Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q200975 | Português, Morfologia, Especialista Administrativo e Financeiro, ABDI, IBFC

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna:

Gostamos do filme ______ enredo trata do conflito em Ruanda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1522Q480029 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

Em relação aos fármacos antipsicóticos, previamente conhecidos como neurolépticos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q669240 | Matemática, Probabilidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Dentre dez bolas idênticas numeradas de 1 a 10, a probabilidade de se sortear uma dessas bolas de forma que o número seja par ou maior que 3 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1524Q445539 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Policial Penal Agente Penitenciário, Secretaria de Estado de Administração Prisional MG, IBFC, 2018

Os direitos fundamentais e sua evolução ao longo da história podem ser divididos em gerações ou dimensões. Assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1525Q10625 | Português, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Assinale a alternativa que apresenta o pronome pessoal oblíquo empregado de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1526Q672912 | Informática, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Quanto à Internet, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) WWW, ou apenas web, significa World Wide Web (Rede de Alcance Mundial). 
( ) Qualquer computador que deseje se comunicar na Internet precisa se comunicar em PCT/PI. 
( ) Browser é um programa que permite ao usuário consultar (navegar) páginas na Internet.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1527Q42146 | Matemática, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Multiplicando-se o número 23 pelo seu triplo encontramos o número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1528Q260014 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saúde Bucal, EBSERH, IBFC

Numa pesquisa, sobre a preferência entre 2 produtos, foram, entrevistadas 320 pessoas e chegou–se ao seguinte resultado: 210 preferiram o produto A, 190 preferiram o produto B e 45 nenhum dos dois. Portanto o total de entrevistados que preferiram somente um dos produtos foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1529Q7862 | Direito Civil, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

De acordo com o Código Civil, têm domicílio necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1530Q469174 | Direito Tributário, Conceito de tributo, Analista Financeiro Pleno I, IDECI CE, IBFC

Preencha a lacuna: ?__________________ é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1531Q529631 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Os padrões mais comuns de fissuras em alvenarias são:

I. provocadas por recalques ou acomodação de fundação.

II. provocadas pela flexibilidade das estruturas horizontais de aço ou concreto armado.

III. provocadas por movimentações térmicas das lajes de cobertura.

IV. provocadas por flexão de vigas e lajes

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1532Q673514 | Direito Administrativo, Conceitos de Administração Pública, Soldado, SAEB BA, IBFC, 2020

Acerca das disposições da Constituição Federal de
1988 sobre a Administração Pública e os servidores
públicos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1533Q704105 | Matemática, Trigonometria, Técnico de Controle Interno, CGE RN, IBFC, 2019

Sabendo que a altura de um triângulo retângulo relativa à hipotenusa mede 4,8 cm e sabendo que a medida da hipotenusa é 10 cm, então a medida da área desse triângulo é, em cm 2 , igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1534Q44170 | Português, Técnico de Enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Texto associado.
                                                   Sucesso e fracasso
                        O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento 
                                                          Zeca Baleiro

            Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
            O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
            Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
            Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
            O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
            “Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.” 
Considere o período abaixo e assinale a alternativa correta:

Se tem fama, tem sucesso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1535Q7857 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1536Q592052 | Química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

Em relação à poluição do ar, na tabela abaixo, buscouse apresentar alguns poluentes, as maiores fontes de emissão e um exemplo de dano à saúde para cada poluente, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta uma correlação incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1537Q668356 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


A Lei n° 8.069/1990 e suas alterações posteriores dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sobre a prevenção prevista no título III do ECA, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
( ) A criança e o adolescente têm direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
( ) A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade da pessoa física, não podendo a pessoa jurídica ser responsabilizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1538Q859593 | Direito Administrativo, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

Acerca das modalidades de licitação previstas na Lei nº 14.133/2021, analise as afirmativas abaixo.

I. É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou, ainda, a combinação das modalidades previstas na Lei de Licitação e Contratos.
II. O concurso observará as regras e condições previstas em edital, que indicará a qualificação exigida dos participantes, as diretrizes e formas de apresentação do trabalho e as condições de realização e o prêmio ou remuneração a ser concedida ao vencedor.
III. São modalidades de licitação o pregão, a concorrência, o concurso, o convite e o diálogo competitivo.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1539Q338399 | Matemática, Geometria, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Um triângulo ABC tem perímetro igual a 37cm e dois de seus lados medem 12cm e 14cm e é semelhante ao triângulo DEF. Se um lado do triângulo DEF mede 27,5cm e esse lado é homólogo ao menor lado do triângulo ABC, então o perímetro do triângulo DEF é, em cm:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1540Q712193 | Direito Processual Civil, Advogado I, FSA SP, IBFC, 2019

Texto associado.

O Código de Processo Civil de 2015 determina que “se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.” Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma hipótese em que serão produzidos os efeitos mencionados da revelia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.