Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3421Q669416 | Direito Administrativo, Poder Regulamentar, Soldado, Bombeiro Militar BA, IBFC, 2020

Texto associado.
Sobre os poderes da Administração Pública e as diretrizes do Direito Administrativo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa. 
( ) O poder disciplinar é idêntico ao poder de polícia, não havendo diferenças. 
( ) O poder normativo pode ser caracterizado como a emanação de atos com efeitos gerais e abstratos, que não podem contrariar a lei. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3422Q657405 | Não definido, Analista Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de corrupção eleitoral segundo o artigo 299 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3423Q861758 | Primeiros Socorros, Transporte da Vítima, Condutor de Ambulância, SESACRE, IBFC, 2022

Os veículos utilizados para transporte de viajantes enfermos ou suspeitos devem possuir minimamente os requisitos, de acordo com o disposto no item 2.1 da Portaria nº 2.048/02. O tipo B é classificado um tipo de ambulância. Assinale a alternativa correta sobre ela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3424Q219721 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Grau-dia acumulado (GDA) é um método que relaciona os dados da evolução do desenvolvimento de espécies criadas em condições de laboratório com as condições ambientais que uma mesma espécie estaria exposta no cadáver. Desta forma, se exemplares de Cochliomyia macellaria, em estágio de pupa, têm seu tempo de desenvolvimento total de 124 h, sua temperatura de criação 25°C e o limiar mínimo de 10°C, assinale o GDA esperado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3425Q219980 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

A primeira etapa na análise de uma amostra por espectrometria de massas, após sua introdução no aparelho, é a ionização. Sobre esta etapa é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3426Q186448 | Português, Advogado, IDECI, IBFC

Texto associado.

Para responder às questões de 1 a 4, leia a crônica abaixo.

Somos todos vítimas Ivan Angelo

Num domingo frio de início do inverno, a população de São Paulo ficou chocada com uma cena jamais vista na cidade. A capa do jornal Estadinho trazia uma fotografia que ocupava toda a largura da página e mostrava uma família de seis pessoas, homem, mulher e quatro crianças, louros, de olhos azuis, morando sob o Viaduto do Chá, sem ter o que comer, com apenas a roupa do corpo e uma cuia de chimarrão que o homem tomava. O assunto dominou as conversas naquele 2 de junho de 1918 e invadiu a semana. Como era possível tal cena na metrópole que mais crescia no país? Que gente era aquela? O homem, argentino, trabalhara na grande fazenda de café do milionário Martinho Prado, havia contraído maleita, fora despedido e depositado com a família na capital, entregue à própria má sorte.

Noventa e cinco anos depois, as cenas mais vistas na cidade são de famílias dormindo na rua, sem ter o que comer, sem roupas e sem chimarrão, e de bandos de miseráveis drogados. No passado, vimos chocados um caso inédito; hoje, olhamos com anestesia da indiferença para a malta de zumbis e grupos de desvalidos, quando não os vemos com silenciosa revolta ou cauteloso receio. Como deixaram nossa cidade chegar a esse ponto? Como não fomos capazes de impedir esse horror quando era possível?

Foram vindo. Das injustiças sociais vieram, dos fracassos pessoais, das famílias desestruturadas, das fugas, das frustrações, das secas nordestinas e amorosas vieram, do abandono, das fragilidades e inseguranças, das revoltas sem rumo vieram, do alcoolismo, dos pais ausentes, da escola ausente, das bravatas imaturas, dos reformatórios vieram, dos abusos, dos maus-tratos, dos baratos, das baladas, da má educação, das carências, da falta de lugar, da doença mental vieram, da baixa estima, das prisões, do risco mal calculado, dos refúgios da alma vieram... e formaram essas multidões que nos assustam.

Há alguns anos (dez?) dizia-se: é a Cracolândia, estão restritos à Cracolândia. Aquela água envenenada começou a vazar: Luz, Sé, Brás, Bom Retiro, Centro, Parque Dom Pedro, Cambuci, Mooca, Tatuapé, Campos Elíseos, Santa Cecília, Higienópolis, Avenida Paulista, baixos dos viadutos Rebouças e Doutor Arnaldo. Os moradores de Perdizes veem, consternados, que os caídos já amanhecem dormindo na porta dos seus prédios e casas. As ações espasmódicas das autoridades o que fizeram foi espalhá-los pela cidade.

Que fazer?

Pobres de nós, perplexos. Brotam sentimentos xenófobos até nos melhores. São um risco para a saúde pública, dizem, disseminam doenças, aids, hepatites, tuberculose, sarna, micoses. Perguntam o que é pior para o conceito de cidade limpa: uma placa irregular, que vai gerar propina, ou um maltrapilho defecando e urinando na rua? Se alguém bem vestido fizer isso,será levado para a delegacia, enquadrado em algum ato de atentado ao pudor. Esses bandos de crianças e adolescentes que perambulam pelas ruas praticando furtos e fumando crack são as peças de reposição da malta de zumbis, advertem. Perguntam, punitivos: são infratores, malfeitores, criminosos ou o quê? Em que lei se enquadram? É enquadrá-los e agir. Afirmam: estão sendo exportados para São Paulo, as autoridades devem mandá-los de volta, cuidar dos nossos e mandar o resto de volta.

Estamos precisados de tanta coisa para nos tornar melhores e vem essa coisa a nos empurrar para o lado mais escuro de nós. Precisamos nos lembrar de que há uma mãe procurando seu menino desaparecido no meio daqueles bandos, para oferecerlhe um banho quente entre uma queda e outra; há uma irmã que guardou a boneca da caçula para quando a encontrar; há uma filha tentando salvar o pai já idoso e perdido; há uma esposa com filho à procura do marido, ainda com esperança... Há histórias... Há lágrimas... Há vítimas dos dois lados.

Considere o período e as afirmativas a seguir. Os moradores de Perdizes veem, consternados, que os caídos já amanhecem dormindo na porta dos seus prédios e casas.

I. A locução " de Perdizes" e o adjetivo " consternados" exercem a mesma função sintática.
II. O período é composto por subordinação.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3427Q821588 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

A Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Do direito à vida e à saúde é assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal.

Assinale a alternativa incorreta sobre o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3428Q720213 | Arquitetura, Analista de Mobilidade Urbana I, EMDEC SP, IBFC

O perfil da demanda de usuários de transportes deve ser cuidadosamente estudada para que o município ofereça, por meio de parceiras, leis e fiscalizações um serviço de excelente qualidade. Nos estudos desenvolvidos devese observar os padrões de deslocamentos. Um exemplo são aqueles que se repetem de forma sistemática, tais como a interação casa-trabalho ou casa-escolacasa. Esses deslocamentos têm padrão praticamente constante no decorrer do tempo, variando apenas a intensidade em função da própria ocupação urbana da área de influência da linha; como característica marcante dos mesmos, pode-se destacar a sua elevada concentração em pequenos intervalos de tempo (no início da manhã e final da tarde) correspondendo aos horários de início e final do expediente de trabalho (ou de horários letivos) e caracterizando “períodos de pico”. Este exemplo nos mostra o que chamamos no jargão comum de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3429Q480614 | Farmácia, Técnico em Farmácia, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

As formas farmacêuticas classificam-se em formas farmacêuticas líquidas, sólidas e semi-sólidas. Assinale a alternativa que apresenta uma forma farmacêutica semi-sólida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3430Q641896 | Informática, Linguagem SQL, Técnico em Informações Educacionais II, INEP, IBFC

Quanto a LDD (Linguagem de Definição de Dados) pode-se afirmar que:

I. É uma linguagem de computador usada para a definição de estruturas de dados. II. Um exemplo de comando LDD é a declaração CREATE. III. Outro exemplo de comando LDD é a declaração INSERT.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3432Q220282 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.” Conforme Art. 1º da Resolução CONAMA nº 237/97, essa definição refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3433Q703106 | Direito Administrativo, Advogado Jr, EMDEC SP, IBFC, 2019

As normas sobre jurisdição e ação são abordadas pelo Código de Processo Civil de 2015. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade.

II. Caso tenha ocorrido violação de direito, não é possível ação meramente declaratória.

III. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3434Q675218 | Direito Administrativo, Controle da Administração, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

O controle administrativo pode ser conceituado como "o conjunto de instrumentos definidos pelo
ordenamento jurídico a fim de permitir a fiscalização da atuação estatal por órgãos e entidades da
própria Administração Pública, dos Poderes Legislativos e Judiciário, assim como pelo povo". Nesse
sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Brasil adota o sistema de jurisdição única quanto ao controle da Administração Pública, razão pela qual não
é possível a provocação do Poder Judiciário para análise de controvérsias antes do esgotamento das instâncias
administrativas.
( ) O controle administrativo decorre do poder de autotutela conferido à Administração Pública que deve efetivar a
fiscalização e revisão de seus atos, mediante provocação ou de ofício, com a finalidade de verificar os aspectos de
ilegalidade ou inconveniência do ato.
( ) O controle legislativo, realizado no âmbito do parlamento e dos órgãos auxiliares do Poder Legislativo, inclui o
controle político sobre o próprio exercício da função administrativa e o controle financeiro sobre a gestão dos
gastos públicos dos três poderes.
( ) A ação popular é considerada pela doutrina como remédio constitucional que pode ser utilizado por pessoas
físicas ou jurídicas para provocar o controle judicial, visando a anulação de ato lesivo ao patrimônio público ou de
entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e
cultural.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3435Q219798 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

No tratamento da intoxicação farmacológica a excreção de alguns fármacos pode ser acelerada por uma alcalinização ou acidificação da urina. Assinale a afirmativa que mostra qual fármaco abaixo é mais rapidamente excretado quando o pH urinário é alterado de 6,4 para 8,0.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3436Q862361 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2023

Em um adulto jovem, o pulso entre 60 e 100 bpm (batidas por minuto) é considerado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3437Q161178 | Português, Atendente Social, EBSERH, IBFC

Considere as orações abaixo e assinale a alternativa correta.

I.O rápido garoto terminou o exercício.
II.O garoto anda muito rápido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3438Q448413 | Direito Constitucional, Administração Pública, Juiz Federal Substituto da 2a Região, Tribunal Regional Federal 2a Região, IBFC, 2018

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3439Q863405 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

    Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

    Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

    Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...] 

    Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

    Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]

Entre as orações “compre um carro; é um conforto admirável” (1º§), há um ponto e vírgula. Sem prejuízo de sentido para o enunciado, esse sinal de pontuação poderia ser substituído por um conectivo de valor: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3440Q707246 | Legislação de Trânsito CTB, Agente da Mobilidade Urbana, EMDEC SP, IBFC, 2019

Acerca das infrações previstas na Lei n° 12.009/2009 (Lei do Motofrete), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Constitui infração à Lei do Motofrete empregar ou manter contrato de prestação continuada de serviço com condutor de moto-frete inabilitado legalmente. II. A pessoa natural ou jurídica que empregar ou firmar contrato de prestação continuada de serviço com condutor de moto-frete é responsável subsidiária por danos cíveis advindos do descumprimento das normas relativas ao exercício da atividade. III. Fornecer ou admitir o uso de motocicleta ou motoneta para o transporte remunerado de mercadorias, que esteja em desconformidade com as exigências legais é uma infração à Lei do Motofrete.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.