Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5561Q608223 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Sociocultural, ILSL SP, IBFC

Os modernos serviços de alerta, definidos como fornecimento a leitores potenciais de documentos relevantes para seu trabalho, tanto quanto os de disseminação seletiva da informação, tiveram sua origem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5562Q674157 | Biologia, Soldado, Bombeiro Militar BA, IBFC, 2020

A incidência global da dengue cresceu drasticamente nas últimas décadas. Sobre a dengue, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5563Q412048 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC

Sobre a responsabilidade do Estado, analise os itens abaixo.

I. Entende-se por responsabilidade patrimonial extracontratual do Estado a obrigação que lhe incumbe de reparar economicamente os danos lesivos à esfera juridicamente garantida de outrem e que lhe sejam imputáveis em decorrência de comportamentos unilaterais, lícitos ou ilícitos, comissos ou omissivos, materiais ou jurídicos.

II. Historicamente houve uma evolução na compreensão de responsabilidade do Estado, iniciando-se pela implicação jurídica do princípio da irresponsabilidade estatal, entendido como a inadmissibilidade do processamento do Estado por conduta lesiva praticada.

III. É permitida a responsabilidade objetiva do Estado, ao passo que, em razão de um expediente licito ou ilícito, produz uma lesão na esfera juridicamente protegida de outrem, sem que pra isso seja essencial uma análise do dolo ou da culpa, tão simplesmente a configuração da relação causal entre o comportamento e o dano.

IV. A culpa do lesado não é uma causa excludente de responsabilidade do Estado, haja vista a inexistência de nexo causal.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5564Q673173 | Direito Constitucional, Soldado, Bombeiro Militar BA, IBFC, 2020

O artigo 48 da Constituição de 1988 trata das competências do Congresso Nacional que contam com a necessidade de sanção do Presidente da República. Assinale a alternativa que não indica uma dessas competências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5565Q677029 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado, Polícia Militar BA, IBFC, 2020

“Num plebiscito em 23 de junho de 2016, os britânicos foram perguntados se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a União Europeia (UE). A maioria (52% contra 48%) - decidiu que o país deveria deixar o bloco. O plebiscito foi apenas o começo de um processo. Desde então, negociações foram feitas entre o Reino Unido e os outros países da UE. Março de 2019 chegou, mas a separação não aconteceu” (BBC News, 2019). Assinale a alternativa correta que apresenta o termo comumente utilizado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar UE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5566Q862376 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Qual posicionamento radiográfico correto em relação a flexão dos joelhos do paciente e ao raio central (R.C), na Incidência P.A axial com carga bilateral do joelho “Método de Rosenberg”. Assinale a alternativa correta: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5567Q863412 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.

______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).

Como enfrentar o MEDO: 7 dicas

É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional. 

 

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

 

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto

original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

 

 

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O medo sempre foi um sentimento que causa insegurança, portanto, não deveria existir.

( ) O medo reside em situações que ultrapassam algo que pode nos ferir, até em interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos podem causá-lo.

( ) A falta de enfrentamento do medo não permite que o indivíduo aproveite a vida, pois ele se sente emocionalmente oprimido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5568Q801746 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Assinale a alternativa correta. Em uma abordagem cognitiva, as dislexias são classificadas como periféricas e centrais. Dessa maneira, as dislexias periféricas são aquelas nas quais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5569Q622385 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Conforme a documentação oficial do ITIL V3, os três processos citados abaixo pertencem a Fase do Ciclo de Vida de Serviço:

*Medição/Avaliação de Serviços

*Processo de Melhoria em 7 Etapas

*Elaboração de Relatórios de Serviços

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5570Q412213 | Direito Administrativo, Parte Geral, Engenheiro Clínico, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A seção V que trata das compras na lei 8.666 de 1.993 estabelece que nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. Em seguida, essa seção apresenta algumas regras a serem seguidas. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5571Q891189 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Assistente de Previdência e Assistência à Saúde, RECIPREV PE, IBFC, 2024

No que se refere ao trabalho em equipe: “______: é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro, e os resultados alcançados em comparação aos resultados esperados.” Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5572Q213601 | Medicina, Médico Cardiologia, Prefeitura de Campinas SP, IBFC

Um paciente de 45 anos, não diabético, não hipertenso, não tabagista, previamente assintomático, apresenta há cerca de uma semana dor retroesternal, que surge ao repouso, com duração maior que 20 minutos e com melhora com uso de nitritos. A atividade física habitual não desencadeia o quadro. O paciente deve ser considerado portador de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5573Q717187 | Arquitetura, Arquiteto, SES PR, IBFC

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O papel da arquitetura dos estabelecimentos assistenciais de saúde na prevenção de infecções hospitalares pode ser entendido em seus aspectos de barreiras, proteções, meios e recursos físicos, funcionais e operacionais, relacionados a pessoas, ambientes, circulações, práticas, equipamentos, instalações, materiais e fluidos.

II. A prevenção de doenças ocupacionais dos funcionários e profissionais trabalhadores nesses estabelecimentos também é objeto do trabalho dos projetos de arquitetura destes estabelecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5574Q609157 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, SES PR, IBFC

Cabeçalho de assunto é uma palavra ou frase utilizada para indicar o conteúdo temático de um documento. Assinale a afirmação correta sobre cabeçalho de assunto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5575Q862375 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Na ressonância Magnética o relaxamento de prótons consiste em dois processos, chamados tempo de relaxamento T1 e tempo de relaxamento T2. São sequências utilizadas na realização do exame que facilitam o reconhecimento de estruturas anatômicas como gordura, líquidos corporais e estruturas sólidas. A combinação da imagem obtida em T1 e T2 dá uma visão geral completa sobre a densidade de diferentes tecidos. Assinale a alternativa correta, sobre quais exames se aplicam o tempo de relaxamento T1 e T2. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5576Q528054 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Várias causas e fatores são responsáveis por processos de deterioração dos elementos constitutivos do concreto. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.

I. O carbonato de sódio causa no concreto uma desintegração rápida.

II. A gasolina tem efeito de causar no concreto uma desintegração lenta.

III. O nitrato de amônia não ataca o concreto.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5577Q863415 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Texto: Medo: como superar esse ______ (Iempecilho - impecilho) para a vida.

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, tal sensação pode se tornar debilitante quando passa a governar a nossa vida. Psicólogos explicam que a ansiedade tem forte ligação com o medo, posto que ela transforma momentos corriqueiros em verdadeiros cenários de filmes de terror. Assim, pessoas ansiosas têm mais propensão a temer situações, indivíduos e até certos sentimentos, especialmente os de caráter negativo.

______ (II- Por quê – Por que) sentimos medo? É da natureza humana se afastar de situações, pessoas e sentimentos potencialmente desagradáveis. Ninguém quer ter uma experiência ruim e carregar o ______ (III. mal-estar – mauestar) proveniente dela pelo restante do dia, semana ou até anos. As pessoas também se distanciam de ocasiões que não acreditam estar preparadas para enfrentar. Por exemplo, falar em público. Um indivíduo com medo de exposição foge de quaisquer possibilidades de conduzir uma apresentação diante de uma ______ (IV- plateia – platéia).

Como enfrentar o MEDO: 7 dicas

É a decisão mais lógica: para se preservar, ele evita o objeto do seu medo. Esse sentimento é, de fato, o que mantém as pessoas longe de ameaças, sejam reais ou imaginárias. Ele foi essencial para a sobrevivência de nossos ancestrais, principalmente diante do desconhecido. Sendo assim, sentir medo é uma forma de conservar a sua segurança e saúde.

A questão é que as pessoas não temem somente o que podem lhes ferir física ou psicologicamente. Interações sociais, experiências de vida e conceitos abstratos também podem deixa-las temerosas. Neste caso, o medo se torna um aprisionador e impede que tudo o que a vida tem a oferecer seja aproveitado. É o caso de quem teme dirigir, sair da casa dos pais, mudar de profissão, se relacionar, fazer escolhas, perseguir seus sonhos, entre outros. O fator estressor não é enfrentado, então continua a causar desconforto emocional e opressão ao indivíduo.

Ligação entre medo e ansiedade

O medo pode se manifestar na forma de ansiedade. Uma pessoa com medo de se envolver romanticamente com outra, por exemplo, fica nervosa durante primeiros encontros, apreensiva ao pensar no futuro da relação e ansiosa ao considerar a possibilidade de um rompimento. Ela fica temerosa em relação ao futuro e cenários cuja possibilidade de acontecer é quase inexistente. Dessa forma, começa a nutrir a ansiedade no dia a dia, o que dificulta a superação do medo, consequentemente prolongando o sofrimento emocional. 

Um estudo da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) descobriu que o cérebro precisa reviver um medo para poder combatê-lo. Basicamente, as pessoas se acostumam com o fator estressor quando apresentadas a ele múltiplas e, em algum momento, conseguem agir com calma diante dele.

Essa exposição contínua e controlada também reduz a ansiedade desencadeada não apenas quando se está cara a cara com o que desperta medo, como também quando se pensa ou fala sobre isso.

Uma técnica psicoterapêutica para o tratamento de fobias – medo excessivo – é baseada nesse conceito. A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.psicologo.com.br/blog/medocomo-superar/ acesso em 27 fev-24)

Assinale alternativa que preencha corretamente as lacunas apresentadas no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5578Q212817 | Medicina, Médico Cardiologia, Prefeitura de Campinas SP, IBFC

Quanto ao tratamento da insuficiência cardíaca (IC) crônica agudizada, com congestão pulmonar e periférica associada a desconforto respiratório, com pressão arterial sistólica maior entre 140 e 160 mmHg não se justifica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5579Q219245 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

Em cromatografia líquida de alta eficiência, alguns problemas de ocorrência comum em uma análise são de detecção e interpretação relativamente fácil. Sobre alguns dos mais comuns, indique a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5580Q216961 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está incorreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.