em metais que inflamam facilmente, como alumínio em pó, magnésio, carbonato de potássio.
( ) Incêndio em materiais que queimam em superfícies e em profundidade.
( ) Incêndio em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, etc.
( ) Esses materiais deixam resíduos quando queimados (brasas, cinzas, carvão).
( ) Incêndio em líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina, querosene, etc.
( ) Não jogue água em fogo desta classe, porque a água é boa condutora de eletricidade.

Selecione a alternativa que apresenta esta relação corretamente, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1077Q2865 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem. Ela nunca o viu tão sério antes.

I. Há um erro na colocação pronominal, pois deveria ter sido usada a ênclise.
II. “Tão” é um advérbio de intensidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1078Q836363 | Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa. III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q674674 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Em relação à lógica da argumentação, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
"Os argumentos podem ter apenas uma premissa, ou várias; contudo, só haverá um(a) _____. "
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q674069 | Regimentos Internos e Estatutos, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

De acordo com o Código de Ética dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) - Resolução TRE/PA nº 5.389/2017, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1081Q359506 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, ILSL SP, IBFC

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) chegou uma mãe com uma receita médica para seu filho de Amoxicilina 350 mg de 8/8 horas por 14 dias. A UBS dispõe de frascos, que após reconstituição, tem 150ml, numa concentração de 250mg/5ml. Após realização do cálculo do medicamento, o técnico de enfermagem deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1082Q45429 | Segurança e Saúde no Trabalho, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Considerando a Norma Regulamentadora 32, de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1083Q44169 | Português, Técnico de Enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Texto associado.
                                                   Sucesso e fracasso
                        O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento 
                                                          Zeca Baleiro

            Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
            O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
            Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
            Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
            O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
            “Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.” 
Assinale a alternativa em que a citação não está de acordo com a ideia defendida pelo autor do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1084Q42132 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Aprendendo a pensar
(Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
O vocábulo “a” que está presente no título possui a mesma classificação morfológica do que se encontra destacado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1085Q42018 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Foi internado paciente FFD, 54 anos, sexo masculino, com suspeita de Tuberculose Pulmonar. O paciente foi colocado em um quarto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1086Q41927 | Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Sobre a estrutura mínima do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), disposto na Norma Regulamentadora - 9 (NR-9), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. Planejamento à cada três anos para estabelecimento de metas, prioridades e cronograma. 
II. Estratégia e metodologia de ação. 
III. Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados. 
IV. Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1087Q2835 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere a oração abaixo e as afirmações.

Seguem anexo as cópias do contrato.
I. Há um erro de concordância verbal.
II. Há um erro de concordância nominal.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1088Q530596 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Em relação à torção de um tubo, analise as afirmativas.

I. Fluxo de cisalhamento é o produto entre a espessura do tubo e a tensão de cisalhamento média.

II. A maior tensão de cisalhamento média na seção transversal ocorre no local onde a espessura do tubo é maior.

III. O fluxo de cisalhamento e a tensão de cisalhamento média agem tangencialmente à parede do tubo em todos os pontos e em uma direção tal que contribuem para o torque resultante.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q169816 | Matemática, Auxiliar de Promotoria Pedreiro, MPE SP, IBFC

Duas peças de tecido foram vendidas e divididas em pedaços iguais. Uma delas tem 3,6 m e a outra tem 2/3 desta medida. O menor número de pedaços de mesmo tamanho cortados das 2 peças juntas é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1090Q49322 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Os conteúdos da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) tratam das concepções da Língua Portuguesa para o ensino. Em relação a essas concepções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.