Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1631Q220299 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

A Agência Mundial Antidoping - AMA (World Anti-Doping Agency - WADA) libera, a cada dia 1º de janeiro, uma lista atualizada de substâncias e métodos proibidos no esporte. Esta lista relaciona substâncias proibidas durante todo o tempo (dentro e fora das competições), substâncias proibidas durante as competições e substâncias proibidas em determinados esportes. Em relação ao doping no esporte, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.

I. Os esteroides androgênicos anabolizantes, usados para aumento da massa muscular, são substâncias proibidas todo o tempo, ou seja, dentro e fora das competições.

II. As anfetaminas são proibidas apenas em determinadas modalidades de esportes.

III. “Dopagem é o uso de um expediente – substância ou método – que pode ser potencialmente prejudicial à saúde dos atletas, capaz de aumentar seu desempenho e que resulta na presença de uma substância proibida ou na evidência do uso de um método proibido no organismo do atleta.”

IV. Os diuréticos e outros agentes mascarantes, como a furosemida, expansores de plasma (administração intravenosa de albumina e manitol, por exemplo) são proibidos apenas durante as competições.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q44213 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Em relação aos cuidados com a transfusão sanguínea, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1633Q34494 | Direito Sanitário, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Considerando a resolução 453 do Conselho Nacional de Saúde, de 10 de maio de 2012, a participação de órgãos, entidades e movimentos sociais terá como critério a representatividade, a abrangência e a complementaridade do conjunto da sociedade, no âmbito de atuação do Conselho de Saúde. De acordo com as especificidades locais, aplicando o princípio da paridade, serão contempladas as representações abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q832974 | Direito Administrativo, Regime Jurídico dos Servidores Públicos, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais e traz em seu artigo 132 as hipóteses em que a pena de demissão será aplicada. Sobre as hipóteses de aplicação da demissão, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q556808 | Informática, Hardware, Técnico em Regulação, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, IBFC, 2017

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente as especificações técnicas de hardware de um atual microcomputador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q669240 | Matemática, Probabilidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Dentre dez bolas idênticas numeradas de 1 a 10, a probabilidade de se sortear uma dessas bolas de forma que o número seja par ou maior que 3 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1637Q41859 | História e Geografia de Estados e Municípios, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Conforme divulgado no site www.brasil247.com de 19.10.2014: “O dinamismo da economia de Sergipe continua produzindo bons índices de geração de empregos e atraindo novos investimentos para o estado.” Baseado nos assuntos pertinentes à economia do estado de Sergipe, desenvolvimento, geração de emprego, analise as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) e falso (F) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta:

( ) Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sergipe apresentou a maior taxa de geração de empregos do Nordeste no mês de setembro deste ano. 
(  )A geração de emprego no Estado foi alavancada em parte, pelo setor agropecuário, com a contratação de novos trabalhadores, fruto do reinicio da safra da cana, nas regiões sucroalcooleiras do Leste sergipano, do Vale do Cotinguiba e na Grande Aracaju.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1638Q49300 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

Nas décadas de 1920 e 1930, foram realizados inúmeros debates em torno da “laicidade” do Ensino Religioso, principalmente em Congressos Católicos Mineiros, originando os primeiros manifestos, cartas reivindicatórias e abaixo-assinados que exigiam o retorno do Ensino Religioso nas escolas públicas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1639Q42136 | Português, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Texto associado.
Sonhos

  Sonhar é como ir ao cinema. Seus olhos se fechando são como as luzes do cinema se apagando, e seu sonho é como um filme projetado na tela. Só que... Só que, mesmo que você não saiba exatamente o que vai ver no cinema, tem uma ideia. Leu uma sinopse do filme no jornal, viu o cartaz. Sabe se vai ser um drama ou uma comédia. Sabe quem são os atores. Sabe que, se for filme de horror, vai se assustar, se for um filme com o Silvester Stallone, vai ter soco etc. Quer dizer: você entra no cinema preparado. Mas você nunca dorme sabendo o que vai sonhar.

(Luís Fernando Veríssimo, fragmento)
Segundo o texto, a diferença essencial entre o filme e o sonho é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1640Q8866 | Regimento Interno, Regimento Interno, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO ESTADO DO AMAZONAS

Da decisão sobre o conflito de competência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1641Q668155 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Ao se pesquisar e navegar pela Internet depara-se com a seguinte mensagem: Error 404 Not Found. Assinale a alternativa que explica essa mensagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1642Q118088 | Direito Processual Civil, Tutela Antecipada, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

São requisitos para a antecipação dos efeitos da tutela, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1643Q675229 | Português, Interpretação de Textos, Soldado, SAEB BA, IBFC, 2020

Texto associado.
Leia o texto abaixo para responder às questões
de 1 a 7.
Segurança
O ponto de venda mais forte do condomínio era a
sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os
playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo,
segurança.Toda a área era cercada por um muro alto. Havia
um portão principal com muitos guardas que controlavam
tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no
condomínio os proprietários e visitantes devidamente
identificados e crachados. Mas os assaltos começaram
assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os
condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo
do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os
visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e
seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão
sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os
bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os
muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O
mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de
alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não
morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com
ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.
Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito.
Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...]
não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram
engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um
apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo
possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no
banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver
apontado para a suanuca.Assaltaram acasa, depois saíram
no carro roubado, com crachás roubados. [...]
Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira
cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para
serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de
segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema.
Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só
num local predeterminado pela guarda, sob sua severa
vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora,
a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos.
Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que
passam pela calçada só conseguem espiar através do
grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro
condômino agarrado às grades da sua casa, olhando
melancolicamente para a rua. [...]
Luis Fernando Veríssimo
Analise as afirmativas abaixo e assinale a
alternativa correta.
I. O vocábulo “condomínio” recebe acento agudo
porque é uma oxítona terminada em ditongo.
II. Já o vocábulo “condômino” recebe acento
circunflexo porque todas as proparoxítonas
devem receber este acento.
III.O vocábulo “possível” recebe acento agudo
porque é uma paroxítona terminada em “l”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1644Q49328 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Sob a perspectiva da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, as situações de ensino levam o aluno a rever o conceito de gramática. Com base no documento, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Considerando o fato de existirem diferentes práticas discursivas orais e escritas, variedades diversas de língua (dialetos e registros), cada qual com sua gramática e com suas situações de uso, a Língua Portuguesa não é uma só. 
( ) Como a língua é um fator de interação social, é preciso que a sala de aula seja um ambiente sem preconceitos e acolha os fatos linguísticos com o objetivo de análise e reflexão.
( ) A língua oral e a língua escrita são compartimentos estanques. 
( ) O aluno deve ter contato somente com gramática da língua padrão. 
( ) O aluno deve ter a oportunidade de observar os fatos linguísticos ocorrendo em situações concretas de comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1645Q673223 | Redes de Computadores, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TRE PA, IBFC, 2020

Quanto aos protocolos SIP e H.323 analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. atualmente os sistemas de videoconferência estão divididos em aplicações H.323 e SIP.
II. tanto o SIP, como o H.323, utilizam-se dos protocolos de transporte RTP/RTCP.
III. o SIP tem arquitetura similar ao protocolo HTTP (Cliente/Servidor).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1646Q49353 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Em relação ao ensino da organização textual do discurso narrativo orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

_________ é o conjunto de eventos que constitui o conteúdo narrado. Desenvolve-se pela ação das personagens no tempo e no espaço.___________ é a forma como os eventos são interligados e apresentados ao ouvinte ou leitor. 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1647Q837892 | Administração Geral, Código de Ética dos Profissionais de Administração, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Sobre o trabalho do administrador, analise as afirmativas abaixo:


I. Um dos principais componentes do trabalho do administrador é a tomada de decisão.

II. As decisões são escolhas que os gestores fazem, como resultado do julgamento de alternativas.

III. As alternativas originam-se da análise de situações que oferecem problemas e oportunidades.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1648Q15111 | Português, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

Texto associado.
Prazeres mútuos
(Danuza Leão)

         É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
         Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
         Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
         Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável. Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss - e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo-, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
         E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
         Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa. Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
         Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando. Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
         Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

(disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611200502.htm)
O modo pelo qual as palavras se relacionam no texto é determinante para a construção de sentidos. Assim, no fragmento “Apesar da minha admiração, fiquei calada,”, é possível notar que a expressão “apesar da” assume valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1649Q461125 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Procurador Jurídico Adjunto, Câmara de Feira de Santana BA, IBFC, 2018

Acerca dos crimes contra a Administração Pública, conforme dispõe o Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1650Q702550 | Contabilidade Geral, Contador Público Municipal, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Analise as afirmativas abaixo sobre uma empresa de manufatura e classifique cada uma das informações em: (C) Custos, (D) Despesa, (I) Investimento e (P) Perda.


( ) Consumo de energia elétrica na linha de produção.

( ) Manutenção do sistema de Recursos Humanos.

( ) Compra de embalagens.

( ) Comissões proporcionais as vendas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.