Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5701Q996115 | Engenharia Agronômica Agronomia, Área 6, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Quanto ao uso de ferramnetas e dispositivos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Arados de aiveca apresentam melhor inversão de solo que o arado de disco, e ainda podem ser utilizados em solos com obstáculos.
( ) Grades com discos simples ou em conjunto com discos denteados aumentam a porosidade do solo e melhoram a penetração de água no solo.
( ) Grades aradoras executam a função de corte, destorroamento e nivelamento do solo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5702Q1003070 | Biomedicina, Métodos Analíticos Fotometria, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2023

A albumina é a proteína mais abundante do plasma, perfazendo cerca de 50% do total de proteínas, sendo importante na reserva energética, transportadora de ácidos graxos livres, aminoácidos, metais, cálcio, hormônios e bilirrubina. O nível de albumina é um indicador de estado de saúde, com parâmetro de normalidade na faixa de 3,5g/dL a 4,8g/dL para um adulto saudável. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A albumina aumentada é um indicador de desidratação e perda excessiva de fluídos, com valores séricos acima de 4,8g/dL.
( ) Os níveis diminuídos de albumina sinalizam dano hepático crônico, doença renal, déficit alimentar de proteínas, hemorragias e síndrome de mal absorção, com valores séricos abaixo de 3,5g/dL.
( ) albumina sérica diminuída é um indicador de desidratação e perda excessiva de fluídos peritoneais e das meninges causando nefrites e insuficiência hepática com valores séricos acima de 4,8g/dL.
( ) A albumina é um excelente indicador cardíaco onde é utilizado como marcador de infarto agudo do miocárdio, por ter afinidade por líquidos cavitários por sua afinidade higroscópica indicando edema proveniente por insuficiência cardíaca e renal, assim tendo os com valores séricos entre 3,1g/dL a 3,5g/dL.

Assinale a alternativa que apresenta a Sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5703Q1071047 | Filosofia, A Política, Agente Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal I, INDEA MT, IBFC, 2022

Texto associado.
Leia os três trechos a seguir para responder a questão.


“O Contrato Social, constitui em uma obra teórica que traduz uma escala de medida, sugerindo a análise do grau de liberdade de um determinado povo, não podendo ser confundida com um manual de governo para ser colocado em prática.”

“O indivíduo em seu estado de natureza vive de forma selvagem em virtude de possuir uma liberdade natural que incentiva suas paixões, situação que inviabiliza a instituição e a manutenção da ordem social. O pacto social aparece, portanto, como uma solução à instituição dessa ordem, visto que, cada um ao unir-se a todos, só obedece, de fato, a si mesmo, adquirindo assim, uma liberdade civil, pautada na igualdade de direitos.”

“Uma maneira eficiente que se encontrou na pesquisa de tratar o paradoxo é partir da importante distinção que ______ estabeleceu entre submeter-se à vontade de um homem, ou de um grupo de homens, e submeter-se à vontade geral, ou seja, à vontade do corpo político como um todo.”
Sobre o paradoxo do terceiro trecho, assinale a alternativa que melhor o apresente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5704Q968960 | Direito Penal, Consumação e Tentativa de Crime, Oficial de Justiça, TJPE, IBFC

Os itens abaixo dizem respeito à figura da tentativa em Direito Penal. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Tentativa branca é aquela que ocorre quando o agente, embora tendo empregado os meios ao seu alcance, não consegue atingir a coisa ou a pessoa.

II. Constitui-se como sendo o único elemento constituidor da tentativa a interrupção da execução por circunstâncias alheias à vontade do agente.

III. Nos crimes preterdolosos não se admite a tentativa.

IV. A pena por crimes tentados é a mesma do consumado, mas diminuída em ¼ (um quarto).

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5705Q995443 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Engenheiro em Metalurgia, IMBEL, IBFC, 2024

Um material é dito ______ se o mesmo for um material dielétrico no qual a polarização é induzida pela aplicação de forças externas. Assinale a alternativa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5706Q968829 | Português, Pronomes demonstrativos, Função Administrativa, TJPE, IBFC

Texto associado.

Texto


Camelos e beija-flores...

(Rubem Alves)


A revisora informou delicadamente que era norma do jornal que todas as “estórias” deveriam ser grafadas como “histórias”. É assim que os gramáticos decidiram e escreveram nos dicionários.

Respondi também delicadamente: “Comigo não. Quando escrevo ‘estória’ eu quero dizer ‘estória’. Quando escrevo ‘história’ eu quero dizer ‘história’. Estória e história são tão diferentes quanto camelos e beija-fores...”

Escrevi um livro baseado na diferença entre “história” e “estória”. O revisor, obediente ao dicionário, corrigiu minhas “estórias” para “história”. Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido. Aí, um livro que era para falar de camelos e beija-flores, só falou de camelos. Foram-se os beija-flores engolidos pelos camelos...

Escoro-me no Guimarães Rosa. Ele começa o Tutameia com esta afirmação: “A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a história.”

Qual é a diferença? É simples. Quando minha filha era pequena eu lhe inventava estórias. Ela, ao final, me perguntava: “Papai, isso aconteceu de verdade?” E eu ficava sem lhe poder responder porque a resposta seria de difícil compreensão para ela. A resposta que lhe daria seria: “Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre...”

A história é o reino das coisas que aconteceram de verdade, no tempo, e que estão definitivamente enterradas no passado. Mortas para sempre. [...]

Mas as estórias não aconteceram nunca. São invenções, mentiras. O mito de Narciso é uma invenção. O jovem que se apaixonou por sua própria imagem nunca existiu. Aí, ao ler o mito que nunca existiu eu me vejo hoje debruçado sobre a fonte que me reflete nos olhos dos outros. Toda estória é um espelho. [...]

A história nos leva para o tempo do “nunca mais”, tempo da morte. As estórias nos levam para o tempo da ressurreição. Se elas sempre começam com o “era uma vez, há muito tempo” é só para nos arrancar da banalidade do presente e nos levar para o tempo mágico da alma.

Assim, por favor, revisora: quando eu escrever “estória” não corrija para “história”. Não quero confundir camelos e beija-flores...

O emprego do pronome demonstrativo em ‘Ele começa o Tutameia com esta afirmação:” (4º§) está correto uma vez que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5707Q1015431 | Libras, Papéis e Responsabilidades do Tradutorintérprete, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O intérprete de língua de sinais, no processo de interpretação, dialoga com o discurso do locutor, confabula com suas próprias experiências, com as diferentes vozes que o constitui e constrói um novo discurso direcionado ao interlocutor em potencial do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o aluno surdo. Sobre essas menções, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5709Q995847 | Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa incorreta que apresenta o agente e/ou fator de risco que pode desencadear doenças relacionadas ao trabalho, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5710Q914291 | Português, Proparoxítonas, Cargos de Nível Fundamental Completo, MGS, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresentar somente palavras com acentuação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5711Q891301 | Programação, Linguagens de programação, Especialidade Desenvolvimento de Sistemas da Informação, TRF 5a, IBFC, 2024

Com relação a linguagem JavaScript, a definição para uma função chamada "dobrar" que retorna o dobro de um número em JavaScript é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5712Q891302 | Programação, Linguagens de programação, Especialidade Desenvolvimento de Sistemas da Informação, TRF 5a, IBFC, 2024

A linguagem PHP é amplamente utilizada no desenvolvimento Web, e um de seus recursos amplamente utilizados são as sessões. Assinale a alternativa que apresenta, a forma correta de se iniciar uma sessão em PHP.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5713Q1006831 | Técnicas em Laboratório, Coleta e Preparo de Amostras de Sangue, Biomédico, EBSERH, IBFC, 2022

As amostras de sangue venoso para hemograma devem ser obtidas por procedimentos padronizados, uma vez que o método de coleta pode afetar o espécime. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre as causas mais comuns de rejeição de amostras para hemograma.
I. Amostra sem identificação ou com identificação falha.
II. Amostra com muito pouco volume de sangue.
III. Amostra com coágulo: afeta a contagem de leucócitos, eritrócitos e plaquetas e interfere no aparelho (entupimentos).
IV. Amostra com hemólise in vitro. Porém, hemólise decorrente de doença hemolítica (in vivo) deve ser aceita.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5714Q968966 | Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, TJPE, IBFC

Analisando o ciclo de vida de projeto, segundo o PMBOK 5ª edição, observou-se que a curva apresentada é semelhante a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5715Q879248 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ajudante Geral, IMBEL, IBFC, 2024

Um determinado jogo oferece 6 pontos ao participante a cada vez que acerta a resposta. Uma pessoa que jogou este jogo, fez um total de 72 pontos. A quantidade de vezes que essa pessoa jogou foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5716Q982480 | Matemática, Porcentagem, Técnico de Enfermagem, SESSE, IBFC, 2025

O salário bruto de Reginaldo sofre os seguintes descontos:

5% referente a impostos.
8% referente a previdência.
2% referente a vale transporte e vale alimentação.

Se o salário bruto de Reginaldo é de R$ 5.000,00. Assinale a alternativa que apresenta quanto ele receberá após os descontos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5717Q999130 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Engenheiro Químico, IMBEL, IBFC, 2024

As técnicas de fabricação de metais são precedidas normalmente por processos de refino, formação de ligas e, com frequência, de tratamento térmico que produzem ligas com as características desejadas. As classificações das técnicas de fabricação incluem vários métodos de conformação de metais, fundição, metalurgia do pó, soldagem, usinagem e impressão 3D; com frequência, duas ou mais dessas técnicas devem ser usadas antes que uma peça esteja acabada. Os métodos escolhidos dependem de vários fatores; os mais importantes são as propriedades do metal, o tamanho e a forma da peça acabada, além do custo. A quantidade e a diversidade dos produtos atuais e potenciais para fabricação usando impressão 3D iria surpreendê-lo. São encontradas aplicações em quase todos os campos e indústrias e indubitavelmente continuarão aumentando drasticamente. Algumas aplicações atuais e potenciais para a impressão 3D são as seguintes. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Na área médica, a impressão 3D é utilizada para fabricar próteses personalizadas e modelos de órgãos para planejamento cirúrgico.
( ) Na indústria aeroespacial, a impressão 3D é empregada na fabricação de peças complexas e leves, reduzindo custos e tempo de produção.
( ) Na construção civil, a impressão 3D é utilizada apenas para pequenos detalhes decorativos.
( ) Na indústria automotiva, a impressão 3D tem potencial para produzir peças sob medida e protótipos de forma rápida e econômica.
( ) Na área alimentícia, a impressão 3D não possui aplicabilidade devido às limitações dos materiais utilizados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5718Q999425 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Conforme a Portaria nº 569/2000, são princípios e diretrizes do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5719Q891678 | Farmácia, Farmacologia e Pesquisa Clínica, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta um diluente com função de aumentar o volume de pós, permitindo a obtenção de uma forma farmacêutica de tamanho adequado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5720Q968831 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Função Administrativa, TJPE, IBFC

Texto associado.

Texto


Camelos e beija-flores...

(Rubem Alves)


A revisora informou delicadamente que era norma do jornal que todas as “estórias” deveriam ser grafadas como “histórias”. É assim que os gramáticos decidiram e escreveram nos dicionários.

Respondi também delicadamente: “Comigo não. Quando escrevo ‘estória’ eu quero dizer ‘estória’. Quando escrevo ‘história’ eu quero dizer ‘história’. Estória e história são tão diferentes quanto camelos e beija-fores...”

Escrevi um livro baseado na diferença entre “história” e “estória”. O revisor, obediente ao dicionário, corrigiu minhas “estórias” para “história”. Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido. Aí, um livro que era para falar de camelos e beija-flores, só falou de camelos. Foram-se os beija-flores engolidos pelos camelos...

Escoro-me no Guimarães Rosa. Ele começa o Tutameia com esta afirmação: “A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a história.”

Qual é a diferença? É simples. Quando minha filha era pequena eu lhe inventava estórias. Ela, ao final, me perguntava: “Papai, isso aconteceu de verdade?” E eu ficava sem lhe poder responder porque a resposta seria de difícil compreensão para ela. A resposta que lhe daria seria: “Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre...”

A história é o reino das coisas que aconteceram de verdade, no tempo, e que estão definitivamente enterradas no passado. Mortas para sempre. [...]

Mas as estórias não aconteceram nunca. São invenções, mentiras. O mito de Narciso é uma invenção. O jovem que se apaixonou por sua própria imagem nunca existiu. Aí, ao ler o mito que nunca existiu eu me vejo hoje debruçado sobre a fonte que me reflete nos olhos dos outros. Toda estória é um espelho. [...]

A história nos leva para o tempo do “nunca mais”, tempo da morte. As estórias nos levam para o tempo da ressurreição. Se elas sempre começam com o “era uma vez, há muito tempo” é só para nos arrancar da banalidade do presente e nos levar para o tempo mágico da alma.

Assim, por favor, revisora: quando eu escrever “estória” não corrija para “história”. Não quero confundir camelos e beija-flores...

A resposta que lhe daria seria: “Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre...”(5º§)


O emprego do futuro do pretérito do indicativo cumpre um papel expressivo no trecho. Isso porque, no contexto, sinaliza ações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.