Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


6061Q993803 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Edital n 7, IBGE, IBFC, 2022

O administrador ao estabelecer padrões de desempenho que demonstram a evolução e qualidade do trabalho de acordo com os objetivos de longo prazo, monitorando o desempenho dos colaboradores por meio da coleta de dados e fornecendo para as pessoas feedback a respeito do seu progresso identificando os erros para correção, são atitudes pertinentes à função da administração denominada________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6062Q995340 | Direito Administrativo, Contratação Direta, Analista de Orçamento, IMBEL, IBFC, 2024

De acordo com a Lei 14.133/2021, o processo de contratação direta, que compreende os casos de inexigibilidade e de dispensa de licitação, deverá ser instruído com os seguintes documentos:

I. Documento de formalização de demanda e, se for o caso, estudo técnico preliminar, análise de riscos, termo de referência, projeto básico ou projeto executivo.
II. Estimativa de despesa, que deverá ser calculada na forma estabelecida no art. 23 desta Lei.
III. Parecer jurídico e pareceres técnicos, se for o caso, que demonstrem o atendimento dos requisitos exigidos.
IV. Demonstração da compatibilidade da previsão de recursos orçamentários com o compromisso a ser assumido.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6063Q1051918 | Direito Constitucional, Organização do Estado, Técnico em Atividades de Trânsito, DETRAN DF, IBFC, 2022

Com relação à organização político-administrativa do Estado, analise as afirmativas a seguir.
I. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos e soberanos, nos termos desta Constituição.
II. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
III. Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6064Q1020431 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Técnico em Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2020

Em relação aos Editores de Texto do Pacote Microsoft Office, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

I. Um dos editores de texto compatível com o Sistema Operacional Windows é o Word.

I I . No editor de texto do Pacote Microsoft Office não é possível incluir uma tabela.

I I I . É possível colocar as palavras em Negrito, Itálico e/ou Sublinhado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6065Q995601 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O Código de Ética do Assistente Social nos apresenta nos artigos 15º. ao 18º. uma série de indicações em relação ao sigilo profissional. Com base no disposto em tal legislação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6066Q968979 | Programação, Plataforma Java, Analista de Sistemas, TJPE, IBFC

Adquiriu-se a última versão do Java Platform, Enterprise Edition. Nessa última versão do Java EE temos containers e API’s tais como:

(1) JTA (Java Transaction API).

(2) JSF (JavaServer Faces).

(3) JDBC (Java Database Connectivity).

(4) JPA (Java Persistence API).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6067Q995604 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direitos Fundamentais no Estatuto do Idoso, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) usando como base o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003).

( ) O direito ao respeito consiste na participação na vida familiar e comunitária.
( ) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.
( ) O direito à liberdade compreende a faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
( ) Os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais da Pessoa Idosa, previstos na Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, zelarão pelo cumprimento dos direitos da pessoa idosa.
( ) É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6068Q1003030 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6069Q998936 | Português, Pronomes pessoais oblíquos, Especialidade Desenvolvimento de Sistemas da Informação, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto I

Mirtes Aparecida da Luz

Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir a porta, no mesmo instante em que eu dava as primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela, que cheguei a duvidar de que a moça não enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo desembaraço me apontou a cadeira, abriu a cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela qual ela gosta de ser chamada) não estava me enxergando do mesmo modo como eu a via, quando pediu licença para tocar o meu rosto e segurar as minhas mãos, para saber realmente com quem estava falando. E, depois de suaves toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos, concluiu que eu estava tensa. Não era ainda, portanto, a hora de começar a trocar nossas histórias. Aceitei as considerações dela. Era verdade, eu estava muito tensa. A condição de minha interlocutora me colocava em questão. Como contemplar os olhos dela encobertos por óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que a narradora não me contemplava, eu podia acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar estava dirigido para a foto da filha. Como acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento, horas depois de me mostrar toda a casa, de me chamar para um passeio pelas redondezas, de fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos, do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela, deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e me perguntou se eu me incomodava de conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas mãos caminharam para o meu rosto, procurando suavemente os meus olhos. E, com gestos mais delicados ainda, seus dedos tocaram minhas pálpebras, em movimentos de cima para baixo. Levei um breve instante para entender as intenções de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos. Fechei. [...]


(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)
O emprego do pronome oblíquo átono em “Da Luz me conduziu ao seu quarto” revela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6070Q1049115 | Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Processo Administrativo em Gestão de Saúde, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

O planejamento estratégico hospitalar costuma ser composto de 4 etapas; Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6071Q996388 | Engenharia Civil, Engenheiro Engenharia Civil, CORREIOS, IBFC, 2024

Você está projetando as instalações de esgoto sanitário de uma edificação conforme os requisitos da NBR 8160 (ABNT, 1999). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6072Q995885 | Enfermagem, Enfermeiro Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os sinais e sintomas de congestão e de baixo débito cardíaco.

( ) Dispneia paroxística noturna.
( ) Pressão arterial com largura de pulso < 25%.
( ) Hipertensão venocapilar ou derrame.
( ) Galope de terceira bulha.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6073Q955699 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Assistente em Administração, UFPB, IBFC, 2025

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios expressos relacionados abaixo. Assinale a alternativa incorreta quanto a estes princípios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6074Q1006645 | Português, Orações subordinadas adverbiais Causal, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Texto associado.
Texto I
A menina que criava peixes na barriga
(fragmento)

A menina lavava a louça no jirau estendido para o fundo da casa de madeira. No quintal havia um lago de águas represadas que no tempo invernoso transbordava, formando um córrego, que por sua vez desaguava no rio.
Barrigudinha, como quase todas as crianças ribeirinhas amazônicas, ela ajudava a mãe depois do almoço e guardava no armário de madeira branca os parcos talheres e vasilhas usados nas refeições familiares.
Quando seus parentes dormiam à tarde, Kelly do Socorro – esse era o nome dela – se dirigia ao pequeno porto da frente da casa para olhar os navios transportadores de minérios, parados ao longo do rio, à espera de carregamento. Ali ela se imaginava viajando num daqueles monstros de ferros que povoavam a paisagem e alimentavam seus sonhos. Acenava, também, para os pescadores passantes em seus barquinhos motorizados movidos à gasolina, pois as velhas montarias a remo agora davam lugar às rabetas. Mas até o barulho delas lhe encantava.
A mãe quebrava o encanto, chamando-a. Era hora de preparar o jantar, antes que os carapanãs que costumavam aparecer subitamente em nuvens ao anoitecer enchessem a casa. O pai chegaria logo com cachos de açaí para serem debulhados e preparados no acompanhamento da refeição do dia seguinte.
Kelly chorava. – Dói muito minha barriga, mãe. Não aguento mais isso todo dia.
A mãe retrucava. – Tu tens que fazer isso, criatura. É da tua natureza. E fazia massagem na barriga, no peito e na boca da menina com azeite de copaíba.
Talvez por causa do amargor desse óleo vegetal ela não resistia e expelia pela boca dezenas de peixes sobre o jirau. A mãe escolhia os maiores, descamava-os com rapidez e os fritava para o jantar. Os restantes eram jogados ainda vivos no pequeno igarapé atrás da casa. Eram de várias espécies e se reproduziam e cresciam rapidamente, formando enormes cardumes, para a satisfação dos pescadores da área. [...]

(Fernando Canto)
A palavra “barrigudinha”, que introduz o segundo parágrafo, refere-se não só a personagem, mas a tantas outras crianças da região. Essa interpretação é possível, no texto, em função do emprego de uma estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6075Q1049144 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre utilidade do cronograma de publicações em redes sociais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6076Q1002813 | Serviço Social, Condições e Mercado de Trabalho do Assistente Social, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2023

Castro (2007) nos apresenta um dos marcos para a profissionalização do Serviço Social na América Latina. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6077Q1003069 | Direito Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2023

Para garantir a proteção do ambiente e das comunidades e para que o processo de AIA (Avaliação de Impactos Ambientais) seja efetivo, a etapa de acompanhamento é crucial. Assinale a alternativa que apresenta qual acompanhamento não faz parte das funções do AIA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6078Q996416 | Arquitetura, Instalação Hidrossanitária, Arquiteto, CORREIOS, IBFC, 2024

Nos sistemas prediais de redes de esgoto, para evitar problemas de refluxo e contaminação no sistema, deve-se executar: ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6079Q955718 | Contabilidade de Custos, Ponto de Equilíbrio Contábil, Técnico de Contabilidade, UFPB, IBFC, 2025

A empresa CDE Ltda, que produz e vende o produto C, apresenta a seguinte estrutura de custos e receitas:

Preço unitário de venda: R$ 20,00. Custo variável unitário: R$ 10,00. Despesa variável unitária: R$ 2,00. Custo Fixo mensal R$ 40.000,00. Despesa fixa mensal R$ 8.000,00.

Assinale a alternativa que apresenta o ponto de equilíbrio contábil em unidades do produto C.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6080Q995911 | Direito Sanitário, Resoluções da Anvisa, Engenheiro Clínico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A identificação sanitária do equipamento médico corresponde a sua identificação e classificação, conforme critérios adotados pela Anvisa. Os equipamentos médicos são classificados em quatro classes de risco e, complementarmente à classificação de risco, existe o enquadramento por regras, as quais totalizam dezoito. Sobre os critérios, analise as afirmativas abaixo.

I. Classe II – médio risco.
II. Classe IV – máximo risco.
III. Produtos não invasivos: Regras 1 e 2.
IV. Regras Especiais: Regras 13, 14, 15, 16, 17 e 18.


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.