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Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q692653 | Raciocínio Lógico, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Texto associado.
Considere as afirmações sobre lógica propositiva e sua análise por meio de tabelas-verdade. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 

( ) A conjunção (e, ?) entre duas proposições P e Q, só é verdadeira se ambas forem verdadeiras. 
( ) A disjunção (ou, ?) entre duas proposições P e Q, só é verdadeira se ambas forem verdadeiras. 
( ) A disjunção (ou, v) entre a negação de duas proposições falsas é verdadeira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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172Q386716 | Biologia, Educação Ambiental, Engenheiro, Hemominas MG, IBFC

O termo _________________ refere-se ao processo de decomposição biológica de fração orgânica biodegradável de resíduos sólidos, efetuado por uma população diversificada de organismos em condições controladas de aerobiose e demais parâmetros, desenvolvido em duas etapas distintas: uma de degradação ativa e outra de maturação.

Assinale a alternativa que completa a lacuna da sentença acima.
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173Q412771 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Juiz Federal Substituto da 2a Região, Tribunal Regional Federal 2a Região, IBFC, 2018

A remuneração do servidor público é a soma dos vencimentos do cargo e de vantagens pecuniárias. Com relação ao regime remuneratório dos servidores públicos é correto afirmar que:
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174Q366872 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, ILSL SP, IBFC

Em relação ao Diabetes, assinale a alternativa correta:

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175Q650740 | Ciências Políticas, Ciência Política, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

Em Ciências Políticas, a___________pode designar um ato importante de um governante desde que em conformidade com a ___________ ou princípios aceitos pelos titulares do poder soberano. As vezes a ______________do governo é interpretada de forma estrita, ocasião em que o governo só é considerado legítimo se for_____________, sendo “a sucessão ao poder predeterminada por uma lei fundamental, a ser respeitada pelo governo que toma posse” (MacIVER, R. M. The web of government. New York, Macmillan, 1947.p.225-6, in Dicionário de Ciências Políticas - FGV - 1987)

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

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176Q40654 | Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Ao receber, por e-mail, um arquivo com o nome “resumo.xlsx" pode-se abrir esse arquivo, por padrão, com os aplicativos:
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177Q386101 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Algumas estratégias como borrifação das paredes dos domicílios com inseticidas de ação residual, controle biológico de larvas, medidas de saneamento básico para evitar a formação de criadouros, informação e educação à população sobre medidas de combate ao anofelino, uso de repelentes nas áreas expostas do corpo, telar portas e janelas e dormir com mosquiteiros são algumas das medidas profiláticas para se evitar a transmissão da doença. Assinale a alternativa correta que descreve a doença a que o texto refere.
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179Q334131 | Matemática, Cálculo Aritmético, Procurador Jurídico Adjunto, Câmara de Feira de Santana BA, IBFC, 2018

Felipe recebeu seu salário e gastou, num primeiro momento, 3/5 para pagar uma dívida e do valor que sobrou gastou a terça parte na compra de um tablet. Se após os dois gastos Felipe ficou ainda com R$ 616,00, então para o tablet Felipe utilizou um valor, em reais, entre:
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180Q10604 | Matemática, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Uma motorista percorreu, com seu automóvel, 500 Km com 20 litros de gasolina. Considerando o mesmo consumo, o total de litros necessários para percorrer 300 km é igual a:
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181Q61180 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Observe: “Cuido que ele ia falar, mas reprimiu-se. Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada.”

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de expressões que podem substituir as palavras destacadas sem modificar o sentido do texto.
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182Q706560 | Matemática Financeira, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Se Ana antecipasse o pagamento de uma dívida de R$ 3.200,00 teria um desconto simples proporcional (pró-rata) de 4% ao mês. Ana então pagou a dívida 75 dias antes do vencimento. Nessas condições, o valor que Ana pagou pela dívida foi:
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183Q677077 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Fator de equivalência é o fator utilizado para calcular a massa de um sal, éster ou substância hidratada a ser pesada, quando a dose for expressa na forma livre (base), anidra, ou ainda em outro sal ou éster de referência. O fator de correção é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sabendo que o peso molecular do sulfato de salbutamol é 576,71g (gramas) e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 2,409. 
( ) Sabendo que o equivalente-grama do sulfato de salbutamol é 288,35g (gramas)e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 1,20.
 ( ) Para uma prescrição de betacaroteno 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia uma matéria prima de betacaroteno 11%, devemos considerar um fator de correção de 9,09. 
( ) Para uma prescrição de magnésio 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia magnésio aspartato cujo teor é de 9,8%, cada cápsula deverá conter 102 mg (miligrama) deste aspartato magnésio para atender a prescrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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184Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

O instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson:

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185Q49342 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Ao longo do texto, são apresentados argumentos para justificar uma possível proibição da leitura. Em um deles, no oitavo parágrafo, a autora trabalha com a ideia da liberdade, afirmando que “ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança.”. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre leitura e liberdade segundo o texto:
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186Q535531 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. A respeito dos agregados, analise as afirmativas.

I. Pó de pedra é o agregado cujos grãos são da mesma ordem de grandeza dos grãos de cimento.

II. Pedra britada é o material britado no estado em que se encontra à saída do britador.

III. Blocos são fragmentos de rochas de dimensões acima do metro, resultantes dos fogos de bancada, que, depois de devidamente reduzidos de tamanho, vão abastecer o britador primário.

Assinale a alternativa correta.

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187Q387190 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A urina é uma matriz biológica de escolha tradicional em análises toxicológicas forenses e seu uso é bem estabelecido. A escolha da urina para as análises iniciais se baseia em vários aspectos. A respeito desse assunto, analise as afirmações.

I. Muitos analitos sofrem concentração na urina, facilitando a sua detecção.

II. Composição mais simples desta matriz frente às demais faz com que os procedimentos empregados para sua análise sejam menos complexos e, muitas vezes, mais eficientes.

III. Há disponibilidade de muitas opções de kits de imunoensaio e cromatografia em camada delgada para a análise rápida e simultânea de vários grupos de substâncias de interesse toxicológico.

Assinale a alternativa correta.

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188Q2806 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

A maior diferença entre 2 números naturais de 3 algarismos (todos distintos) é o triplo de:
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189Q676561 | Administração Geral, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa." (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização. 
( ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima de padrões éticos e responsáveis. 
( ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização. 
( ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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190Q341045 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

Considerando que cada letra representa um predicado lógico, assinale a alternativa que apresenta um silogismo que não é válido.
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