Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q49309 | Matemática, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC

Uma senha de banco é formada por exatamente 5 letras distintas dentre as letras A,B,C,E,G. Nessas condições, o total de senhas possíveis é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q2834 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.

José você trouxe os documentos necessários para mim poder liberar seu pedido?
I. A pontuação está correta.
II. O uso do pronome pessoal oblíquo não está adequado à norma culta.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q729130 | Direito Internacional, Estado, Juiz Federal Substituto da 2a Região, Tribunal Regional Federal 2a Região, IBFC, 2018

Sobre a imunidade de jurisdição e de execução do Estado estrangeiro e de seus bens e de organismos internacionais, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q7812 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

O pKa é o pH no qual metade do fármaco está ionizada. A proporção de fármaco não-ionizado/ionizado de um fármaco ácido fraco de pKa 4,4 no plasma (pH 7,4) calculada pela equação de Henderson-Hasselbalch é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q2808 | Matemática, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Tenho 237 ingressos para entregar para 31 pessoas. O menor número de ingressos que preciso adicionar a essa quantidade para que todas as pessoas recebam o mesmo número de ingressos é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

446Q692836 | Informática, Assistente Técnico, IDAM, IBFC, 2019

Quanto ao pacote Microsoft Office, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) o MS-POWERPOINT é um gerenciador de contas de email, muito usado em cargos que dependem da comunicação por email no dia a dia profissional.
( ) o MS-EXCEL é ideal, por exemplo, para o controle de fluxo de caixa, contabilidade, análise de dados estatísticos, planejamento de despesas e cálculo de preços. 
( ) o MS-WORD além de suportar textos, permite a integração de outros formatos no mesmo documento, como tabelas, desenhos, gráficos, imagens e links da internet. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

447Q834348 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

A Administração tem alguns fatores de influência, um deles é a Eficácia que é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento. Sobre os aspectos da Eficácia, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q215879 | Medicina Legal, Médico Legista, MPE SP, IBFC

Em necropsias de corpos humanos carbonizados, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q169230 | Português, Conotação e Denotação, Auxiliar de Promotoria Pedreiro, MPE SP, IBFC

Assinale a alternativa em que a palavra "flor" aparece no sentido figurado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q46739 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

As lesões fundamentais são alterações morfológicas que ocorrem na mucosa bucal e assumem características próprias. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que descreve corretamente uma bolha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q46724 | Odontologia, Endodontia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

A agressão à polpa e ao ligamento periodontal pode ser de várias origens. Assinale a alternativa que representa a principal agressão a tecidos pulpares e perirradiculares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q2874 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Sobre o efeito estufa, é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q41847 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Quando se menciona tecnicamente a ‘Computação na Nuvem’ (Cloud Computing) o termo técnico utilizado genericamente como “nuvem” representa simbolicamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q7813 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

No tratamento da intoxicação farmacológica a excreção de alguns fármacos pode ser acelerada por uma alcalinização ou acidificação da urina. Assinale a afirmativa que mostra qual fármaco abaixo é mais rapidamente excretado quando o pH urinário é alterado de 6,4 para 8,0.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q49338 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
                        “Ler pode tornar o homem perigosamente humano.” 

Sobre a palavra “perigosamente”, identifique a opção em que se faz, corretamente, uma análise morfossintática e semântics, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

456Q420465 | Direito Civil, Pessoas, Juiz Federal Substituto da 2a Região, Tribunal Regional Federal 2a Região, IBFC, 2018

Devido ao desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, localizado na capital do Estado de São Paulo, após um incêndio de grandes proporções ocorrido no local, pai e filho se encontravam no interior do prédio e vieram a falecer. Não tendo sido identificado por perícia qual foi o momento da morte de cada um dos dois, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q384849 | Biologia, Imunologia, Agente Técnico de Assistência a Saúde, ILSL SP, IBFC

A menor porção da molécula antigênica responsável pela interação com anticorpo ou linfócito T denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q650513 | Ciências Políticas, Ciência Política, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão SE, IBFC, 2018

As ONGs, constituídas na forma de fundação ou associação civil, são entidades sem fins lucrativos, de direito privado e realizam atividades de interesse público. Sobre as características e atividades realizadas pelas ONGs, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

459Q46732 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC

O nervo mandibular é o terceiro ramo do nervo trigêmeo e responsável pela inervação sensitiva e motora de grande parte do sistema estomatognático. Com base no exposto, assinale a alternativa que não condiz com uma área inervada pelo nervo mandibular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q4273 | Informática, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

No sistema operacional Microsoft Windows XP quando utilizamos o processo de cortar e colar, o conteúdo cortado é deslocado tipicamente para um local denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.