Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1861Q32117 | Português, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Texto associado.
Texto I

      Quindins Quando sentiu que ia morrer, o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher, dona Quiléia (Quequé).
      - Senta aí, Quequé.
      Ela sentou na beira da cama. Protestou, chorosa, quando o marido disse que sabia que estava no fim. Mas o Dr. Ariosto a acalmou. Os dois sabiam que ele tinha pouco tempo de vida e era melhor que enfrentassem a situação sem drama. Precisava contar uma coisa à mulher. Para morrerem paz. Contou, então, que tinha outra família.
      - O quê, Ariosto?!
      Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos. A dona Quiléia iria saber de qualquer maneira, pois ele incluíra a outra família no seu testamento. Mas tinha decidido contar ele mesmo. De viva, por assim dizer, voz. Para que não ficasse aquela mentira entre eles. E para que dona Quiléia fosse tolerante com a sua memória e com a outra. Promete, Quequé? Dona Quiléia chorava muito. Só pôde fazer “sim” com a cabeça. Aliviado, o Dr. Ariosto deixou a cabeça cair no travesseiro. Podia morrer em paz.
      Mas aconteceu o seguinte: não morreu. Teve uma melhora surpreendente, que os médicos não souberam explicar e que Dona Quiléia atribui à promessa que fizera a seu santo. Em poucas semanas, estava fora de cama. Ainda precisa de cuidados, é claro. Dona Quiléia tem que regular sua alimentação, dar remédio na hora certa... Ficam os dois sentados na sala, olhando a televisão, em silêncio. Um silêncio constrangido. O Dr. Ariosto arrependido de ter feito a confissão. A Dona Quiléia achando que não fica bem se aproveitar de uma revelação que o homem fez, afinal, no seu leito de morte. Simplesmente não tocam no assunto. No outro dia o Dr. Ariosto teve permissão do médico para sair, pela primeira vez, de casa. Arrumou-se. Pediu para chamarem um táxi.
      - Quer que eu vá com você? - perguntou a mulher.
      - Não precisa.
      - Você demora? - Não, não. Vou só...
      Não completou a frase. Ficaram mais alguns instantes na porta, em silêncio. Depois ele disse:
      - Bom. Tchau.
      - Tchau.
      Agora, tem uma coisa: Dona Quiléia não pagou a promessa ao santo. Ainda compra quindins escondido e os come sozinha. Aliás, deu para comer quindões. Grandes, enormes, translúcidos quindões.

(Luis Fernando Veríssimo)
Em “Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos.” (5°§), a pontuação confere um sentido expressivo ao texto, ilustrando, por parte do narrador, uma linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1862Q8827 | Direito Penal, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

Comete o crime de “tergiversação”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1863Q41879 | Direito Penal, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

A respeito das medidas protetivas de urgência e da prisão preventiva do agressor, previstas na Lei n° 11.340/06 (Lei Maria da Penha), assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1864Q51627 | Direito Penal, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

São órgãos da execução penal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1865Q558281 | Informática, BrOffice, Analista de Saneamento, EMBASA, IBFC

Existem várias extensões ligadas ao formato OpenDocument. As extensões mais comumente utilizadas nos aplicativos do BROffice respectivamente para edição de textos, planilhas e apresentações são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1866Q49355 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Vários autores, entre os quais poetas renomados, já chamaram a atenção para a inutilidade da poesia. Outros a viram como algo perigoso, seguindo a opinião de Platão. O fato é que, inútil ou perigosa, a poesia nunca nos deixa indiferentes. Sobre o ensino da reconstrução do texto literário poético, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1867Q40658 | Direito Sanitário, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Assinale a alternativa correta sobre o que a lei federal n° 11.445, de 05/01/1997, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, considera conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1868Q51674 | Direito Constitucional, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

Analise os seguintes itens, relativos à disciplina constitucional dos servidores públicos:

I. A Constituição veda qualquer hipótese de adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos.
II. O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade.
III. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio de previdência, instituído e organizado pelo respectivo ente federativo.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1869Q51686 | Direito Penal, Agente de Segurança Socioeducativo, SEAP MG, IBFC

Antônia, servidora pública federal, exigiu para si, em razão da função, vantagem indevida. Pode-se afrmar que a servidora cometeu o crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1870Q677122 | Farmácia, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Os estudos de equivalência farmacêutica são um conjunto de ensaios físico-químicos e, quando aplicáveis, microbiológicos e biológicos, que comprovam que dois medicamentos são equivalentes farmacêuticos. Analise as afirmativas abaixo.
I. O estudo de equivalência farmacêutica deve ser realizado previamente ao estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência, quando este for aplicável a forma farmacêutica, não sendo obrigatoriamente necessário empregar os mesmos lotes dos utilizados no estudo de equivalência farmacêutica. 
II. O estudo de equivalência farmacêutica pode ser realizado com medicamentos que se apresentem na forma de comprimido revestido/drágea, cujo medicamento de referência seja comprimido simples, desde que o revestimento não controle a liberação da substância ativa. 
III. Os medicamentos que passam pelo estudo devem cumprir em até 90% com os requisitos da monografia individual da Farmacopeia Brasileira ou com os de outros compêndios oficiais, normas ou regulamentos específicos aprovados/referendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 
IV. Aspecto, viscosidade, densidade, pH (potencial hidrogeniônico) e valor do peso ou do volume médio são considerados ensaios informativos para fins de equivalência farmacêutica. 
Assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1871Q15118 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TRE AM, IBFC

Condutividade térmica pode ser definida como a taxa de fluxo de calor que passa pelo material, sendo os parâmetros dados por: quantidade de energia presente (capacidade calorífica), a natureza dos transportadores de calor e a quantidade de dissipação (livre caminho médio). Para os materiais cerâmicos tem-se o valor de k:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1872Q42010 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

A Hipertensão Arterial é agravada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1873Q719139 | Arquitetura, Urbanístico, Analista de Mobilidade Urbana I, EMDEC SP, IBFC

As LINHAS componentes de uma rede de transporte público devem ser planejadas a partir das características dos usuários da sua área de influência específica. De acordo com a abrangência administrativo institucional relacionada com o poder concedente, as linhas podem ser classificadas como descrito a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1874Q462177 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Considere as regras básicas aplicáveis ao Direito Penal e ao Direito Processual Penal para assinalar a alternativa correta sobre as espécies de infração penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1875Q51638 | Legislação Estadual, Policial Penal Agente Penitenciário, SEAP MG, IBFC

Segundo dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, o processo administrativo deverá ser iniciado dentro do prazo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1876Q859577 | Direito Penal, Investigador de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBFC, 2022

No que se refere à assistência ao egresso, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1877Q622070 | Informática, Apoio à decisão guiado pelos dados, Pesquisador Tecnologista, INEP, IBFC

Devido à construção de um projeto de um Data Warehouse (DW) ser dispendioso e demorado, os arquitetos resolveram segmentar a construção do DW através dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1878Q218160 | Português, Morfologia, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.
O Bicho
           (Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(Disponível em: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/bicho.htm, acesso em 10/09/2014)

Confrontando o primeiro verso do poema e seu título, nota-se que houve uma mudança do artigo que acompanha a palavra “bicho”. Isso se explica porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1879Q836408 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa. III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1880Q539456 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, EMBASA, IBFC

Para se proceder a dosagem dos compostos no concreto, é necessário exprimir o traço ou composição do concreto, que pode ser desenvolvido de algumas maneiras. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O laboratório determina o traço em massa, referido à unidade de massa de cimento.

II. Quando o concreto é dosado volumetricamente, nas obras, por meio de caixotes, geralmente o traço se refere a um saco de cimento, cujo volume aparente é de 35 litros.

III. Uma forma de designar o traço de um concreto é pela massa de cada componente por metro cúbico de concreto.

Nesse caso, os traços são determinados gravimetricamente, ou seja, pelo peso ou massa dos componentes. Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.