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Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q40648 | Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Paulo quer assistir um filme e tem disponível 5 filmes de terror, 6 filmes de aventura e 3 filmes de romance. 0 total de possibilidades de Paulo assistir a um desses filmes é de:
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52Q834415 | Administração Geral, Introdução e Antecedentes Históricos da Administração, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

A Administração tem características próprias que os estudiosos e práticos devem considerar. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
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53Q474174 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

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54Q17769 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Numa urna há 6 bolas amarelas numeradas de 1 a 6 e 5 bolas vermelhas numeradas de 2 a 6. A probabilidade de sortearmos uma bola de tal modo que ela tenha um número par ou um número maior que 3 é:
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55Q6232 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC

Infecção é o processo de invasão, instalação e crescimento de microrganismos patogênicos nos tecidos do corpo. Considerando que há produtos de maior ou menor risco de infecção, correlacione as colunas abaixo, enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta.

(1) Artigo Crítico
(2) Artigo Semicrítico
(3) Artigo não crítico

( ) Entram em contato com a pele íntegra ou não entram em contato direto com paciente.
( ) Entram em contato com mucosa íntegra ou pele não intacta.
( )Entram em contato com tecidos subepiteliais, órgãos, sistema vascular.
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56Q474118 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A Corporeidade associa-se à história de vida, à experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Registra-se que, na medida que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. A consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio. Nesta perspectiva analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. O profissional de Educação Física precisa ter consciência dos padrões de corpo que são construídos socialmente e trabalhar esses conceitos.

II. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, considerando a produtividade e o desempenho.

III. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar em uma perspectiva de que a consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio.

IV. Conscientes do lema de Juvenal (V a.C) os profissionais de Educação Física devem defender os benefícios dos exercícios físicos às entidades ?Corpo? e ?Mente?, autônomas entre si.

Tendo por base a perspectiva de corporeidade apresentada por Santin (1992) estão corretas as afirmativas:

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57Q23543 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de enfermagem, CEP 28, IBFC

A venóclise é a administração de grande quantidade de líquido numa determinada veia. Porém, existem alguns fatores que alteram o gotejamento do soro. Analise os fatores abaixo e assinale (A) se pode alterar o gotejamento do soro, ou (N) se não pode alterar o gotejamento do soro. A seguir assinale, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

( ) Posição do paciente.
( ) Posição do frasco de soro.
( ) Solução usada na venóclise.
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58Q550813 | Informática, Outros, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC, 2017

Numa discussão entre os programadores sobre os conceitos de AJAX (Asynchronous Javascript and XML), as seguintes afirmações foram feitas:

( ) permite atualizar dinamicamente o conteúdo, ou partes, de uma página web.

( ) embora usado no nome, a utilização da linguagem XML não é obrigatória.

( ) a XMLHttpRequest(XHR) é utilizada para enviar requisições pelo script para o lado client.

Dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) em cada afirmação e identifique a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

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59Q6218 | Raciocínio Lógico, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Marcos estava sem dinheiro, então foi ao banco e sacou certa quantia para pagar uma dívida cujo valor corresponde a 30% da quantia que sacou. Com 40% do que restou comprou um produto numa loja, restando-lhe ainda R$ 1.050,00. A quantia que Marcos sacou é igual a:
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60Q61191 | Informática, Noções de Informática, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Assinale a alternativa correta que apresenta apenas extensões de arquivos utilizados em processadores de texto.
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61Q34506 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Infelizmente, no Brasil, a adesão dos pacientes ao tratamento do Diabetes Mellitus e da Hipertensão arterial é muito baixa, com isso essas doenças se tornam as duas principais causas da _____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
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62Q17771 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

A probabilidade de se acertar, na primeira tentativa, o segredo de um cofre composto por 3 dígitos não repetidos dentre os números 3,4,5,6,8, sabendo-se que o segredo começa por um número par é de:
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63Q383110 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Os parasitas possuem características específicas que permitem classificá-los de acordo com o tipo de ciclo biológico em monoxênicos e heteroxênicos. Em relação ao tipo de ciclo, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Parasito heteroxênico: é o que possui hospedeiro definitivo e intermediário. Ex.: A. lumbricoides.

( ) Parasito heteroxênico: é o que possui hospedeiro definitivo e intermediário. Ex.: Wuchereria bancrofti.

( ) Parasito monoxênico: é o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Ex.: Enterobius vermiularis.

( ) Parasito monoxênico: é o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Ex.: Plasmodium falciparum.

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64Q4283 | Sociologia, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC

“Conforme o contexto histórico, social e político, a expressão
‘participação política’ se presta a inúmeras interpretações.
Se considerarmos apenas as sociedades ocidentais que
consolidaram regimes democráticos, por si só, o conceito
pode ser extremamente abrangente. A participação
política designa uma grande variedade de atividades,
como votar, se candidatar a algum cargo eletivo, apoiar
um candidato ou agremiação política, contribuir
financeiramente para um partido político, participar de
reuniões, manifestações ou comícios públicos, proceder
à discussão de assuntos políticos etc.” Cancian, Renato.
In http://educacao.uol.com.br/sociologia. Acessado em
16/04/2012.

Assinale a alternativa que, segundo o autor, não é característica da participação política.
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65Q17767 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

A negação da frase “José é professor e não trabalha de manhã” é equivalente a:

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66Q44206 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, HEMOMINAS, IBFC

Em relação ao câncer de mama, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.

I- O câncer de mama apresenta-se, em geral, como um tumor de consistência dura, pouco elástico e indolor. 
II- A dor mamária é o sintoma mais frequente do câncer mamário. 
III- O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente. 
IV- O período para realização do autoexame é durante a menstruação, quando as mamas ficam mais túrgidas, facilitando a exteriorização de nódulos.
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67Q28108 | Matemática, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

O total de múltiplos de 4 existentes entre os números 23 e 125 é:
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68Q32133 | Informática, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Em termos de Segurança da Informação é interessante definir uma senha para os documentos do Microsoft Word 2010. Essa opção se encontra no menu:
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69Q49336 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Texto associado.
Texto I
                        Ler devia ser proibido

      A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido. 
      Afinal de contas, ler faz muito mal as pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que Ihe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu- se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tornou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
      Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
      Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: O conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
      Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que Ihe é devido. 
      Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
      Não, não deem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro. 
      Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade. 
      O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas leem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria urn livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. É esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversive do que a leitura? 
      É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova... Ler deve se coisa rara, não para qualquer um. 
      Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
      Para obedecer não é preciso enxergar, o silencio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
      Além disso, a leitura promove a comunicação de dores, alegrias, tantos outros sentimentos... A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
      Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

                                                                                                                              (Guiomar de Grammon)
Tendo em vista o sentido global do texto, assinale a alternativa cuja frase sintetize a tese do texto:
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70Q40650 | Matemática, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Cinco cadeiras estão dispostas numa fila. O total de maneiras distintas que cinco pessoas podem se sentar nessas cadeiras é igual a:
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