Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2041Q8839 | Direito Administrativo, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

Com relação ao Princípio da Supremacia do interesse público sobre o interesse privado, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2042Q674447 | Informática, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

Analise a frase abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"O _____ é a parte física de um computador, as peças que o compõem. O _____ e o _____ são exemplos de hardware".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2043Q42148 | Matemática, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

O total, em centímetros, da soma entre 23 metros e 124 decímetros é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2044Q7853 | Administração Pública, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

Com relação à chamada “Administração Pública Gerencial”, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2045Q7871 | Direito Eleitoral, Técnico Judiciário, TRE AM, IBFC

De acordo com o Código Eleitoral (Lei Federal n° 4.737/1965), o Corregedor Regional da Justiça Eleitoral, no desempenho de suas atribuições, se locomoverá para as zonas eleitorais, nos seguintes casos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2046Q708644 | Engenharia Agronômica, Técnico de Nível Superior Tecnólogo em Agroecologia, IDAM, IBFC, 2019

Texto associado.

A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica/ Planapo (Decreto nº 7.794/2012), busca implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica, possibilitando à população a melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com os macrodesafios estabelecidos pelo Planapo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Reconhecimento e fortalecimento do protagonismo dos jovens e das mulheres rurais na agroecologia e produção orgânica. II. Ampliação do número de agricultores e produtores envolvidos com a produção orgânica e de base agroecológica. III. Fomento à conservação, ao manejo e ao uso sustentável dos recursos naturais. IV. Estímulo à agroindustrialização e outras formas de agregação de valor aos produtos orgânicos de base agroecológica. V. Ampliação da utilização de crédito e outras formas de financiamento e fomento para o custeio e implantação de infraestruturas produtivas e comerciais.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2047Q838444 | Português, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Para responder a questão, considere o texto abaixo.


A roda dos não ausentes


O nada e o não,

ausência alguma,

borda em mim o empecilho.

Há tempos treino

o equilíbrio sobre

esse alquebrado corpo,

e, se inteira fui,

cada pedaço que guardo de mim

tem na memória o anelar

de outros pedaços.

E da história que me resta

estilhaçados sons esculpem

partes de uma música inteira.

Traço então a nossa roda gira-gira

em que os de ontem, os de hoje,

e os de amanhã se reconhecem

nos pedaços uns dos outros.

Inteiros. 


(EVARISTO, Conceição. Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 12)

Considere o verso “e os de amanhã se reconhecem” (v.16) e o contexto em que está inserido. A construção em destaque ilustra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2048Q668501 | Direito Constitucional, Das Disposições Gerais Poder Judiciário, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

As normas atinentes ao Poder Judiciário encontram-se disciplinadas no Capítulo III do Título IV da
Constituição Federal de 1988 (CF/88). Leia abaixo o artigo 93, inciso XI, da CF/88:
"Artigo 93. Inciso XI ± Nos tribunais com número superior a _____ julgadores, poderá ser constituído _____,
com o mínimo de_____e o máximo de_____ membros,para o exercício das atribuições _____ da competência do
tribunal pleno, provendo-se _____ das vagas por antiguidade e _____ por eleição pelo tribunal pleno´.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2049Q444773 | Direito Constitucional, Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC

Assinale a alternativa correta sobre a proteção constitucional da pequena propriedade rural, inclusive, quanto às ressalvas previstas expressamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2050Q545388 | Física, Hidrodinâmica, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Avalie as afirmações que seguem com base no tema ?Mecânica dos fluidos?.

I. Para determinar a perda de carga em um escoamento completamente desenvolvido sob condições conhecidas, o número de Reynolds não é o parâmetro a ser avaliado.

II. Se um objeto estiver imerso em um líquido ou flutuando em uma superfície, a força líquida vertical agindo sobre ele devido à pressão do líquido é denominada empuxo.

III. O número de Reynolds em tubo não pode ser mudado com facilidade, pois varia a velocidade média do escoamento.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2051Q216690 | Matemática, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Carlos e seus amigos juntos possuíam R$480,00 para fazer um bolão na mega-sena. Antes de fazer o jogo, mais seis amigos também entraram no bolão e o total passou a ser R$600,00.O total de amigos que participaram do bolão, incluindo Carlos, foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2052Q8822 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

De acordo com a Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), analise as assertivas abaixo:

I. Dívida pública mobiliária constitui a dívida pública representada por títulos emitidos pela União, excluídos os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios.
II. Concessão de garantia constitui o compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação, em solidariedade com entidade a ele vinculada.
III. Dívida pública consolidada ou fundada constitui o montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses.
IV. Refinanciamento da d ívida mobiliária constitui a emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

Está correto, apenas, o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2053Q837756 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.
Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2054Q8834 | Administração Pública, Analista Judiciário, TRE AM, IBFC

“A autoridade, embora atuando nos limites de sua competência, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse público. Trata-se de uma violação ideológica da lei, ou por outras palavras, a violação moral da lei colimando o administrador público fins não queridos pelo legislador, ou utilizando motivos e meios imorais para a prática de um ato administrativo aparentemente legal.” O texto se refere ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2055Q7831 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

Sobre os parâmetros cromatográficos abaixo, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2056Q704153 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

___ duas coisas no mundo verdadeiramente fatigantes: ouvir um tenor célebre e conversar com pessoas notáveis. Eu tenho medo de pessoas notáveis. Se ___ notabilidade reside num cavalheiro dado ___ poesia, ele e Leconte de Lisle, ele e Baudelaire, ele e Apolonius de Rodes desprezam ___ crítica e o Sr. José Veríssimo;[...] - (João do Rio, no livro “A alma encantadora das ruas”. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2057Q669870 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Normas para Apoio Social, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Acerca dos princípios da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em
consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, estabelecidos no Decreto n°
3.298/1999, analise as afirmativas abaixo.
I. Desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da
pessoa portadora de deficiência no contexto socioeconômico e cultural.
II. Respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber privilégios e paternalismos para a proteção
estatal, sendo que a desigualdade de oportunidades deve prevalecer para o reconhecimento dos direitos que lhes
são assegurados.
III. Estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas portadoras
de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o
seu bem-estar pessoal, social e econômico.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2058Q681662 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

No processo licitatório é garantido aos licitantes o direito de petição e o direito de recurso. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2059Q387262 | Biologia, Biomedicina, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Sobre o sistema imunitário, considere as afirmações a seguir:

I. O sistema imunitário é fundamental para a luta do corpo contra doenças, está centralizado nas células de defesa principais, os linfócitos.

II. Os linfócitos são encontrados nos órgãos linfáticos, que incluem a medula óssea, os linfonodos, o baço, as tonsilas e os nódulos linfáticos agregados no intestino delgado.

III. As duas classes principais de linfócitos, as células T e as células B, atacam antígenos de maneiras diferentes.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2060Q215233 | Português, Crase, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Ainda com base no texto, assinale abaixo a alternativa que apresenta erro no que se refere ao acento indicativo da crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.