Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q4285 | Sociologia, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Assinale a alternativa incorreta em relação ao conceito de estratificação social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q29653 | Conhecimentos Específicos, Ergonomia, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Com relação a Ergonomia, sobre o mobiliário dos postos de trabalho, conforme a NR 17 que trata deste assunto, para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q6229 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Em paciente vítima de acidente automobilístico, que apresenta sangramento intenso em membros inferiores, os prestadores de primeiros socorros, sem treinamento específico, devem inicialmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q10602 | Matemática, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

A capacidade de uma caixa é de 20 barras de chocolates ou 80 barrinhas de cereais. Se forem colocadas 12 barras de chocolate, então para completar a caixa, a quantidade necessária de barrinhas de cereais deverá ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q485562 | Inglês, Gramática, Pesquisador Tecnologista, INEP, IBFC

Choose the best alternative, according to the following situation described:

Situation: I left my bicycle here and now it’s gone.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q23545 | Noções de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de enfermagem, CEP 28, IBFC

Sobre as diferentes insulinas, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q41840 | Raciocínio Lógico, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Numa urna vazia foram colocadas 16 bolas vermelhas numeradas de 1 a 16 e foram colocadas 20 bolas azuis numeradas de 1 a 20. A probabilidade de sortearmos uma bola dessa urna e nela constar um número maior que 11, sabendo que ela é vermelha, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q672384 | Matemática, Análise Combinatória, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

A senha de um banco é formada por 3 caracteres, sendo uma vogal minúscula e dois números de 1 a 8. Nessas condições, o total de senhas possíveis que podem ser formadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q42014 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Sobre abstinência de substâncias, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Caracteriza-se por uma alteração física e comportamental, com prejuízo cognitivo e fisiológico. 
II. Tem como condição essencial para seu desenvolvimento o consumo excessivo e constante da substancia. 
III. O indivíduo sente necessidade premente de consumir a substância da qual é dependente, com o intuito de reduzir os sintomas pela sua falta. 
IV. Representa uma síndrome reversível especifica a ingestão recente de determinada droga. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q32125 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

De acordo com a sequencia infinita: M,A,T,E,M,A,M,A,T,E,M,A,..., a letra representada pelo elemento da 145a posição da sequencia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q677187 | Legislação Básica da SUSEP, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Os determinantes sociais da saúde interferem diretamente no processo saúde-doença e ditam o mapa de saúde de uma região. Esses determinantes sociais referem-se aos fatores sociais, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Em relação aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q46708 | Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Texto associado.
    Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
   Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
    Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
     - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
   Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
    - Bom rapaz. Bom rapaz.
    Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
 
Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
O emprego do acento grave em “Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança.“ (5º§) justifica-se pela mesma razão do que ocorre no seguinte exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q28091 | Informática, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Por padrão, no Windows XP, quando é mencionado a unidade C: identifica o seguinte tipo de hardware:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q51659 | Raciocínio Lógico, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

Os números da sequencia 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,..., estão escritos numa sequencia lógica. Desse modo, o 86° termo dessa sequencia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q34501 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Os Cateteres Venosos Centrais (CVCs) fazem parte da rotina de trabalho do técnico de enfermagem, esse deve manter sua permeabilidade e realizar o curativo de forma correta para que o cateter se mantenha livre de infecções. Leia as afirmativas a seguir.

I. O técnico de enfermagem poderá utilizar gaze ou curativo estéril transparente semipermeável para cobrir o sítio de inserção dos cateteres de acordo com a rotina estabelecida na unidade.
II. O técnico de enfermagem deverá sempre trocar o curativo na presença de sujidade.
III. Após a limpeza da pele, proceder à desinfecção com os anti-sépticos estabelecidos na rotina da unidade a cada troca de curativo.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q674413 | Administração Geral, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

O ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Ação) é uma ferramenta de gestão que visa à melhoria contínua das etapas de um processo. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. Implementar o processo de acordo com as especificações. 
II. Assegurar o alinhamento entre o processo e o contexto da organização. 
III. Atuar de acordo com os dados de desempenho do processo. 
IV. Medir o desempenho das atividades executadas.
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q479013 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

No âmbito da toxicologia, existem conceitos que devem ser conhecidos para estudo do tema. Dentre os conceitos de toxicologia, analise as afirmativas abaixo:

I. Agente tóxico é a entidade química capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente uma função ou levando-o à morte, sob certas condições de exposição.

II. Droga é toda substância capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico, utilizada com ou sem intenção de benefício do organismo receptor.

III. Ação tóxica é a maneira pela qual um agente tóxico exerce sua atividade sobre as estruturas teciduais.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q29663 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Existem vários tipos de extintores de incêndio, cada um contendo uma substância diferente e servindo para diferentes classes de incêndio. Dentre eles:

I. Extintor com pó químico seco.
II. Extintor com água pressurizada.
III. Extintor com gás carbônico.

Relacione os tipos de extintores (acima) com as indicações apresentadas a seguir. Após, selecione a alternativa que apresenta esta relação corretamente, de cima para baixo.

( ) Indicado para incêndios em equipamento elétrico energizado.
( ) Indicado para incêndio com líquidos inflamáveis. Age por abafamento.
( ) É indicado para incêndios com madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral.
( ) Não é indicado para incêndios em equipamento elétrico energizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q321484 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

“A proposta do trabalho por Projetos deve estar fundamentada numa concepção do educando como sujeito de direitos, ser social e histórico, participante ativo no processo de construção de conhecimentos e NÃO DEVE “assegurar”, segundo MOURA (2010):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.