Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


191Q2810 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Claudia foi a uma loja comprar um computador. O modelo que escolheu custava R$1.200,00 à vista ou em duas parcelas de R$700,00, sendo uma no ato da compra e outra após 30 dias. Se comprou em duas parcelas, então a taxa de juros mensais cobrada foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q61192 | Informática, Noções de Informática, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Assinale a alternativa correta que apresenta apenas extensões de arquivos de imagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q6225 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Injeções são preparações estéreis de soluções, emulsões ou suspensões destinadas à administração parenteral. Quando administrada entre a derme e a epiderme, com absorção do medicamento lentamente, com local indicado: face anterior do antebraço e região subescapular corresponde à via:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q49339 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro. coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovarv. tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos." (2°§)

Os segmentos em destaque no trecho acima funcionam como elementos coesivos de função referencial. Se quiséssemos substituí-los por formas pronominais demonstrativas usaríamos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q669901 | Matemática, Probabilidade, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


Numa empresa há 3 vagas de analista financeiro e há 7 pretendentes. O total de possibilidades de escolha que o diretor da empresa tem para o preenchimento dessas vagas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q170538 | Português, Advérbios, Auxiliar de Promotoria Pedreiro, MPE SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem. Me disseram que ele está muito doente.

I.O pronome "me", de acordo com a norma culta, não deveria iniciar a oração.
II.O advérbio "muito" intensifica o adjetivo "doente".

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q118509 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC

Considere o período e as afirmações abaixo.

A imprensa é a voz da sociedade pois a denúncia de crimes e desigualdades mobilizam as pessoas.

I. Observa-se o uso de metáfora.
II. A pontuação está correta.
III. Há um problema de concordância verbal.

Está correto o que se afirma somente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q7842 | Farmácia, Perito Criminal, Policia Civil RJ, IBFC

A cromatografia em camada delgada (CCD) é amplamente usada em análise toxicológica como método presuntivo ou de triagem na detecção de agentes tóxicos. Sobre a CCD assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q435795 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

A Constituição Federal de 1988 elegeu um conjunto de valores éticos, considerados fundamentais para a vida nacional, a maior parte dos quais se expressa no reconhecimento dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q369107 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, ILSL SP, IBFC

Um paciente internado na Unidade Hospitalar de Dermatologia precisa receber um frasco de soro fisiológico a 0,9% de 400 ml em 6 horas. O técnico de enfermagem preparou o soro e realizou o cálculo para o gotejamento da solução. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

201Q530486 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Engenheiro Civil Pleno I, IDECI CE, IBFC

O projeto arquitetônico deve ser composto por informações gráficas, plantas, cortes, desenhos técnicos, sistemas construtivos entre outros, sempre visando o completo entendimento do projeto. Leia abaixo algumas sentenças contendo informações e definições sobre cortes e assinale a alternativa correta:

I. Corte e? um termo usado no desenho e obtido quando uma superfície, em geral um plano vertical, secciona o objeto ou a edificação.

II. De uma maneira geral, pode-se definir como corte, a representação de uma seção do objeto e da parte situada ale?m da superfície secante.

III. Normalmente se faz no mínimo dois cortes, um transversal e outro longitudinal ao objeto cortado, para melhor entendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q376782 | Administração Pública, Planejamento estratégico, Técnico de Informática, Hemominas MG, IBFC

De acordo com o planejamento Estratégico Situacional (pES), é delineado o Triângulo de governo representado por três vértices: projeto de governo, governabilidade e capacidade de governo. É correto afirmar que a governabilidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q44182 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Os transplantes de medula óssea são procedimentos de alta complexidade e custo e que consomem importante montante dos recursos do SuS, beneficiando um número relativamente pequeno de pessoas. Ao assumir o financiamento desses procedimentos o setor público age de acordo com um princípio do SuS, que é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q7886 | Informática, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

Área de armazenamento temporário de informações onde copia, ou se move, de um lugar e planeja-se usar em algum outro lugar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q353091 | Contabilidade Geral, Custeio por Absorção e Custeio Variável, Contador, EMBASA, IBFC, 2017

Uma classificação usual é a que leva em consideração a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade numa unidade de tempo. Divide basicamente os custos em fixos e variáveis. (Martins - 2010)

Com base nas informações, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q157963 | Informática, Definições webURL, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

"____________ é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local, e o inverso chama-se ____________".

Complete a frase acima respectivamente com as seguintes palavras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q217851 | Português, Interpretação de Textos, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.
O Bicho
           (Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

(Disponível em: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/bicho.htm, acesso em 10/09/2014)

Releia a terceira estrofe do poema de Bandeira:

“O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.”

O correto comentário sobre a classificação do sujeito das formas verbais em destaque está expresso em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q333716 | Matemática, Cálculo Aritmético, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, IBFC

Com velocidade média de 60 km/h um automóvel vai de uma cidade A até uma cidade B em 4 horas. Se a velocidade média do automóvel aumentar em 15 km/h, então o tempo para ir da cidade B até a cidade A, pelo mesmo percurso, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q374336 | Português, Crase, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC, 2017

Assinale a alternativa em que não há desvio em relação à presença ou ausência do acento indicativo de crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q162605 | Raciocínio Lógico, Atendente Social, EBSERH, IBFC

Marcia recebeu seu salário e gastou 3/8 no mercado e um quinto do restante com vestuário, e ainda lhe sobrou do salário R$ 1400,00. O salário que Marcia recebeu é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.