Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5921Q1007414 | Administração Geral, Modelo Burocrático de Organização, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2023

Uma administração ______ é determinada pelo respeito ao princípio da hierarquia, pelo conhecimento técnico, pela competência profissional e pelo estabelecimento e fiel cumprimento de um conjunto de normas. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5922Q995383 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Engenheiro de Materiais, IMBEL, IBFC, 2024

O Carbono é um elemento químico que está presente em muitos materiais. Arrisca-se a dizer que o estudo do Carbono representa uma boa parte do estudo dos materiais. O carbono possui sua configuração eletrônica: ______.



Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5923Q1004858 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Anestesiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre as condutas para o tratamento de intoxicação pelo anestésico local, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5924Q955706 | Arquivologia, Classificação de Documentos, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

Os documentos podem ser classificados de várias maneiras. A classificação quanto ao gênero é uma delas. Assinale a alternativa que não tenha uma forma de classificação quanto ao gênero.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5925Q995393 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Engenheiro de Materiais, IMBEL, IBFC, 2024

Com uma certa frequência os materiais de vários tipos são tratados termicamente para melhorar suas propriedades. Os fenômenos que ocorrem durante um tratamento térmico envolvem quase sempre a difusão atômica. Com base nesta área da ciência, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para os compostos iônicos, o fenômeno da difusão é mais simples do que para os metais, pois estes são estudados sempre ao par lacunacarga.
( ) A temperatura tem influência profunda sobre os coeficientes e as taxas de difusão.
( ) Uma tecnologia que aplica a difusão em estado sólido é a da fabricação de circuitos integrados, conhecidos por semicondutores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5926Q969035 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Assistente Social, TJPE, IBFC

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente é direito da criança e do adolescente a convivência familiar e comunitária. Visando garantir essas prerrogativas, algumas medidas poderão ser adotadas como, por exemplo, a colocação da criança e do adolescente, em famílias substitutas. Assim, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (a partir do artigo 28º.), a colocação de crianças e adolescentes em famílias substitutas deve observar algumas prerrogativas, dentre as quais:

I. Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada.

II. A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizados pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar.

III. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, dependendo, no entanto, de uma análise jurídica da situação da criança ou adolescente.

IV. Tratando-se de maior de 10 (dez) anos de idade, será necessário o consentimento da criança, colhido em audiência.

V. Em se tratando de criança ou adolescente indígena ou proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é ainda obrigatório a intervenção e oitiva de representantes do órgão federal responsável pela política indigenista, no caso de crianças e adolescentes indígenas, e de antropólogos, perante a equipe interprofissional ou multidisciplinar que irá acompanhar o caso.

Representam prerrogativas corretas em relação a colocação de crianças e adolescentes em famílias substitutas, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, aquelas citadas nas afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5927Q995667 | Técnicas em Laboratório, Vidrarias para Laboratórios, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Para o desenvolvimento de atividades em laboratórios é necessário a utilização de vidrarias, equipamentos e instrumentos específicos para auxiliar nos experimentos e garantir qualidade. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5928Q969062 | Pedagogia, O Papel da Afetividade na Aprendizagem, Pedagogo, TJPE, IBFC

Leia o excerto a seguir:

Eu diria que os educadores são como as velhas árvores [...] Possuem uma face, um nome, uma “estória” a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma “entidade” sui generis portador de um nome, também de uma “estória”, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo pra acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal (ALVES, 1987, p.13).

O contexto proposto pelo enunciado traz à tona:

I. A importância do estabelecimento de relações sejam estas nas escolas e/ou nos diferentes ambientes de trabalho.

II. Relações baseadas na afetividade e no companheirismo dentro da escola influenciam na vida e na profissão de professores e alunos.

III. A afetividade está intimamente ligada ao modo carinhoso que deve orientar o trabalho docente no contato diário com os alunos, portanto o vínculo afetivo não adentra aos demais espaços de convivência social, principalmente nos ambientes corporativos.

IV. Um dos aspectos fundamentais para o estabelecimento de boas relações no ambiente de trabalho é a motivação […] No trabalho pedagógico seja este escolar ou não, a motivação atrela-se às motivações para aprender, para ensinar.

V. Ser um bom profissional-educador não significa apenas ter boa comunicação e saber conteúdos específicos, mas também reconhecer a importância do afeto e da formação de valores para o crescimento pessoal dos indivíduos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5929Q997485 | Biblioteconomia, Formação e Desenvolvimento de Acervos e Coleções, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A objetividade no processo de ______ é uma meta sempre almejada. Sem ela, existe o risco de surgirem acusações de favoritismo ou ineficácia da parte de cada usuário que não se sinta satisfeito com a escolha efetuada. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna, no que diz respeito à formação e desenvolvimento de coleções.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5930Q996466 | Programação, R, Especialidade Análise de Dados, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Vetores são estruturas amplamente utilizadas em algoritmos de linguagens de programação para armazenar um conjunto de dados. Considerando a linguagem R, assinale a alternativa que apresenta qual a função utilizada para se criar vetores em R.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5931Q968826 | Português, Gêneros Textuais, Função Administrativa, TJPE, IBFC

Texto associado.

Texto


Camelos e beija-flores...

(Rubem Alves)


A revisora informou delicadamente que era norma do jornal que todas as “estórias” deveriam ser grafadas como “histórias”. É assim que os gramáticos decidiram e escreveram nos dicionários.

Respondi também delicadamente: “Comigo não. Quando escrevo ‘estória’ eu quero dizer ‘estória’. Quando escrevo ‘história’ eu quero dizer ‘história’. Estória e história são tão diferentes quanto camelos e beija-fores...”

Escrevi um livro baseado na diferença entre “história” e “estória”. O revisor, obediente ao dicionário, corrigiu minhas “estórias” para “história”. Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido. Aí, um livro que era para falar de camelos e beija-flores, só falou de camelos. Foram-se os beija-flores engolidos pelos camelos...

Escoro-me no Guimarães Rosa. Ele começa o Tutameia com esta afirmação: “A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a história.”

Qual é a diferença? É simples. Quando minha filha era pequena eu lhe inventava estórias. Ela, ao final, me perguntava: “Papai, isso aconteceu de verdade?” E eu ficava sem lhe poder responder porque a resposta seria de difícil compreensão para ela. A resposta que lhe daria seria: “Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre...”

A história é o reino das coisas que aconteceram de verdade, no tempo, e que estão definitivamente enterradas no passado. Mortas para sempre. [...]

Mas as estórias não aconteceram nunca. São invenções, mentiras. O mito de Narciso é uma invenção. O jovem que se apaixonou por sua própria imagem nunca existiu. Aí, ao ler o mito que nunca existiu eu me vejo hoje debruçado sobre a fonte que me reflete nos olhos dos outros. Toda estória é um espelho. [...]

A história nos leva para o tempo do “nunca mais”, tempo da morte. As estórias nos levam para o tempo da ressurreição. Se elas sempre começam com o “era uma vez, há muito tempo” é só para nos arrancar da banalidade do presente e nos levar para o tempo mágico da alma.

Assim, por favor, revisora: quando eu escrever “estória” não corrija para “história”. Não quero confundir camelos e beija-flores...

O texto de Rubem Alves é uma crônica. Ao compará-lo com as características desse gênero, só NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5932Q1003131 | Nutrição, Estudo do Comportamento Alimentar, Nutricionista, EBSERH, IBFC, 2023

A abordagem biológica da nutrição não tem sido eficaz para trazer à população as estratégias facilitadoras para a mudança do comportamento alimentar. Sobre a função social dos alimentos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5933Q1000324 | Português, Pronomes possessivos, Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.
Amor com cabeça de oito

Seu Manéu era o carroceiro da nossa rua e também o único carroceiro que eu conhecia. Quando eu tinha oito, não entendia que quando um pai de família é carroceiro isso quer dizer que ele não tem muita escolha de sustento. Na minha cabeça de oito, ser carroceiro era algo incrível, uma profissão de controle, um ser dono de uma carruagem própria, mas é claro que eu também não pensava na malvadeza que era pro coitado do jumento, que puxava no espinhaço um monte de tijolo, de mudança, de terra, de qualquer coisa empilhada que obrigassem o jumento a puxar.

Feito um pai de família sem opção de sustento, o jumento era condenado a sustentar um peso que não era seu. Mas eu, com minha cabeça de oito, achava a carroça maravilhosa, rangendo rua acima e rua abaixo, contando histórias de onde vinha. [...]

(ARRAES, Jarid.Redemoinho em dia quente.1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019)
O emprego do pronome possessivo, em “da nossa rua” (1º§), cumpre um efeito linguístico. Assinale a alternativa que apresenta este efeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5934Q999054 | Direito Administrativo, Cláusulas Exorbitantes e Equilíbrio Econômico Financeiro, Analista de Custos, IMBEL, IBFC, 2024

Determinada empresa contratada pelo poder público para reforma de edifício e equipamento requer incremento do valor inicial do contrato. De acordo com a Lei nº 14.133/2021, nessa situação hipotética, é possível realizar acréscimo no percentual de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5935Q891286 | Engenharia de Software, Especialidade Desenvolvimento de Sistemas da Informação, TRF 5a, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
¹______ é a prática de integrar código frequentemente em um repositório compartilhado, enquanto ²______ é a extensão desse conceito, permitindo que as alterações de código sejam entregues automaticamente em ambientes de produção de forma contínua e confiável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5936Q996503 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma organização que se estabelece pela organização e método, com hierarquias definidas, com um modelo de gestão que propõe qualidade e assertividade, é preciso manter suas diversas áreas bem definidas para que não haja sobreposição de funções. Leia atentamente as proposições abaixo.

I. Setor de Advocacy: Apresentar as melhores estratégias de Gestão de Pessoas, melhorias contínuas nas metodologias de implementação de políticas de atuação junto ao público interno.

II. Setor de Relações Públicas: Organizar a comunicação mercadológica, estabelecendo normas e precificações, interagindo com os clientes para melhorar os índices do negócio e da marca.

III. Setor de Assessoria de imprensa: Otimizar o relacionamento com às mídias, uniformizar a linguagem das mensagens, evitar contradições entre notas para os meios de comunicação e zelar pela consistência e coerência dos fatos.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5937Q915879 | Código de Conduta Ética e Integridade, Código de Conduta Ética e Integridade dos Correios, Engenheiro de Produção, CORREIOS, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o princípio ético da transparência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5938Q915884 | Específico Correios, Código de Conduta Ética e Integridade, Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

De acordo com o Código de Conduta Ética e Integridade dos Correios, assinale a alternativa que apresenta o princípio ético que estabelece a objetividade e imparcialidade nas decisões, ações e no uso dos recursos da empresa, bem como a prevalência do interesse público sobre o particular.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5939Q915887 | Específico Correios, Código de Conduta Ética e Integridade, Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o compromisso que o empregado NÃO pode ter em relação aos Correios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5940Q1020342 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre o exame laboratorial de hemoglobina glicada, analise as afirmativas abaixo.
I. O termo genérico hemoglobina glicada refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. O processo de glicação de proteínas envolve uma ligação não enzimática e permanente com açúcares redutores como a glicose, ao contrário do processo de glicosilação, que envolve uma ligação enzimática e instável. II. Os métodos baseados em ligações específicas usam a diferença estrutural ou química entre hemoglobina glicada e HbA0 para separar as frações. Os principais exemplos são os métodos imunológicos que usam anticorpos direcionados ao N-terminal glicado da hemoglobina (sequências que variam de 3 a 8 aminoácidos) e são específicos para a fração HbA1c, sendo que os resultados são expressos com porcentagem de HbA1c. III. A cromatografia líquida por troca iônica (HPLC) e a eletroforese usam a diferença de carga elétrica entre GHb e HbA0. O princípio baseia-se no fato de que a ligação da glicose, ou de outro açúcar, ao amino grupo terminal da cadeia α altera a carga total da hemoglobina, fazendo com que a fração glicada migre mais rápido em um campo elétrico ou em resinas de troca iônica, permitindo a separação das frações. Os métodos de HPLC por troca iônica permitem a automação e são métodos bastante robustos. IV. O teste de albumina glicada reflete a média dos níveis glicêmicos das últimas duas a três semanas. À semelhança da hemoglobina glicada, os seus resultados são expressos em porcentagem, mas ainda há uma grande variação nos valores de referência (de 0,8-1,4 a 18-22%) devido a não padronização dos testes.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.