Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


411Q688183 | Contabilidade Geral, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

A empresa KLM Ltda vende 1.000 unidade mensais do produto N. O preço de venda praticado e $ 120,00, o custo variável unitário é $ 40,00 e os custos fixos mensais são $ 40.000,00. Assinale a alternativa correta que corresponda ao Grau de Alavancagem Financeira da empresa se ela aumentar seu faturamento em 20%.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q159276 | Informática, Hardware, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Identifique na relação abaixo qual elemento que NÃO pode ser considerado como Hardware:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q29658 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, COMLURB, IBFC

Em conformidade com a NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), seção “Do Funcionamento”, item 5.30, o membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de _____reuniões ordinárias sem justificativa.

Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

414Q10612 | Matemática, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Um comerciante tem disponível um pacote de farinha com 72 Kg e outro com 68 Kg. Se ele separar, em quantidades iguais, os dois pacotes de farinha, em 35 pacotes, cada pacote irá conter exatamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q4276 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Cliente de e-mails da Microsoft com várias opções para recebimento, envio e organização de mensagens eletrônicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q34485 | Raciocínio Lógico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Dentre as alternativas, a única incorreta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q32121 | Matemática, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Carlos e Ana jogaram na loteria. Carlos gastou R$ 48,00, correspondente a 40% do total gasto pelos dois. Nessas condições, a soma dos algarismos do valor que representa o que Ana gastou é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q10623 | Português, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Leia as afirmações abaixo que apresenta a conjugação verbal expressa de forma errada, observando-se o tempo e modo verbal já conjugado.

I. Eu poderia ter tido mais ajuda.
II. Tu poderia ter tido mais ajuda.
III. Ele poderia ter tido mais ajuda.
IV. Nós poderíamos ter tido mais ajuda.
V. Vós podereis ter tido mais ajuda.
VI.Eles podiriam ter tido mais ajuda.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q386317 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Um dos gases tóxicos de grande importância para o estudo da toxicologia é o monóxido de carbono. Referente ao monóxido de carbono, analise as afirmações.

I. O monóxido de carbono é considerado um antimetabólico do oxigênio.

II. A inalação de grandes quantidades de monóxido de carbono é classificada como intoxicação sobreaguda e produz morte imediata por síncope respiratória ou circulatória.

III. Quando o monóxido de carbono é aspirado ao nível dos alvéolos pulmonares, combina-se com o oxigênio, impedindo o transporte de oxigênio em nível celular.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q49340 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro. coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quitha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovarv. tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos." (2°§) 

Ao apresentar brevemente o enredo de clássicos da literatura universal, como “Dom Quixote” e “Madame Bovary”, a autora busca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

421Q44203 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Um paciente adulto está aguardando para a triagem de doação de sangue, em uma coleta externa realizada na cidade vizinha. porém, começou a referir dor precordial e rapidamente evoluiu para uma parada Cardiorrespiratória (pCR). Em relação à assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q40618 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

O trabalhador, no exercício de sua atividade não deve ficar exposto a certos ambientes além dos limites de tolerância e de exposição. Por exemplo, um trabalhador que exerce atividades na extração, tratamento, moagem e transporte de manganês numa jornada de oito horas tem como limite na NR (Norma Regulamentadora) o valor de 5 (UM-Unidade de Medida). Essa unidade (UM) está corretamente grafada na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

423Q799672 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre humanização.

( ) O profissional de saúde não pode ter limitações ou sentimentos relacionados a um diagnóstico grave ou mesmo morte no momento da contratransferência com os familiares envolvidos.

( ) A humanização em saúde pode ser definida como o resgate do respeito à vida humana, considerando as circunstâncias sociais, éticas, educacionais, psíquicas e emocionais presentes em todo relacionamento, indissociáveis dos aspectos físicos na intervenção em saúde.

( ) Em 2003, foi elaborado o Programa Nacional de Humanização (PNH) da Assistência Hospitalar do Ministério da Saúde que busca estender esse conceito para toda instituição hospitalar, através da implantação de cultura visando unicamente o bem estar dos profissionais da saúde. Em 2004, foi elaborada a continuação para o bem estar dos pacientes.

( ) A formação técnica científica aliada a humanização pode favorecer o atendimento e a comunicação de um diagnóstico ou morte.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q335275 | Matemática, Cálculo Aritmético, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC, 2017

Um marceneiro possui duas barras de ferro, uma com 1,40 metros de comprimento e outra com 2,45 metros de comprimento. Ele pretende cortá-las em barras de tamanhos iguais, de modo que cada pedaço tenha a maior medida possível. Nessas circunstâncias, o total de pedaços que o marceneiro irá cortar, utilizando as duas de ferro, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q4282 | Sociologia, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

Em relação ao conceito de cidadania moderna, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q10609 | Matemática, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Se a altura de Carlos é de 174 cm, a altura de Maria é 1,85 metros e a altura de João é de 1790 mm, então podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

427Q671187 | Direito Civil, Analista Judiciário Judiciária, TRE PA, IBFC, 2020

A Teoria Geral das Obrigações é o primeiro tema a ser tratado pela parte especial do Código Civil, entre os seus artigos 233 a 420. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. O vínculo imaterial ou espiritual da obrigação consiste no vínculo jurídico existente entre as partes na relação obrigacional, ou seja, o elo que sujeita o devedor à determinada prestação, seja ela positiva ou negativa, em favor do credor.
II. Se um dos credores remitir a dívida, a obrigação não ficará extinta para com os outros; mas estes só a poderão exigir, descontada a quota do credor remitente. O mesmo critério se observará no caso de transação, novação, compensação ou confusão.
III. Nos contratos onerosos, responde por simples culpa o contratante, a quem o contrato aproveite, e por dolo aquele a quem não favoreça. Nos contratos benéficos, responde cada uma das partes por culpa, salvo as exceções previstas em lei.
IV. Na cessão por título oneroso, o cedente, ainda que não se responsabilize, fica responsável ao cessionário pela existência do crédito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe nas cessões por título gratuito, se tiver procedido de má-fé.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

428Q342472 | Raciocínio Lógico, Proposição, Técnico de Saúde, FUNED MG, IBFC

Dentre as alternativas abaixo a única que expressa o conceito de proposição lógica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

429Q667997 | Matemática, Operações com Conjuntos e Diagramas de Venn, Guarda Municipal, Prefeitura de Vinhedo SP, IBFC, 2020

Texto associado.


As afirmativas a seguir referem-se aos conjuntos A = {0, 1, {1}, 2, 3} e B = {1, 3 ,4}.
I. 1 ? A
II. {2} ? A
III. A – B = {0, 2}
IV. B – A = {4}
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

430Q447223 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Procurador Jurídico Adjunto, Câmara de Feira de Santana BA, IBFC, 2018

Assinale a alternativa correta sobre a noção de propriedade e a questão que envolve sua distinção entre plena e limitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.