Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q538532 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Engenheiro Civil Pleno I, IDECI CE, IBFC

O Gerenciamento do Custo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado. Leia a seguir as sentenças que contém informações sobre o gerenciamento de custos, e assinale a alternativa INCORRETA:

I. Entende-se por estimar os custos o processo de desenvolvimento de uma aproximação dos recursos monetários necessários para a conclusão das atividades do projeto.

II. O custo real é sempre igual ao estimado na determinação do orçamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1462Q51625 | Direito Constitucional, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

No que se refere aos direitos sociais, indique a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1463Q7851 | Administração Pública, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

“A ideia neoliberal de substituir a Administração burocrática pela Administração gerencial depende em grande parte”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1464Q40655 | Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Os respectivos aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações pertencentes a suíte de aplicativos de escritório BROffice são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1465Q709327 | Jornalismo, Analista de Comunicação Jr Jornalismo, EMDEC SP, IBFC, 2019

Segundo Tori e Bueno (1998), este termo relaciona as diferentes mídias, como textos, imagens, sons etc. de forma não sequencial, estimulando diferentes inteligências e estilos de aprendizagem. Sobre este, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1466Q29665 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Dentre as doenças ocupacionais, é uma pneumoconiose provocada pela inalação da poeira de algodão e é chamada de “Mal das Segundas-Feiras”. Isto porque após o descanso do fim de semana, ao entrar em contato com as fibras de algodão, há uma bronco-constrição tornando difícil a respiração, provocando o seu afastamento do trabalhador. Trata-se da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1467Q444721 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal já abordou ser a separação dos poderes derivada da "necessidade de conter os excessos dos órgãos que compõem o aparelho do Estado, representa o princípio conservador das liberdades do cidadão e constitui o meio mais adequado para tornar efetivos e reais os direitos e garantias proclamados pela Constituição". Quanto à organização dos Poderes assentada na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1468Q675665 | Administração Pública, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

No que se refere à "accountability", analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A accountability tem ligação estreita com a democracia, pois não há como se exigir prestação de contas e nem responsabilização, em regimes ditatoriais. ( ) Promover transparência, responsabilidade e prestação de contas é uma prática da accountability. ( ) A Constituição Federal de 1988 não promoveu a participação social na gestão pública.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1469Q593498 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

Entre as técnicas laboratoriais de química, apresentamse a filtração a quente e a filtração a frio. Sobre tais técnicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q319583 | Pedagogia, Pedagogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“____________________ afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudança”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q534395 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil Pleno I, IDECI CE, IBFC

A escolha correta de uma solução de fundação deve passar necessariamente por uma criteriosa e econômica análise técnica das várias alternativas. As variáveis que devem ser ponderadas são as seguintes: condições das edificações vizinhas à obra, geotecnia local, viabilidade executiva e existência de mão-de-obra especializada para a execução da solução definida. Ainda sobre o tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. fundação superficial (rasa ou direta) - Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões/pressões distribuídas sob a base da fundação.

II. fundação profunda - Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1472Q46717 | Legislação Federal, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

O Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011 que aprova o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, determina quais são seus órgãos estatutários, bem como define quem NÃO poderá participar da composição destes órgãos. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA no que concerne aos impedimentos.

I. Os declarados inabilitados para cargos de administração em empresas sujeitas a autorização, controle e fiscalização de órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.
II. Os que houverem sido condenados por crime falimentar, de sonegação fiscal, de prevaricação, de corrupção ativa ou passiva, de concussão, de peculato, contra a economia popular, contra a fé pública, contra a propriedade ou que houverem sido condenados à pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos.
III. Os que detiveram o controle ou participaram da administração de pessoa jurídica concordatária, falida ou insolvente, no período de cinco anos anteriores à data da eleição ou nomeação, ainda que na condição de síndico ou comissário.
IV. Os que detenham controle ou participação relevante no capital social de pessoa jurídica inadimplente com a EBSERH ou que lhe tenha causado prejuízo ainda não ressarcido, estendendo-se esse impedimento aos que tenham ocupado cargo de administração em pessoa jurídica nessa situação, no exercício social, imediatamente anterior à data da eleição ou nomeação.
V. Sócio, ascendente, descendente ou parente colateral ou afim, até o terceiro grau, de membro do Conselho de Administração, da Diretoria

Executiva e do Conselho Consultivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q704900 | História, Profissional Nível Médio Oficial Administrativo, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Durante a Guerra do Paraguai, a retomada momentânea de Corumbá foi efetuada em 13 de junho de 1867. Contudo, os aliados decidiram retirar as tropas e retornar para Cuiabá. Este retorno gerou graves consequências, provocando grande mortalidade em Cuiabá (GARCIA, 2001). Sobre o que causou a mortalidade de parte da população de Cuiabá no referido momento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1474Q44166 | Português, Técnico de Enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Texto associado.
                                                   Sucesso e fracasso
                        O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento 
                                                          Zeca Baleiro

            Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
            O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
            Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
            Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
            O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
            “Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.” 
A última citação do texto indica que, entre os opostos, existe uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1475Q40644 | Português, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Texto associado.
Texto I
                                            Os bolsos do morto
                                                                                                          (Luis Fernando Veríssimo)

      O morto não é exatamente um amigo. Mais um conhecido, mas daqueles que você não pode deixar de ir ao velório. E lá está ele, estendido dentro do caixão forrado de cetim, de terno azul-marinho e gravata grená, esperando para ser enterrado.
       Se fosse um amigo você ficaria em silêncio, compungido, lembrando o morto em vida e lamentando sua perda. Como é apenas um conhecido, você comenta com o homem ao seu lado - que também não parece ser íntimo do morto:
       - Poderiam ter escolhido outra gravata...
       - É. Essa está brava.
       - Já pensou ele chegando lá com essa gravata?
       - “Lá” onde?
       - Não sei. Onde a gente vai depois de morto. Onde vai a nossa alma.
       - Eu acho que a alma não vai de gravata.
       - Será que não? E de fatiota?
       - Também não.
       - Bom. Pelo menos esse vexame ele não vai passar.
       - Você é da família?
       - Não. Apenas um conhecido.

       Você examina o morto. Engraçado: ele vai partir para a viagem mais importante, e mais distante, da sua vida, mas não precisa carregar nada. Identidade, passaporte, nada. Nem dinheiro, o que dirá cheques de viagem ou cartões de crédito. Nem carteira!
       Você diz para o outro:
       - A coisa mais triste de um defunto são os bolsos. O outro estranha.
       - Como assim?
       - Os bolsos existem para carregar coisas. Coisas importantes, que definem sua vida. CPF, licença para dirigir, bloco de notas, caneta, talão de cheques, remédio para pressão...
       - Pepsamar...
       - Pepsamar, cartão perfurado da Sena, recortes de artigos sobre a situação econômica, fio dental... Isso sem falar em coisas com importância apenas sentimental. Por exemplo: um desenho rabiscado por uma possível neta que parece, vagamente, um gato, e que ele achou genial e guardou. Entende?
       - Sei.
       - E aí está ele. Com os bolsos vazios. Despido da vida e de tudo que levava nos seus bolsos, e que o definia. O homem é o homem e o que ele leva nos bolsos. Poderiam ter deixado, sei lá, pelo menos um chaveiro.
       - Você acha?
       - Claro. As chaves da casa. As chaves do carro. Qualquer coisa pessoal, que pelo menos fizesse barulho num bolso da fatiota, pô!
       Você se dá conta de que está gritando. As pessoas se viram para reprová-lo. “Mais respeito” dizem as caras viradas. Você faz um gesto, pedindo perdão. Sou apenas um conhecido, desculpem. Mas continua, falando mais baixo:
       - A morte é um assaltante. Nos mata e nos esvazia os bolsos.
       - Sem piedade.
       - Nenhuma.
Vocabulário:
Fatiota - roupa de melhor qualidade, usada em situações mais formais
Pepsamar - tipo de medicamento 
Pode-se entender, de acordo com o texto, que os bolsos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1476Q685026 | Contabilidade Geral, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

A empresa Urano realizou as seguintes transações durante o mês de outubro:
I. Compra de 15.000 unidades de mercadoria para revenda por $ 30.000,00, à vista em dinheiro.
II. Compra à vista, em dinheiro, materiais de limpeza para utilização durante o mês, $ 350,00.
III. Vende 6.000 unidades de mercadorias e gera uma receita $ 24.000,00, recebendo 30% em dinheiro e o restante em débito.
IV. Pagamento de tarifa bancária, referente ao mês, no valor de $ 65,00.
V. Combina uma venda de 2.000 unidades para o mês de novembro com o cliente “Centro Educacional Criança Feliz” e recebe, o valor de $ 15.000,00, através de débito em conta.
VI. Compra de móveis e utensílios, à vista, no valor de $ 12.800,00.
VII. A empresa registrou as seguintes apropriações no mês de outubro: salários no valor de $ 6.200,00, contas de água, luz e telefone, no valor de $ 3.250,00. Todos a serem pagos no mês de novembro.
Considerando os fatos anteriormente informados, assinale a alternativa que apresenta o resultado da empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1477Q45309 | Informática, Advogado, IDECI, IBFC

Quanto a classificação de uma coluna de dados alfanuméricos no Microsoft Excel 2007, assinalar (F) Falso ou (V) Verdadeiro nas afirmações abaixo: 

( ) é possível classificá-la em ordem alfanumérica decrescente. 
( ) pode-se classificar por diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1478Q546063 | Física, Hidrodinâmica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Avalie as afirmações que seguem com base no tema ?Mecânica dos fluidos?.

I. Os escoamentos nos quais as variações na massa específica são desprezíveis denominam-se incompressíveis.

II. O golpe de aríete, ou martelo hidráulico, não é causado pela propagação e pela reflexão de ondas acústicas em um líquido confinado.

III. As bolhas de vapor em um escoamento de líquido podem alterar substancialmente a geometria do campo de escoamento, o que pode causar sérios danos por erosão nas superfícies do material.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1479Q684051 | Português, Interpretação de Textos, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

Texto associado.
Eduardo Galeano, escritor uruguaio, faz uma compilação de histórias trazendo mulheres como protagonistas. Inicia seu livro intitulado Mulheres com o capítulo “Sherazade”. Leia abaixo este capítulo e responda a questão.
Para se vingar de uma, que o havia traído, o rei degolava todas.
No crepúsculo se casava, na alvorada enviuvava.
Uma atrás da outra, as virgens perdiam a virgindade e a cabeça.
Sherazade foi a única que sobreviveu à primeira noite, e depois continuou trocando uma história por cada novo
dia de vida.
Essas histórias, por ela escutadas, lidas ou imaginadas, a salvavam da decapitação. As dizia em voz baixa, na
penumbra do quarto, sem outra luz que a da lua. Dizendo essas histórias sentia prazer, e dava prazer, mas
tomava muito cuidado. Às vezes, em pleno relato, sentia que o rei estava examinando seu pescoço.
Se o rei se aborrecesse, estava perdida.
De medo de morrer nasceu a maestria de narrar.
Ref. In: GALEANO, Eduardo. Mulheres. Tradução de Eric Nepomuceno e Sergio Faraco. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.

Sobre a interpretação do texto acima, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1480Q257825 | Português, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Para responder às questões 9 e 10, leia a letra da música

abaixo.

Linha Tênue

Maria Gadu

Todo lugar que chego, você não fica

Tudo o que eu te peço, você não dá

Se dou opinião, você implica

Toda vez que ligo você não está

Por que fazer questão deste jogo duro?

De me mostrar o muro a nos dividir?

Seu coração de fato está escuro

Ou por de trás do muro

Tem mais coisa aí?

Toda vez que passo você não nota

Eu conto uma lorota você nem ri

Me faço fina flor vem e desbota

Me boto numa fria não socorre

Eu cavo um elogio isso nem te ocorre

A indiferença escorre fria a me ferir

Será porque você não me suporta?

Ou dentro desta porta

Tem mais coisa aí

Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bem

Entre o amor e o ódio a linha é tênue também

Considere as afirmações abaixo.
I. A licença poética permite que alguns versos sejam iniciados por próclise, o que contraria a norma culta.
II. Há uniformidade no tratamento do interlocutor a quem se dirige o eu–lírico da música.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.