Início

Questões de Concursos IBFC

Resolva questões de IBFC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


651Q383915 | Biologia, Biomedicina, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Nocicepção é a sensação dolorosa determinada por estímulos que agem em receptores somestésicos chamados nociceptores. Os nociceptores polimodais respondem a estímulos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q158335 | Informática, Microsoft Powerpoint, Assistente Jurídico, ABDI, IBFC

Quanto ao Microsoft PowerPoint, qual das opções do menu permite criar um novo slide?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q61188 | Português, Auxiliar Administrativo, MGS, IBFC, 2019

Leia o trecho a seguir para responder a questão.

Trem Bala - Ana Vilela

[...] A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim [...]
Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir [...]

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A música apresenta uma encadeação de pareceres de como se ter um viver mais jucundo
II. Há a presença de uma indagação sobre os haveres humanos e uma posição convergente ao processo de busca por estes ideais.
III. Amparar os filhos e dar atenção e apreço aos pais é algo vultoso.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

654Q17760 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Texto associado.
Texto I
Aí pelas três da tarde
(Raduan Nassar)

Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares à sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo, mas sem ferir o pudor (o seu pudor bem entendido), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento. Feito um banhista incerto, assome depois com uma nudez no trampolim do patamar e avance dois passos como se fosse beirar um salto, silenciando de vez, embaixo, o surto abafado dos comentários. Nada de grandes lances. Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto (coitados!) dos pobres familiares, que cobrem a boca com a mão enquanto se comprimem ao pé da escada. Passe por eles calado, circule pela casa toda como se andasse numa praia deserta (mas sempre com a mesma cara de louco ainda não precipitado), e se achegue depois, com cuidado e ternura, junto à rede languidamente envergada entre plantas la no terraço. Largue-se nela como quem se larga na vida, e vá fundo nesse mergulho: cerre as abas da rede sobre os olhos e, com um impulso do pé (já não importa em que apoio), goze a fantasia de se sentir embalado pelo mundo.
No fragmento “onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo”, o pronome “onde” poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original do texto, pela seguinte estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

655Q40624 | Conhecimentos Específicos, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978 

Segundo NR-1 (Disposições Gerais) cabe ao empregador informar aos trabalhadores quanto à:

I. Aos riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.
II. Aos meios para prevenir e limitartais riscos e as medidas adotadas pela empresa.
III. Apresentação dos resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.
IV. Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho apresentando os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho

Estão corretas as afirmações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

656Q17781 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

O clima, o relevo e a hidrografia determinam a vegetação que se apresenta diferenciada, em toda a extensão do território paraibano. Destacam-se os seguintes tipos de vegetação:

I. Vegetação Litorânea: as espécies dessa formação vegetal apresentam algumas características essenciais para essa adaptação ao meio, por exemplo, raízes suportes e respiratórios.

II. Mata Atlântica: formação vegetal, com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga (baraúna, angico, jurema). Ocorrem ainda a tatajuba, violeta, etc.

III. Cerrado: formado por árvores e arbustos. Árvores tortuosas e tufos de capins encontrados nos tabuleiros. Predomina a mangaba, a lixeira, o batiputá entre outros.

IV. Agreste: vegetação intermediaria entre a caatinga e a floresta.

V. Mata Serrana: nessa vegetação, encontram-se árvores altas, copas largas, troncos com grande diâmetro, folhas perenes, muitos cipós, orquídeas e bromélias.

VI. Caatinga: vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. Os solos são profundos e arenosos.

Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V e VI são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q711581 | Direito Processual Civil, Teoria Geral dos Recursos princípios, Procurador Municipal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Na teoria geral das provas é possível notar que alguns fatos não dependem de prova. Sabendo disso, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

658Q217198 | Português, Interpretação de Textos, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.

                                        Notícia de Jornal
                                                                  (Fernando Sabino)
       Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.
       Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.
      Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.
      O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele,senão que morreu de fome.
       Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária,um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.
       Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.
      E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome,pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.
       E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.


                     (Disponível em http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847/: Acesso em 10/09/14)

Em um texto narrativo, as falas dos personagens podem figurar em destaque, marcadas por uma pontuação adequada, ou ser parafraseadas pelo narrador. Há também casos nos quais não é possível delimitar as falas de narrador e personagem. Com base nessas informações, assinale a nativa que apresenta a correta classificação do tipo de discurso utilizado no trecho a seguir:

“Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem.” (5º§)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q40634 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho, EMBASA, IBFC

Preencha a lacuna do texto a seguir com a alternativa correta. A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - dedica o s e u ______________ à Segurança e Medicina do Trabalho, de acordo com a redação dada pela Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q32128 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, Docas PB, IBFC

Dentre as alternativas, a única correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

661Q10617 | Português, Profissional de Operações de Limpeza e Serviços Urbanos, COMLURB, IBFC

Assinale a alternativa correta que substitui o termo grifado por um sinônimo. Se necessário faça as alterações necessárias.

A vítima contou que vislumbrou o criminoso deixando a cena do crime.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

662Q7816 | Farmácia, Perito Criminal, Polícia Civil RJ, IBFC

A dose necessária do fármaco para produzir um efeito específico em 50% da população é conhecida como DE50. Em estudos pré-clínicos de fármacos a dose letal determinada em animais de laboratório é representada pela DL50. A razão entre a DL50 e a DE50 é uma indicação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q835762 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Liderança é uma tentativa de se usar influência para motivar os indivíduos a atingirem alguma meta. Analise as afirmativas abaixo sobre líder e liderança:
I. Líder centrado no trabalho é a pessoa que supervisiona e observa de perto o trabalho dos demais. II. Líder centrado no empregado é a pessoa que supervisiona o trabalho dos demais apenas no geral, tentando proporcionar-lhe uma sensação de autonomia e suporte. III. Estruturação são atos de liderança que implicam a estruturação de tarefas e as responsabilidades dos cargos dos afiliados.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q704321 | Informática, Auxiliar em Saúde Bucal, SESACRE, IBFC, 2019

João, diretor da área de Recursos Humanos, solicitou ao seu funcionário Roberto que lhe entregasse um relatório com a média de salários do departamento de Informática. Assinale a alternativa correta sobre qual função do MS Excel 2016 (versão em português, configuração padrão) retorna a média dos salários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q479542 | Farmácia, Farmacovigilância, Toxicologista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Os praguicidas organofosforados foram usados até a década de 1960, quando estudos determinaram os problemas desses compostos, tendo destaque no estudo toxicológico. Referente aos praguicidas organofosforados, analise as afirmações.

I. Os praguicidas organofosforados contém, sem exceção, um átomo central de fósforo pentavalente, ao qual está ligado um átomo de oxigênio ou enxofre mediante dupla ligação.

II. Os pesticidas organofosforados são absorvidos pelo organismo humano através das vias oral, respiratória e dérmica, membranas e mucosas.

III. Os principais sintomas de intoxicação por pesticidas organofosforados ocorrem no sistema imunológico

. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q674966 | Direito Constitucional, Da Saúde, Advogado, EBSERH, IBFC, 2020

Leia abaixo parte do Art. 1º da Lei nº 8142/1990,
que discorre sobre a participação popular no
Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Conselho de Saúde, em caráter permanente
e deliberativo, órgão colegiado composto por
representantes do governo, prestadores de serviço,
_____ e _____, atua na formulação de estratégias e no
controle da execução da política de saúde na instância
correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e
financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo
chefe do poder _____ constituído em cada esfera do
governo”.
Assinale a alternativa que preencha correta e
respectivamente as lacunas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q479595 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo sobre o mecanismo de ação dos fármacos antipsicóticos, e assinale a alternativa correta.

I. Os fármacos antipsicóticos são antagonistas ou agonistas parciais nos receptores D2 de dopamina e não bloqueiam outros receptores de monoamina.

II. A potência dos antipsicóticos, em geral, corre paralela à atividade dos receptores D2, mas atividades em outros receptores podem reduzir os efeitos extrapiramidais adversos.

III. A atividade nos receptores muscarínicos, H1 e ? pode determinar o perfil de efeitos colaterais.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q384524 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

O sangue humano pode ser agrupado em quatro tipos principais: A, B, AB e O. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.

I. No sangue tipo AB, há os antígenos A e B.

II. No sangue tipo O, não são encontrados antígenos A nem B.

III. No sangue tipo A, há o antígeno B.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q59000 | Português, Cuidador Social, Prefeitura de Cuiabá MT, IBFC, 2019

Leia o texto para responder a questão.

Coisas Antigas

[...] “Depois de cumprir meus afazeres voltei para casa, pendurei o guarda-chuva a um canto e me pus a contemplá-lo. Senti então uma certa simpatia por ele; meu velho rancor contra os guarda-chuvas cedeu lugar a um estranho carinho, e eu mesmo fiquei curioso de saber qual a origem desse carinho.
Pensando bem, ele talvez derive do fato, creio que já notado por outras pessoas, de ser o guarda-chuva o objeto do mundo moderno mais infenso a mudanças. Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais em sua forma primitiva. De máquinas como telefone, automóvel etc., nem é bom falar. Mil pequenos objetos de uso mudaram de forma, de cor, de material; em alguns casos, é verdade, para melhor; mas mudaram. [...]
O guarda-chuva tem resistido. Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda. Ele permaneceu austero, negro, com seu cabo e suas invariáveis varetas. De junco fino ou pinho vulgar, de algodão ou de seda animal, pobre ou rico, ele se tem mantido digno. [...]” Rubem Braga

De acordo com o texto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I.  O texto discorre sobre um objeto de uso comum que tem resistido às mudanças que ocorrem naturalmente com o tempo.
II.  O narrador se mostra introspectivo e expressa apatia ao observar que o guarda-chuva se mantém obsoleto nos dias atuais.
III. As expressões junco e pinho, que aparecem no último parágrafo, referem-se aos tipos de metais utilizados na fabricação das varetas do guarda-chuva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

670Q45419 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Auxiliar de Saúde, ILSL, IBFC

No Brasil, a estratégia prioritária para a organização da Atenção Básica de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.