Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1251Q40647 | Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Sabendo que todo A é B, todo C é B e que nenhum C é A, segue necessariamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1252Q375254 | Português, Crase, Analista Judiciário, TRE PA, IBFC, 2020

Quanto às regras de ortografia, assinale a alternativa em que há uma palavra grafada incorretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1253Q702437 | Português, Morfologia 329 Pronome, Profissional Nível Médio Oficial Administrativo, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.
Coisas Antigas
[...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei
para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me
pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por
ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu
lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso
de saber qual a origem desse carinho.
Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio
que já notado por outras pessoas, de ser o guardachuva o 
objeto do mundo moderno mais infenso a
mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente
nenhum objeto de minha infância existe mais em sua
forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel
etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso
mudaram de forma, de cor, de material; em alguns
casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as
sombrinhas, já se entregaram aos piores
desregramentos futuristas e tanto abusaram que até
caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com
seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou
pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou
rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga
Leia o trecho: “pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo”. Assinale a alternativa que apresenta a regra correta que justifica o uso da expressão pronominal em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1254Q51692 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

“Editar normas complementares para a organização e funcionamento dos programas do seu Sistema de Atendimento Socioeducativo.” Essa atribuição prevista expressamente na Lei Federal nº 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, é outorgada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1255Q558343 | Informática, Internet Explorer, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

Considere as afirmações que seguem, referentes ao Internet Explorer 9:

I. Tem um ‘Assistente para conexão com a Internet’, em que é possível configurar o computador para ter uma conexão com a Internet. II. Traz drásticas mudanças em sua interface, optando por uma aparência minimalista, privilegiando o espaço para exibição das páginas da web. III. Funciona muito bem para navegar na Internet, porém para navegar numa Intranet é necessário um outro tipo de navegador específico para isso. Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q384811 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

No que diz respeito à estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA) assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q657201 | Segurança da Informação, Malware, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

Leia a definição técnica abaixo:
"tipo de código malicioso que tonar inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário."
Assinale a alternativa que corresponda a esse conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1259Q17759 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Texto associado.
Texto I
Aí pelas três da tarde
(Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.
O texto começa com a expressão “Nesta sala”. Sobre o emprego do pronome demonstrativo “esta” que se encontra contraído em tal expressão, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1260Q41863 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Sergipe, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Segundo a Lei Estadual n° 4.133/99, que dispõe sobre a Organização e Normas Gerais de Funcionamento da Polícia Civil, e sobre as Carreiras Policiais Civis do Estado de Sergipe, são atribuições do Escrivão de Polícia, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1261Q220571 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

O pKa é o pH no qual metade do fármaco está ionizada. A proporção de fármaco não-ionizado/ionizado de um fármaco ácido fraco de pKa 4,4 no plasma (pH 7,4) calculada pela equação de Henderson-Hasselbalch é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q51640 | Legislação Estadual, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Segundo a Lei Estadual nº 11.404/1994, que contém normas de execução penal, a colaboração do sentenciado no processo de sua observação psicossocial e de seu tratamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1263Q658182 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes, Técnico Judiciário Operação de Computadores, TRE PA, IBFC, 2020

Dado as definições e características de vários elementos de interconexão de redes de computadores, identifique a alternativa que corresponda a esses equipamentos conforme a sequência abaixo:
são capazes de definir a melhor rota para os pacotes de dados. encaminha os pacotes de acordo com o endereço MAC de destino. permite interfacear com outra rede que usa protocolos diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1264Q384022 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

As proteínas estão no centro da ação nos processos biológicos. Praticamente todas as transformações moleculares que definem o metabolismo celular são mediadas pela catálise proteica. A respeito das proteínas, analise as afirmativas abaixo.

I. Condições ambientais, como PH e temperatura, afetam a estabilidade da proteína durante a purificação.

II. Na purificação, a redução da concentração de sais causa precipitação seletiva de proteínas com solubilidades diferentes.

III. A eletroforese em gel e suas variações podem separar proteínas com base na carga, no tamanho e no ponto isoelétrico.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q711489 | Português, Interpretação Textual 4 Sintaxe, Advogado I, FSA SP, IBFC, 2019

Texto associado.
Leia a entrevista do autor da expressão “imigrantes digitais” para responder à questão.
(Texto Adaptado)
PATRICIA GOMES
Folha - Como o senhor define nativos e imigrantes digitais?
Marc Prensky - Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século 20 – como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada – é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como uma aliada. Já os imigrantes digitais são os que chegaram à tecnologia digital mais tarde na vida e, por isso, precisaram se adaptar.
Um imigrante digital consegue ensinar um nativo digital?
Depende do que você entende por "ensinar". Se você quer saber se os mais velhos podem orientar os mais novos, fazendo as perguntas certas, a resposta é "sim". Se você quer saber se os jovens vão ouvir os mais velhos falar sobre coisas que não acham importantes, a resposta é "não". A educação precisa ser menos sobre o sentido de contar, e mais sobre partilhar, aprender junto.
A tecnologia mudou as relações na sala de aula?
Em cada lugar há um efeito diferente. Em alguns casos, reforçou as relações, conectou professores e alunos isolados. Em outros, trouxe medo, desconfiança, desrespeito mútuo. Por exemplo, um professor pode pensar que os alunos têm a concentração de um inseto. Os alunos podem pensar que os professores são analfabetos digitais. É quase impossível o aprendizado ocorrer em circunstâncias assim. O que a gente precisa é de respeito mútuo entre professores e estudantes.
O papel dos professores mudou em comparação com o das décadas de 80 e 90?
Sim. O papel do professor está mudando gradualmente. Está deixando de ser apenas o de transmissor de conteúdo, disciplinador e juiz da sala de aula para se tornar o de treinador, guia, parceiro. A maioria dos professores está em algum lugar no meio; poucos são parceiros de verdade.
E continua mudando?
Sim. E precisa continuar mudando se os professores quiserem ajudar os alunos do século 21 a aprender. Alguns acham que a pedagogia vai mudar automaticamente, assim que os "nativos digitais" se tornarem professores. Eu discordo. Há pressões forçando os professores novos a adotar métodos antigos. Nós precisamos fazer um grande esforço de mudança. Primeiro, mudar a forma como nós ensinamos – nossas pedagogias. Depois, mudar a tecnologia que nos dá suporte. Finalmente, mudar o que nós ensinamos – nosso currículo – para estarmos em acordo com o contexto e as necessidades do século 21.

A partir da leitura atenta da entrevista e da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo.

I. A informação contida entre travessões na primeira resposta, “– como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada –”, tem função de Aposto no texto.
II. O entrevistado foi incoerente ao responder à pergunta “Um imigrante digital consegue ensinar um nativo digital?”, já que respondeu “sim” e “não”.
III. Para o entrevistado, a tecnologia digital não resolveu um problema fundamental para que existam condições de ensino e aprendizagem: o respeito nas relações pedagógicas.
IV. Segundo o entrevistado, não basta que os jovens nascidos na era digital tornem-se professores para que a educação se transforme, é necessário que esses jovens incluam os “imigrantes digitais” nesse processo, respeitando as tradições e, a partir, disso construam um novo ambiente escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1266Q45391 | Português, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Se ___________ algum problema, ligue para mim.
II. Se você ________ aquela blusa, sentirá frio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1267Q540034 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Para melhorar as características do concreto, utilizamse adições ou aditivos. Analise as afirmativas abaixo.

I. As adições agem diretamente na dinâmica das reações químicas de hidratação dos constituintes do cimento (C3A, C3S etc) podendo atuar como defloculantes ou dispersantes aumentando, portanto, o contato dos grânulos de cimento com a água e melhorando, consequentemente, a trabalhabilidade e a plasticidade do concreto.

II. Os aditivos podem ser tensoativos ou incorporadores de ar, também colaborando para o aumento da fluidez do concreto e da sua impermeabilidade; aceleradores ou retardadores de pega, redutores de água com reflexo direto no aumento de resistência mecânica do concreto e redutores da exsudação, impermeabilizantes, inibidores de corrosão e diminuição da reação álcali-agregado.

III. Os aditivos são materiais extremamente refinados que contém em sua composição grande quantidade de sílica amorfa (reativa) e quando adicionadas aos concretos ou argamassas alteram o balanço dos produtos químicos resultantes da hidratação do cimento, ou seja, se combinam com a portlandita, melhorando a resistência mecânica e a durabilidade.

IV. Como adições minerais utilizam-se escoria de alto-forno (resíduo do processo de produção do aço), materiais pozolânicos (argilas calcinadas e finamente moídas, cinza de casca de arroz, cinzas volantes, sílica ativa). A sílica ativa atua na zona de transição entre a pasta de cimento e o agregado graúdo, onde se verifica em concretos comuns grande quantidade de portlandita, repercutindo em considerável enfraquecimento da ligação e, consequentemente da própria resistência do concreto.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q42131 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Aprendendo a pensar
(Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
Ao fazer uso do vocábulo “miopias”, no primeiro parágrafo, o autor emprega esse termo no sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1269Q253085 | Português, Advérbios, Técnico em Segurança do Trabalho, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Plataforma

O Rio vive uma contradição no carnaval que parece não ter saída. Não vai longe o tempo em que reclamava da decadência da folia nas ruas. O carnaval tinha se transformado no desfile de escolas de samba, uma festa elitista que se resumia ao que acontecia nos limites do Sambódromo e que era vista por apenas 30 mil pessoas que pagavam caro para participar da brincadeira. E que só durava duas noites. Para quem se diz o maior carnaval do mundo, convenhamos que é muito pouco mesmo. Agora, quando os blocos voltaram a animar as ruas da cidade durante toda a folia e ainda nas semanas que a antecedem, o Rio continua reclamando. Tem bloco demais, tem gente demais, tem pouco banheiro, tem muito banheiro... Carnaval é festa espontânea. Quanto mais organizado, pior. Chico Buarque fala sobre isso no ótimo samba "Plataforma". "Não põe corda no meu bloco/ Nem vem com teu carro-chefe/ Não dá ordem ao pessoal", já dizia ele num disco de antigamente. Bem, como antigamente as letras de Chico sempre queriam dizer outra coisa, é capaz de ele não estar falando de organização do carnaval. Mas à certa altura ele é explícito: "Por passistas à vontade que não dancem o minueto". Para quem está chegando agora, pode parecer o samba do crioulo doido. Mas o compositor faz uma referência ao desfile do Salgueiro de 1963, quando "Xica da Silva" foi apresentada à avenida. A escola "inovou" apresentando uma ala com 12 pares de nobres que dançavam o minueto. Foi um escândalo. Não pode. Passista tem que desfilar livre, leve e solto. Falando disso agora, quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebese que o minueto era o de menos. Mas isso é escola de samba, e o assunto aqui é carnaval de rua (faz tempo que escola de samba não é carnaval de rua). Com o renascimento dos blocos, o Rio recuperou a alegria do carnaval nas calçadas, no asfalto, na areia. E agora? Basta dar uma olhada nas cartas dos leitores aqui do jornal. Reclama um leitor: "Para os moradores de Ipanema, (o carnaval de rua 2011) transformou-se num tormento. Ruas bloqueadas até para o trânsito de pedestres, desrespeito à Lei do Silêncio, atos de atentado ao pudor e, por vezes, de vandalismo". Escreve outro, sobre os mijões, figura que ficou tão popular no período quanto a colombina e o pierrô: "A Guarda Municipal deveria agir com mais atenção e no rigor da lei. Está muito sem ação." Mais um: "Com que direito a prefeitura coloca esses banheiros horrorosos nas avenidas da orla, onde se paga dos IPTUs mais caros do mundo, ocupando vagas de carros que já são tão poucas?" Como se vê, e voltando a citar o samba do Chico, o carioca tem o peito do contra e mete bronca quando o assunto é carnaval. Mas carnaval de rua muito organizado... não sei, não. É como botar o pessoal que sai nos blocos para dançar o minueto. Carnaval de rua e organização não combinam.

(Artur Xexéo. Revista O Globo, dezembro de 2011)

Em "Falando disso agora. quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebe-se que o minueto era o de menos", o termo em destaque tem os corretos comentários morfológicos e semânticos indicados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q40622 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978 

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). O tema trata da NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos). As escadas de degraus sem espelho devem ter: 

( ) Largura de 0,60 m (sessenta centímetros) a 0,80 m (oitenta centímetros).
( ) Degraus com profundidade mínima de 0,15 m (quinze centímetros)
( ) Degraus e lances uniformes, nivelados e sem saliências;
( ) Altura máxima entre os degraus de 0,25 m (vinte e cinco centímetros);

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.