Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q2867 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas. A garota estava ______ enjoada porque comeu __________ gramas de chocolate.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q59008 | Português, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Considere os enunciados a seguir:

I.  Angélica conquistou amigos, sinceros companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho.
II. Angélica conquistou amigos sinceros, companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho.

Analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( )  No 1° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de adjunto adnominal do substantivo “companheiros”.
( ) No 2° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de complemento nominal do substantivo “amigos”.
( )  A diferença de sentido entre os dois enunciados deve-se à posição da vírgula em cada uma dessas frases.
( )  A alteração na posição da vírgula alterou o tipo de predicado. Em I, tem-se predicado verbal e em II, verbo-nominal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q550917 | Informática, Navegadores, Procurador Jurídico Adjunto, Câmara de Feira de Santana BA, IBFC, 2018

Se teclarmos simultaneamente a tecla CTRL e a tecla + em um navegador de Internet, teremos como resultado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q49341 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
No excerto transcrito abaixo, identifique os referentes textuais dos termos em destaque e assinale a alternativa correta:

Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que   o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação." (3°§)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q542620 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador Tecnologista, INEP, IBFC

Observe as afirmações:

I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q220155 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

A maioria das enzimas são proteínas que dependem da integridade de sua conformação nativa para seu desempenho catalítico, possuem um extraordinário poder catalítico e alto grau de especificidade para seus substratos. De acordo com a cinética enzimática, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q2801 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

João construiu uma piscina em sua casa com 1,5m de profundidade. O formato da piscina era em L, onde todos os lados menores mediam 3m. Quando encheu completamente a piscina pela primeira vez, observou que utilizou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q42147 | Matemática, Assistente Administrativo, EMDEC SP, IBFC

Paulo comprou dois pacotes de balas: um contendo 84 balas e outro contendo 74 balas e as distribuiu em quantidades iguais para 12 pessoas. Nessas condições o total de balas que restou à Paulo foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q593631 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC

A análise gravimétrica (também conhecida como gravimetria) é o método utilizado para determinar a quantidade de um analito em uma amostra. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Análise gravimétrica é um método analítico em que são utilizadas medições de massa e informações sobre estequiometria de reação para determinar a quantidade de um analito em uma amostra.

II. Análise gravimétrica tradicional é exemplo de medição de massa de um sólido que se forma com a precipitação de um analito de uma solução.

III. Análise de combustão é exemplo de medição do ganho de massa devido à coleta de uma substância química de uma amostra.

IV. A medição da variação na massa de uma amostra de acordo com a variação de temperatura está relacionada à análise termogravimétrica.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q159949 | Português, Orações coordenadas assindéticas, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Assinale a alternativa em que o período é composto por coordenação assindética:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q61189 | Informática, Noções de Informática, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Não importa que se trate de um desktop, um laptop, um smartphone ou um video game, todo computador moderno necessita de um sistema operacional. É o software mais básico no computador que se posiciona entre os softwares e o hardware, distribuindo memória e recursos computacionais aos aplicativos, operando sobre arquivos e realizando regras de segurança.”,

Steven Melendez - https://smallbusiness.chron.com (tradução livre).

Assinale a alternativa que contém os nomes populares de três sistemas operacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q386088 | Biologia, Imunologia, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

Joana, 23 anos, gestante de 15 semanas, realizou sorologia para toxoplasmose cujo resultado revelou IgM positivo e IgG positivo. A interpretação diagnóstica deste resultado laboratorial revela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q217344 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.
                                        Notícia de Jornal                                                                   (Fernando Sabino)        Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.        Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.       Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.       O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele,senão que morreu de fome.        Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária,um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.        Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.       E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome,pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.        E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.                     (Disponível em http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847/: Acesso em 10/09/14)
A partir da leitura da crônica de Fernando Sabino, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q45397 | Matemática, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Carlos gastou 2/7 de seu salário com vestuário e 1/3 do que restou com mantimentos e ainda sobrou R$ 840,00. O salário de Carlos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q49314 | Matemática, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A(-3,4); B(1,3)e C(3,5) são vértices de um triângulo ABC e D(3,-4); E(-1,-3) e F(-3,-5) são vértices de um triângulo DEF. Nessas condições, o triângulo ABC em relação ao triângulo DEF é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q45426 | Segurança e Saúde no Trabalho, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

Os riscos ambientais compreendem riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho. Um exemplo de risco físico é a exposição a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q23630 | Informática, Assistente Administrativo, CEP 28, IBFC

A Intranet possui características técnicas próprias que a diferenciam quanto a Internet. Uma dessas características técnicas que a distingue é o fato da Intranet ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q543149 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

Em Psicometria, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), pode ser descrita como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q17791 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Assinale a alternativa correta. Não será considerado crime contra a pessoa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q385221 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A especificidade parasitária é característica, às vezes, difícil de ser determinada, em virtude das diferentes possibilidades de adaptação entre parasitos e novos hospedeiros, também muito influenciadas pelas condições do ambiente. Quanto à especificidade são classificados em Estenoxeno, Eurixeno e Oligoxeno. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.