Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q61180 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Observe: “Cuido que ele ia falar, mas reprimiu-se. Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada.”

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de expressões que podem substituir as palavras destacadas sem modificar o sentido do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q677077 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Fator de equivalência é o fator utilizado para calcular a massa de um sal, éster ou substância hidratada a ser pesada, quando a dose for expressa na forma livre (base), anidra, ou ainda em outro sal ou éster de referência. O fator de correção é o fator utilizado para corrigir a diluição de uma substância, o teor de princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sabendo que o peso molecular do sulfato de salbutamol é 576,71g (gramas) e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 2,409. 
( ) Sabendo que o equivalente-grama do sulfato de salbutamol é 288,35g (gramas)e o de salbutamol é de 239,31g (gramas) concluímos que o fator de equivalência será de 1,20.
 ( ) Para uma prescrição de betacaroteno 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia uma matéria prima de betacaroteno 11%, devemos considerar um fator de correção de 9,09. 
( ) Para uma prescrição de magnésio 10mg (miligrama)/ cápsula, tendo disponível na farmácia magnésio aspartato cujo teor é de 9,8%, cada cápsula deverá conter 102 mg (miligrama) deste aspartato magnésio para atender a prescrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q706560 | Matemática Financeira, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Se Ana antecipasse o pagamento de uma dívida de R$ 3.200,00 teria um desconto simples proporcional (pró-rata) de 4% ao mês. Ana então pagou a dívida 75 dias antes do vencimento. Nessas condições, o valor que Ana pagou pela dívida foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC

O instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q49342 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Ao longo do texto, são apresentados argumentos para justificar uma possível proibição da leitura. Em um deles, no oitavo parágrafo, a autora trabalha com a ideia da liberdade, afirmando que “ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança.”. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre leitura e liberdade segundo o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q535531 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. A respeito dos agregados, analise as afirmativas.

I. Pó de pedra é o agregado cujos grãos são da mesma ordem de grandeza dos grãos de cimento.

II. Pedra britada é o material britado no estado em que se encontra à saída do britador.

III. Blocos são fragmentos de rochas de dimensões acima do metro, resultantes dos fogos de bancada, que, depois de devidamente reduzidos de tamanho, vão abastecer o britador primário.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q387190 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A urina é uma matriz biológica de escolha tradicional em análises toxicológicas forenses e seu uso é bem estabelecido. A escolha da urina para as análises iniciais se baseia em vários aspectos. A respeito desse assunto, analise as afirmações.

I. Muitos analitos sofrem concentração na urina, facilitando a sua detecção.

II. Composição mais simples desta matriz frente às demais faz com que os procedimentos empregados para sua análise sejam menos complexos e, muitas vezes, mais eficientes.

III. Há disponibilidade de muitas opções de kits de imunoensaio e cromatografia em camada delgada para a análise rápida e simultânea de vários grupos de substâncias de interesse toxicológico.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q2806 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

A maior diferença entre 2 números naturais de 3 algarismos (todos distintos) é o triplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q676561 | Administração Geral, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa." (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização. 
( ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima de padrões éticos e responsáveis. 
( ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização. 
( ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q341045 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

Considerando que cada letra representa um predicado lógico, assinale a alternativa que apresenta um silogismo que não é válido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q2810 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Claudia foi a uma loja comprar um computador. O modelo que escolheu custava R$1.200,00 à vista ou em duas parcelas de R$700,00, sendo uma no ato da compra e outra após 30 dias. Se comprou em duas parcelas, então a taxa de juros mensais cobrada foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q61192 | Informática, Noções de Informática, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Assinale a alternativa correta que apresenta apenas extensões de arquivos de imagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q49339 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro. coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovarv. tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos." (2°§)

Os segmentos em destaque no trecho acima funcionam como elementos coesivos de função referencial. Se quiséssemos substituí-los por formas pronominais demonstrativas usaríamos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q669901 | Matemática, Probabilidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Numa empresa há 3 vagas de analista financeiro e há 7 pretendentes. O total de possibilidades de escolha que o diretor da empresa tem para o preenchimento dessas vagas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q170538 | Português, Advérbios, Auxiliar de Promotoria Pedreiro, MPE SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem. Me disseram que ele está muito doente.

I.O pronome "me", de acordo com a norma culta, não deveria iniciar a oração.
II.O advérbio "muito" intensifica o adjetivo "doente".

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q7842 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

A cromatografia em camada delgada (CCD) é amplamente usada em análise toxicológica como método presuntivo ou de triagem na detecção de agentes tóxicos. Sobre a CCD assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q6225 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Injeções são preparações estéreis de soluções, emulsões ou suspensões destinadas à administração parenteral. Quando administrada entre a derme e a epiderme, com absorção do medicamento lentamente, com local indicado: face anterior do antebraço e região subescapular corresponde à via:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q118509 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

Considere o período e as afirmações abaixo.

A imprensa é a voz da sociedade pois a denúncia de crimes e desigualdades mobilizam as pessoas.

I. Observa-se o uso de metáfora.
II. A pontuação está correta.
III. Há um problema de concordância verbal.

Está correto o que se afirma somente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q369107 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, ILSL SP, IBFC

Um paciente internado na Unidade Hospitalar de Dermatologia precisa receber um frasco de soro fisiológico a 0,9% de 400 ml em 6 horas. O técnico de enfermagem preparou o soro e realizou o cálculo para o gotejamento da solução. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q435795 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

A Constituição Federal de 1988 elegeu um conjunto de valores éticos, considerados fundamentais para a vida nacional, a maior parte dos quais se expressa no reconhecimento dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.